Skip to content Skip to footer

SE PREFERIR FAÇA DOWNLOAD:

mp3 pdf pps

 

 

Mateus 16:13-17

As verdades espirituais são bem diferentes das verdades naturais, tanto em sua formação como na maneira como as compreendemos. Portanto, uma verdade bíblica só se torna uma verdade para nós, quando somos iluminados pelo Espírito Santo.

Você pode aprender as verdades naturais independente da sua condição moral ou espiritual. O homem bom como o mal podem aprender as verdades naturais, pois tudo o que se requer é um suficiente grau de vigor mental. Alguém pode aprender filosofia, ensiná-la, escrever livros, mas pode ser vaidoso e cobiçoso, como desonesto em seus negócios privados.

É possível aprender teologia e ensiná-la sem ser religioso? Claro que sim! Um trapaceiro pode aprender as histórias da Bíblia, orar por pessoas, pregar, mas em vez de se colocar sob a unção de Deus, ele usa mecanismos humanos, como o marketing por exemplo.

Você se lembra de Judas, o apóstolo? Ele andou com Jesus, aprendeu com Ele e esteve com aqueles que fizeram sinais, curaram os enfermos e expulsava demônios (cf. Mc.6:7-13), mas sua mente nunca esteve em comunhão com a do SENHOR. Não é necessário alto grau de santidade para aprender grego e hebraico, doutrinas, teologia e até para se fazer pastor!

No entanto, Deus tem muito para oferecer ao que limpa o seu coração, mas nenhuma revelação dirá ao que ama uma vida pecaminosa. Felizes as pessoas que têm o coração puro, pois elas verão a Deus (i.e. Deus se mostrará, se revelará a elas). (Mt.5:8 NTLH)

O que Deus tem para dizer a essas pessoas não vem por meios ordinários, ou estudos teológicos. O homem natural, mesmo dentro da Igreja pode ter dificuldades em receber de Deus a Sua iluminação. Quem não tem o Espírito (i.e. por ser natural) não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente (i.e. com a ação Divina). (1 Co.2:14 NVI)

Você se lembra do que Jesus disse ao líder e à própria igreja de Sardes? (…) Eu sei o que vocês estão fazendo. Vocês dizem que estão vivos, mas, de fato, estão mortos. (Ap.3:1 NVI) Eles permitiram que mentiras satânicas entrassem na igreja, como se fossem verdades. Jesus pediu que ficassem atentos ou vigilantes, que se lembrassem do que haviam recebido e ouvido, que obedecessem e se arrependessem. Mas como fariam isso, se não permitissem que o Espírito de Deus os conduzisse pela iluminação Divina?

Sem a iluminação espiritual, ninguém será capaz de captar verdades espirituais. Jesus mostrou a linha aguda entre a mente natural e a mente que foi tocada pelo fogo Divino. Depois de várias respostas sobrem quem Jesus era, Pedro toma a palavra e diz: Simão Pedro respondeu: O Senhor é o Messias, o Filho do Deus vivo. Jesus afirmou: Simão, filho de João, você é feliz porque esta verdade não foi revelada a você por nenhum ser humano, mas veio diretamente do meu Pai, que está no céu. (Mt.16:16,17 NTLH)

Paulo diz o seguinte: (…) ninguém pode dizer “Jesus é Senhor”, a não ser que seja guiado pelo Espírito Santo. (1 Co.12:3 NTLH) Você pode teologicamente dizer que Jesus é Senhor, Salvador, Luz, Caminho, Verdade e Vida, Aquele que Perdoa, Que Cura e muito mais, porque leu, aprendeu e até ensina essas coisas. Mas você nunca terá uma experiência real com o caráter ou atributos de Deus, se não for guiado ou iluminado pelo Espírito Santo!

Eu respeito os professores da Bíblia que querem ser zelosos às doutrinas, às línguas originais, mas que na hora “H” são tímidos, medrosos e sem muitos frutos, mesmo declarando que Jesus é a “Sua Coragem” e “Aquele que Capacita”, ou “Aquele que Dá Dons”.

Pedro errou? Sim, ele errou e logo a seguir! (cf. Mt.16:21-24) Todavia, a iluminação do Espírito no seu espírito o tornou capaz de ser e fazer tudo o que Jesus lhe pediu. Assim foi com Davi, Moisés, Abraão e tantos outros. Nós temos muitos professores e até pregadores que se tornaram filósofos, mas o que precisamos é de mais iluminação e esta do Espírito Santo! Aquele que tem ouvidos ouça (i.e. guarde) o que o Espírito diz às igrejas. (Ap.3:6 NVI)

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação