Texto base:
I Tessalonicenses 4:1
Paulo escrevendo aos cristãos de Tessalônica, após retorno de Timóteo com notícias, a respeito da Igreja que estava começando ali, fica feliz e um pouco preocupado com os relatos que ouviu. Soube e comemorou o amor e saudade deles, mas também se preocupou com a maneira que alguns estavam vivendo, em imoralidades e comportamentos aproveitadores e egoístas.
Esses problemas ocorreram, talvez, pelo pouco tempo que ele e seus auxiliares conseguiram passar naquela cidade, em Atos 17 lemos o relato da oposição que eles enfrentaram lá, a ponto de terem que fugir da cidade.
Então, com base nos relatos recebidos ele escreveu esta carta, para, neste capítulo, instruir a respeito de uma vida que agrada a Deus e, mais à frente, contar algo até então não falado, sobre o que acontecerá com o cristão após a morte.
“Finalmente, irmãos, vocês aprenderam de nós como devem viver para agradar a Deus; e é assim mesmo que vocês têm vivido. E agora pedimos e aconselhamos, em nome do Senhor Jesus, que façam ainda mais.” (I Tessalonicenses 4:1 NTLH)
1. Atitudes que agradam a Deus
O salmista diz que temos sede de Deus (sl. 42:2), então entendemos que para adorá-lo, devemos primeiro Lhe agradar.
O primeiro passo para agradar a Deus é ter certeza de que estamos andando pelo Espírito, não pelos desejos da carne, e isso só pode acontecer quando aceitarmos o sacrifício pelo pecado que Ele nos providenciou pela morte de Jesus Cristo na cruz.
Aquele que vive em pecado têm sua mente estabelecida em desejos pecaminosos, enquanto o regenerado por Cristo têm uma mente completamente nova que é controlada pelo Espírito e deseja viver de acordo com a liderança do Espírito Santo.
Algumas atitudes que agradam a Deus são:
- O arrependimento – quando uma pessoa reconhece que pecou e decide mudar de vida;
“32 Eu não quero que ninguém morra! — diz o Senhor Deus. — Portanto, pare de pecar e vivam.” (Ezequiel 18:32 NTLH)
- A fé – traz a certeza da salvação, que Deus nos deu através da Sua graça, e permite que Deus transforme a vida da pessoa;
“Sem fé ninguém pode agradar a Deus, porque quem vai a ele precisa crer que ele existe e que recompensa os que procuram conhecê-lo melhor.” (Hebreus 11:6 NTLH)
- Viver para Deus – deixando as tentações e o pecado do mundo, amando o próximo e fazendo o bem (tornando Jesus conhecido);
“1Portanto, meus irmãos, por causa da grande misericórdia divina, peço que vocês se ofereçam completamente a Deus como um sacrifício vivo, dedicado ao seu serviço e agradável a ele. Esta é a verdadeira adoração que vocês devem oferecer a Deus. 2Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele.” (Romanos 12:1-2 NTLH)
- A generosidade – ajudar outras pessoas em amor, sem egoísmo, fornecendo aquilo que ela necessita;
“Não deixem de fazer o bem e de ajudar uns aos outros, pois são esses os sacrifícios que agradam a Deus.” (Hebreus 13:16 NTLH)
- A obediência e o respeito aos pais – a família é muito importante para Deus, lembre-se que este é o único mandamento com promessa;
“Mas, se alguma viúva tem filhos ou netos, são eles que devem primeiro aprender a cumprir os seus deveres religiosos, cuidando da sua própria família. Assim eles pagarão o que receberam dos seus pais e avós, pois Deus gosta disso.” (I Timóteo 5:4 NTLH)
- A integridade – quem é honesto e fiel, sem fingimento, agrada a Deus;
“Eu sei que tu pões à prova os corações e amas as pessoas corretas.” (I Crônicas 29:17ª NTLH)
- A humildade – quando reconhecemos que somos fracos e precisamos de Deus, dispostos a nos colocarmos nas mãos dEle e deixarmos que Ele nos molde;
“Ó Deus, o meu sacrifício é um espírito humilde; tu não rejeitarás um coração humilde e arrependido.” (Salmos 51:17 NTLH)
- O louvor – lembrando e agradecendo todas as coisas boas que Deus fez;
“30Louvarei a Deus com uma canção; anunciarei com gratidão a sua grandeza. 31Isso será mais agradável a Deus, o Senhor, do que oferecer em sacrifício um touro crescido.” (Salmos 69:30-31 NTLH)
- Abençoar quem O ama – Deus gosta de ajudar as pessoas e de lhes dar coisas boas! Ele até nos dá o direito de morar no Céu.
