Podemos todas as coisas Naquele que nos fortalece (Walter de Lima Filho – 26/01/2014)
SE PREFIRIR FAÇA DOWNLOAD:
Filipenses 4:13
O que eu pretendo compartilhar com vocês é que Cristo é a nossa resposta e ajuda, a fim de podermos enfrentar qualquer situação. A ênfase de Paulo não está em “vencer”, mas “enfrentar” com um comportamento cristão, qualquer situação.
A nossa fragilidade humana se mostra evidente, quando estamos diante tanto de situações adversas como favoráveis. Nas situações adversas, muitos encenam uma atitude de coragem, mas interiormente estão desmontados, tristes, aflitos e depressivos. Nas favoráveis, eles se acomodam como que esperando a próxima adversidade pra gritarem.
Paulo não está dizendo que com a força que Deus lhe dá, ele pode “escapar” de uma situação desagradável, mas que ele pode fazer a vontade de Deus em uma situação, da qual ele não pode escapar!
Com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação. (Fp;4:13 NTLH)
“Uma noite, um velho índio falou ao seu neto sobre o combate que acontece dentro das pessoas. Ele disse:- Há uma batalha entre dois lobos que vivem dentro de todos nós: Um é Mau: É a raiva, inveja, ciúme, tristeza, desgosto, cobiça, arrogância, pena de si mesmo, culpa, ressentimento, inferioridade, orgulho falso, superioridade e ego… O outro é Bom: É a alegria, amor, fraternidade, paz, esperança, serenidade, humildade, bondade, benevolência, empatia, generosidade, verdade, compaixão e fé. O neto, refletindo sobre a fala do avô a respeito dessa luta, lhe perguntou: – Qual lobo vence? O velho e sábio índio respondeu: – “AQUELE QUE VOCÊ ALIMENTA”! (Autor Desconhecido)
Todo ensino da Palavra de Deus não tem como objetivo alimentar o nosso egoísmo ou desejos pessoais, mas visa nos levar à presença do nosso Mestre Jesus, a fim de que sejamos pessoas maduras e capazes de confiar Nele, para dar sequência à Sua Obra em qualquer ocasião.
1. Cuidado, pois Paulo não teve a intenção de alimentar o seu egoísmo!
1.a. Não dê ao texto o sentido motivacional para obter conquistas pessoais.
Muitos dão às palavras de Paulo, um sentido de conquistas pessoais ou materiais, quando dizem: “Tudo posso naquele que me fortalece.” O texto base da nossa meditação (Fp.4:13), tem sido usado em palestras de autoajuda, encontros motivacionais e até em campanhas evangelísticas, mas tristemente distorcido.
Pedro, falando dos escritos de Paulo disse:
(…) Suas cartas contêm algumas coisas difíceis de entender, as quais os ignorantes e instáveis torcem, como também o fazem com as demais Escrituras, para a própria destruição. (2 Pe.3:16 NVI)
Nós devemos tomar muito cuidado, para não torcemos as palavras e pensamentos de Paulo, que foram inspirados pelo Espírito de Deus, pois suas palavras não eram de si mesmo, mas do próprio Espírito Santo, que é Deus.
1.b. Não dê ao texto o sentido de que ele é uma promessa Divina de vitórias!
Quando uma pessoa cita este verso (Fp.4:13), acreditando que se trata de uma promessa Divina para obter inúmeras vitórias nesta vida, ela poderá destruir a sua fé em Deus e por quê? Primeiro, porque é uma distorção do pensamento de Deus. Segundo, porque quando tiver que enfrentar a frustração, dirá que Deus não lhe foi fiel e que a abandonou. É o que eu ouço constantemente!
As palavras de Paulo não soam como promessa de vitórias, mas o contexto nos informa sobre o seu comportamento cristão em diferentes situações.
2. A proposta Divina é: viva em comunhão com Cristo e ele lhe dará a capacitação do “Alto”, a fim de que você viva uma vida aprovada por Deus, em qualquer ocasião.
2.a. Paulo vivia para glorificar a Deus por meio de Cristo, portanto, vivamos pelo mesmo princípio.
Paulo jamais citou estas palavras com uma conotação ou sentido egoísta. Procuremos entender o pensamento de Paulo em outras palavras:
“Em meio às diferentes ocasiões, eu posso fazer tudo o que Deus me pede por meio de Cristo, pois é através da minha comunhão com Ele, que eu recebo toda a capacitação Divina, a fim de que eu me discipline a fazer como agir do modo que O agrada.”
Jesus ensinou o seguinte:
Se vocês ficarem unidos comigo, e as minhas palavras continuarem em vocês, vocês receberão tudo o que pedirem. (Jo.15:7 NTLH)
Estar unido com Cristo significa permanecer ou residir Nele, ser sustentado e mantido por Ele. O mesmo se aplica à Sua Palavra que deve permanecer em nós. A vida de Cristo em nós é sustentada, pelo tanto da Palavra de Deus que nós consumimos. Então, teremos vontade ou desejo de rogar ao Pai, para a Palavra de Deus e a vida de Cristo se revelem através de nós.
Jesus ainda disse:
E tudo o que vocês pedirem em meu nome eu farei, a fim de que o Filho revele a natureza gloriosa do Pai. (Jo.14:13 NTLH)
Repare que Jesus não está dizendo, que Ele nos dará tudo o que lhe pedirmos, mas aquilo que revela “a natureza gloriosa do Pai”, ou seja, aquilo que manifesta a glória de Deus. Se alguém pedir que um inimigo morra, não deve esperar que Deus responda a esse tipo de oração. Outros dizem: “Deus, eu estou cheio! Mate-me, leve-me agora mesmo para Ti!” O que essa pessoa está dizendo, é que ela não quer enfrentar uma situação adversa, pois não sabe como agir dentro dela.
2.b. O alvo de Paulo: ensinar que Deus nos capacita a enfrentarmos as situações adversas da vida, por meio da presença de Cristo.
Como eu já frisei anteriormente, o objetivo das palavras de Paulo não enfatizam as conquistas pessoais ou materiais de um ser humano, ou o livramento de incômodos, mas a capacitação espiritual e psicológica que Deus dá, a fim que ele possa enfrentar qualquer situação, por meio ou através de Cristo.
Nós somos chamados para imitarmos a Cristo e Ele passou por várias situações adversas. Ele poderia ter rejeitado a cruz e todo o sofrimento anterior a ela, mas não o fez! Ele obedeceu a Deus, ou seja, Ele aceitou aquela situação toda como sendo a vontade de Deus para a sua vida e a enfrentou como um Servo obediente.
Jesus foi capacitado pelo Pai, a fim de enfren
tar todo o sofrimento, para depois ser honrado com o nome que está acima de todo o nome e se tornar o nosso Senhor! Hoje em dia, parece que passar por sofrimentos ou lutas é falta de fé, o que não é verdade. Paulo disse acerca de si mesmo e de seu ministério:
Agora eu me sinto feliz pelo que tenho sofrido por vocês. Pois o que eu sofro no meu corpo pela Igreja, que é o corpo de Cristo, está ajudando a completar os sofrimentos de Cristo em favor dela. (Cl.1:24 NTLH)
Pedro disse:
Meus queridos amigos, não fiquem admirados com a dura prova de aflição pela qual vocês estão passando, como se alguma coisa fora do comum estivesse acontecendo a vocês. Pelo contrário, alegrem-se por estarem tomando parte nos sofrimentos de Cristo, para que fiquem cheios de alegria quando a glória dele for revelada. (1 Pe.4:12,13 NTLH)
3.c. Cuidado para não “fantasiar” as palavras de Paulo.
Muitos citam versões mais antigas das Escrituras que dizem: “Tudo posso naquele que me fortalece”, ou “Posso todas as coisas naquele que me fortalece”. A coisa não é bem assim! Você não pode em nome de Jesus parar uma locomotiva, pode? Você não pode pular do vigésimo andar de um prédio e pensar que sobreviverá à queda, pode? Você não consegue mudar a cabeça de uma pessoa, a fim de que ela escolha um caminho mais elevado de vida, consegue?
Além do mais, você não pode agir conforme os seus desejos pessoais e pensar que Deus os aprovará. Caso você viva desse modo, apenas estará buscando o seu próprio deleite e não algo que produz elevação ou instrução na sabedoria divina. Paulo disse:
“Tudo é permitido”, mas nem tudo convém. “Tudo é permitido”, mas nem tudo edifica. (1 Co.10:23 NVI)
O verbo edificar aqui significa: promover crescimento em sabedoria cristã, afeição, graça, poder, dedicação a Deus, uma vida cheia de muitas bênçãos.
• O contrário disto é viver para si mesmo, para os seus próprios interesses, alimentando a cada dia ou a cada minuto, o próprio “ego”.
• Como resultado de viver desse modo, a pessoa perde o desfrute da vida verdadeira, que é cheia de sabedoria, afeição, graça, poder, comunhão com Cristo e com muitas bênçãos.
Você se lembra da tentação de Jesus no deserto? “Tudo” o que o Diabo pediu a Jesus, foi o que o Senhor era capaz de fazer. No entanto, havia um problema! A Quem Jesus deveria obedecer, a Deus ou ao Diabo? Ele preferiu obedecer a Deus durante toda a Sua vida neste mundo e Deus O exaltou tremenda e gloriosamente!
Por que ele obedeceu a Deus? Não só pelo fato de Deus ser Deus, mas para nos deixar um exemplo de obediência, uma instrução sábia, pois seguir as influências diabólicas pode nos trazer muitos deleites, mas no final, a destruição virá!
3.d. O exemplo de Paulo: ele foi capacitado por Deus e teve suas necessidades supridas por Ele.
• Paulo aprendeu a viver satisfeito com o que tinha, ou seja, na pobreza. O adjetivo “abandonado”, usado em nossa versão da Bíblia, significa no grego “pobre”. (4:11)
• Paulo se satisfazia em Cristo em situações de escassez e fartura. (4:12)
• Paulo se fortalecia na comunhão com Cristo. (4:10)
• Paulo teve suas necessidades supridas, pela ação do Senhor através das pessoas que aprenderam a generosidade. (10,11,15-19)
Apesar de Paulo ter suas necessidades supridas por Deus, ele continuou preso em Roma! Deus não o livrou daquela situação e Paulo entendeu como sendo a vontade de Deus para a sua vida.
Seja este ou aquele que ao ser preso, duvido que vá sorrindo; apesar, que ultimamente no Brasil, nós temos visto bandidos debochando da justiça com sorrisos sarcásticos, por saberem que não cumprirão uma pena severa pelos seus crimes.
Paulo sabia que seria morto! O seu único crime era pregar Jesus como Senhor da alma daqueles que Nele creram e dos que ainda viriam a crer. No entanto, Deus supriu suas necessidades momentâneas, para que ele ficasse em uma casa alugada, enquanto esperava o seu julgamento e morte.
Nós não somos perfeitos e iremos demonstrar a nossa fragilidade nas situações adversas, mas como cristãos verdadeiros, nós não podemos nos acomodar com essa ideia. “Com a força que Cristo nos dá, podemos enfrentar qualquer situação!”
O que Deus espera de nós?
- Que nós fujamos da crença popular, a qual ensina nas entrelinhas: “Deus existe para alimentar o nosso egoísmo”. Isso não é Evangelho!
- Não transformemos a nossa fé e a Palavra de Deus, como meios para satisfazer nossos interesses pessoais. Isso é distorcer as Escrituras!
- Que aprendamos a ser generosos para com a Obra do Senhor neste mundo.
- Que nós vivamos para a glória de Deus, por estarmos satisfeitos com Ele.
- Que nós sejamos obedientes ao Pai, a fim de sermos abençoados por Ele.
- Que nossas ações tragam sempre alguma edificação.
- Que nós busquemos uma união verdadeira com Cristo e creiamos na provisão Divina.
- Que nós estejamos dispostos a enfrentar as situações adversas, que Deus permite que passemos, com a força que Ele nos dá, a fim de fazermos a Sua vontade em qualquer
- ocasião.
Eu não sei o que você está enfrentando, mas enfrente! Encare o seu momento, procurando fazer o que certo, segundo a Palavra de Deus. Em vez de sair por aí, procurando uma corrente, uma campanha de bênçãos, libertação e prosperidade, busque a sabedoria de Deus! Não aja como agem os pagãos. Antes, busque a Sua força e poder, a fim de fazer a vontade de Deus em Cristo, neste momento da sua vida. Deus o honrará!
Jesus disse:
Portanto, não fiquem preocupados, perguntando: “Onde é que vamos arranjar comida?” ou “Onde é que vamos arranjar bebida?” ou “Onde é que vamos arranjar roupas?” Pois os pagãos é que estão sempre procurando essas coisas. O Pai de vocês, que está no céu, sabe que vocês precisam de tudo isso. Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas. (Mt.6:31-33NTLH)