Skip to content Skip to footer

Qual é o seu conteúdo como embalagem especial de Deus?

Texto base:

Efésios 5:18

Na série que tem como pano de fundo o fato de sermos uma embalagem especial de Deus, a qual tenho compartilhado com vocês, já questionamos o nosso peso espiritual, o nosso valor espiritual, a nossa altura espiritual e a nossa forma espiritual. Qualquer alteração nesses aspectos compromete o conteúdo que abrigamos em nosso interior. Hoje vamos encerrar a série falando sobre o conteúdo que devemos abrigar em nosso interior.

… mas encham-se do Espírito de Deus. (Efésios 5:18 NTLH)

Você já se perguntou se o Espírito Santo está em você? Se é possível identificar uma pessoa cheia do Espírito Santo? Sim, é possível identificar se o Espírito Santo esta em você ou se uma pessoa está cheia do espírito Santo, pois ela possui características específicas e também atitudes diferentes.

Em tese, não deveria ser difícil identificar uma pessoa cheia do Espírito Santo ou até mesmo encontrarmos essa resposta acerca de nós mesmos. No entanto, algumas vezes encontramos essa dificuldade porque estamos sempre muito preocupados com tantas outras coisas que perdemos essa sensibilidade ou acreditamos ser algo totalmente diferente do que é.

Ao contrário do que muitos pensam, o Espírito Santo não se manifesta apenas no sobrenatural. Não é apenas profetizando ou falando em línguas que uma pessoa demonstra estar repleta desse poder.

Uma pessoa cheia do Espírito Santo possui cinco marcas visíveis que tornam possível reconhecê-la facilmente nessa condição, como também permite nos fazer uma autoanálise para sabermos se estamos nessa condição. São elas:

1. Ela é praticante da Palavra de Deus

Um dos principais sinais de alguém que está cheio do Espírito Santo é a sua relação com a Palavra de Deus. Um cristão cheio do Espírito Santo é sempre comprometido com o estudo da Palavra de Deus e também é dedicado em colocar em prática tudo o que aprende.

Mas o Auxiliador, o Espírito Santo, que o Pai vai enviar em meu nome, ensinará a vocês todas as coisas e fará com que lembrem de tudo o que eu disse a vocês. (João 14:26 NTLH)

Nesse verso, podemos observar nas palavras do Nosso Senhor Jesus que uma das funções do Espírito Santo é nos ensinar sobre a vontade de Deus. Porém, ele não faz surgir esse conhecimento em nossa mente, mas nos motiva a nos debruçarmos nos estudos da Palavra de Deus. Portanto, quanto mais cheio do Espírito Santo uma pessoa for, mais dedicada nos estudos das Escrituras ela será.

O verso também ensina que o Espírito Santo nos faz lembrar dos ensinamentos do Senhor Jesus, lembrando de tudo o que temos aprendido com o estudo da Palavra de Deus, a fim de que usemos esse conhecimento em todos os momentos e áreas de nossas vidas.

Portanto, se o Espírito Santo nos ensina a estudar e a viver a Palavra de Deus, então uma pessoa cheia Dele é uma estudante e praticante inveterada da Palavra de Deus.

Fale sempre do que está escrito no Livro da Lei. Estude esse livro dia e noite e se esforce para viver de acordo com tudo o que está escrito nele. Se fizer isso, tudo lhe correrá bem, e você terá sucesso. (Josué 1:8 NTLH)

2. Ela tem uma vida de santidade

Viver em santidade é manter-se longe do pecado com a finalidade de cumprir a vontade de Deus. Portanto, uma pessoa cheia do Espírito Santo não é obcecada por bens materiais, não é arrogante, não se deixa levar pelos prazeres da carne, se afasta dos vícios e não cobiça o próximo.

13Vivamos decentemente, como pessoas que vivem na luz do dia. Nada de farras ou bebedeiras, nem imoralidade ou indecência, nem brigas ou ciúmes. 14Mas tenham as qualidades que o Senhor Jesus Cristo tem e não procurem satisfazer os maus desejos da natureza humana de vocês. (Romanos 13:13-14 NTLH)

Nesses versos, além de aprendermos sobre a necessidade de se afastar do que Deus não aprova, que é esperado por aquele que é cheio do Espírito Santo, ele nos ensina que devemos desenvolver as qualidades do Senhor Jesus. Na verdade, elas são desenvolvidas em nós por ação do Espírito Santo e elas, quando presentes em nossas vidas, anulam a nossa natureza humana, a qual nos levaria a praticar o que Deus não aprova.

22Mas o Espírito de Deus produz o amor, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza, a bondade, a fidelidade, 23a humildade e o domínio próprio. E contra essas coisas não existe lei. (Gálatas 5:22-23 NTLH)

Portanto, o Espírito Santo nos estimula a dedicarmos nossas vidas ao cumprimento da vontade de Deus, fazendo com que nos desprendamos do que é terreno e desenvolvamos a natureza de Cristo.

3. Ela se mantém distante do que Deus não aprova

Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado, porque nele permanece a semente divina; esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus. (I João 3:9 NAA)

O verso que acabamos de ler nos ensina que uma pessoa cheia do Espírito Santo não vive pela prática do pecado, mas vive uma nova vida nascida em Deus. Essa nova vida é mantida por estudarmos a Palavra de Deus, vivermos em conformidade a Ela e por desenvolvermos a natureza de Cristo.

