Texto base:
Hebreus 11:6
Sem fé ninguém pode agradar a Deus, porque quem vai a ele precisa crer que ele existe e que recompensa os que procuram conhecê-lo melhor. (Hb.11:6 NTLH)
De modo literal, o texto oferece três premissas ou proposições sobre a essência da fé:
-
- Para agradar a Deus é necessário confiar Nele e demonstrar o desejo de ser fiel (confiável) a Ele em ações.
-
- Acreditar na existência de Deus é o pré-requisito para se aproximar e se unir a Ele.
-
- Deus recompensa aqueles que buscam conhecê-Lo mais profundamente.
Portanto, Sem confiar em Deus e sem ter o desejo de se mostrar fiel e confiável a Ele, nenhum homem consegue agradá-Lo. Quem deseja estar próximo de Deus, íntimo e unido a Ele precisa crer (ter fé) que o Eterno é real, está presente e que recompensa [que paga o salário, que premia] aqueles que suplicam pela Sua intimidade, a fim de conhecê-Lo melhor.
Esta carta foi escrita aos judeus que estavam sendo perseguidos devido à fé em Jesus. No capítulo 11:7, o autor faz referência à fé de Noé, a fim de que os Hebreus vissem nele um exemplo a ser seguido e não desanimassem da fé em Cristo. No livro de Gênesis 6 está escrito que a humanidade havia se corrompido plenamente e que seus pensamentos e ações eram voltados somente para o mal. Todavia, Deus viu em Noé a Sua graça. (cf. Gn.6:8) O que isso quer dizer?
Deus observou que Noé carregava o brilho da glória divina (Shekinah) em sua vida, ou seja, todas as ações de Noé eram voltadas para glorificar e expressar Deus à humanidade. Essa foi a razão de o Eterno ter aprovado o seu modo de vida. Noé foi um homem que confiou na realidade de Deus e evidenciava essa confiança sendo obediente pelas suas obras (ações).
Conforme está escrito em Tiago 2:17-19, a fé de Noé era viva, pois, no seu cotidiano, ele, através de suas ações, expressava a graça, grandeza, justiça e a misericórdia de Deus. (vd. 1 Co.10:31) Noé era um homem que rejeitava as seduções do mal, perseverava na fé em Deus e era fiel a Ele. Noé era temente a Deus e O amava com todo o seu coração. Ele procurava andar na Sua presença e, por isso, foi escolhido a (ordenado a) cooperar com o Eterno, na realização de um trabalho no qual Deus o caracterizaria como um exemplo de homem de fé.
Noé foi um homem de fé e um exemplo a ser seguido
Foi pela fé que Noé ouviu os avisos de Deus sobre as coisas que iam acontecer e que não podiam ser vistas. Noé obedeceu a Deus e construiu uma barca em que ele e a sua família foram salvos. Assim Noé condenou o mundo e recebeu de Deus a aprovação que vem por meio da fé. (Hb.11:7 NTLH)
1. Noé demonstrou fé ou confiança na mensagem da graça salvadora de Deus:
-
- “Foi pela fé que Noé ouviu os avisos de Deus sobre as coisas que iam acontecer e que não podiam ser vistas.” [Devido ao seu forte desejo de viver unido e fiel a Deus, Noé O ouviu, creu ou confiou na Sua mensagem salvadora, a qual era incrível, inacreditável ou inexplicável às pessoas da sua época.](cp. Rm.10:16,17; 2 Co.5:7; Mt.24:36,37)
-
- “Noé obedeceu a Deus…” [Noé, cheio de confiança (fé) em Deus, antes de tudo, convenceu a todos de sua família a confiarem (terem fé e fidelidade) em Deus e a se envolverem no trabalho determinado por Ele, o qual contribuiria aos ‘Seus objetivos’, em benefício deste mundo.]
