Skip to content Skip to footer

Senhor, meu Pastor: Tu me darás o que preciso!

FAÇA O DOWNLOAD DO ÁUDIO

Salmos 23:1-3

Texto Bíblico:

O SENHOR é o meu pastor: nada me faltará. 2 Ele me faz descansar em pastos verdes e me leva a águas tranqüilas. 3 O SENHOR renova as minhas forças e me guia por caminhos certos, como ele mesmo prometeu. (Sl.23:1 NTLH)

Muitos olham para este verso das Escrituras e o tem como uma promessa de que Deus lhes dará tudo o que desejarem, caso tenham fé. No entanto, a observação atenta a este Salmo nos revela que Davi, o seu autor, se coloca na posição de uma ovelha, e Deus, no papel de seu Pastor. Desse modo, o Senhor supre as necessidades essenciais do Seu rebanho.

Portanto, no Salmo 23, Davi descreve o trabalho do “Pastor”. Muitos possuem um conhecimento aceitável sobre Deus, mas poucos O conhecem na experiência.

1. O “Pastor” e os Seus auxiliares. Você segue a voz do Seu “Pastor”?

Davi ainda não era o rei de Israel e sofria intensas perseguições e perigos de morte, porque os seus inimigos não queriam vê-lo no trono. Por outro lado, Davi sempre foi um hábil pastor de ovelhas e percebeu como Deus estava cuidando dele, do mesmo modo como ele cuidava das ovelhas de seu pai Jessé.

Por essa razão, Davi se referia a Deus como o Seu “Pastor”. Na verdade, ele dá um nome a Deus: “SENHOR” (Meu Único Dono), meu “Pastor” e, então, diz: “Dele eu tenho tudo o que é preciso”. Então, Davi afirma que o Seu “Pastor” não permitiria que lhe faltasse o necessário a cada dia, ainda que não tivesse tudo o que desejasse, a fim de cumprir a sua missão de vida.

1 O SENHOR é o meu pastor: nada me faltará. (Sl.23:1 NTLH)

Devido ao clima árido no Oriente Médio, as pastagens, muitas vezes, se encontram distantes do curral, ou regiões de oásis. Isso significa que o pastor preparava o seu rebanho muito cedo, a fim de atravessar o deserto e onde ele e as ovelhas deveriam passar o dia.

A jornada poderia levar horas e ela era feita todos os dias! Eles, os pastores e as ovelhas, saíam antes do amanhecer, para não enfrentar o calor escaldante do deserto, o que impossibilitaria a travessia.

Sabemos que, devido à sua natureza, as ovelhas vivem melhor em rebanhos, porém, elas possuem certas características que trazem complicações ao processo de conduzi-las pelo deserto.

É comum o pastor de um rebanho treinar de um até três auxiliares para conduzir suas ovelhas, e isso pode ser visto ainda hoje. Por quê? A ovelha é um animal que não aceita muito bem a substituição do seu dono e, na ausência deste, ela fica muito deprimida, abatida ou triste, pelo fato de não ouvir a sua voz. A ovelha chega a recusar tanto a comida como a água que lhe são oferecidas pelo substituto, na ausência do seu pastor.

É comum a estratégia de se colocar um segundo pastor junto ao rebanho, a fim de que as ovelhas se acostumem com a sua voz. O auxiliar segue à risca o treinamento que recebeu, pois sabe que o rebanho não lhe pertence. Então, nós percebemos que a relação entre pastor e ovelha é muito forte!

Veja o que o profeta Jeremias disse acerca de Deus, o “Pastor”:

Eu [Deus] lhes darei líderes [pastores] que cuidarão deles [que os apascente]. Não ficarão mais com medo, nem apavorados, e nenhum deles se perderá. Eu, o SENHOR, estou falando. (Je.23:4 NTLH)

Certa vez, Jesus disse:

Tenho outras ovelhas que não estão neste curral. Eu preciso trazer essas também, e elas ouvirão a minha voz. Então elas se tornarão um só rebanho com um só pastor. (Jo.10:16 NTLH)

A Bíblia ensina que nós somos o rebanho (as ovelhas) de Deus. Nós vivíamos longe Dele, mas o nosso “Pastor” nos deu Jesus (o Bom Pastor – v. Jo.10:10), foi nos buscar onde estávamos e entre todas as vozes que ouvíamos, foi-nos dada a graça de reconhecermos a Sua voz e passamos a segui-Lo.

O apóstolo Pedro nos fala do Seu trabalho em nossas vidas:

Vocês eram como ovelhas que haviam perdido o caminho, mas agora foram trazidos de volta para seguir o Pastor [Jesus], que cuida [que supervisiona, examina com grande atenção, vigia, fiscaliza, visita] da vida espiritual de vocês. (1 Pe.2:25 NTLH)

Quem segue a Jesus deve entender o Seu trabalho em sua vida. Portanto, com prazer, sem reclamações e por reconhecer a Sua voz, o cristão verdadeiro aceita ser fiscalizado por Jesus, por meio do Espírito Santo e da Palavra de Deus, acerca da sua conduta, tanto espiritual como moral.

Infelizmente, digo isso com respeito: muitos pastores da atualidade desprezam a vida espiritual e moral das “ovelhas” do SENHOR, dando a elas promessas de vida cheia de vitória fácil sobre todos os seus inimigos (espirituais e físicos), prosperidade financeira, luxo e um falso sentimento de paz interior.

Então, quando ouvem a voz do “Pastor” falando sobre o correto relacionamento com Deus, não conseguem discernir a Sua voz e se afastam Dele, expressando uma atitude de rebeldia. Entretanto, eu dou graças a Deus por aqueles que se submetem à liderança de Cristo.

Jesus disse:

“As minhas ovelhas escutam [conhecem, dão atenção, entendem] a minha voz; eu as conheço [intimamente], e elas me seguem.” (Jo.10:27 NTLH)

2. O “Pastor” me faz, me leva e me guia… Do que você tem medo?

2 Ele me faz descansar em pastos verdes e me leva a águas tranqüilas. 3 O SENHOR renova as minhas forças e me guia por caminhos certos, como ele mesmo prometeu. (Sl.23:2,3)

Quando Davi diz que nada lhe faltaria, nós encontramos, por ora, a resposta nestes dois versos bíblicos, os quais relatam a sua experiência com o Seu “Pastor”, em um espírito de submissão.

Depois de uma longa caminhada pelo deserto (depois de muita exaustão), o “Pastor” lhe dava o alimento necessário e água para saciar a sede.

Uma característica da ovelha é o seu senso de medo, de terror. As ovelhas têm medo de tudo, não possuem dentes ou garras afiadas e não são peçonhentas para se defenderem. Elas têm medo de qualquer reflexo (até do seu) na água e o barulho das correntezas também as assusta; por causa disso, elas deixam de se saciar e são capazes de morrer de sede!

Imagine um animal que morre de sede, mesmo diante de uma nascente de água, porque tem medo! Por isso, o pastor conduz suas ovelhas a “águas tranquilas”.

O comportamento das ovelhas se assemelha ao nosso, pois quantos cristãos estão perdendo grandes oportunidades de serem úteis a Deus, aos seus próximos e a si mesmos por terem medo? Na verdade, o medo de uma ovelha poderá encontrar lugar em muitas outras!

Você deve se lembrar de quando Moisés enviou 12 homens para espiar a Terra Prometida e 10 deles voltaram dizendo o seguinte:

27 Eles disseram a Moisés: — Nós fomos até a terra aonde você nos enviou. De fato, ela é boa e rica, como se pode ver por estas frutas. 28 Mas os que moram lá são fortes, e as cidades são muito grandes e têm muralhas. Além disso, vimos ali os descendentes dos gigantes. (Nm.13:27,28 NTLH)

O medo de realizarem a vontade de Deus os fez se parecer como gafanhotos diante de um povo, contra o qual o SENHOR já lhes havia garantido a vitória! As suas notícias fizeram com que todo o Israel chorasse e murmurasse por longas horas.

Deus os sustentou no deserto do Sinai. Ele mesmo lhes deu pão, água e carne em uma terra árida. Foi com a Sua mão poderosa que eles foram conduzidos até aquele momento e, mesmo sabedores da promessa divina de uma vida digna, desistiram de confiar Nele! Eles não queriam lutar, mas desejavam ter tudo do modo mais fácil e cômodo!

O medo pode fazer com que você deixe de confiar em Deus e se entregue ao “misticismo barato”, muito oferecido hoje em dia. O medo pode fazer com que você troque o melhor de Deus pelo pior! O medo pode fazer com que você não tenha prazer em Deus e se volte contra Ele. Os seus argumentos recheados de medo podem contagiar outras pessoas a agirem como você! O medo de confiar na Palavra de Deus pode impedir que você seja outra pessoa!

Deus espera que você confie Nele e no Seu trabalho de “Pastor”! O trabalho diário de um pastor para com as suas ovelhas era lhes garantir a provisão diária, a fim de que suas forças fossem renovadas, e o nosso SENHOR faz o mesmo.

Jesus, ensinando aos Seus discípulos sobre como deveriam orar, lhes disse:

Dá-nos hoje o alimento [o pão nosso diário, o necessário para hoje] que precisamos. (Mt.6:11 NTLH)

Nós temos aprendido que nada sabemos sobre o dia de amanhã! Sequer sabemos o que nos virá daqui a um minuto! Tudo o que recebemos de Deus é perfeito para vivermos o presente e, amanhã, caso ainda estejamos vivos, receberemos as Suas provisões. Não busque a Deus para se defender de obstáculos futuros, mas confie Nele para viver o presente!

A cada dia nós somos supridos por Deus, a fim de sermos fortalecidos, mas para qual propósito? Para sermos guiados e andarmos por caminhos certos ou corretos, pois essa é uma promessa que o “Pastor” faz às Suas “ovelhas”, que no caso, somos nós. Ainda que seja um caminho difícil e perigoso (o Vale da Sombra da Morte), Ele sempre estará junto a nós e nos protegerá do mal!

Talvez, você diga que hoje está precisando de um milagre, de uma libertação, de uma cura, de uma solução rápida! Porém, Deus, como Seu “Pastor”, pode estar lhe dizendo que você precisa ouvir Sua voz e “andar” por caminhos corretos. Nesse caso, Ele quer trabalhar na sua vida espiritual e moral. Ele quer testar a sua confiança e submissão à Sua Palavra.

É bem possível que o SENHOR não retire seus inimigos ou os obstáculos que estão à sua frente, mas irá fazer com que você ande em meio a eles com toda a coragem e confiança Nele! Sabemos que o “SENHOR”, nosso “Pastor”, ainda que nos faça andar, nos leve e nos guie por caminhos difíceis e perigosos, sempre estará conosco e, por isso, sejamos submissos e obedientes a Ele, pois nesses momentos, teremos Dele tudo o que precisamos!

Portanto, sejamos corajosos e afirmemos: “O Senhor é quem me ajuda, e eu não tenho medo. Que mal pode alguém me fazer? (Hb.13:6 NTLH)

Que Deus nos abençoe!

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação