Skip to content Skip to footer

O plano de Deus para a sua vida

Texto base:

Romanos 8:28,29

28 Pois sabemos que todas as coisas trabalham juntas para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles a quem ele chamou de acordo com o seu plano. 29 Porque aqueles que já tinham sido escolhidos por Deus ele também separou a fim de se tornarem parecidos com o seu Filho. Ele fez isso para que o Filho fosse o primeiro entre muitos irmãos. (Rm.8:28,29 NTLH)

Na semana passada, nós meditamos sobre o tema “Creia Que Dias Melhores Virão!” Isso pode acontecer? Claro que sim, mas serão momentâneos. O mundo físico em que vivemos é repleto de “altos e baixos”, de “justiça e injustiça”, de “amor e maldade”, de “verdade e mentiras”. Segundo Jesus, o homem fará com o que é reprovável por Deus ganhe destaque nos dias futuros devido ao esfriamento do amor. (vd. Mateus 24:3-12; 2 Timóteo 3:1-5)

1. Em vez de dias bons, busque por boas atitudes

Se os dias estão se tornando maus, conforme os ensinamentos de Jesus, em vez de os Seus seguidores se sentirem aflitos por dias felizes, devem buscar por atitudes elevadas, boas e saudáveis que expressem a Pessoa de Deus. Ao agirmos desse modo, demonstramos confiança () em Deus e o desejo de sermos confiáveis (fiéis) a Ele. (vd. Provérbios 3:1-12)

Jesus nos deu o exemplo que, mesmo sob dias maus, não deixou de ensinar a verdade e de realizar “boas ações”, a fim de glorificar o NOME de Deus. (vd. João 21:24,25) O apóstolo Paulo fez o mesmo. (vd. 1 Coríntios 10:31-11:1) Quando agimos assim, nós nos tornamos “úteis ao Reino de Deus” e “abençoamos eternamente” muitas pessoas, pois atuamos à imagem e semelhança de Jesus.

2. Você é uma mensagem da realidade e do poder de Deus a este mundo

O mundo pertence a Deus (vd. Gênesis 1:1; Salmos 24:1; 89:1) e, aos que nele habitam, Ele oferece a Sua mensagem de amizade eterna através de Cristo. A Igreja, descrita nas Escrituras para ser e agir como o “Corpo de Cristo”, deve atuar sob a autoridade e à semelhança de Jesus. Ela propaga a mensagem da aliança divina às pessoas, pois os cristãos que a compõem e honestamente comprometidos com o Eterno, ensinam que o mundo não gira a favor do ser humano, mas em torno dos propósitos de Deus.

Então, os cristãos são uma mensagem viva e transformadora de Deus a este mundo. Comprometidos com os propósitos divinos, eles se empenham em praticar as boas obras que Deus lhes confiou (vd. Efésios 2:10), para que, por meio delas, a vida de Cristo, Seu NOME e os Seus planos eternos repletos de misericórdia, venham a ser conhecidos por muitos e glorifiquem a Deus, o Pai. (vd. Mateus 5:13-16)

3. Cuidado com os que ensinam sobre o “determinismo divino”

O “determinismo” é uma doutrina (ensinamento) ensinada por muitos na Igreja. Os que ensinam essa doutrina dizem que Deus, de antemão, já predeterminou o destino de cada ser humano e, por isso, tanto a vida como o futuro dessas pessoas não podem ser mudados.

Se isso é verdadeiro, por que Deus promete perdoar aquele que peca e que se desvia dos Seus caminhos, aceitando-o de volta? (vd. Provérbios 28:13; Isaías 55:7; Romanos 11:21-23; 1 João 1:9) Por que a mensagem de Deus em Cristo é para “todos os que creem e O obedecem”? (vd. João 3:16,36) Para andarmos com Deus e sermos, de fato, abençoados por Ele, é necessário que nos adequemos às suas condições.

