Texto base:
Salmos 19:7,8
7 A lei do SENHOR é perfeita e nos dá novas forças. Os seus conselhos merecem confiança e dão sabedoria às pessoas simples. 8 Os ensinos do SENHOR são certos e alegram o coração. Os seus ensinamentos são claros e iluminam a nossa mente. (Sl.19:7,8 NTLH)
Sobre a Palavra de Deus, o texto nos diz que ela é perfeita (i.e. ela cumpre o seu objetivo) e, ao alimentar-se dela, a nossa alma é restaurada e recebe novas forças. O texto também nos diz que na Palavra de Deus nós encontramos os conselhos divinos, os quais merecem toda a nossa confiança (fé e fidelidade), pois os Seus ensinamentos nos dão sabedoria, alegria e iluminação à alma.
Sobre Deus, o texto nos ensina que Ele é Perfeito e cumpre o que diz. (vd. Nm.23:19) O Eterno nos chama para perto, a fim de nos restaurar e nos fortalecer, pois Ele é a nossa força. O texto ainda nos diz que o SENHOR é o Conselheiro que expressa a Sua fidelidade (não é traiçoeiro) e, por isso, Ele é digno de confiança. Deus é o nosso Professor e os Seus ensinamentos trazem alegria e sabedoria à nossa alma, que é iluminada pela Luz da Sua Verdade.
Sobre nós, seres humanos, de acordo com Números 23:19, não somos verdadeiros e pouco cumprimos o que dizemos. Muitas vezes, pelo fato de não sermos fiéis a Deus, nós nos encontramos em estado de miséria espiritual e moral à semelhança de Jerusalém, no tempo do profeta Jeremias. (vd. Lm.1:1-7) Deus sempre está nos chamando para perto de Si, a fim de restaurar a nossa alma e nos dar novas forças e conselhos fiéis, pois Ele não é traiçoeiro como aqueles que nos fazem grandes, mas falsas promessas de felicidade e prosperidade.
A nossa força vem do nosso Mestre Eterno, dos Seus conselhos, ensinamentos e do poder do Espírito Santo que Ele nos dá.
Mas o Auxiliador [o Ajudador], o Espírito Santo, que o Pai vai enviar em meu nome, ensinará a vocês todas as coisas e fará com que lembrem de tudo o que eu disse a vocês. (Jo.14:26 NTLH)
Muitos cristãos, por seguirem maus conselhos e falsas promessas, desanimam da fé e caem em tristezas profundas. Por acreditarem que estavam vendo alguma luz, conduziram suas almas a uma escuridão profunda e melancólica. A fé verdadeira ouve os conselhos e os ensinamentos do Professor e, para isso, ela nos faz parecer a crianças, prontas a aprender.
[Jesus disse:] Eu afirmo a vocês que isto é verdade: se vocês não mudarem de vida [não mudarem a maneira de pensar e agir] e não ficarem iguais às crianças [no intelecto e com o desejo de aprender] nunca entrarão no Reino do Céu. (Mt.18:3 NTLH)
No nosso texto base, Davi, o autor do Salmo 19, procura exaltar a Palavra de Deus e eu tenho a plena certeza de que, ao escrever essas palavras, ele estava sob a ação e unção do Espírito Santo. Suas palavras não expressam apenas a sua exaltação à Palavra do nosso Deus, mas o Espírito que o inspirou desejava transmitir uma mensagem do coração do Pai a todos nós.
1. Os seus conselhos merecem confiança e dão sabedoria às pessoas simples
Por meio destas palavras, o alvo de Deus é que tenhamos a vida completa, a qual o mundo não pode dar. Então, o que Deus espera de nós?
- Que sejamos humildes,
- Reconheçamos nossa pobreza espiritual,
- Que nos voltemos para Ele,
- Que tenhamos o desejo de viver em amizade com Ele,
- Que Ele, como Rei, governe nossas vidas e não as tendências deste mundo,
- Que compreendamos ser este o caminho para sermos sábios, a fim de fugirmos do mal e vermos a vida com os olhos de Deus.
2. Os ensinos do SENHOR são certos e alegram o coração
Por meio dessas palavras, o alvo de Deus é que aceitemos nossas limitações, porque, pela nossa própria força, jamais encontraremos descanso para nossas almas, mas uma vida deprimida e desanimada. O que Deus espera que aprendamos?
- As regras do SENHOR são íntegras, pois, vivendo pelas Suas Instruções e sob a Sua mão poderosa, seremos transformados, curados e a alegria da Eternidade virá às nossas almas, quando enfraquecidas e tristes.
3. Os seus ensinamentos são claros e iluminam a nossa mente
Por meio dessas palavras, o alvo de Deus é que pelos Seus Mandamentos, encontremos a Luz do SENHOR, que traz iluminação aos olhos de nossas mentes e claridade santa às nossas almas. O que Deus deseja que observemos?
- Longe dos Seus Mandamentos, nós nos afastamos d’Ele e, apáticos à Sua vontade, viveremos como cegos em um ambiente hostil a Ele e que O rejeita,
- É por meio da nossa compreensão e obediência às Suas regras que nos conectamos com a Vida que Ele dá e nela permanecemos,
- Àquele que se volta para Ele será honrado, receberá do Seu Espírito, para que, unido com o SENHOR, seja fortalecido para uma vida correta.
- Além do mais, vivendo sob a Sua poderosa mão, beberá das fontes puras e eternas, que matam a sede e dão refrigério à alma cansada.
Eu poderia compartilhar muito mais, todavia, eu creio que por hoje seja o suficiente. Então, eu gostaria de terminar esta meditação com as palavras de Paulo:
17 O Reino de Deus não é uma questão de comida ou de bebida, mas de viver corretamente [de viver sob a Luz da Verdade divina], em paz [em amizade com Deus] e com a alegria [que vem da Eternidade] que o Espírito Santo dá. 18 E quem serve a Cristo dessa maneira agrada a Deus e é aprovado por todos. (Rm.14:17,18 NTLH)
Que Deus nos abençoe!