Provérbios 4:23
Texto base:
Tenha cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos. (Pv.4:23 NTLH)
No domingo, nós meditamos sobre o arrependimento (transformação da mente ou da maneira de pensar) e vimos que sem ele é impossível nascer de novo (nascer de Deus e para Ele). Portanto, isso tudo não acontece sem a ação do Espírito Santo e da Palavra de Deus.
Então, você ouve a mensagem divina (o Evangelho), o Espírito Santo a leva ao seu espírito, procura convencer a sua mente sobre a sua condição espiritual e moral (afastada dos princípios divinos) e a necessidade de uma transformação mental, ou seja, passar a alimentar a sua mente com os pensamentos de Deus, a fim de poder andar dentro da Suas ações ou propósitos, em Cristo Jesus.
8 O SENHOR Deus diz: “Os meus pensamentos (planos e propósitos) não são como os seus pensamentos, e eu não ajo como vocês. 9 Assim como o céu está muito acima da terra, assim os meus pensamentos e as minhas ações estão muito acima dos seus. (Is.55:8,9 NTLH)
Observemos o nosso texto base com atenção:
Tenha cuidado com o que você pensa (esteja guardando, vigiando, observando os seus pensamentos), pois a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos (são eles que impulsionam as suas ações). (Pv.4:23 NTLH)
Deus não está propondo que você se isole e reprima tudo o que sente. Sua mente não é uma caverna entulhada ou fechada, onde nada pode entrar e sair! O que ele propõe é que você filtre tudo que acontece em seu íntimo ou interior e escolha as melhores influências e atitudes dentro de uma determinada situação, de acordo com a vontade de Deus (Palavra de Deus).
Quando não vigiamos os nossos pensamentos, caímos sob a influência daqueles que nos condicionariam a nos comportarmos como desejam. O amigo verdadeiro não é aquele que o influencia a agir de modo errado, mas aquele que o confronta diante de decisões equivocadas.
Então, como é preciso tomar cuidado com todo tipo de influência! A mente que se torna forte é porque foi moldada, mas a fraca, assim se torna por ser influenciada. O apóstolo João nos diz o seguinte:
“Meus queridos amigos, não acreditem em (cuidado ao pensar que) todos os que dizem que têm o Espírito de Deus. Ponham à prova (examinem os frutos, a genuinidade, a pureza antes de aprovar) essas pessoas para saber se o espírito que elas têm vem mesmo de Deus; pois muitos falsos profetas já se espalharam por toda parte.” (1 Jo.4:1 NTLH)
Quando leio este verso das Escrituras, penso: como uma pessoa que não ouve com atenção, não aprende e nem medita na Palavra de Deus poderá colocar à prova aqueles que são falsos e que se apresentam como verdadeiros? Como ela saberá se esses falsos mestres têm o Espírito de Deus, falando através deles?
Entretanto, o fato de muitos falsos mestres estarem se espalhando pelo mundo atualmente é porque não faltam os que os ouve e que acreditam neles! Nem todos os que empunham uma Bíblia, que falam do poder de Deus, agem por meio Dele e para Ele. Até mesmo dentro de uma igreja local, nem todos são quebrantados e nasceram para Deus. Muitos deles são filhos da desobediência e influenciam os filhos de Deus a se afastarem do Pai!
Geralmente, essas pessoas mostram certas características marcantes e são preguiçosas (v. Pv.6:0-11), fofoqueiras (v. Pv.20:19), invejosas (v. Pv.14:30; Gl.5:21), egoístas (v. Pv.28:25; 1 Co.10:24; Tg.3:16), gananciosas (v. Sl.119:36; 1 Tm.6:10; Mc.8:36), irascíveis (v. Pv.15:18; 29:22) e imorais (v. 1 Co.6:18; Ef.5:5) (pensamentos, palavras ou ações imorais).
Neste mundo, há muitas coisas que procuram atacar e contaminar a nossa mente, deixando-a fraca e doente. Por exemplo:
A mentira. A Palavra de Deus nos diz que, por sermos membros do mesmo Corpo (Igreja), nós devemos falar a verdade ao próximo. (cf. Ef.4:25) A razão é que estamos vestidos com a nova natureza, criada por Deus, que é parecida com a Dele e que se mostra na vida verdadeira, a qual é correta e dedicada a Ele. (cf. Ef.4:24) Então, permaneça na Verdade!
Tentações externas. Nunca faltarão convites ao pecado, ao que não é aprovado por Deus e que O desagrada. Esses convites vêm travestidos de inocência, para esconder a perversidade e a impureza. Eles costumam distorcer a Palavra de Deus. A Bíblia fala que Satanás pode se transformar e ficar parecendo a um mensageiro de luz. (cf. 2 Co.11:14,15) Então, tenha domínio próprio!
A maldade. Nunca faltarão pessoas que nos machucam, que nos fazem o mal e que também prejudicam aos que amamos. É difícil, mas precisamos aprender a reagir de modo correto para sarar as feridas das nossas almas, oferecendo amor e perdão. (cf. Mc.11:25,26; Gl.5:22,23) Então, pratique o amor e o perdão!
Entretanto, a maior guerra que travamos é com a nossa mente e pensamentos. Observemos as palavras de Paulo:
6 Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido. 7 E a paz de Deus (Seus termos, Sua Palavra), que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus. 8 Por último, meus irmãos, encham a mente de vocês com tudo o que é bom e merece elogios, isto é, tudo o que é verdadeiro, digno, correto, puro, agradável e decente. (Fp.4:6-8 NTLH)
Muitos, um dia se, arrependeram (segundo a Bíblia) e nasceram para Deus, mas se deixaram influenciar por ideias externas e internas. Eles não cuidaram de suas mentes e pensamentos. Deixaram de pensar os pensamentos de Deus, e o resultado foi o afastamento Dele e se acomodaram ou se ajustaram a essa condição.
Na verdade, essas pessoas cauterizaram (amorteceram, emudeceram) a sua consciência (a condição e a realidade de suas vidas). Elas ouvem a mensagem de Deus, mas não empregam esforço ou paixão para voltar a uma vida de comunhão com Deus e de compromisso com Ele. Elas não faltam às reuniões, mas a Palavra de Deus não é eficaz em suas vidas, devido à atitude displicente que tomaram.
O meu desejo é que tenhamos os olhos abertos, a fim de não dormirmos o sono da incredulidade e da negligência, ainda mais que o “Dia” da volta do SENHOR Jesus se aproxima. Pelo que tudo indica, velozmente! Que eu lute contra a minha sonolência espiritual, a fim de estar sempre acordado para o meu SENHOR!
Que Deus nos abençoe!