4. O cristão foi chamado por Deus para viver conforme o Seu plano temporal e eterno

O plano eterno de Deus para os Seus filhos é que eles sejam parecidos com Cristo, após a ressurreição. (sobre a ressurreição, vd. 1 Coríntios 15:35-49) Mas, enquanto esse dia não chega, eles devem amar a Deus e confiar Nele, tendo a consciência de que tudo o que lhes acontece é uma oportunidade para atuarem à semelhança de Cristo, ou seja, que a vida ressurreta de Jesus, tanto do Seu caráter como do Seu poder, revele-se através de suas vidas ao mundo. (sobre o caráter de Cristo, vd. Gálatas 5:22,23; sobre o Seu poder, vd. 1 Coríntios 12:1-11)

Essa semana eu ouvi um pregador muito famoso e ele ensinava que Deus está no controle de todas as coisas, tanto boas como más. Que nos dias de aflições, nós precisamos orar e confiar na ajuda que o Espírito Santo nos dá, pois é certo que o SENHOR transformará o mal em bem. Com todo o respeito, esse ensinamento nos leva mais ao imaginário do que à fé.

4.1. Quando oramos, qual é a ajuda que o Espírito Santo deseja nos dar?

26 […] o Espírito de Deus vem nos ajudar na nossa fraqueza [acerca dos problemas enfrentados no cotidiano]. Pois não sabemos como devemos orar, mas o Espírito de Deus, com gemidos que não podem ser explicados por palavras, pede a Deus em nosso favor. 27 E Deus, que vê o que está dentro do coração [que conhece de antemão todos os desejos e paixões da alma humana], sabe qual é o pensamento do Espírito. Porque o Espírito pede em favor do povo de Deus e pede de acordo com a vontade de Deus [o Espírito Santo procura persuadir os filhos de Deus a viverem em harmonia com o plano de Deus sobre a Terra, na esperança do Seu plano final]. (Rm.8:26,27 NTLH)

4.2. Viva de acordo com a vontade Deus neste mundo – o seu campo de provas e aperfeiçoamento

28 Pois sabemos que todas as coisas [todas as situações do dia a dia] trabalham juntas para o bem daqueles que amam a Deus [se O amamos, essas situações nos ajustarão ao Seu plano, que é o de nos parecermos com Cristo, expressando o Seu caráter e poder, em pensamentos, palavras e ações generosas], daqueles a quem ele chamou [designou ou ordenou a viverem] de acordo com o seu plano. (NTLH)

4.3. Viva de acordo com o plano de Deus e será honrado na Eternidade – será semelhante a Cristo

29 Porque aqueles que já tinham sido escolhidos por Deus [desde o princípio de tudo, Deus decidiu que aqueles que fossem a Ele quando chamados] ele também separou [alistou, designou] a fim de se tornarem parecidos com o seu Filho [recebessem um corpo espiritual na Eternidade, semelhante ao de Jesus]. Ele fez isso para que o Filho fosse o primeiro [ao ressuscitar em um corpo glorificado] entre muitos irmãos. (NTLH)

Esses quatro versos da Bíblia procuram nos conduzir a escolhermos entre a unidade e a divisão, a bênção e a maldição, a verdade e a mentira, o amor e o ódio. Jesus, certa vez, falou sobre “as duas portas e os dois caminhos”: (1) a porta estreita e o caminho difícil; (2) a porta larga e o caminho fácil. O primeiro, apesar de ser difícil ou estreito, conduz à vida plena, e o segundo, à destruição eterna. (cf. Mateus 7:12-14)

Deus nos dá o direito de não optarmos por Ele, de criticá-Lo e até de zombarmos Dele, mas Ele diz que aquilo que o homem semear, dessa sementeira sairá a sua colheita. Unir-se ao plano de Deus significa semear a verdade, paz, justiça, amor e generosidade que vem da vida e do poder de Cristo que habita em nós. A maior condição para se obter a vida abundante e compartilhá-la com outros é se unir Àquele que a criou.

Que Deus nos abençoe!

…………………………………………………………………………………………………………

PARA VOCÊ ESTUDAR E REFLETIR

“O PLANO DE DEUS PARA A SUA VIDA”

Romanos 8:28,29

Leia o texto base algumas vezes e, em voz audível, relate a si mesmo sobre o que leu. Leia Mateus 24:3-12. O que Jesus nos ensina acerca dos últimos dias? Leia 2 Timóteo 3:1-5. Qual é o alerta de Paulo aos cristãos sobre os últimos dias?

