1. Por que o universo existe e o que ele expressa?
O Telescópio Espacial Hubble envia para a Terra constantemente,
imagens impressionantes de galáxias e estrelas que estão a bilhões de anos luz. Ele tem revelado a grandiosidade desse universo com estrelas que ultrapassam o tamanho do nosso Sol, em mais de 2000 vezes. É tanta imensidão e grandeza, que nós ficamos impressionados e nos sentimos muito pequenos.
Entretanto, o universo foi feito para proclamar a glória de Deus, pois assim diz o salmista:
O céu anuncia a glória de Deus e nos mostra aquilo que as suas mãos fizeram. (Sl.19:1 NTLH)
Leiamos o mesmo verso em outras palavras:
“O universo visível relata o esplendor da grandeza de Deus, e ainda, ele nos torna conhecidas as realizações ou os feitos das Suas poderosas mãos.”
Como cristãos, ao olharmos para os céus, nós deveríamos contemplá-lo de acordo com a grandeza de Deus. O profeta Isaías disse:
25 Com quem vocês vão comparar o Santo Deus? Quem é igual a ele? 26 Olhem para o céu e vejam as estrelas. Quem foi que as criou? Foi aquele que as faz sair em ordem como um exército; ele sabe quantas são e chama cada uma pelo seu nome. A sua força e o seu poder são tão grandes, que nenhuma delas deixa de responder. (Is.40:25,26 NTLH)
O universo não é um produto de uma grande explosão (“Big Bang”), pois qualquer detonação não lança objetos de modo organizado. Repare nas palavras do salmista, quando diz: “Foi aquele que as faz sair em ordem”. Caso o universo tenha acontecido a partir de uma grande explosão que gerou o espaço-tempo, ela só pode ter sido “orquestrada” por um ser tremendamente superior, que é Deus. Ele é o único que pode realizar uma “explosão organizada”! Aleluia!
O salmista diz que Deus fez com que as estrelas “saíssem”, ou seja, que elas passassem a empreender uma rota demarcada ou uma viagem organizada. Nós sabemos que o universo está se expandindo a cada dia e que daqui a tantos milhões ou bilhões de anos, ele se esfriará por completo, chegando ao seu fim. Não são interessantes as palavras do apóstolo João?
Então vi um novo céu e uma nova terra. O primeiro céu e a primeira terra desapareceram, (…). (Ap.21:1 NTLH)
João, em sua visão, “observou” um novo universo e uma nova Terra, pois o primeiro universo e a primeira Terra “desapareceram” ou morreram. O nosso planeta já passou por um caos e Deus o restaurou.
2. Por que Deus criou e restaurou a Terra e o que ela proclama?
Certa vez, o profeta Isaías estava orando e ele viu o Senhor assentado num elevado trono. Sobre o trono do Santo havia anjos voando (serafins) e eles proclamavam uns aos outros:
“Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos, a terra inteira está cheia da sua glória”. (Is.6:3 NVI)
Deus criou a Terra para enchê-la com a Sua glória (esplendor, grandeza)! O nosso planeta, assim como os céus, também declara a grandeza das obras das poderosas mãos de Deus. Quando assisto a certos documentários que mostram cenas de lugares fantásticos, como: florestas, oceanos, desertos, rios, montanhas, vejo como em cada um desses ambientes, a vida explode abundantemente! Isso é coisa de Deus!
Eu sempre fico emocionado ao ver a glória de Deus em todas essas coisas! Nada do que vemos é obra de evolução, pois cada espécie, seja na vida animal ou vegetal, continua produzindo a sua própria espécie como Deus ordenou no Livro do Gênesis. (cf. Gn.1:11,24,25) Tudo o que vemos sobre este planeta é obra da poderosa mão de Deus e que revela a Sua glória!
De onde veio tanta variedade? Que cometa ou asteróide poderia ter trazido tanta riqueza?
Portanto, a samambaia gera samambaia, a manga gera manga, o antropóide gera antropóide ou primata e o ser humano gera ser humano.
3. Por que Deus criou o homem e o que ele deveria revelar?
Há quem diga que descendemos dos primatas, mas quantos séculos já se passaram e nós, não temos visto nenhum traço de evolução dos primatas para o ser humano? Isso deveria ainda estar acontecendo, você não acha? No entanto, Deus criou o homem à Sua imagem e semelhança e deu a ele, o domínio tanto sobre os animais como sobre toda a Terra! (cf. Gn.1:26)
Davi, pela inspiração do Espírito de Deus, escreveu sobre a formação do homem:
No entanto, fizeste o ser humano inferior somente a ti mesmo e lhe deste a glória e a honra de um rei. (Sl.8:5 NTLH)
É difícil imaginar, que Deus nos criou um pouco menor do que Ele e nos coroou com grande glória e grande honra! Portanto, nós deveríamos refletir essa glória, o esplendor de Deus em todos os cantos, pois fomos criados para a Sua glória! (cf. Is.43:7)
4. O desprezo pela glória e do conhecimento de Deus causa desordens.
Vamos ler novamente Romanos 1:23-28 e procurar responder a estas questões:
• Em vez do Criador, a quem o homem resolveu adorar? (23)
• Qual foi o resultado dessa escolha? (24)
• O homem trocou a verdade pela mentira, e a quem ele passou a servir? (25)
• O desprezo do homem a Deus provocou o Seu desprezo pelo homem, e qual é o
resultado disso? (26,27)
• Por que o homem faz o que não deve ser feito? (28)
O que vemos neste texto bíblico é uma anarquia moral, uma “explosão desorganizada” de impulsos e desejos imorais.