“32Jesus continuou: — Meu pequeno rebanho, não tenha medo! Pois o Pai tem prazer em dar o Reino a vocês.” (Lucas 12:32 NTLH)
Conhecendo atitudes que agradam a Deus, devemos fugir de atitudes e comportamentos que o desagradam.
2. Dedique-se à vontade de Deus
“3O que Deus quer de vocês é isto: que sejam completamente dedicados a ele e que fiquem livres da imoralidade.” (I Tessalonicenses 4:3 NTLH)
Paulo recebeu esta notícia a respeito do povo de Tessalônica, eles, talvez por causa do culto ao imperador ou, até, do culto a deuses gregos e egípcios, continuavam tendo os mesmos costumes que tinham antes de se converterem ao Senhor Jesus. Por isso são advertidos a fugirem de tais costumes!
Hoje também muitas pessoas ao se converterem tomam duas atitudes, normalmente por iniciativa própria ou por instrução de pessoas que não a possui.
- Se tornam fechadas a compreensão do mundo à sua volta, uma pessoa fanática, que vive apenas pela letra fria, não busca entender o que quer dizer ou o contexto em que foi escrito.
- O outro caso é daqueles que vivem de forma libertina, dizendo que tudo o que Deus instruiu era apenas para aquela época.
Visto isso, o que seria essa tal de imoralidade?
Seriam: – despudor, indecência. Maneira de agir da pessoa que não respeita regras morais (a virtude, a moral, os bons costumes, a honestidade etc.); cinismo. Comportamento devasso ou libertino; devassidão, libertinagem.
As pessoas que se converteram a Cristo devem fugir desses comportamentos!
Paulo explica a diferença entre a natureza pecaminosa e a natureza daqueles regenerados pelo Espírito. Aquele que vive em pecado têm sua mente estabelecida em desejos pecaminosos, enquanto o regenerado por Cristo têm uma mente completamente nova que é controlada pelo Espírito e deseja viver de acordo com a liderança do Espírito Santo.
1Portanto, meus irmãos, por causa da grande misericórdia divina, peço que vocês se ofereçam completamente a Deus como um sacrifício vivo, dedicado ao seu serviço e agradável a ele. Esta é a verdadeira adoração que vocês devem oferecer a Deus. 2Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele. (Romanos 12:1-2 NTLH)
“7Deus não nos chamou para vivermos na imoralidade, mas para sermos completamente dedicados a ele. 8Portanto, quem rejeita esse ensinamento não está rejeitando um ser humano, mas a Deus, que dá a vocês o seu Espírito Santo.” (I Tessalonicenses 4:7-8 NTLH)
3. Trabalhe e ame seus irmãos que passam por dificuldades
“9Não há necessidade de lhes escrever a respeito do amor pelos irmãos na fé, pois o próprio Deus lhes ensinou que vocês devem amar uns aos outros. 10Pois é esse o amor que vocês têm mostrado a todos os irmãos que vivem em toda a província da Macedônia. Portanto, meus irmãos, pedimos que façam ainda mais: 11procurem viver em paz, tratem dos seus próprios assuntos e vivam do seu próprio trabalho, como já dissemos antes. (I Tessalonicenses 4:9-11 NTLH)
Os cristãos devem diariamente “matar” a sua antiga natureza através da rendição diária, caso contrário não poderão viver uma vida agradável a Deus. Aqueles que escutam o Espírito Santo não pensam em realizar os desejos da carne, porque seus pensamentos estão ocupados com a Palavra de Deus, Seus caminhos e propósitos.
Nossas atitudes só agradam a Deus quando são fruto do desejo de agradá-Lo. Boas ações e sacrifícios perdem seu valor quando são feitos só para cumprir regras ou para parecer bom. Religiosidade sem amor a Deus não tem significado. As ações que agradam a Deus são fruto de nossa amizade com Ele.
Deus se agrada com a nossa alegria. Ele fez o mundo para ser um lugar bom e o Homem para ser feliz com Ele. Quando deixamos Deus atuar em nossa vida, isso O deixa alegre. Deus nos ama e quer o melhor para nós.
4. Comece hoje, deixe o passado no passado e inicie uma nova vida
Lembre-se de valorizar todos os dias. Não viva em constante arrependimento do passado ou medo do futuro. Trate todos os dias como um presente de Deus o que realmente é, porque, cada dia é uma outra oportunidade de crescer na fé e no entendimento. Você agradará a Deus simplesmente em buscá-Lo dia após dia; como o sábio disse:
“23Tenha cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos. 24Nunca fale mentiras, nem diga palavras perversas. 25Olhe firme para a frente, com toda a confiança; não abaixe a cabeça, envergonhado. 26Pense bem no que você vai fazer, e todos os seus planos darão certo. 27Evite o mal e caminhe sempre em frente; não se desvie nem um só passo do caminho certo.” (Provérbios 4:23-27 NTLH)
Que Deus nos abençoe!