SE PREFERIR FAÇA DOWNLOAD:
Mateus 5:13-16
Nossas palavras e ações dão evidências de que Cristo habita em nós.
No texto que lemos, Jesus diz que nós somos “sal” para a humanidade e se perdermos o sabor, seremos pisados por ela. O termo “pisado”, usado por Jesus no grego é katapatéo, que significa “ser repelido com desprezo”. Jesus fala que somos também “luz” para o mundo. A luz que a Igreja emite são as boas ações que realizamos, para que Deus o nosso Pai, seja reconhecido e exaltado. Isto é uma missão!
O que descobrimos com as palavras de Jesus? Que nós fomos chamados por Deus, para que neste mundo façamos uma diferença. Como seguidores de Cristo nós devemos exibir certos sinais de vida, que evidenciem nosso comprometimento com o Senhor e Seu Reino.
Alguns sinais são óbvios para aqueles que nos vêem orando, lendo a Bíblia, investindo no Reino com o nosso dízimo e com nossas ofertas, resistindo a tentações, cantando louvores, etc. O mundo diz que somos cristãos porque praticamos essas coisas, mas ainda assim, ele está nos vendo a distancia.
Jesus disse aos professores da religião em Seus dias: (…) vocês dão a Deus a décima parte [dízimo] até mesmo da hortelã, da erva-doce e do cominho, mas não obedecem aos mandamentos mais importantes da Lei, que são: o de serem justos com os outros, o de serem bondosos e o de serem honestos. Mas são justamente essas coisas que vocês devem fazer, sem deixar de lado as outras. (Mt.23:23 NTLH) Há algo no texto que poucos percebem: Nós devemos amar a Deus, mas o nosso amor a Deus só é verdadeiro quando nos preocupamos com o nosso próximo. (cf. Mt.22:37-39)
Paulo nos ensina que Deus nos confiou a mensagem de reconciliação, para que o mundo seja reconciliado com Deus e por isso, o Espírito Santo nos outorga o título de “embaixadores de Cristo”. (cf. 2 Co.5:19,20) Como as pessoas reconhecem que nós somos embaixadores de Deus? Pelo nosso sorriso, pela alegria, pela compaixão diante do infortúnio das pessoas, pela amizade sincera, pelo estilo simples de vida, pela prática da bondade, generosidade, pelas ações sociais, pelas lágrimas e pela manifestação pública da nossa fé no poder de Deus.
O mundo em que vivemos está desesperado por sinais de vida. Ele está faminto por amor, alegria, paz, paciência, bondade, fidelidade, esplendor, simplicidade, honestidade e compaixão. Não basta servir ao Senhor em segredo com os nossos dízimos, orações, estudos bíblicos e devocionais. Nós temos que exibir o estilo de vida do “Nazareno” em meio à nossa cultura corrupta.
Jesus chamou essa atitude de “deixar a nossa luz brilhar diante dos homens, para que possam ver as nossas boas obras e glorificar o nosso Pai que está nos céus”. Paulo disse: Façam tudo sem queixas nem discussões para que vocês não tenham nenhuma falha ou mancha. Sejam filhos de Deus, vivendo sem nenhuma culpa no meio de pessoas más, que não querem saber de Deus. No meio delas vocês devem brilhar como as estrelas no céu. (Fp.2:14,15 NTLH)
Nesse momento, temos que responder a duas perguntas:
1. Que características em nossas vidas oferecem evidência firme de que somos
seguidores de Cristo?
2. Que aspectos de nossas vidas contradizem a afirmação de que seguimos a Jesus?
Quando você decide seguir e demonstrar a vida de Deus às pessoas por ser fiel a Ele, espere pela bondade de Deus agindo a seu favor. A Bíblia diz: Deus está sempre vigiando tudo o que acontece no mundo a fim de dar forças a todos os que são fiéis a ele com todo o coração. (2 Cr.16:9 NTLH) Dar força significa que Deus estará agindo a favor daquele que é fiel; isto é, ajudando, curando, dando ânimo e poder.
Quando você vive para agradar a Deus, você recebe benefícios e não somente isso, mas a sua vida faz uma grande diferença na transformação de situações e pessoas. Deus o abençoe!