Deus dá Graça aos humildes (Walter de Lima Filho – 19/01/2014)
SE PREFIRIR FAÇA DOWNLOAD:
1 Pedro 5:6
Muitos buscam a ajuda de Deus, contudo O buscam, sem conhecer o Seu caráter. Eu entendo assim: uma pessoa vai a Ele pela primeira vez, realmente não pode conhecê-Lo como aquele que já está acostumado a viver em comunhão com o Pai. Entretanto, quem a conduz a Deus, deve lhe dar, pelo menos, uma noção básica Daquele que está sendo buscado. Por quê?
Porque a pior coisa que pode acontecer à fé de uma pessoa, é quando ela torna a Deus como seu subserviente. Vamos supor: você é procurado por pessoas, que sempre esperam algum favor da sua parte e nada mais que isso. Elas não se importam com a sua personalidade, seus pensamentos, caráter, etc. Elas apenas têm uma ideia que você é “cara” que ajuda todo mundo. Como você se sente? Alguém que sempre é usado por outras pessoas em momentos de crise.
Eu penso que Deus se sente da mesma maneira! Chega um momento em nossa vida cristã, que nós precisamos sair do estado da meninice e nos tornar adultos, espiritualmente falando. Deus quer que O conheçamos melhor como nas Suas exigências. Deus não está existe mudar coisas, mas para mudar nossas atitudes comportamentais em relação a elas!
Não basta pedir a Deus que o livre de determinadas “encrencas”, mas você precisa aprender com a ajuda Dele, o modo como Ele quer que você aja dentro das dificuldades. Quando você age do modo esperado por Ele, com certeza, será abençoado e honrado pelo Senhor.
Infelizmente, este verso é usado em muitas campanhas evangelísticas, com a intenção de convencer as pessoas a se colocarem sob o poder de Deus, com a finalidade de serem abençoadas! Entretanto, nada lhes é dito sob Quem elas estão se colocando!
Vamos procurar entender:
• Como deve ser aquele que coloca “sob a Sua poderosa mão” e o que esta expressão quer dizer.
• Sobre as promessas que Deus faz àqueles que humildemente se colocam sob o Seu Governo.
• Acerca do cuidado que devem tomar, para se manterem constantemente sob o poder de Deus.
• Quais as razões das palavras do apóstolo Pedro, no nosso texto base.
1. O sentido das palavras do apóstolo Pedro em 1 Pedro 5:6.
Neste texto bíblico, nós encontramos uma proposta Divina: Ser humilde sob a poderosa mão de Deus, para ser honrado no tempo determinado por Ele.
1.a. O que significa humilhar-se?
Humilhar-se, é se colocar diante de Deus com uma atitude submissa e consciente do Seu tremendo poder. Deus não pede penitências ou flagelos, mas uma atitude confiante, dependente, obediente e humilde, daquele que se coloca sob o Seu poder.
O exemplo da humildade de Davi: após ter pecado, Davi procurou humildemente a presença de Deus, pedindo perdão pelos seus erros premeditados e disse:
Os sacrifícios que agradam a Deus são um espírito quebrantado; um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás. (Sl.51:17 NVI)
Em outras palavras:
“Deus, eu sei que o Senhor não gosta de encenação, pois uma alma fingida O desagrada e uma encenação impecável, não representa nada para Ti. Então, eu abro o meu íntimo, despedaço e esmago o meu egoísmo diante de Ti, pois eu sei que só desse modo serei aceito pelo Senhor.”
Ser humilde é perceber o quanto carecemos de Deus. É admitir que precisamos ser dirigidos ou governados por Ele e assim, quebramos o nosso “eu”, despedaçamos a nossa arrogância e orgulho pessoal, para que estando diante do Pai, expressemos a nossa necessidade da Sua intervenção em nossas vidas e nos dispomos a obedecê-Lo, a fim de que alcancemos uma vida aprovada e honrada por Ele.
1.b. O que significa a “poderosa mão de Deus”?
Pedro usa uma expressão muito comum no Velho Testamento – “a poderosa mão de Deus. Procurando simplificar, a mão age a um estímulo do nosso cérebro e veja quantas coisas maravilhosas ela faz, por meio desse estímulo. Ela escreve, folheia suavemente um livro, conduz o mouse, é capaz de desenhar, pintar, tocar um instrumento, construir, plantar e até falar pelos gestos. Diga a si mesmo, se essas coisas não atos poderosos!
Em resposta ao impulso do seu cérebro, a sua mão logo age. Ele defende o seu rosto, protege os seus olhos, massageia parte do seu corpo lesionado. Enfim, ela cria e executa alguma ação: ela o defende e o protege como serve de agente, a fim de amenizar a dor e até curar.
Nós cristãos, sempre dizemos sobre o poder da mão de Deus! Ele estende a Sua mão sobre o Seu povo para abençoar e às vezes para disciplinar. Com Suas mãos fez milagres como na saída do povo de Israel do Egito, Ele abriu o Mar Vermelho.
Os atos poderosos de Deus são realizados a partir do Seu amor como dos Seus pensamentos e propósitos poderosos. Portanto, quem deseja se colocar sob “a poderosa mão de Deus”, deve saber sob Quem está se colocando. A pessoa tem como dever, saber sob Quem está colocando o controle da sua vida. Não se deve buscar a Deus de qualquer maneira.
Deus não é uma “caixa mágica”! Ele não deve ser usado, mas desfrutado. Deus não deve manipulado, pois Ele é o Senhor, Aquele que quer governar nossas vidas. Deus não deve ser testado, mas quem se coloca sob o Seu controle e poder, deve confiar Nele plenamente.
1.c. Que promessa Deus faz àqueles que Nele confiam?
No nosso texto, Suas promessas se referem a “honrar” aqueles que Nele confiam. As promessas de Deus sempre estão dentro de certas condições e consequências, que Ele faz acerca do nosso comportamento.
Se você observar atentamente o nosso texto base, encontrará logo no início da sentença, a conjunção “portanto”. O que isso significa? Significa que Deus está apresentando a Sua proposta, àqueles que agirem de acordo com a Sua vontade.
2. Entenda as razões que levaram Pedro a proferir estas palavras? (5:6)
2.a. Primeira razão: A liderança da Igreja deve exercitar o seu trabalho com confiança e em obediência a Deus. (5:1-5)
• Alimentando bem o rebanho de Deus – Pastorear. (1,2a)
o A liderança deve conduzir as “ovelhas” de Cristo a se alimentar com alimento
sadio, a fim de serem fortes espiritualmente e para manterem uma perfeita comunhão com o Pai.
• Cuidando com boa disposição e não de má vontade ou por imposição. (5:2b)
o A liderança não deve exercer suas funções ministeriais de má vontade. Todo ministro deve se sentir honrado e feliz como executar o seu ministério, para a glória de Deus.
• Não fazendo do pastoreio, um me
io para se ganhar dinheiro (ânsia por lucro), mas por causa do forte desejo de servir ao Senhor. (5:2c)
o Todo líder não deve cobrar nada pelo que faz, pois de graça ele recebeu do Senhor e de graça ele deve dar ao povo. Biblicamente, ele é um escravo (no grego doulos) de Deus e do Seu povo.
o Jamais um pregador deve cobrar para pregar, seja onde for, mas as pessoas por se sentirem abençoadas e por serem tocadas pelo Senhor, poderão lhe oferecer alguma ajuda.
o Ele é digno do seu salário, mas não é ele quem faz o seu salário. Ele deve ter muito bom senso com o que ganha, para não corromper sua vocação, transformando-a em profissão, por causa do dinheiro.
o Ele não procura ser reconhecido pelas pessoas, mas pelo Seu Senhor e é Dele que virá a sua provisão. Deus tocará no coração das pessoas para que o subsidiem. Do contrário, ele terá que trabalhar como qualquer cidadão.
• Não se sentindo dona do rebanho de Deus, mas deve dar exemplos cristãos a ele. (5:3)
o Todo líder não deve manipular o “rebanho de Deus” com suas opiniões, psicologia ou filosofias deste mundo, mas deve ser o mensageiro do Evangelho de Jesus, como o único meio Divino para levar a todos à salvação deste mundo pecaminoso.
o Todo líder deve sacrificar a sua própria vida por amor Cristo, Sua Verdade como pela Igreja do Senhor. Ele deve ser escravo por amor do povo de Deus e em vez de exercitar dominação, que produza frutos espirituais.
o Como Jesus, todo líder precisa estar entre as pessoas, ouvindo-as em vez de ficar dando ordens. Ele deve sempre explicar pela Palavra de Deus, as razões de suas determinações, a fim de que o povo de Deus cresça na graça e no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo.
• A honra ou a recompensa, para a liderança que faz o trabalho de Deus desse modo é:
o Receber de Jesus uma homenagem no Céu, uma coroação, a honra de receber das mãos de Jesus uma coroa incorruptível e eterna, para viver junto com Ele, o Qual nunca se corrompeu. (5:4)
o Todo pregador prega, ensina e se esforça, para ser honrado dessa maneira por Jesus.
2.b. Segunda razão: O conselho de Pedro àqueles que ingressaram na Igreja e querem se tornar ministros na Família de Deus: (5:5)
• Eles devem ser submissos a uma liderança (aos mais velhos – no grego presbuteros), que claramente pode ser vista como subordinada ao Governo de Deus.
o Satanás adora a anarquia e se ele a percebe na igreja, com certeza tirará proveito da falta de ordem e decência.
• Pela razão apresentada, os que entram na igreja (jovens – no grego neoteros – nascidos de novo) devem aprender a se tornarem ministros, ou seja, ministrar ou servir uns aos outros.
o Todo cristão verdadeiro é um discípulo e deseja ardentemente ser treinado para servir a Deus e ao próximo, pois assim temos aprendido com o próprio Jesus, nosso Senhor.
o O termo “ministro” é sinônimo de “servidor” e deve ser usado para todos aqueles que servem a Deus e ao próximo.
o Não existe Evangelho sem o serviço a Deus e ao próximo. Quem não aceita estes termos do Senhor, não é discípulo e não aceitou o Evangelho. Ele pensa que é, mas na verdade não é nada, pois o seu orgulho e egoísmo não lhe permite se submeter à vontade como aos planos de Deus.
