Skip to content Skip to footer

Qual é o plano ou a vontade de Deus para a minha vida? Parte 22 – Quando perseguido, que eu me alegre em Deus!

FAÇA O DOWNLOAD DO MP3

Mateus 5:10-12

Textos Bíblicos:

10 — Felizes as pessoas que sofrem perseguições por fazerem a vontade de Deus, pois o Reino do Céu é delas. 11 — Felizes são vocês quando os insultam, perseguem e dizem todo tipo de calúnia contra vocês por serem meus seguidores. 12 Fiquem alegres e felizes, pois uma grande recompensa está guardada no céu para vocês. Porque foi assim mesmo que perseguiram os profetas que viveram antes de vocês. (Mt.5:10-12 NTLH)

Você não está livre de infortúnios, devido à sua posição cristã ou como um seguidor (discípulo) de Jesus Cristo. Você será caluniado, zombado ou insultado por amigos, colegas e pelo sistema filosófico que está sendo implantado na sociedade atual.

Você será denominado como preconceituoso e intolerante, por defender princípios elevados que trazem dignidade ao ser humano em todos os setores da sua vida. Jesus diz que quando isso acontecer, fique feliz por estar fazendo a vontade de Deus!

Vamos entender com maior abrangência as palavras de Jesus:

10 — Felizes [bem-aventurado, afortunado, próspero, de boa sorte, abençoado] as pessoas que sofrem perseguições [pressões, ofensas, mágoas, injustiças] por fazerem a vontade de Deus [por terem adotado a missão divina e o estilo de vida que agrada a Deus], pois o Reino do Céu [o desfrute do Governo divino com todos os seus recursos como a aprovação e a autoridade de Deus] é [no tempo presente] delas. 11 — Felizes são vocês quando os insultam, perseguem e dizem todo tipo de calúnia contra vocês por serem meus seguidores. 12 Fiquem alegres e felizes, pois uma grande recompensa [salário, pagamento como resultado do trabalho árduo, retribuição] está guardada no céu [na habitação de Deus] para vocês. Porque foi assim mesmo que perseguiram os profetas que viveram antes de vocês. (Mt.5:10-12 NTLH)

Então, segundo Jesus:

  • O cristão que é perseguido, por estar fazendo a vontade de Deus é uma pessoa feliz, porque é abençoada por Ele.
  • Durante a perseguição, o cristão que faz a vontade de Deus tem a seu favor toda ajuda divina.
  • O cristão, ao ser perseguido, deve se sentir feliz, pelo fato de estar vivendo em Cristo.
  • O cristão receberá a justa retribuição divina na Eternidade, pelo seu trabalho árduo na Terra.
  • O cristão não deve estranhar a perseguição que lhe sobrevém, pois os antigos profetas de Deus também foram perseguidos.

No Cristianismo autêntico, há muito sofrimento! Porém, mesmo em lugares adversos ou impróprios ou de oposições, Jesus ensina sobre a possibilidade de sermos felizes e abençoados por Deus. Portanto, Ele nos ensina que a nossa alegria não se deve aos nossos momentos de tranquilidade, mas ao conhecimento (ou experiência interior) que temos de estarmos vivendo em Deus e para Ele, em obediência.

O mundo ensina que a felicidade se deve à ausência dos problemas e, infelizmente, muitos pregadores atuais aderiram a essa ideia, contrariando as palavras do Mestre! Nós nos enganamos com as nossas ambições terrenas e nos esquecemos das promessas eternas feitas por Deus, aos que O amam e verdadeiramente creem Nele.

A Igreja não está neste mundo para atender aos nossos desejos pessoais, mas para lutar pelos interesses de Deus, os quais são eternos e que nos abençoam no tempo presente. Por muito tempo, nós andamos longe de Deus e por Ele fomos conduzidos a Cristo e, portanto, é natural que Nele sejamos aperfeiçoados.

Porém, eu diria que esse aperfeiçoamento não acontece sem que soframos algumas dores. O processo é igual a uma árvore frutífera que precisa ser colocada no solo no tempo certo e sofrer as podas naturais, a fim de ela produza muitos frutos.

1. Você acredita numa vida cristã sem podas divinas e, portanto, sem dores?

Em João 15, Jesus ensina que o Pai (sendo o Agricultor) tem o poder de cortar (rejeitar) os “ramos” (os cristãos improdutivos) da “Videira” (Jesus) (Jo.15:1,2ª). Porém, Ele também limpa (poda) os “ramos” (cristãos com potencial a frutificar), a fim de que produzam frutos (v. Jo.15:2b).

Então, Deus poda os “ramos” que estão na “Videira”, limpando alguns e cortando outros para serem jogados fora, a fim de serem queimados. Jesus diz isso para afirmar que Deus, na Sua onisciência, conhece os “ramos” producentes e aqueles que dizem estarem vivos, mas, que na verdade estão mortos! (v. A igreja de Sardes – Ap.3:1 e segs.)

  • Ao retirar o ramo improdutivo da “Videira”, tanto Jesus (Videira) e aquele que Dele é retirado (ramo improdutivo) sofrem. O “ramo” sofre por desonrar o “Tronco”.
  • Ao limpar ou podar o ramo que está ligado à “Videira”, o galho ou o ramo (o cristão) sofre, mas, ao aceitar a poda, ele alegra a “Videira”, pois, desse modo, produzirá mais frutos e revelará a vida que flui da “Videira”. O “ramo” sofre com alegria por honrar o “Tronco” ou a “Videira”.

Nós cristãos fomos conduzidos por Deus a Cristo (v. Jo.6:44,65), a fim de refletir a grandeza e a autoridade divina às pessoas (v. Mt.5:13-16). Entretanto, nós não devemos esperar que a filosofia mundana nos aceite com prazer, pois, a vontade de Deus é contrária ao orgulho e egoísmo humano. Portanto, esse choque de cultura promove sofrimentos ao cristão verdadeiro (v. Mt.10:22; Lc.21:17; Jo.15:18,19; 16:33).

2. O cristão sofre por obedecer a Deus? E Deus, permite que isso lhe aconteça?

O sofrimento neste mundo é inevitável, porém, o fato de sofrermos não nos torna mais íntimos de Deus, mas a nossa comunhão com Ele se desenvolve quando agimos corretamente nos períodos de sofrimento.

14 Vocês serão felizes se forem insultados [amaldiçoados, maltratados, rejeitados] por serem seguidores de Cristo, porque isso quer dizer que o glorioso Espírito de Deus veio sobre vocês. 15 Se algum de vocês tiver de sofrer, que não seja por ser assassino, ladrão, criminoso ou por se meter na vida dos outros. 16 Mas, se alguém sofrer por ser cristão, não fique envergonhado, mas agradeça [glorifique, celebre, exalte, esteja honrando] a Deus o fato de ser chamado por esse nome. (1 Pe.4:14,15 NTLH)

Pedro ainda diz o seguinte:

19 Se vocês suportarem sofrimentos injustos, sabendo que esta é a vontade de Deus, ele abençoará vocês por causa disso. 20 Pois, se vocês fazem o mal e são castigados, qual é o merecimento de suportarem com paciência o castigo? Mas, se vocês sofrem por terem feito o bem e suportam esse sofrimento com paciência, Deus os abençoará por causa disso, 21 pois foi para isso que ele os chamou. O próprio Cristo sofreu por vocês e deixou o exemplo, para que sigam os seus passos. (1 Pe.2:19-21)

Então, o cristão sofre ao ser podado por Deus e também sofre por obedecê-Lo! Então eu lhe pergunto: VOCÊ DESEJA SER UM DISCÍPULO DE JESUS?

Quando Jesus nos ordena que sejamos felizes, mesmo quando somos afligidos, Ele está ciente do mundo em que vivemos, o qual está cheio de sofrimentos e eles nos atingem. A nossa alegria não deve ser vulgar, ordinária, fingida ou banal, mas extraordinária ou sobrenatural! Essa alegria é a única maneira de conviver e sobreviver a todo o sofrimento.

3. A alegria do cristão engrandece a Deus e reflete a Sua grandeza!

Nós somos capazes de cantar hinos alegres e, ao mesmo tempo, com os olhos cheios de lágrimas. Entoamos canções de vitória, enquanto caminhamos para os nossos “Calvários”! O caminho para a Eternidade é dolorido, mas é abençoado e nos faz pessoas felizes!

Nós somos felizes ao responder com amor ao ódio! Somos felizes porque deixamos a mentira e abraçamos a Verdade divina! Somos felizes porque encontramos todo o prazer em Deus e não no lixo moral que nos é oferecido! Somos felizes porque Jesus é a nossa felicidade e sabemos que Ele não nos deixará órfãos ou abandonados, mas voltará para nós! (v. Jo.14:18)

Neste mundo todos sofrem, mas não como os cristãos autênticos, pois, estes expressam uma vida alegre em Deus, mesmo quando perseguidos!

Termino esta meditação com as palavras do irmão e apóstolo Paulo:

4 Tenham sempre alegria [estejam se regozijando, sempre satisfeitos], unidos com o Senhor! Repito: tenham alegria! 5 Sejam amáveis [convenientes, gentis, apropriados, educados] com todos. O Senhor virá logo. (Fp4:4,5 NTLH)

Que Deus nos abençoe!

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação