Texto base:
Filipenses 1:27-30
Uma das coisas mais difíceis hoje em dia para o cristão é entender sua posição em relação ao Reino e à sociedade. A igreja de Filipos também passava por problema semelhante. A cidade era uma próspera província romana, onde os impostos eram quase inexistentes e a maioria das pessoas tinha cidadania romana. Isso deveria ser um ponto positivo para a propagação do evangelho, mas não foi. Segundo do relato de Atos 16, Paulo e Silas foram presos por expulsar um demônio de uma jovem. Mas também ali, Deus providenciou um grande milagre que fez com que as cadeias de todos os presos caíssem sem que nenhum deles escapasse.
Voltando aos nossos dias, vemos uma sociedade ufanada por realizações tecnológicas, com diversões e entretenimentos para preencher todos os dias de uma pessoa. Isso faz com que as pessoas acabem olhando só para si e se tornem egocêntricas, até que chegue o dia que ninguém quer que chegue: provas, solidão, decepção, inimizade, doenças, desemprego e problemas familiares. Essas são algumas das coisas que podem nos desestabilizar e nos trazer aos dias cinzentos de nossas vidas. Todos buscam, inicialmente, resolver os problemas que emergem, seja nas bebidas, nas drogas, em longas sessões de conselheiros.
Mas por qual motivo elas, muitas vezes, entram em um loop do qual poucos, de forma questionável, conseguem sair? Creio que Paulo, escrevendo aos Filipenses, nos ajuda a encontrar um bom caminho para qualquer um sair desse looping.
27Agora, o mais importante é que vocês vivam de acordo com o evangelho de Cristo. Desse modo, tanto se eu puder ir visitar vocês como se não puder, eu saberei que vocês continuam firmes e unidos. E saberei também que vocês, por meio da fé que se baseia no evangelho, estão lutando juntos, com um só desejo. 28Não tenham medo dos seus inimigos. Sejam sempre corajosos, pois isso será uma prova para eles de que serão derrotados e de que vocês serão vencedores. Porque é Deus quem dá a vitória a vocês. 29Pois ele tem dado a vocês o privilégio de servir a Cristo, não somente crendo nele, mas também sofrendo por ele. 30Agora vocês podem tomar parte comigo na luta. Como vocês sabem, a luta que vocês viram que tive no passado é a mesma que ainda continua.” (Filipenses 1:27-30 NTLH)
1. Observe sua forma de viver
27Agora, o mais importante é que vocês vivam de acordo com o [apenas vivais como cidadãos (politeuesthe) dignos (axios) do] evangelho de Cristo. Desse modo, tanto se eu puder ir visitar vocês como se não puder, eu saberei que vocês continuam firmes e unidos. E saberei também que vocês, por meio da fé que se baseia no evangelho, estão lutando juntos, com um só desejo. (NTLH)
Paulo estava preso, provavelmente em Roma, e escrevia aos filipenses, preocupado com tudo que acontecia: perseguição aos cristãos, culto a deuses romanos e outros. O evangelho estava sendo pregado de forma errada, muitas vezes buscando a fama do pregador, dinheiro ou até doutrinas erradas. Isso preocupava demais os apóstolos!
Pergunto: está muito diferente hoje?
A igreja de Cristo é formada por pecadores que creram em Jesus como seu Salvador pessoal e se arrependeram de seus pecados. No entanto, ainda enfrentam lutas contra a natureza humana que tenta arrastá-los de volta às velhas vidas.
Uma forma de combater essa velha maneira de viver é observar a Palavra de Deus, meditar nela, orar, buscar irmãos mais experientes que possam aconselhá-los e, diante do Pai, lutar contra os instintos e desejos mundanos para iniciar e continuar uma caminhada com Cristo.