-
- “E construiu uma barca…” [‘uma arca’, que, no hebraico, tem o sentido de tenda, casa, lugar de habitação e salvação. Profeticamente, a ‘arca’ prefigurava a Pessoa de Jesus, ‘Aquele’ que é a nossa ‘Arca de salvação’ e que tem o poder de andar por sobre as águas agitadas e salvar ou resgatar os que nelas estão – vd. Mt.14:22-33];
-
- “Em que ele e a sua família foram salvos.” [Pela fé, Noé trabalhou em favor de sua família, convencendo-a a se mostrar confiante em Deus e confiável a Ele. Noé, sua esposa, seus filhos e noras se dedicaram ao trabalho que cooperaria com a mensagem divina que ele recebeu e transmitiu aso seus familiares. Conhecedores da graça divina, aceitaram-na pela fé e foram salvos (resgatados) de um mundo totalmente perverso, pois este é o sentido maior da graça de Deus: os que nela permanecem, recebem a ajuda para se protegerem do mal e o resistirem pela confiança em Deus. (cp. Ef.2:8-10; At.16:31)
-
- “Assim Noé…” [por ter permanecido na ‘arca’, Noé] condenou o mundo [os que decidiram viver para o mundo foram condenados à destruição por terem rejeitado a Deus e as Suas Instruções](cp. 1 Co.1:9; Jo.15:1-8)
-
- “E recebeu de Deus a aprovação…” [Noé, por causa da sua confiança e do seu esforço no trabalho para o SENHOR, cresceu na graça e no conhecimento de Deus, recebendo Dele a recompensa que lhe era devida. Deus deu a Noé mais graça para um recomeço de vida]
-
- “Que vem por meio da fé.” [da sua confiança em Deus e por ter se mostrado fiel ou confiável a Ele através do seu serviço espiritual](cp. 2 Tm.4:6-8).
Concluindo:
-
- Aprendamos que o fundamento para agradarmos a Deus e nos unirmos a Ele é pela prática da fé, em toda a sua essência ou significado;
-
- Que a nossa fé seja uma confiança profunda, inabalável e não superficial;
-
- Fortaleçamos a nossa confiança em Deus por meio do exemplo de homens fiéis ao Eterno;
-
- Busquemos a Deus de maneira sincera e profunda, a fim de conhecê-Lo melhor;
-
- Que, pela fé, nós trabalhemos incansavelmente pela salvação de nossa família em Cristo e daqueles de quem o SENHOR nos aproximar;
-
- Que creiamos na recompensa divina, tanto na futura como nas que Ele pode nos oferecer nesta vida.
A minha esperança é que tenhamos confiança em Deus, nos Seus avisos, na Sua graça que nos protege do mal e que sejamos fiéis no nosso trabalho para Ele enquanto aguardamos a volta de Jesus e a maravilhosa recompensa final – a Vida Eterna!
Que Deus nos abençoe!
…………………………………………………………………………………………………………
PARA VOCÊ ESTUDAR E REFLETIR
“A FÉ QUE AGRADA A DEUS” (02)
Hebreus 11:6
Após ter lido as notas desta meditação, leia o texto base algumas vezes em voz audível e relate o que leu. Quais são as proposições expostas através deste verso das Escrituras? Então, o que você pôde compreender deste verso?
Introdução
-
- Para quem a carta aos Hebreus foi escrita e por quê? Qual é a razão de o autor desta carta mencionar a pessoa de Noé no verso 7 do capítulo 11?
-
- Leia Gênesis 6:8. Acostumados às versões mais antigas da Bíblia, nós lemos que “Noé achou graça aos olhos de Deus”. Na versão que usamos (NTLH), está escrito que “o SENHOR Deus aprovava o que Noé fazia”, e o que isso quer dizer?
-
- Leia Tiago 2:17-19 e 1 Coríntios 10:31. Como você aplicaria estes dois textos à vida de Noé? O exemplo de Noé desafia a sua forma de viver e agir? Em termos práticos, o que significa viver uma vida que reflete a realidade e a grandeza de Deus?
Noé foi um homem de fé e um exemplo a ser seguido
1. Noé demonstrou fé ou confiança na mensagem da graça salvadora de Deus
-
- Por que Noé demonstrou confiança aos avisos de Deus quanto ao futuro? Quanto aos avisos de Deus, qual foi a diferença entre a atitude de Noé e da humanidade em sua época? Em relação aos avisos de Deus sobre o que acontecerá no futuro, como você compara os dias de Noé com os dias atuais na questão de dar crédito ou não à mensagem de Deus? Você pode se lembrar do que Jesus profetizou sobre isso? (vd. Mateus 24:36-39)
-
- Leia Romanos 10:16,17. Paulo cita o capítulo 53 de Isaías, no qual o profeta fala sobre a falta de crédito na mensagem divina. Portanto, as pessoas podem ouvir a mensagem de Deus e não dar crédito a ela. Sendo assim, crer ou dar crédito à mensagem da graça de Deus não é um dom divino, mas uma disposição mental e intelectual de quem se dispõe a ouvir e crer na Sua mensagem. Basta “ouvir” a Palavra de Deus uma vez por semana para agradá-Lo? Ouvir é necessário, mas o que Deus propõe, a fim de que você expresse fé e que ela tenha um desenvolvimento constante?
