Imagem1

Quem ama a Deus é conhecido por Ele

Texto base: 1 Coríntios 8:3

Mas quem ama a Deus é conhecido por ele. (1 Co.8:3 NTLH)

A verdade contida nesse pequeno verso das Escrituras chamou a minha atenção. Não pretendo falar sobre o seu contexto, mas sobre a verdade que ele afirma: “QUEM AMA A DEUS É CONHECIDO POR ELE”.

Introdução: conhecido por Deus – Uma Verdade Libertadora

A verdade do nosso texto-base, para alguns, pode parecer assustadora, mas, para outros, é extremamente consoladora: Deus nos conhece profundamente. Você já parou para pensar no que isso realmente significa? Não é apenas que Deus sabe algo sobre nós, mas que Ele nos conhece intimamente – pensamentos, sentimentos, desejos e as palavras, ainda não pronunciadas (cf. Sl.139:4). Exploremos essa verdade em três pontos importantes.

Reflita: qual é a verdade central sobre Deus e a humanidade apresentada no texto? De acordo com o texto, o que significa a profundidade do conhecimento de Deus sobre nós? E como isso o impacta?

Compromisso: hoje, pare um instante para refletir sobre a verdade de que Deus nos conhece profundamente, não apenas sabendo algo sobre nós, mas nos conhecendo intimamente.

1. Deus nos conhece completamente: não há nada escondido Dele

A verdade é que Deus nos conhece completamente. O texto nos lembra que Deus é Onisciente, ou seja, Ele sabe de tudo o tempo todo. Nossos sábios nos ensinaram que:

O SENHOR Deus vê o que acontece em toda parte; ele está observando todos, tanto os bons como os maus. (Pv.15:3 NTLH) Ainda: & Deus sabe por onde você anda e vê tudo o que você faz. (Pv.5:21 NTLH)

Reflita: quais são as verdades reveladas nos textos bíblicos sobre o conhecimento de Deus? De acordo com as passagens citadas, o que Deus observa e o que Ele sabe sobre as pessoas? Isso traz algum impacto à sua vida e ao seu relacionamento com Deus?

Compromisso: lembre-se, em suas decisões e atitudes diárias, que Deus é Onisciente e que Ele vê tudo o que você faz ou pretende fazer, observando tanto o bom quanto o mau.

Isso significa que cada pensamento, palavra, atitude e detalhe da sua vida está sob o olhar de Deus. Não há como nos esconder Dele, como o profeta Jonas tentou fazer. Deus o chamou para pregar em Nínive acerca do grande julgamento divino que viria sobre seus habitantes perversos.

Jonas odiava os ninivitas e temia que eles se arrependessem e escapassem desse julgamento. Então, embarcou em um navio para Tarsis (Espanha), o qual o levaria para longe de Nínive. Ele tentou escapar de Deus e da sua missão divina. Essa atitude funcionou? Claro que não!

Uma tempestade castigou o navio e Jonas se jogou ao mar, pois sabia que ele era a causa daquela tormenta. Mas nem mesmo as profundezas do mar conseguiram escondê-lo. Um peixe o engoliu e o vomitou de volta à praia, três dias depois. Jonas pode ter virado as costas para Deus, mas, em nenhum momento, ele esteve fora da Sua vista. (cf. Jn.1;2;3)

Reflita: o que o texto afirma sobre a extensão do conhecimento de Deus em relação à nossa vida? Qual foi a atitude de Jonas ao ser chamado por Deus e qual foi o resultado dessa tentativa? Mesmo com a fuga de Jonas, o que o texto destaca sobre a capacidade de se esconder de Deus? Como isso impacta sua vida no seu relacionamento com Deus?

Compromisso: como Jonas aprendeu, reconheça que cada pensamento, palavra e atitude sua está sob o olhar de Deus, pois não há como nos escondermos Dele.

Para alguns, essa verdade pode ser assustadora, especialmente se a vida não está de acordo com a vontade de Deus. Mas, para os que amam a Deus, essa é uma verdade que traz segurança. Ele nos conhece e se importa!

Reflita: como o fato de Deus conhecer você profundamente impacta sua sensação de segurança ou de temor? De que forma a verdade de que Deus se importa com você influencia a maneira como você vive?
Compromisso: decida hoje viver de forma que a verdade de que Deus o conhece e se importa com você o inspire a ter segurança Nele, e não medo.

2. O conhecimento de Deus é pessoal e confortador

Em segundo lugar, o conhecimento de Deus sobre nós é pessoal e traz conforto, força, confiança e coragem. O texto destaca que, se amamos a Deus, somos “conhecidos por Ele”. Isso vai além de um simples rastreamento. Ele nos criou, nos formou e sabe o que é o melhor para cada um de nós, além do que nos trará alegria e realização profunda.

Reflita: considerando que Deus nos conhece individualmente e sabe o que é melhor para nós, como essa verdade pode transformar a maneira como tomamos decisões e buscamos realização em nossa vida diária?

Compromisso: em vez de buscarmos a todo custo e de afogadilho o que achamos ser a nossa maior alegria e realização profunda, paremos e pensemos: somos “conhecidos por Deus” e Ele sabe o que é o melhor para cada um de nós. Então, coloquemos em Suas mãos nossos desejos, escolhas e aprendamos a esperar com paciência Nele!

Saber que Deus nos conhece intimamente significa que não somos apenas mais um número em meio a bilhões de pessoas neste mundo. Ele não se esquece de nós. Ele se interessa pelos detalhes da nossa vida. É como um Pai que conhece cada aspecto de seus filhos e deseja o melhor para eles.

Reflita: considerando que Deus nos conhece intimamente e se interessa pelos detalhes da nossa vida, como essa verdade pode nos ajudar a lidar com sentimentos de insignificância ou esquecimento, em um mundo tão vasto?

Compromisso: em meio às preocupações diárias, tiremos um momento para lembrar que Deus se interessa pelos detalhes da nossa vida, conhece-nos intimamente e que não somos apenas mais um número.

Esse conhecimento nos assegura que Deus está zelando por nós e cuidando de nós. Ele nos ajuda quanto às nossas escolhas e oportunidades para que tenhamos satisfação genuína. Esse conhecimento divino nos traz paz e confiança, porque, quando O amamos, sabemos que somos amados e cuidados por um Deus que nos vê e nos compreende de verdade.

Reflita: considerando que Deus zela por nós e nos ajuda com nossas escolhas e oportunidades para a satisfação genuína, como essa verdade pode influenciar a forma como buscamos a felicidade e o propósitos elevados em nossa vida?

Compromisso: ao fazermos escolhas e decidirmos por oportunidades no dia a dia, lembremos que Deus está zela por nós para que a nossa satisfação genuína não se baseie sobre o egoísmo e a avareza. Lembremo-nos que se formos fiéis a Deus no pouco, sobre o muito Ele nos colocará. Pela fé, edifiquemos nossas vidas sobre propósitos elevados.

3. Como respondemos ao conhecimento de Deus: vivendo para agradá-Lo

Por fim, a grande pergunta é: como respondemos a esse conhecimento de Deus sobre nós? A melhor maneira é confiar na Sua constante vigilância sobre nossas vidas. Isso significa tomar decisões e nos comportar de modo a agradá-Lo.

Se Deus nos vê o tempo todo, o nosso desejo deve ser que Ele se sinta satisfeito com o que vê. Devemos viver uma vida de honra e obediência a Ele. Não por medo, mas por amor e gratidão pelo Seu cuidado.

Quando vivemos assim, podemos fazer uso desse modelo de oração: “Senhor, sei que Tu me vês sempre. Por favor, guia-me pelos caminhos que queres que eu siga. Obrigado por nunca me perderes de vista e por sempre desejares o que é melhor para mim.” Abaixo, eu separei os elementos dessa oração e suas implicações, a fim de você meditar:

Senhor, sei que Tu me vês sempre.Confiemos na onisciência, onipresença e onipotência de Deus. Ele sabe tudo, está presente em todos os lugares e é capaz de o ajudar em todas as situações. (cf. Salmos 139 1-10)

Por favor, guia-me pelos caminhos que queres que eu siga.Busquemos sempre a direção divina de modo paciente para sermos submissos à Sua vontade e soberania, a fim de vivermos de acordo com os Seus propósitos. (cf. Provérbios 3:1-10)

Obrigado por nunca me perderes de vista e por sempre quereres o que é melhor para mim.” Deus nunca abandona Seus filhos e, por isso, mantenhamo-nos fiéis a Ele, confiando no Seu cuidado e no Seu caráter justo e generoso, pois todos os Seus planos são para o nosso bem. (cf. Jeremias 29:11)

Conclusão: caminhando com Aquele que nos conhece

A minha esperança é que essa verdade – de que somos “CONHECIDOS POR DEUS” – nos inspire a vivermos uma vida que O glorifique (que O torne conhecido). Que a certeza de que Ele nos vê e nos ama traga conforto à nossa alma em meio às dificuldades e nos impulsione a buscarmos sempre a Sua vontade. Ele nos conhece completamente, Seu conhecimento é pessoal, íntimo e confortador. Portanto, respondamos a Ele com um estilo de vida que O agrade.

Que o amor de Deus e o conhecimento que Ele tem de cada um de nós nos motive a caminhar mais perto Dele a cada dia, para que, no futuro, estejamos eternamente com Ele. Que nós procuremos abraçar essa verdade e vivamos sob total dependência Dele, que nos conhece profundamente!

Que Deus nos abençoe!

Walter de Lima Filho