Contudo, sempre que uma pessoa cheia do Espírito Santo estiver diante de uma situação que a levaria ao pecado, ela será lembrada por Ele sobre o que já aprendeu na Palavra de Deus e então terá condições de colocar em prática, evitando assim o pecado e se mantendo na vontade de Deus.

Desse modo ele nos tem dado os maravilhosos e preciosos dons (i.e. capacidades especiais) que prometeu. Ele fez isso para que, por meio desses dons, nós escapássemos da imoralidade que os maus desejos trouxeram a este mundo e pudéssemos tomar parte na sua natureza divina. (II Pedro 1:4 NTLH)

Portanto, o Espírito Santo sempre nos lembrará do que já aprendemos na Palavra de Deus para colocarmos em prática em nossas vidas. Logo, uma pessoa cheia Dele utiliza essas lembranças para evitar tudo o que Deus não aprova, mantendo-se na vontade de Deus.

4. Ela entende a sua missão

Uma pessoa cheia do Espírito Santo, por se separar do que Deus não aprova para ter condições de cumprir a vontade de Deus, descobre “naturalmente” o seu chamado, ou seja, ela compreende e tem convicções sobre a missão que deve realizar dentro da obra de Deus.

23Sei somente que em todas as cidades o Espírito Santo tem me avisado que prisões e sofrimentos estão me esperando. 24Mas eu não dou valor à minha própria vida. O importante é que eu complete a minha missão e termine o trabalho que o Senhor Jesus me deu para fazer. E a missão é esta: anunciar a boa notícia da graça de Deus. (Atos 20:23-24 NTLH)

Nesses versos nós aprendemos algumas coisas importantes. A primeira coisa é que o Espírito Santo avisa aqueles que Ele habita sobre o que a pessoa tem que enfrentar e como se preparar para enfrentá-las sem deixar de cumprir a missão.

A segunda coisa é que uma pessoa verdadeiramente cheia do Espírito Santo considera o cumprimento da vontade de Deus mais importante que a própria vida. Ela é capaz até de morrer se isso for necessário para completar a missão. Vale lembrar que o morrer fisicamente é somente em alguns casos, mas morrer para nós mesmos é em todos.

Em terceiro, os versos deixam bem claro a missão que todos os cristãos maduros e cheios do Espírito Santo possuem, que é a de “anunciar a boa notícia da graça de Deus”, tornando Jesus conhecido entre aqueles que não O conhecem e ajudando aqueles que O conhecem a estreitarem o seu relacionamento com Ele.

18Tudo isso é feito por Deus, o qual, por meio de Cristo, nos transforma de inimigos em amigos dele. E Deus nos deu a tarefa de fazer com que os outros também sejam amigos dele. 19A nossa mensagem é esta: Deus não leva em conta os pecados dos seres humanos e, por meio de Cristo, ele está fazendo com que eles sejam seus amigos. E Deus nos mandou entregar a mensagem que fala da maneira como ele faz com que eles se tornem seus amigos. (II Coríntios 5:18-19 NTLH)

Portanto, uma pessoa cheia do Espírito Santo considera o cumprimento da vontade de Deus mais importante que a própria vida e por isso recebe Dele a convicção e os recursos necessários para cumpri-la.

5. Ela tem prazer em fazer a obra de Deus

Pois Deus está sempre agindo em vocês para que obedeçam à vontade dele, tanto no pensamento como nas ações. (Filipenses 2:13 NTLH)

Um ponto importante e que percebemos na vida das pessoas cheias do Espírito Santo é a alegria em obedecer a Deus e cumprir a Sua Vontade. Por isso, podemos afirmar que a pessoa que se dedica ao cumprimento da vontade de Deus, incentiva o próximo a fazer o mesmo e também não desanima por questões pessoais ou terrenas, pois é uma pessoa cheia do Espírito Santo.

3Pois amar a Deus é obedecer aos seus mandamentos. E os seus mandamentos não são difíceis de obedecer 4porque todo filho de Deus pode vencer o mundo. Assim, com a nossa fé conseguimos a vitória sobre o mundo. (I João 5:3-4 NTLH)

Nesses versos podemos observar que o amor a Deus nos constrange à obediência aos Seus mandamentos. Também aprendemos que os mandamentos de Deus não são difíceis de obedecer, porque não os cumprimos com nossos recursos pessoais, pois os recursos que o próprio Senhor Jesus utilizou para vencer o mundo e cumprir a vontade de Deus estão à nossa disposição por meio do Espírito Santo, o qual habita em nosso interior. Por isso, precisamos utilizá-los.

Portanto, uma pessoa cheia do Espírito Santo é uma pessoa que tem prazer em conhecer e praticar a Palavra de Deus, utilizando-a para se manter afastado de tudo o que Deus não aprova, como também para manter a sua natureza humana sob controle, adquirindo a clareza da vontade de Deus para a sua vida e cumprindo-a com excelência. Que todos nós sejamos essa pessoa!

Que Deus nos abençoe!

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação