SE PREFERIR FAÇA DOWNLOAD:
Gênesis 27:22-30
Como é difícil distinguir entre semelhanças e diferenças! Isso é tão difícil, que muitas vezes nós nos omitimos, para não entrarmos em terrenos complicados. O erro e a verdade andam lado a lado e o erro é tão hábil em imitar a verdade, que não é de estranhar, que muitos confundam um com o outro.
Jamais admita algo como verdadeiro só pelo prazer do seu bem-estar. Isaque cometeu esse erro ao confundir Jacó com Esaú, o filho mais velho. Isaque apalpou Jacó, cheirou suas roupas, mas não foi persistente na sua avaliação, foi apressado e deu ao filho mais novo, a bênção que seria por direito do filho mais velho. Isaque confundiu o falso com o verdadeiro!
Atente para o conselho de Paulo: (…) não é de admirar, pois até Satanás pode se disfarçar e ficar parecendo um anjo de luz. Portanto, não é nada demais que os servidores dele se disfarcem, apresentando-se como pessoas que fazem o bem. (…) (2 Co.11:14,15 NTLH) Há pensamentos, pessoas, lugares que parecem inofensivos, mas eles se tornam instrumentos nas mãos do Maligno, a fim de nos conduzir ao espírito do erro e nos afastando de Deus.
Deus nos mostra hábitos espirituais para que possamos evitar erros.
1. Orar. A pessoa que mantém um espírito de oração e comunhão com Deus, tem menos probabilidade de pensar errado. No entanto, a oração não é uma proteção segura contra o erro, pois nem sabemos orar como convém e há muitas orações falsas. (cf. Rm.8:26; Lc.18:9-14) Jesus ensinou que devemos orar sempre sem desanimar. (Lc.18:1)
2. Ter fé. Paulo chama a fé de escudo. (Ef.6:16) Fé não é otimismo, embora gere otimismo. Fé não é alegria, não é uma vaga sensação de bem-estar. A fé é confiança na autorevelação de Deus como aparece nas Escrituras. Por exemplo: De acordo com João 1:1 cremos que Jesus é a Palavra de Deus e que Ele é Deus. Ao lermos João 14:6, cremos que Jesus, ou Deus, ou o Espírito Santo é o Caminho, Verdade e Vida. A fé baseia-se no caráter de Deus.
3. Ouvir a Mensagem Divina. O ensino das Escrituras purifica, instrui, fortalece, ilumina e informa. Essas ações pelo poder do Espírito Santo geram fé. (…) a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. (Rm.10:17 ACF)
4. Obedecer à Verdade. Nós não perceberemos a presença de Deus ou o Seu poder por estarmos em um templo com pessoas religiosas com seus rituais, símbolos, Bíblias, etc. Um motorista não preserva sua vida pelo fato de saber ler os sinais ou conhecer as placas de trânsito. Ele precisa obedecê-las. (…) Acaso tem o Senhor tanto prazer em holocaustos e em sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? A obediência é melhor do que o sacrifício, e a submissão é melhor do que a gordura de carneiros. (1 Sm.15:22 NVI)
5. Ser humilde e ter percepção da Verdade. Deus dá o céu e a terra àquele é humilde e manso. (cf. Mt.5:3,5) Não há nas Escrituras nenhum estímulo ao orgulho, mas há à humildade de esperar pela orientação do Pai. Deus guia os humildes no caminho certo e lhes ensina a sua vontade. (Sl.25:9 NTLH) Por de trás de cada caminho errado está o orgulho pessoal.
6. Dispor a mente a serviço do Espírito Santo e da Verdade. O pensamento humano tem suas limitações e ele tende a desconfiar de tudo o que não seja racional. A nossa mente decaída de Deus precisa da iluminação do Espírito Santo, para ser dirigida à Verdade. Jesus disse: (…) quando o Espírito (Santo) da verdade vier, ele ensinará toda a verdade a vocês. (…) (Jo.16:13 NTLH)
Somente a Palavra de Deus, o Espírito Santo e uma comunhão constante com Deus é o que nos dará capacidade para discernir entre o falso e o verdadeiro, o que vem de Deus e o que vem do Diabo. Preocupe-se com Deus e Seu Reino e não seja apressado. Espere pela iluminação do Senhor. Seja prudente! Tenha o desejo de agradar a Deus em tudo o que fizer.
Se por algum vacilo cometermos algum erro, creiamos estar equipados espiritualmente para ir ao Pai, a fim de recebermos o Seu perdão e amor como promessa. (…) se confessarmos os nossos pecados a Deus, ele cumprirá a sua promessa e fará o que é correto: ele perdoará os nossos pecados e nos limpará de toda maldade. (1 Jo.1:9 NTLH)