Gostaria de listar abaixo alguns problemas que, infelizmente, afastam as pessoas da igreja e dificultam uma vida de intimidade com Cristo, além de oferecer uma palavra de encorajamento:
1.1. Abandono da comunhão
O que interrompe nossa comunhão com Deus? O grande impedimento à comunhão cristã é o pecado em suas várias formas e manifestações. O pecado não só interrompe a comunhão vertical – entre nós e Deus – como também a comunhão horizontal – a comunhão fraternal entre os irmãos.
Porém, se vivemos na luz, como Deus está na luz, então estamos unidos uns com os outros, e o sangue de Jesus, o seu Filho, nos limpa de todo pecado. (1 João 1:7 NTLH)
Não abandonemos, como alguns estão fazendo, o costume de assistir às nossas reuniões. Pelo contrário, animemos uns aos outros e ainda mais agora que vocês veem que o dia está chegando. (Hebreus 10:25 NTLH)
1.2. Comunhão com incrédulos
A Bíblia mostra que a incredulidade é um obstáculo tanto para a salvação quanto para a experiência dos milagres de Deus em nossas vidas. Incredulidade é falta de fé ou a recusa em crer. A fé [confiança que temos em Deus e demonstrando a Ele um espírito de fidelidade, honestidade e obediência], por sua vez, é essencial para a salvação.
15Como podem Cristo e o Diabo estar de acordo? O que é que um cristão e um descrente têm em comum? 16Que relação pode haver entre o Templo de Deus e os ídolos? Pois nós somos o templo do Deus vivo, como o próprio Deus já disse: “Eu vou morar e viver com eles. Serei o Deus deles, e eles serão o meu povo.” 17E o Senhor Todo-Poderoso diz: “Saiam do meio dos pagãos e separem-se deles. Não toquem em nada que seja impuro, e então eu aceitarei vocês. 18Eu serei o pai de vocês, e vocês serão meus filhos e minhas filhas.” (1 Coríntios 6:15-18 NTLH)
Felizes são aqueles que não se deixam levar pelos conselhos dos maus, que não seguem o exemplo dos que não querem saber de Deus e que não se juntam com os que zombam de tudo o que é sagrado! (Salmos 1:1 NTLH)
Gente infiel! Será que vocês não sabem que ser amigo do mundo é ser inimigo de Deus? Quem quiser ser amigo do mundo se torna inimigo de Deus.” (Tiago 4:4 NTLH)
1.3. Enfermidade
Muitas vezes, as enfermidades nos afastam da igreja e da comunhão com Deus, fazendo-nos sentir fracos e sem importância para o Senhor. No entanto, isso não é verdade. Sempre que a igreja é informada, ela se mobiliza para providenciar apoio e assistência em momentos difíceis.
14Se algum de vocês estiver doente, que chame os presbíteros da igreja, para que façam oração e ponham azeite na cabeça dessa pessoa em nome do Senhor. 15Essa oração, feita com fé, salvará a pessoa doente. O Senhor lhe dará saúde e perdoará os pecados que tiver cometido. (Tiago 5:14-15 NTLH)
1.4. Filosofia secular, heresias e falsos mestres
Tenham cuidado para que ninguém os torne escravos por meio de argumentos sem valor [Φιλοσοφιας], que vêm da sabedoria humana. Essas coisas vêm dos ensinamentos de criaturas humanas e dos espíritos que dominam o Universo e não de Cristo. (Colossenses 2:8 NTLH)
Andar com Cristo requer coragem para se opor, tanto mental quanto, às vezes, materialmente, a argumentos que tentem nos afastar de Cristo e da igreja.
