Skip to content Skip to footer

O Reino de Deus é… (Parte 3)

 

Texto base:

Mateus 25:1

Nas duas últimas oportunidades em que compartilhei a Palavra de Deus, eu tratei sobre o Reino de Deus, tendo como base a parábola “Os três empregados” (Mt 25:14-30), onde aprendemos:

1. Que é necessário buscar o Reino de Deus;
2. Que recebemos os recursos de Deus para cuidar do Seu Reino;
3. Que temos que ter urgência em utilizar os recursos que recebemos de Deus;
4. Que temos que prestar contas a Deus de tudo o que fizemos com o que Ele deixou aos nossos cuidados;
5. Que seremos recompensados de acordo com o que apresentarmos na prestação de contas;
6. Que a inutilidade espiritual nos leva para o Inferno.

Hoje vamos aprender mais sobre o Reino de Deus por meio de outra parábola que se relaciona a esta, que é a parábola “As dez moças”.

Jesus disse: — Naquele dia o Reino do Céu será como dez moças que pegaram as suas lamparinas e saíram para se encontrar com o noivo. (Mateus 25:1 NTLH)

1. Seja um servo ajuizado

Cinco eram sem juízo, e cinco eram ajuizadas. As moças sem juízo pegaram as suas lamparinas, mas não levaram óleo de reserva. As ajuizadas levaram vasilhas com óleo para as suas lamparinas. (Mateus 25:2-4 NTLH)

Nesses versos, podemos observar o Senhor Jesus classificando as moças em dois grupos. O primeiro é composto por moças que Ele classifica como ajuizadas e o segundo é composto pelas moças que Ele classifica como sem juízo.

De igual forma, o juízo divino vai separar os cristãos em dois grupos, o grupo dos cristãos ajuizados, que terão a oportunidade de morar com Ele no Céu, e o grupo dos cristãos sem juízo, que serão destinados a viver no Inferno ao lado de Satanás.

Porém, o que definiu em qual grupo as moças ficariam é a quantidade de azeite que elas possuíam, pois o restante estava tudo igual, portanto, precisamos ter azeite suficiente. Mas, o que é ter azeite suficiente e como saber a quantidade necessária?

— Ai de vocês, mestres da Lei e fariseus, hipócritas! Pois vocês lavam o copo e o prato por fora, mas por dentro estes estão cheios de coisas que vocês conseguiram pela violência e pela ganância. Fariseu cego! Lave primeiro o copo por dentro, e então a parte de fora também ficará limpa! (Mateus 23:25-26 NTLH)

Nesses versos, o Senhor Jesus chama um grupo de religiosos de hipócritas, pois eles viviam uma religião externa, de aparências, mas o seu interior estava dominado pela natureza humana pecadora. Ele ainda diz que eles estavam se fazendo de cegos ao não observarem o seu interior, pois acreditavam estar igual ao exterior e por isso não permitiam que Deus os tratasse.

As moças sem juízo de nosso verso base se comportavam como esses religiosos, ou seja, viviam uma fé de aparências, porém em seu interior a natureza humana reinava.

Por isso, não conseguem sustentar espiritualmente por muito tempo, pois quando a fé verdadeira for necessária, elas não têm nada para oferecer e sucumbem.

Portanto, para não sermos qualificados entre os sem juízo, precisamos ter uma fé verdadeira, que transforma o nosso interior À semelhança do nosso Senhor Jesus, de modo que nosso exterior seja modificado, revelando o nosso interior, ou seja, nossas escolhas e ações reflitam Cristo.

Por isso, devemos prestar mais atenção nas verdades que temos ouvido, para não nos desviarmos delas. Não há dúvida de que a mensagem que foi dada por meio dos anjos é verdadeira; e aqueles que não a seguiram nem foram obedientes a ela receberam o castigo que mereciam. (Hebreus 2:1-2 NTLH)

2. Tenha azeite para manter a chama sempre acesa

— Então as dez moças acordaram e acenderam as suas lamparinas. Aí as moças sem juízo disseram às outras: “Deem um pouco de óleo para nós, pois as nossas lamparinas estão se apagando”. — “De jeito nenhum”, responderam as moças ajuizadas. “O óleo que nós temos não dá para nós e para vocês. Se vocês querem óleo, vão comprar!” (Mateus 25:8-9 NTLH)

Nesses versos, podemos observar que o segundo grupo de moças, as que o Senhor chama de “sem juízo”, não tinham azeite suficiente para manter suas lamparinas acessas. Isso significa que elas não consideraram o tempo e os recursos necessários para o encontro com o noivo.