• A honra ou a recompensa a todo cristão verdadeiro é:
o Deus é contra os orgulhosos, mas é bondoso com os humildes! Deus manifestará toda a plenitude da Sua graça a eles.
o Significa que a pessoa que respeita a liderança submissa a Deus, que ama ou serve a Deus e que ama ou serve ao próximo, segundo o mandamento de Jesus, será tremendamente honrada ou exaltada!
2.c. Resumindo o que vimos até agora:
• À liderança obediente e submissa a Deus, a ela será concedida a participação eterna na vida incorruptível de Jesus.
• Ao povo obediente e submisso à vontade de Deus, a ele será dado alegria, bondade, deleite, influência, força Divina e honra.
A Bíblia diz o seguinte:
Ele abençoará todos os que o temem, tanto os importantes como os humildes. (Sl.115:13 NTLH)
Além do mais, as palavras de Pedro nos versos 7 ao 10, falam do dever de protegermos a nossa vida espiritual nas circunstâncias do dia a dia, a fim de não perdermos a honra ou a exaltação que Ele nos oferece.
3. Aprenda a colocar sobre Cristo as suas preocupações, tome cuidado com o Inimigo e enfrente o sofrimento com uma atitude submissa a Deus. (5:7-10)
O “Inimigo” é Satanás e ele é o nosso adversário espiritual, que tenta nos desviar do nosso caminho com Deus. No texto ele é nomeado como “Diabo”, ou seja, o “Acusador”, pois é esse o significado da palavra diabo.
De todas as formas, ele procura uma atitude vacilante da nossa parte para agir contra nós, pois ele tem essa liberdade. Então, Pedro no dá conselhos, a fim de resistirmos ao Diabo, tanto na nossa luta contra ele como nas armadilhas que ele lança sobre nós, quando enfrentamos as lutas do dia a dia:
• Submeta a Deus as suas preocupações diárias e creia que Ele o honrará, cuidando e dirigindo sua vida em todas as circunstâncias. (5:7)
• Não seja negligente ou descuidado com as ações do Inimigo. (5:8)
• Fique calmo e mantenha a sua comunhão e confiança em Deus como na Sua Palavra, a fim de resistir aos ataques do Inimigo. (5:9)
• Saiba que quando você se opõe ao Inimigo, isso lhe trará um período de sofrimento.
• A honra ou recompensa Divina é que você verá a manifestação do amor de Deus em sua vida, por manter a sua unidade com Cristo. (5:10a)
• Além do mais, você será equipado por Deus, será mais estável, sustentado e fortalecido pelo Pai. (5:10)
Quando você se coloca sob a poderosa mão de Deus, seus lábios sempre confessarão o poder eterno de Deus.
A ele seja o poder para sempre! Amém! (1 Pe.5:11 NTLH)
Portanto, Deus não está dizendo que irá honrar a todos que tentam se colocar sob Ele, mas aqueles que tomam essa posição com consciência, humildade e obediência. Deus sempre exaltará de algum modo, aquele que age segundo os princípios da Sua Verdade.
Jesus disse o seguinte:
Pai, se queres, afasta de mim este cálice de sofrimento! Porém que não seja feito o que eu quero, mas o que tu queres. (Lc.22:42 NTLH)
Onde Jesus estava para orar desse modo? Sim, no jardim do Getsêmani, mas na verdade, sob a poderosa mão de Deus. Ele Se humilhou! Mesmo sendo Deus, agiu como Servo de Deus, segundo o que aprendemos com o apóstolo Paulo. (cf. Filipenses 2:5-11)
Paulo diz que a atitude humilde de Jesus Lhe trouxe grande honra da parte do Pai: Ele morreu e Deus o ressuscitou! O Pai Lhe deu um nome que está acima de todos os nomes, “para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, no céu, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai”.
Jesus foi obediente, pois confiou no Pai. Jesus é o nosso Exemplo a ser seguido. Ele se colocou sob o poder e autoridade de Deus, para que a vontade do Pai fosse feita. Ele seguiu o plano traçado por Deus à sua vida e se tornou o nosso Salvador! No entanto, pela Sua atitude humilde e obediente, Deus O tornou Senhor!
O que eu lhe peço, é que você tenha o interesse santo de conhecer a Deus como Pai. Conheça os Seus pensamentos, Seu caráter, Seus planos e as razões para ter enviado o Seu Filho Jesus, a fim de transformar a sua e as nossas vidas.
Deus enviou o Seu Filho para demonstrar ao mundo um exemplo de humildade, bondade e obediência, a fim de que aqueles que se entregarem
a Ele e aceitarem o modelo de vida que estava em Cristo, sejam tremendamente honrados por Ele, não só aqui nesta vida, mas principalmente na eternidade!