6Portanto, já que vocês aceitaram Cristo Jesus como Senhor, vivam unidos com ele. 7Estejam enraizados nele, construam a sua vida sobre ele e se tornem mais fortes na fé, como foi ensinado a vocês. E deem sempre graças a Deus. 8Tenham cuidado para que ninguém os torne escravos por meio de argumentos sem valor, que vêm da sabedoria humana. Essas coisas vêm dos ensinamentos de criaturas humanas e dos espíritos que dominam o Universo e não de Cristo. (Colossenses 2:6-8 NTLH)
3Pois vai chegar o tempo em que as pessoas não vão dar atenção ao verdadeiro ensinamento, mas seguirão os seus próprios desejos. E arranjarão para si mesmas uma porção de mestres, que vão dizer a elas o que elas querem ouvir. 4Essas pessoas deixarão de ouvir a verdade para dar atenção às lendas.” (2 Timóteo 4:3-4 NTLH)
1.5. Imoralidade e indecência
Imoral: tudo aquilo que foge às regras de conduta consideradas como verdade social pela população. A moralidade pode variar conforme a região e os padrões culturais de cada lugar.
Indecência: falta de caráter e de tudo o que caracteriza a decência. Refere-se a cometer abusos contra qualquer pessoa, bem como contra si mesmo. É imoral, vulgar e está longe de qualquer padrão moral.
Agora estão dizendo que há entre vocês uma imoralidade sexual tão grande, que nem mesmo os pagãos seriam capazes de praticar. Fiquei sabendo que certo homem está tendo relações com a própria madrasta! (1 Coríntios 5:1 NTLH)
Eles têm prazer em satisfazer em pleno dia os seus desejos imorais. Quando se reúnem com vocês, são uma vergonha e um escândalo, divertindo-se o tempo todo com os seus modos enganosos. (2Pedro 2:13 NTLH)
1.6. Insubmissão
Que não é submisso; que não aceita ser dominado; que não segue ou não acata ordens: insubordinado, independente, rebelde.
E vocês, jovens, sejam obedientes aos mais velhos. Que todos prestem serviços uns aos outros com humildade, pois as Escrituras Sagradas dizem: “Deus é contra os orgulhosos, mas é bondoso com os humildes!” (1 Pedro 5:5 NTLH)
Obedeçam aos seus líderes e sigam as suas ordens, pois eles cuidam sempre das necessidades espirituais de vocês porque sabem que vão prestar contas disso a Deus. Se vocês obedecerem, eles farão o trabalho com alegria; mas, se vocês não obedecerem, eles trabalharão com tristeza, e isso não ajudará vocês em nada. (Hebreus 13:17 NTLH)
Esses são alguns modos de vida que devemos evitar e lutar contra!
2. Se Deus é por nós, quem será contra nós?
28Não tenham medo dos seus inimigos. Sejam sempre corajosos, pois isso será uma prova para eles de que serão derrotados e de que vocês serão vencedores. Porque é Deus quem dá a vitória a vocês. 29Pois ele tem dado a vocês o privilégio de servir a Cristo, não somente crendo nele, mas também sofrendo por ele. (NTLH)
Assim como o Anjo do Senhor (Jesus) chamou Gideão (homem valente), o Espírito Santo também nos fala hoje, mesmo sabendo que somos fracos e cheios de defeitos. Lembrando o que Jesus disse a Paulo: & O meu poder é mais forte quando você está fraco (2 Coríntios 12:9 NTLH), podemos ter certeza de que, se buscarmos a Deus e pedirmos a Ele, Ele nos encherá com Sua presença. Com Sua ajuda, superaremos nossas dificuldades e seremos vitoriosos. Seja nas lutas atuais ou futuras, podemos confiar que, ao andarmos na presença do Pai, venceremos.
Teremos lutas? Muitas. Teremos derrotas? Várias. No entanto, elas nos fortalecerão e nos tornarão vitoriosos em Cristo. Enfrentaremos desafios que pessoas comuns talvez não suportem, mas seremos vitoriosos, e toda glória será para Jesus, que dará a glória para Deus Pai (Filipenses 2:11)!
Quando decidirmos que tudo em nossa vida é para Reino de Jesus, ouviremos as palavras que Paulo disse aos Filipenses: “Agora vocês podem tomar parte comigo na luta”.
Que Deus nos abençoe!