De igual forma, se não considerarmos a nossa jornada espiritual, a missão que precisamos cumprir e os recursos materiais, emocionais e espirituais necessários, que são os frutos gerados a partir da nossa obediência, podemos ser chamados pelo Senhor em um momento em que não teremos mais nada a apresentar na prestação de contas (Mateus 25:19), nem tempo para produzir.

E Jesus disse ainda: — Fiquem preparados para tudo: estejam com a roupa bem presa com o cinto e conservem as lamparinas acesas. (Lucas 12:35 NTLH)

Por isso, meus amigos, enquanto vocês esperam aquele dia, façam o possível para estar em paz com Deus, sem mancha e sem culpa diante dele. (II Pedro 3:14 NTLH)

Quando lemos esses dois versos juntos, podemos ter uma ideia melhor do que está acontecendo com as moças de nosso texto base. Primeiro, o Senhor Jesus nos pede para estarmos com as roupas e o cinto bem presos, que era uma expressão muito usada naquela época para dizer às pessoas para estarem prontas para saírem às pressas ou para uma longa viagem.

Vale lembrar que não era qualquer roupa, mas era uma roupa de casamento feita com o linho perfeito, produzido pelo cumprimento do que Deus nos pediu para fazer (Ap 19:7-8). Logo, se não estivermos cumprindo o que Deus nos pede, seremos pegos sem roupas adequadas e podemos ficar de fora da festa (Mt 22:11-13).

O Senhor Jesus também apresenta a necessidade de manter as lamparinas acessas. É necessário azeite suficiente para isso, mas o que vem a ser o azeite? O azeite é estar em paz com Deus (parar de lutar contra Ele), sem mancha (separar-se de tudo o que Ele não aprova) e sem culpa (arrependido de todo o pecado e mudança de vida) diante de Deus.

Se não nos mantivermos em paz com Deus, não nos separarmos de tudo o que Ele não aprova e não nos arrependermos de nossos pecados, não teremos azeite suficiente (os frutos necessários) para mantermos a lamparina acesa e seremos qualificados como imprudentes pelo Senhor. Como nós vimos em nosso texto base, não adianta pedir azeite emprestado, pois cada um tem o azeite suficiente para si mesmo.

Mesmo que Noé, Daniel e Jó estivessem vivendo ali — juro pela minha vida, diz o SENHOR Deus — eles não seriam capazes de salvar nem os seus próprios filhos. A honestidade deles salvaria apenas a sua própria vida. (Ezequiel 14:20 NTLH)

3. Não saia da posição, a fim de não fica para trás

— Então as moças sem juízo saíram para comprar óleo, e, enquanto estavam fora, o noivo chegou. As cinco moças que estavam com as lamparinas prontas entraram com ele para a festa do casamento, e a porta foi trancada. — Mais tarde as outras chegaram e começaram a gritar: “Senhor, senhor, nos deixe entrar!” — O noivo respondeu: “Eu afirmo a vocês que isto é verdade: eu não sei quem são vocês!” (Mateus 25:10-12 NTLH)

Nesses versos, podemos observar que o grupo das moças sem juízo, ao perceber que não estava preparado o suficiente, ou seja, que não tinha cumprido a vontade de Deus no tempo certo e percebendo que o noivo se aproximava, saiu para tentar realiza-la enquanto o noivo não chegava.

Porém, notamos que o noivo chegou bem no instante em que elas se ausentaram e levou o grupo das moças ajuizadas com ele, fechando a porta para que ninguém mais entrasse. É exatamente isso que vai acontecer com o cristão verdadeiro e com o cristão falso. Os cristãos verdadeiros equivalem ao grupo de moças ajuizadas, que estará pronto para a volta de Jesus, e os cristãos falsos equivale ao grupo de moças sem juízo, que quando perceberem a volta de Jesus, será tarde demais para cumprirem a vontade de Deus e conseguirem ir para o Céu.

Felizes aqueles empregados que o patrão encontra acordados e preparados! Eu afirmo a vocês que isto é verdade: o próprio patrão se preparará para servi-los, mandará que se sentem à mesa e ele mesmo os servirá. 38Eles serão felizes se o patrão os encontrar alertas, mesmo que chegue à meia-noite ou até mais tarde. (Lucas 12:37-38 NTLH)

Como os versos nos ensinaram, temos a certeza de que o Senhor Jesus vai retornar, porém não sabemos quando isso vai acontecer, e por isso precisamos estar preparados como se Ele fosse voltar agora, pois isso nos daria a segurança de sermos encontrados preparados, e por conta disso, sermos convidados por Ele para a festa de casamento no Céu.

Só temos uma oportunidade! Depois que o Senhor Jesus levar a Sua Igreja, como aprendemos no nosso verso base, Ele vai fechar a porta, ou seja, ninguém mais vai conseguir ir e sofrerá amargamente por compreender a oportunidade que perdeu.

—Não é toda pessoa que me chama de “Senhor, Senhor” que entrará no Reino do Céu, mas somente quem faz a vontade do meu Pai, que está no céu. Quando aquele dia chegar, muitas pessoas vão me dizer: “Senhor, Senhor, pelo poder do seu nome anunciamos a mensagem de Deus e pelo seu nome expulsamos demônios e fizemos muitos milagres!” Então eu direi claramente a essas pessoas: “Eu nunca conheci vocês! Afastem-se de mim, vocês que só fazem o mal!” (Mateus 7:21-23 NTLH)

4. Mantenha-se em estado de alerta e preparado

Como o noivo estava demorando, as dez moças começaram a cochilar e pegaram no sono. —À meia-noite se ouviu este grito: “O noivo está chegando! Venham se encontrar com ele!” —Então as dez moças acordaram e acenderam as suas lamparinas. E Jesus terminou, dizendo: —Portanto, fiquem vigiando porque vocês não sabem qual será o dia e a hora. (Mateus 25:5-7; 13 NTLH)

Neste trecho, fica bem claro que quando o noivo chegar é necessário que estejamos acordados e com as lamparinas acessas, ou seja, precisamos ser encontrados por Ele em paz com Deus, separados de tudo o que Ele não aprova e nos arrependido de nossos pecados, como também cumprindo tudo o que Ele nos pediu para fazer.

O nosso texto base nos adverte também a ficarmos vigiando. Vale lembrar que vigiar não é ficar parado observando as coisas acontecerem, mas intencionalmente romper e se desviar de tudo o que nos coloca em uma condição de vulnerabilidade, evitando que o Diabo tenha condições de nos derrubar (Ef 4.27).

Quem ama os outros não faz mal a eles. Portanto, amar é obedecer a toda a lei. Vocês precisam fazer todas essas coisas porque sabem em que tempo nós estamos vivendo; chegou a hora de vocês acordarem, pois o momento de sermos salvos está mais perto agora do que quando começamos a crer. (Romanos 13:10-11 NTLH)

Nesses versos, aprendemos que devemos aproveitar a oportunidade que o Senhor está nos dando para amar o próximo enquanto Ele não volta, pois isso é o mesmo que obedecer toda a lei. Ele está nos dando essa oportunidade porque não deseja que ninguém se perca (2 Pe 3:9).

É importante lembrar que o amor a que Ele se refere não é um sentimento nem gosto pessoal, mas é servir.

Então, o que nos leva a cumprir toda a lei de Deus é servir todas as pessoas que Ele colocar em nosso caminho (mesmo as que não gostamos – Mt 5:44-45), fazendo a elas o bem, ou seja, ajudando-as a se aproximarem de Deus e conseguirem a salvação.

Portanto, não percam a coragem, pois ela traz uma grande recompensa. Vocês precisam ter paciência para poder fazer a vontade de Deus e receber o que ele promete. Pois, como ele diz nas Escrituras Sagradas: “Um pouco mais de tempo, um pouco mesmo, e virá aquele que tem de vir; ele não vai demorar.” (Hebreus 10:35-37 NTLH)

Portanto, que sejamos cristãos ajuizados, permitindo que Deus transforme o nosso interior à semelhança de Cristo, de modo que o nosso exterior O revele. Que também sejamos capazes de manter a chama sempre acessa por possuirmos azeite suficiente, isto é, por pararmos de lutar contra Deus, nos separarmos de tudo o que Ele não aprova, nos arrepender de todos os nossos pecados e aceitarmos a mudança de vida proposta pelo Senhor.

Que estejamos sempre espiritualmente alertas e preparados para a volta do Senhor, isto é, cumprindo a missão de aproximar as pessoas Dele e ajuda-las a conseguirem a salvação. Que não saiamos da posição que Jesus espera nos encontrar, ou seja, cumprindo a vontade de Deus.

E Jesus terminou, dizendo: — Fiquem alertas! Não deixem que as festas, ou as bebedeiras, ou os problemas desta vida façam vocês ficarem tão ocupados, que aquele dia pegue vocês de surpresa, 35como se fosse uma armadilha. (Lucas 21:34-35a NTLH)

Que Deus nos abençoe!

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação