Crônica escrita por Walter de Lima Filho – Baseada em Mateus 4:1-11 – 26/05/2025
O despertador tocou, mas José não queria levantar. Mais um dia e Segundou! A tela do celular brilhou, e a primeira coisa que viu foi a foto de um amigo curtindo uma praia, a qual parecia pertencer a um paraíso. “Ah, se eu pudesse…” Então, o estômago deu aquela roncada, lembrando-o de que o café da manhã era apenas a torrada murcha de sempre.
Foi aí que a “voz”, aquela voz que a gente conhece bem, sussurrou: “Transforme essas pedras em pão. Por que você não usa seu talento, sua inteligência, para resolver a sua vida de uma vez? Para que esperar? Você merece o melhor, mas isso precisa acontecer agora! Essa vida de sacrifício não te leva a nada.“
José pensou. Era tentador. Ele tinha uma ideia brilhante para um aplicativo, algo que poderia lhe dar dinheiro rápido, mudar tudo. Mas… envolvia uns “atalhos”, umas promessas que não eram exatamente honestas. Ele lembrou da lição de casa que, na igreja, seu filho havia aprendido sobre integridade. “Nem só de pão vive o homem“, ele murmurou, quase sem querer. E guardou a ideia do aplicativo desonesto.
Mais tarde, no trabalho, veio a segunda voz. A reunião era um tédio. A concorrência estava lançando um projeto inovador e José sentiu a pressão. Ele era bom no que fazia, mas raramente era reconhecido. Ninguém notava o seu esforço extra e isso o machucava por dentro.
A voz voltou, mais forte: “Vamos rapaz, jogue-se de vez! Faça algo que seja espetacular, uma jogada de mestre que todos vejam. Mostre a eles o seu valor, seja a estrela do momento. As pessoas te aplaudirão e te seguirão. O que te impede de ser o centro das atenções? Um bom ‘marketing pessoal’ não resolveria isso?”
José, então, imaginou: Ele se viu apresentando uma ideia ousada, talvez até exagerada, só para chocar a todos e ganhar os holofotes. Seria um sucesso instantâneo, mas talvez comprometesse a equipe, ou até a empresa, a longo prazo. O orgulho, o desejo de ser visto, era um nó na garganta. Ele respirou fundo e, lembrando da fé simples da avó, certas palavras brotaram em sua mente: “Não tentem o Senhor seu Deus“. O reconhecimento viria pelo trabalho bem feito, não por um “show”.
Ao fim do dia, exausto, ele navegava pelas redes sociais. A vida perfeita dos influenciadores, as viagens, os carros de luxo, as empresas milionárias. Parecia tão fácil para eles. A comparação era cruel.
Então, a voz sussurrou pela terceira vez, quase um convite irrecusável: “Tudo isso pode ser seu. Todo esse poder, essa influência, essa vida sem preocupações. Basta fazer uma pequena concessão. Um ‘jeitinho’. Um acordo. Não precisa ser um ‘vendido’, apenas… adapte-se. É assim que o mundo funciona. Curvar-se a mim é o caminho mais curto para ter tudo. Deixe essa sua fé antiga de lado. O que Deus pode te dar? Nada.“
José sentiu o peso da proposta. Vender a alma por uma vida sem problemas. Ele se imaginou no topo, poderoso, respeitado, mas… vazio. Aquela sensação de que algo essencial estaria faltando. Ele fechou os olhos com muita força e disse: “Vá embora, Satanás!“! Então, para surpresa de si mesmo, disse em voz alta: “Adore somente a Deus e sirva exclusivamente a Ele.“
José não se tornou milionário da noite para o dia, nem virou celebridade. Mas, naquela noite, ele dormiu em paz. O deserto urbano das tentações estava sempre ali, com suas vozes sedutoras de ganância, vaidade e poder. Mas José tinha aprendido que, no fim das contas, a maior riqueza era a paz de seguir o seu propósito, mesmo que o caminho fosse mais longo e menos aplaudido. Ele sabia que o pão, o reconhecimento e a verdadeira influência vinham de outro lugar, de Deus e no tempo certo.
José, lembrando que sua esposa havia ganhado da condutora de seu grupo pequeno, de súbito, foi até a sua estante, pegou um exemplar da Bíblia Viva, reparou que nela havia uma marcador de página. Então, ao abrir o “Livro”, leu o seguinte:
📖 “6 Se vocês se humilharem debaixo da mão poderosa de Deus, em sua ocasião oportuna Ele levantará vocês. 7 Deixem com Ele todas as suas preocupações e cuidados, pois Ele está sempre pensando em vocês e vigiando tudo o que se relaciona com vocês. 8 Sejam cuidadosos, estejam vigilantes contra os ataques de Satanás, o grande inimigo de vocês. Ele ronda em volta, como um leão faminto, que ruge à procura de alguma vítima para estraçalhar. 9 Fiquem firmes quando ele atacar. Confiem no Senhor; e lembrem-se que outros cristãos ao redor do mundo inteiro estão passando por estes sofrimentos também. 10 Depois que vocês tiverem sofrido um pouquinho, o nosso Deus, que está repleto de bondade, lhes dará por meio de Cristo a sua glória eterna. Ele virá pessoalmente, tomará vocês e os colocará num lugar firme, e os fará mais fortes do que nunca. 11 A Ele seja todo o poder sobre todas as coisas, para todo o sempre. Amém.” (1 Pedro 5:6-11 – Bíblia Viva)
Deus abençoe a todos!