A verdade é que quando trocamos a glória de Deus por coisas vulgares ou banais, Ele nos abandona a uma vida de depravação e miséria moral. O fato é: nós fomos criados para conhecer e valorizar a glória de Deus acima de qualquer coisa. Quando trocamos a grandeza de Deus pela insensatez, tudo fica em desordem!
Suponhamos: caso o nosso Sol resolvesse por si mesmo se deslocar um pouco de lado, o que aconteceria ao nosso sistema solar? Tudo ficaria numa verdadeira desordem ou caos! É isso o que acontece conosco, quando Deus fica deslocado de nossas vidas! O resultado é caos e
desordem.
Nós não precisamos da nossa glória, do nosso esplendor, mas precisamos urgentemente da glória de Deus!
5. Qual foi o objetivo maior da vinda de Jesus a este mundo entre os homens?
Jesus veio trazer a redenção, perdão, reconciliação entre o homem e Deus, santificação, adoção, mas dentre estas maravilhas, será que não existe algo muito maior? O apóstolo João declarou o seguinte:
Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade. (Jo.1:14 NVI)
O que os discípulos viram em Jesus? Eles viram tanto a natureza como o esplendor da glória de Deus em Cristo, pois Jesus é Deus! A glória de Cristo revela a glória de Deus e o Evangelho de Jesus revela a glória de Cristo!
Aceitar o Evangelho de Jesus sem observar a Sua glória, é o mesmo que estar fascinado com o universo, sem vislumbrar a glória Daquele que o criou. É o mesmo que estar em um lugar maravilhoso, tirar inúmeras fotos e dizer: “Olha, eu estive aqui!” A pessoa fica encantada com o cenário, mas não percebe que nele há a ação da poderosa mão de Deus.
Muitos estão dentro de uma igreja por anos e não são transformados pelo Evangelho de Jesus, pela razão de não compreender ou vislumbrar a Sua glória, poder, esplendor, grandeza, dignidade e honra.
Um pregador pode pregar a Palavra de Deus e estar tão preocupado com o seu sermão, que não observa a glória de Cristo. A sua pregação fará muito mal às pessoas, pois aqueles que ouvem a mensagem do Evangelho e não vislumbram a glória eterna de Jesus, continuarão sendo terrenos e mundanos! É a glória ou o esplendor de Deus, que nos seduz a sairmos do espírito do mundo.
6. Ofuscar a glória de Deus em nossos corações é um plano satânico.
O apóstolo Paulo declarou o seguinte:
3. Porque, se o evangelho que anunciamos está escondido, está escondido somente para os que estão se perdendo.
4. Eles não podem crer, pois o deus deste mundo conservou a mente deles na escuridão. Ele não os deixa ver a luz que brilha sobre eles, a luz que vem da boa notícia a respeito da glória de Cristo, o qual nos mostra como Deus realmente é. (2 Co.4:3,4 NTLH)
Por que alguém desejaria ser salvo, se não visse algo muito maior do que os prazeres que ele tem neste mundo? Por que você deixa o conforto da sua casa, para estar em uma reunião como esta, caso não estivesse vendo a glória de Cristo no ensinamento do Evangelho? Por que alguns se abdicam de um futuro promissor neste mundo, para serem pregadores do Evangelho, sabendo que poderão perder tudo o que têm?
Quando nós nos rendemos ao Evangelho de Jesus, optamos pela glória de Deus em detrimento aos prazeres desta vida passageira. A percepção que temos dessa grandeza ou esplendor Divino é o que nos leva a dedicar a Deus, tudo o que somos e temos.
Portanto, Jesus veio para revelar a Sua glória, a glória do Pai, do Criador ao ser humano e essa glória é que traz a ordem à desordem, pelo menos em nossa vida interior. Por que eu digo isso? Porque o mundo já optou, ou seja, ele já fez a sua escolha. Ele deseja deslocar Deus e viver em desordem!
A glória de Deus em nós é a cura para a nossa vida desordenada! Paulo disse:
Portanto, todos nós, com o rosto descoberto, refletimos a glória que vem do Senhor. Essa glória vai ficando cada vez mais brilhante e vai nos tornando cada vez mais parecidos com o
Senhor, que é o Espírito. (2 Co.3:18 NTLH)
A igreja existe para refletir a glória de Deus, na medida em que ela procura se parecer cada vez mais com Jesus, em pensamentos e ações!