-
- Leia 2 Coríntios 5:7. Você tem procurado fazer com que este ensinamento de Paulo seja uma verdade em sua vida?
-
- Leia Mateus 24:36,37. Segundo Jesus, pode alguém definir a data e a hora da Sua vinda? Você, de fato, crê na volta de Jesus e como você tem se preparado para esse evento, o qual pode ocorrer a qualquer momento?
-
- 2. Noé evidenciou a sua fé em Deus através de suas ações, conforme Tiago 2:17-19
-
- Acerca deste tópico, o que você pôde compreender sobre a conduta de Noé quanto ao seu trabalho para o SENHOR?
-
- Leia Tiago 2:17-19. Você concorda que a fé deve produzir ações de generosidade, conforme o contexto? (Leia Tiago 2:14-16) Então, o que Tiago diz sobre a fé no verso 17? Segundo Tiago, como você comprova ser possuidor de uma fé verdadeira? Portanto, acreditar em Deus é o suficiente? O que Tiago diz sobre os demônios? Apenas para enfatizar, o que é necessário para que a fé se mostre como verdadeira?
-
- Leia Mateus 14:22-33. Relate o que leu. Qual é a relação espiritual que você pode fazer entre Jesus e a arca construída por Noé?
-
- Leia Efésios 2:8-10. Paulo está dizendo que a graça é um presente de Deus e para o que ela serve? Todavia, para que você permaneça na graça divina, o que é necessário? Para relembrar: você sabe definir o que é fé em toda a sua essência? Portanto, a fé é um dom de Deus ou uma atitude que precisa ser desenvolvida? Se ela é um dom de Deus, por que o pai do rapaz endemoninhado pediu a Jesus que o instruísse a ter uma fé mais eficaz? (Leia Marcos 9:24)
-
- Leia Tiago 1:22. O que Tiago pede aos cristãos? Como a fé pode ser colocada em prática? Você concorda que a fé é mais do que decidir acreditar e pedir? Que é necessária uma ação física e mental? Que a sua evidência se mostra pela prática, diligência, paciência e obediência para que sejamos “cumpridores da palavra, e não somente ouvintes”?
-
- Leia Atos 16:31. O que Paulo suplicou ao carcereiro que desejou se suicidar? Diante do que aprendeu, você consegue explicar a razão de Paulo não ter pedido que ele aceitasse a graça e a fé como dons de Deus?
-
- 3. Noé e sua família cumpriram o plano de Deus e, pela fé, todos foram salvos
-
- O que você compreendeu deste tópico sobre a salvação de Noé e sua família por meio da arca?
-
- Leia 1 Coríntios 1:9. O que Paulo fala sobre Deus? Deus é ‘Fiel’ para dar toda a ajuda a quem? Leia João 15:1-8. Jesus faz uma alegoria ao comparar os que o seguem com os ramos. Como você correlaciona o ensinamento de Jesus às palavras de Paulo e à vida de Noé no que se refere ao trabalho de Deus para com os que estão em Cristo? Que tipo de ramo Deus corta e qual é o que Ele poda? Qual é o destino dos ramos que Deus corta? Qual é a finalidade de o Pai podar os ramos ou cristãos que permanecem em Cristo? Qual é a sua compreensão da palavra “frutos”, usada por Jesus, no plural?
-
- Leia 2 Timóteo 4:6-8. O que Paulo fala do seu momento enquanto estava preso em Roma? O que ele diz acerca da sua conduta em relação à sua vida de confiança e fidelidade a Deus? O que Paulo afirma sobre Deus e aqueles que confiaram Nele e foram fiéis a Ele?
Leia o breve plano de ação no final desta meditação e espero em Deus que você tenha sido abençoado com esse ensinamento.