Skip to content Skip to footer

Olhe para si e para as situações com os olhos de Deus – Parte 3: A visão errada gera sentimentos errados

FAÇA O DOWNLOAD DO MP3

Salmos 73:4-14

Texto Base:

4 “Os maus não sofrem; eles são fortes e cheios de saúde.” 5 Eles não sofrem como os outros sofrem, nem têm as aflições que os outros têm. 6 Por isso, usam o orgulho como se fosse um colar e a violência, como uma capa. 7 O coração deles está cheio de maldade, e a mente deles só vive fazendo planos perversos. 8 Eles gostam de caçoar e só falam de coisas más. São orgulhosos e fazem planos para explorar os outros. 9 Falam mal de Deus, que está no céu, e com orgulho dão ordens às pessoas aqui na terra. 10 Assim o povo de Deus vai atrás deles e crê no que eles dizem. 11 “Eles afirmam: “Deus não vai saber disso; o Altíssimo não descobrirá nada!”” 12 Os maus são assim: eles têm muito e ficam cada vez mais ricos. 13 Parece que não adiantou nada eu me conservar puro e ter as mãos limpas de pecado. 14 Pois tu, ó Deus, me tens feito sofrer o dia inteiro, e todas as manhãs me castigas. (Sl.73:1-3 NTLH)

A ideia que tem sido passada sobre Deus pode nos fazer cegar, mas não como a que veio ao apóstolo Paulo, na estrada de Damasco (cf. At.9:1-18). Eu me refiro à cegueira que nos leva a crer em distorções doutrinárias e até acerca do caráter divino.

Temos sido forçados a crer que Deus jamais nos deixará Seus filhos se tornem pobres, que fiquem enfermos e aflitos. Aprendemos que essas coisas acontecem somente aos ímpios (rebeldes, maus) e não aos que estão em Cristo.

Acreditamos que se andarmos “certinhos” (como religiosos honestos), Deus sempre nos dará o melhor, ou seja, os benefícios que queremos para este mundo. Porém, essas idéias representam um grande equívoco em nosso meio, pois, elas encaixotam o SENHOR e O limita aos nossos desejos e crenças pessoais.

Que nós aprendamos a olhar com os olhos de Deus, tanto para a vida como para nós mesmos e sermos submissos à Sua soberania, ou ao trabalho do Seu Espírito em nós, a fim de sermos aperfeiçoados pelo SENHOR.

Asafe era um homem temente a Deus, religioso honesto e que aplicava à sua vida os princípios da Palavra de Deus. Ele possuía uma vida moral elevada. Entretanto, Asafe, apesar da sua vida íntegra, precisava ser testado, a fim de aprender o que não conhecia sobre Deus.

O SENHOR o fez enfrentar uma luta ou um conflito com o que ele via e o que sentia, a fim de torná-lo mais forte e numa vida de adoração mais pura. O que foi que Asafe viu e sentiu?

1. Asafe via os ímpios como pessoas satisfeitas e felizes. (vs.4,5)

4 “Os maus não sofrem (os castigos divinos); eles são fortes (vivem sem muita exaustão, sem muito esforço) e cheios de saúde (parecem que não são mortais).” 5 Eles não sofrem como os outros (filhos de Deus e, no caso, o povo judeu) sofrem, nem têm as aflições que os outros têm. (Sl.73:4,5 NTLH)

2. Asafe, espantado com a conduta dos ímpios, fez uma lista das suas ações. (vs.6-12)

6 Por isso, usam o orgulho como se fosse um colar e a violência, como uma capa (uma roupa de injustiça que expressa uma vida desaprovada por Deus).

7 O coração deles está cheio de maldade, e a mente deles só vive fazendo planos perversos (se entretêm com toda espécie de insensatez).

8 Eles gostam de caçoar e só falam de coisas más. São orgulhosos e fazem planos para explorar os outros (zombam dos filhos de Deus, são maliciosos e, corruptos, fazem leis para si mesmos).

9 Falam mal de Deus, que está no céu, e com orgulho dão ordens às pessoas aqui na terra. (o orgulho dos maus é voltado contra os Céus e buscam os seus próprios louvores)

10 Assim o povo de Deus vai atrás deles e crê no que eles dizem (acreditam neles e os seguem). 11 Eles afirmam: (vangloriam-se em proclamar) Deus não vai saber disso (Deus não liga para o que fazem); o Altíssimo não descobrirá nada! (Deus não existe e, se é real, Ele não Se importa com o que se passa sobre a Terra)

12 Os maus são assim: eles têm muito e ficam cada vez mais ricos (Onde está a justiça? Onde está a lei da colheita e da semeadura? Onde está Deus?). (Sl.73:6-12 NTLH)

3. Asafe olhou para si e revelou o seu sentimento acerca de Deus. (vs.13,14)

Asafe era um homem temente a Deus, religioso honesto, dedicado à uma conduta moral elevada e, apesar disso, ele não encontrava uma resposta satisfatória às questões que o importunavam: “Por que os ímpios (rebeldes, maus) têm boa saúde, muito dinheiro, enquanto ele mesmo lutava contra enfermidades, castigos ou opressões e empobrecimento?

13 Parece que não adiantou nada (parece que foi inútil) eu me conservar puro (ter me esforçado para ver as coisas com os Teus olhos e viver de acordo com a Palavra divina) e ter as mãos limpas de pecado (ter me esforçado para não pecar e agradar ao SENHOR). 14 Pois (como resultado do meu esforço espiritual e moral) tu, ó Deus, me tens feito sofrer o dia inteiro, e todas as manhãs me castigas. (Sl.73:13,14 NTLH)

Era costume a doutrina hebréia ensinar que os judeus vivem saudáveis e prosperam, ao passo que os ímpios é que sofrem enfermidades, castigos e morrem prematuramente. A visão distorcida dos ensinamentos de Deus causou em Asafe uma visão deformada sobre a vida com o Criador e sentimentos errados.

De acordo com tudo o que havia aprendido, ele deveria estar questionando o seguinte: “O que aconteceu à Palavra de Deus e às Suas promessas?” Para Asafe, Deus punia os justos e não castigava os maus!

O livro de Eclesiastes nos diz o seguinte:

1 Eu pensei bastante, e me esforcei para entender tudo isso, e cheguei à conclusão de que Deus controla o que as pessoas sábias e honestas fazem e até o amor e o ódio delas. Ninguém sabe nada do que vai acontecer no futuro, mas isso não faz diferença. 2 Pois a mesma coisa acontece com os honestos e os desonestos, os bons e os maus, os religiosos e os não-religiosos, os que adoram a Deus e os que não adoram. A mesma coisa acontece com quem é bom e com quem é pecador, com a pessoa que faz juramentos e com a que não faz. (Ec.9:1,2 NTLH)

O sentido destes dois versículos é que os homens bons e que respeitam a Deus, dependem totalmente Dele e não sabem se serão ou não ajudados por Ele. O homem (sejam bons e ruins, religiosos ou pagãos, obedientes ou desobedientes a Deus) não sabe o que lhe acontecerá no futuro! Deus faz com que isso aconteça com todos.

4. Por qual razão você ama e serve a Deus?

Asafe precisava compreender que ele não deveria servir a Deus em função do que poderia ganhar sobre a Terra, mas porque o SENHOR é digno de adoração e serviço, independentemente daquilo que lhe acontecesse.

Satanás é tão astuto que tem dado ao Cristianismo uma característica comercial e, portanto, ele tem levantado falsos mestres ou pregadores que nos incentiva a amar a e a servir a Deus visando os lucros e benefícios que podemos obter. Asafe quase absorveu essa ideia e nos dias atuais, não são poucos que a compram!

Procure lembrar-se dos três judeus que foram lançados na fornalha de Nabucodonosor. (cf. Dn.3:16-18) Eles estavam dispostos a perder suas vidas nas chamas da fornalha, a adorarem um deus estranho! O benefício da fé dos três jovens foi que o SENHOR foi reconhecido na Babilônia como Deus verdadeiro!

Jesus, após a sua ressurreição, apareceu a Pedro e lhe pediu que apascentasse as Suas ovelhas, ou seja, que ele demonstrasse o seu amor pelo SENHOR, cuidando do rebanho de Deus. Jesus não prometeu a Pedro nenhum benefício terreno, mas cobrou o seu compromisso de amor, fé e serviço e lhe disse sobre o tipo de morte sofreria! (cf. Jo.21:15-19)

Nestes dias, a Igreja (os cristãos) está sendo testada com relação ao que tem buscado. (vide Ap.3:14-22) Nós precisamos considerar a nossa condição tanto espiritual como moral e não se estamos ricos. Nós precisamos da ajuda do Espírito de Deus para sabermos se estamos “mornos ou frios”, quando deveríamos estar “quentes”, vivendo pela mesma intensidade de amor que tínhamos por Jesus no princípio da nossa caminhada com Ele. (vide Ap.2:4)

Que nós amemos e sirvamos a Deus porque Ele é digno de adoração! Não há outro Deus semelhante a Ele, que nos tem prometido muito mais do que podemos obter neste mundo. O que adianta termos todas as riquezas da Terra e perdermos a vida verdadeira, a Eternidade ao Seu lado? (vide Mc.8:36)

Que o Espírito de Deus nos ajude a termos uma visão correta de Deus, dos Seus planos e da Sua Soberania, a fim de que não distorçamos as Escrituras Sagradas e construamos dentro de nós sentimentos errados contra Ele!

Que Deus nos abençoe!

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação