O Deus de toda a consolação (Walter de Lima Filho – 18.05.2014)
SE PREFIRIR FAÇA DOWNLOAD:
2 Conríntios 1:3-7
Há uma ideia errada no seio da igreja hoje em dia, que dificilmente será erradicada: quem sofre não tem fé, porque aquele que sofre não é abençoado por Deus. Entretanto, por meio do apóstolo Paulo, nós podemos ter uma visão exata acerca do sofrimento que nos sobrevém.
Façamos algumas considerações sobre o texto e finalizaremos com algumas ações:
1. O significado de “ajuda ou consolação”.
Antes de tratarmos sobre o texto bíblico, entendamos o termo que aparece no verso três como “ajuda ou consolação”. Essa palavra é uma expressão forte da graça de Deus.
Em nossos dias, a palavra “ajuda ou consolação” como aparece na Bíblia, sofreu uma grande mudança. Muitos a tem como se fosse um alívio, como alguém que estende um cobertor sobre eles no tempo do frio.
Entretanto, essa “ajuda ou consolo” Divino significa o seguinte: fortalecer, encorajar por meio da instrução que conduz a um novo ânimo. Consequentemente, essa ajuda ou consolação levará a pessoa a uma experiência de prazer, alegria e satisfação.
Quando Paulo escreveu esta carta, ele estava tentando amenizar o estremecimento, que havia entre ele e os cristãos de Corinto.
- Falsos irmãos estavam tentando afastar os cristãos da mensagem apostólica de Paulo.
- Eles colocavam em dúvida o apostolado de Paulo.
- A questão que eles levantaram era: “Como uma pessoa que sofre tanto pode ter fé e a bênção de Deus?” Portanto, a ideia não é nova!
- Então, Paulo não possuía autoridade apostólica para resolver os problemas da igreja.
2. Paulo mostra quatro coisas nos versos 3-6:
Quem é Deus? (1:3)
- Pai de “nosso” Senhor Jesus Cristo.
- Pai “bondoso” (misericordioso e piedoso).
- Deus “de Quem” todos recebem ajuda e consolação.
O que Deus faz? (1:4ª)
- Ele nos “auxilia” em todas as nossas “aflições” (pressões).
- Ele anda conosco, dando-nos orientações e pela Sua Palavra recebemos direção e ânimo, dentro do vale escuro.
Por que Deus nos auxilia? (1:4b-6)
Para podermos “ajudar” aqueles que estão enfrentando a mesma “aflição” que enfrentamos.
3. Como nós devemos entender os sofrimentos que passamos?
REDENTOR. Quando recebemos o chamado de Deus para assumirmos o risco de sofrermos ao aproximar as pessoas de Deus. Você se dispõe a sofrer, a fim de conduzir pessoas à salvação. Procure lembrar-se dos missionários que estão sofrendo em outros países e até no nosso, a fim de pregar o Evangelho em terras hostis, com o propósito de levar pessoas a Cristo. Lembre-se daquela esposa, que pela vontade de Deus, está suportando os maus tratos de seu esposo, mas que agüenta firme, para que de alguma forma Jesus possa salvá-lo pelo seu exemplo de dedicação a Deus e a ele. Jesus não sofreu pela vontade de Deus para nos salvar?
REATIVO. Quando você não escolhe sofrer, mas o sofrimento provém de várias fontes. Você reage a eles com a ajuda que Deus dá, para se manter na Sua vontade e servir de exemplo a outros na maneira como você reage às várias situações e adversidades, a fim de que eles sejam edificados e fiquem também firmes na fé. Alguns exemplos:
- Amem uns aos outros… (Jo.15:2)
- Suportem uns aos outros… (Ef.4:2)
- Sirvam uns aos outros… (Cl.3:16)
- Perdoem uns aos outros… (Ef.4:32)
- Não falem mal uns dos outros… (Tg.4:11)
Se sofremos, é para que vocês recebam ajuda e salvação. Se somos ajudados, então vocês também são e recebem forças para suportar com paciência os mesmos sofrimentos que nós suportamos. (2 Co.1:6 NTLH)
14 Peçam que Deus abençoe os que perseguem vocês. Sim, peçam que ele abençoe e não que amaldiçoe. 15 Alegrem-se com os que se alegram e chorem com os que choram. (Rm.12:14,15 NTLH)
4. A esperança inabalável. (1:7)
- Quando participamos do mesmo sofrimento daqueles que decidiram sofrer (Paulo), receberão “ajuda ou consolação” de Deus, por crerem no Evangelho.
- As aflições podem vir de várias fontes, mas a verdadeira “ajuda ou consolo” vem de “Uma Única Fonte”, ou seja, de Deus, o Pai.
Concluindo:
- Procure conhecer mais o Deus que você confiou a sua vida. (1:3)
- Busque uma direção Divina em meio ao sofrimento e dê aos outros a mesma ajuda que recebeu de Deus. (1:4)
- Viva para glorificar a Deus e não os sofrimentos. (1:5)
- Em meio ao sofrimento, tenha o desejo de ser um instrumento de Deus, para trazer redenção e ajuda a outras pessoas. (1:6)
- Sua fé é verdadeira quando você não desperdiça os momentos de lutas. (1:7)
Leia 1 Pedro 1:3-7.
3 Louvemos ao Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo! Por causa da sua grande misericórdia, ele nos deu uma nova vida pela ressurreição de Jesus Cristo. Por isso o nosso coração está cheio de uma esperança viva. 4 Assim esperamos possuir as ricas bênçãos que Deus guarda para o seu povo. Ele as guarda no céu, onde elas não perdem o valor e não podem se estragar, nem ser destruídas. 5 Essas bênçãos são para vocês que, por meio da fé, são guardados pelo poder de Deus para a salvação que está pronta para ser revelada no fim dos tempos. 6 Alegrem-se por isso, se bem que agora é possível que vocês fiquem tristes por algum tempo, por causa dos muitos tipos de provações que vocês estão sofrendo. 7 Essas provações são para mostrar que a fé que vocês têm é verdadeira. Pois até o ouro, que pode ser destruído, é provado pelo fogo. Da mesma maneira, a fé que vocês têm, que vale muito mais do que o ouro, precisa ser provada para que continue firme. E assim vocês receberão aprovação, glória e honra, no dia em que Jesus Cristo for revelado. (1 Pe.1:3-7 NTLH)