1. Em vez de dias bons, busque por boas atitudes

  1.  
  • Leia Provérbios 3:1-12 e enumere os conselhos que Deus dá a Seus filhos, por meio da Sua sabedoria. Como você, pela fé, pode se mostrar confiável a Ele? Avalie a sua confiança e a sua confiabilidade a Deus criando ações, conforme cada conselho divino. Exemplo: “Que eu não me esqueça dos ensinamentos divinos e que eu sempre me lembre dos Seus conselhos. Eu tenho me esquecido, ou procurado me lembrar dos Seus conselhos”?
  • Leia João 21:24,25. Os dias de Jesus eram bons ou maus? O que João declarou acerca de Jesus? Que significado ou sentido, a declaração de João deve trazer à sua vida? 
  • Leia 1 Coríntios 10:31-11:1. Em 1 Co.11:1, Paulo pede o quê? Leia 1 Co.10:31-33. Quais as características que Paulo aprendeu de Cristo que nós precisamos aprender? NOTA: Quando Paulo fala sobre “agradar a todos”, o sentido é o de que ele procurava se esquecer de si mesmo (de seu cansaço, necessidades pessoais, tristezas, etc.), para que, tanto diante de Deus como dos que o ouviam, agisse de modo decente, aceitável e verdadeiro, a fim de trazer a luz divina às pessoas com o objetivo de levantá-las, retirá-las de um mundo caótico e conduzi-las para Deus.
  • 2. Você é uma mensagem da realidade e do poder de Deus a este mundo
  • O cristão não é o dono deste mundo e, portanto, nem imaginar ou alimentar o desejo de que ele gire a seu favor, pois o cristão sabe que o mundo e o Universo pertencem a Deus (Leia Gênesis 1:1; Salmos 24:1; 89:1).
  • O que Deus oferece aos que habitam sobre o que Lhe pertence? Você tem se empenhado nessa missão divina? Então, de que maneira nós estamos envolvidos e comprometidos a esse oferecimento de Deus? Por quê?
  • 3. Cuidado com os que ensinam sobre o “determinismo divino”
  • O que significa o “determinismo divino” para inúmeros cristãos? Você crê que Deus é Onisciente (conhece todas as coisas, antes mesmo que elas aconteçam)? Deus sabe de antemão o que você pensará, dirá e as ações que tomará. Mas, diante de tantas passagens bíblicas, você crê que Ele é misericordioso para perdoar e aceitar todo aquele que O desejar? Leia Provérbios 28:13; Isaías 55:7; Romanos 11:21-23; 1 João 1:9. O que você pôde aprender nestas passagens bíblicas?
  • Leia João 3:16. Qual é a mensagem de Deus ao mundo, por meio de Cristo?
  • Leia João 3:36. O que Jesus disse ao líder religioso Nicodemos? NOTA: Em algumas versões mais antigas da Bíblia, o verbo crer aparece duas vezes, mas no original o verbo crer vem primeiro e depois o texto diz que aquele que “não se submete ao Filho, que O desobedece, que vive em rebelião ao Filho”, permanece sob a ira ou o desprezo de Deus. Portanto, aquele que desejar andar em comunhão com Deus, precisará aceitar o quê?
  • 4. O cristão foi chamado por Deus, a fim de viver conforme o Seu plano temporal e eterno
  • Qual é o pano de Deus para os Seus filhos, tanto temporal como eterno?
  • Leia Romanos 8:27. Qual é a ajuda que o Espírito Santo nos dá, quando oramos?
  • Leia Romanos 8:28,29. Diga tudo o que entendeu acerca do nosso texto base.
  • Estes quatro versículos procuram nos conduzir ao quê?

…………………………………………………………………………

Espero que esta meditação tenha sido uma bênção à sua vida, fortalecendo-a de fidelidade ao SENHOR, a fim de resistir às armadilhas de Satanás. Deus o abençoe!

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação