Skip to content Skip to footer

Olhe para si e para as situações com os olhos de Deus – Parte 5: Que aprendamos o que Asafe aprendeu

FAÇA O DOWNLOAD DO MP3

Salmos 73:23-28

Texto Base:

23 No entanto, estou sempre contigo, e tu me seguras pela mão. 24 Tu me guias com os teus conselhos e no fim me receberás com honras. 25 No céu, eu só tenho a ti. E, se tenho a ti, que mais poderia querer na terra? 26 Ainda que a minha mente e o meu corpo enfraqueçam, Deus é a minha força, ele é tudo o que sempre preciso. 27 Os que se afastam de ti certamente morrerão, e tu destruirás os que são infiéis a ti. 28 Mas, quanto a mim, como é bom estar perto de Deus! Faço do SENHOR Deus o meu refúgio e anuncio tudo o que ele tem feito. (Sl.73:23-28 NTLH)

Asafe iniciou este Salmo dizendo sobre como Deus é bom para o Seu povo (v.1), porém, ele não estava certo do verdadeiro significado do termo “bom”. Ele entendia que Deus deveria dar ao Seu povo uma “boa vida”, ou seja, prosperidade material (riquezas), poder (autoridade), esplendor e prazer, pois foi isso o que viu na vida dos ímpios.

4 “Os maus não sofrem; eles são fortes e cheios de saúde.” 5 Eles não sofrem como os outros sofrem, nem têm as aflições que os outros têm. 6 Por isso, usam o orgulho como se fosse um colar e a violência, como uma capa. 7 O coração deles está cheio de maldade, e a mente deles só vive fazendo planos perversos. 8 Eles gostam de caçoar e só falam de coisas más. São orgulhosos e fazem planos para explorar os outros. 9 Falam mal de Deus, que está no céu, e com orgulho dão ordens às pessoas aqui na terra. 10 Assim o povo de Deus vai atrás deles e crê no que eles dizem. 11 “Eles afirmam: “Deus não vai saber disso; o Altíssimo não descobrirá nada!”” 12 Os maus são assim: eles têm muito e ficam cada vez mais ricos. (Sl.73:4-12 NTLH)

Na adoração no Templo, Asafe aprendeu que, mesmo vacilante, Deus o sustentou, deu-lhe conselhos sábios sobre a realidade tanto dos ímpios como dos fiéis a Ele.

23 No entanto [i.e, apesar de tudo o que vi e pensei], estou sempre contigo, e tu me seguras [i.e, me sustentas firme] pela mão. 24 Tu me guias com os teus conselhos [i.e, com a Tua sabedoria] e no fim me receberás com honras [i.e, no lugar da Tua habitação]. 25 No céu, eu só tenho a ti. E, se tenho a ti, que mais poderia querer [se não a Tua presença] na terra? 26 Ainda que a minha mente e o meu corpo enfraqueçam, Deus é a minha força, ele é tudo o que sempre preciso. 27 Os que se afastam de ti certamente morrerão, e tu destruirás os que são infiéis a ti. 28 Mas, quanto a mim, como é bom estar perto de Deus! Faço do SENHOR Deus o meu refúgio [minha proteção] e anuncio tudo [proclamo ao mundo todo] o que ele tem feito. (Sl.73:23-28 NTLH)

Asafe viu que os ímpios vivem para impressionar uns aos outros, a fim de atrair admiradores, porém, não possuíam consigo a presença de Deus.

Asafe aprendeu o modo como Deus trata o ímpio e aquele que é fiel a Ele. Deus permite que os ímpios sigam as suas próprias fantasias ou sonhos pessoais e o destino deles será a destruição.

18 Tu os pões em lugares onde eles escorregam e fazes com que caiam mortos. 19 Eles são destruídos num momento e têm um fim horrível. 24 Tu me guias [i.e, sou orientado, liderado] com os teus conselhos [i.e, com a tua sabedoria, a fim de que eu enxergue as coisas do modo como vês] e no fim me receberás com honras. 27 Os que se afastam de ti certamente morrerão, e tu destruirás os que são infiéis a ti. (Sl.73:18,19, 24,27 NTLH)

Asafe viu que os ímpios têm o que desejam, exceto o que verdadeiramente precisam, ou seja, Deus! Ele viu que as posses dos ímpios tomam o lugar de Deus e se tornam seus ídolos. Então, Asafe aprendeu que nada, tanto no Céu como na Terra, pode ser mais desejado do que Deus.

25 No céu, eu só tenho a ti. E, se tenho a ti, que mais poderia querer [senão a Tua presença] na terra? 26 Ainda que a minha mente e o meu corpo enfraqueçam, Deus é a minha força, ele é tudo o que sempre preciso. (Sl.73:25,26 NTLH)

Ao terminar o momento de adoração coletiva no Templo, Asafe estava disposto a contar a todos o que havia aprendido acerca de uma vida próxima (íntima) de Deus e como voltou a confiar Nele. Agora, depois de ter aprendido várias lições, ele estava preparado para declarar as obras do SENHOR na sua vida e na do Seu povo!

O apóstolo Paulo ensinou o seguinte:

35 Então quem pode nos separar do amor de Cristo? Serão os sofrimentos, as dificuldades, a perseguição, a fome, a pobreza, o perigo ou a morte? 36 “Como dizem as Escrituras Sagradas: “Por causa de ti estamos em perigo de morte o dia inteiro; somos tratados como ovelhas que vão para o matadouro.”” 37 Em todas essas situações temos a vitória completa por meio daquele [Jesus Cristo] que nos amou. (Rm.8:35-37 NTLH)

Nada pode nos separar do amor de Deus, a não ser a nossa incredulidade, rebeldia, orgulho e egoísmo. Aquele que está em Cristo sempre se deparará com perseguições e rejeições. Porém, em Cristo, Deus nos capacita a suportarmos e superarmos todo tipo de adversidade, a fim de termos a vitória que se completará no Céu, na Eternidade.

Que Deus nos abençoe!

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação