No Reino de Deus, revelação e instrução andam juntas (Walter de Lima Filho – 12/01/2014)
SE PREFIRIR FAÇA DOWNLOAD:
Mateus 11:28-30
Quando os cristãos rejeitam a instrução como o seu processo contínuo, nunca alcançarão a a potencialidade de filhos de Deus, tampouco os objetivos Divinos estabelecidos para eles. Além do mais, sem a instrução Divina, não saberão refletir como adquirir uma consciência madura e crítica.
Sem esse conhecimento, nós cristãos, não aprenderemos a existir como as pessoas que Deus escolheu. Não conseguiremos conviver no Seu Reino como sujeitos participativos, comprometidos, sabendo discernir entre o bem e o mal, celebrando o correto e repudiando o incorreto. Quando rejeitamos a instrução e ficamos apenas com a revelação, o todo não se completa e poderemos nos tornar prisioneiros de crenças, regras religiosas humanas, misticismo e fanatismo.
Em todo o Seu ministério, Jesus foi mais “Educador” do que “Pregador”. Ele sempre ensinou as pessoas sobre o caminho que as pessoas deveriam seguir de acordo com o que se lê no livro dos Salmos:
Aqueles que temem o SENHOR aprenderão com ele o caminho que devem seguir. (Sl.25:12 NTLH)
1. Por que Jesus proferiu estas palavras?
Para entendermos o nosso texto, é necessário que observemos o que Jesus disse antes dele.
Naquela ocasião Jesus disse: Ó Pai, Senhor do céu e da terra, eu te agradeço porque tens mostrado às pessoas sem instrução aquilo que escondeste dos sábios e dos instruídos! Sim, ó Pai, tu tiveste prazer em fazer isso. (Mt.11:25,26 NTLH)
Em Sua oração, após reconhecer a soberania de Deus, Jesus revela três fatos importantes:
1.a. Jesus agradece ao Pai pela revelação de Quem Ele é aos não instruídos.
Ninguém pode conhecer a Jesus, se o Pai não revelar Quem Ele é e do mesmo modo, ninguém pode ir a Cristo, se o Pai não o conduzir. Alguém pode supor que quando quiser poderá se encontrar e firmar aliança com Cristo, mas essa é uma ideia falsa, pelas razões já mencionadas. Além do mais, Jesus disse:
Ninguém pode vir a mim, se o Pai, que me enviou, não o atrair. (Jo.6:44 NVI)
O verbo atrair no grego é helkuo e seu significado é: puxar por um poder interno, arrastar, impelir. O sentido é que Deus o escolhe a pessoa e a toma para Si, a fim de conduzi-la a Cristo e diante Dele terá que optar pelo Seu Caminho.
Jesus disse que Deus escolheu os “não instruídos” e que significa os pequeninos, imaturos, crianças ou criancinhas. Deus escolhe aqueles que se dispõe como crianças a aprenderem sobre o Seu Reino, pelos ensinamentos de Jesus e Seu Evangelho. O nosso Mestre disse:
Deixem que as crianças venham a mim e não proíbam que elas façam isso, pois o Reino do Céu é das pessoas que são como estas crianças. (Mt.19:14 NTLH)
A criança é imatura e precisa aprender ou ser ensinada. Ela precisa receber formação e assim é com aquele a quem Deus chama. A formação Divina se dá na Pessoa de Jesus, pois fora Dele, ninguém pode conhecer os planos, a vontade e o caráter de Deus.
1.b. Jesus agradece ao Pai por ocultar dos sábios e instruídos, acerca de Quem Ele era,.
Parece estranho, Jesus agradecer a ocultação da Sua Pessoa, por parte do Pai aos sábios e instruídos, ou seja, dos mestres da religião que eram expertos na criação de leis, para manipular e empobrecer as pessoas da graça Divina.
É muito difícil compartilhar coisas novas com quem pensa que já sabe tudo. Há um ditado que diz: “O professor que sabe, é aquele que sabe que não sabe!” Se para nós é difícil, para Deus também o é! Muitos não aceitam mais a direção do nosso “Mestre e Pastor”, porque se tornaram pastores e mestres de si mesmos.
1.c. Jesus reconhece o deleite ou satisfação do Pai em ocultá-Lo dos sábios e instruídos.
Como eu já disse, é difícil até para Deus, convencer pessoas que se acostumaram a hábitos religiosos incorretos, de que estão erradas. Às vezes eu me pego pensando, nessa expressão de Jesus: É possível que muitas pessoas, jamais serão “puxadas ou atraídas” por Deus, a fim de conhecerem a Jesus!
Eu sei que é a vontade de Deus a salvação de todos os homens e que venham conhecer a Verdade. (cf. 1 Tm.2:4) No entanto, nós não devemos confundir desejo com decreto. O Pai não decretou a salvação a todos, mas tem o desejo que todos se salvem do espírito deste mundo.
Eu tenho aprendido que Jesus sempre fechou as portas do Seu Reino aos hesitantes, duvidosos e indecisos. Jesus reconhece o Pai como Senhor do céu e da terra e por isso, Se satisfaz na decisão de Deus.
O Pai é Onisciente e Ele conhece o íntimo dos corações dos homens como os seus caminhos. Há aqueles que pensam que Deus é desconhecedor das nossas preferências. Eles estão enganados por essa doutrina, que está ingressando na Igreja no Brasil. Como Deus pode ser “ignorante” às nossas decisões, quando nossas palavras nem chegaram à nossa boca e Ele já sabe o que iremos dizer?
Deus não pode satisfazer aquele que não se satisfaz Nele! Você não anda com quem não o respeita e você acha que alguém pode andar com Deus, sem respeitá-Lo? É impossível! Sempre fique com o que a Bíblia diz! Se Deus tem deleite ao negar a Sua revelação sobre quem Jesus é, saiba que Ele tem razões de sobra!
É triste, mas ouso em afirmar, que nem todos receberão a revelação de Deus, acerca de Quem Jesus é e as razões, estão com Ele.
1.d. Estes dois versos falam do conhecimento por meio da revelação Divina, acerca de Quem Cristo é.
Os versos 25 e 26 de Mateus 11 falam do trabalho do Pai em “revelar” Jesus. Você nunca saberá Quem Jesus é se o Pai não O revelar. Você pode estudar os fatos sobre a vida de Cristo em livros, acreditar nesses fatos históricos, mas nunca chegará a conhecer Jesus realmente. Sem a revelação de Deus, você nunca conseguirá admitir que Jesus é o Salvador e Senhor!
2. Jesus nos mostra quatro verdades que o Pai revelou aos não instruídos.
Repare nas quatro verdades que Jesus disse acerca de Si mesmo:
O meu Pai me deu todas as coisas. Ninguém sabe quem é o Filho, a não ser o Pai; e ninguém sabe quem é o Pai, a não ser o Filho e também aqueles a quem o Filho quiser mostrar quem o Pai é. (Mt.11:27 NTLH)
2.a. Jesus tem o domínio sobre todas as coisas.
Como é confortante, viver sob o poder Daquele que tem o domínio sobre todas as coisas! Na Sua época, Jesus percebeu o desespero das pessoas em viver sob o domínio do Império Romano. Ele viu a frustração dos religiosos, que esperavam uma resposta de livramento de Deus.
No entanto, aquele não era o momento para o ser humano ser absorvido pela amargura e falta de esperança. Há muito, Deus havia usado os Seus profetas para dizer sobre o surgimento desse império. Os religiosos deveriam saber disso como discernir o momento. Tudo estava sob o controle de Deus.
Israel se tornara um grande centro comercial. Caravanas percorriam aquelas terras, transportando sal, o qual era muito precioso naquela época. Navios mercantes atracavam nos portos da palestina, para carregar, descarregar e fazer negócios. Aquele era um mundo cosmopolita, pois pessoas de todas as nacionalidades passavam por ali.
Aquele era o momento Deus determinou enviar o Messias, o Seu Filho Jesus, com a mensagem do Evangelho, pois Suas declarações e feitos se espalhariam por todo o mundo romano. Entretanto, os religiosos não podiam entender o momento de Deus em suas vidas e nem o Império Romano, pelo fato de desprezarem o Filho de Deus.
Não estar sob o poder de Cristo, você não entenderá a razão de muitas coisas estarem acontecendo em sua vida como ao redor dela. Você não entenderá a razão de trabalhar em uma determinada empresa, do local onde mora, das circunstâncias adversas ou favoráveis, das pessoas que lhe fazem o bem ou o mal, da razão de estar namorando determinada pessoa ou de estar casado com seu cônjuge.
Não estar sob o controle Daquele que recebeu do Pai toda autoridade no céu e na terra, é ter uma vida fora de controle, entediada e sem esperança. Em Cristo é que você entende os propósitos de Deus em toda a história, tanto geral como pessoal. Paulo declarou o seguinte:
Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito. (Rm.8:28 NVI)
O que nós como cristãos sabemos? Em outras palavras:
Nós temos o conhecimento de que tudo quanto está acontecendo conosco, está trabalhando para o nosso próprio benefício, se amarmos a Deus de verdade e estivermos nos ajustando aos planos Ele de antemão havia planejado.
Estas palavras só podem ser proferidas, por aqueles que crêem em Jesus como Senhor no céu e na terra. Como Aquele que toda a autoridade e que mantém a história deste mundo sob Seu controle. Essa pessoa não será prisioneira da amargura, mas da esperança Divina!
2.b. Somente Deus pode mostrar ou revelar, Quem realmente Jesus é.
Eu já disse e com base bíblica, que ninguém pode ir a Jesus se o Pai não o levar até Ele. Por que o Pai nos atrai até o Seu Filho? Porque Jesus é o nosso exemplo de Alguém que se relaciona perfeitamente com Deus, Sua vontade e planos. É em Cristo que deixamos os maus costumes como o próprio espírito diabólico deste mundo, que nos influencia para o mal.
É em Cristo, que nós encontramos a salvação dessas péssimas influências. É em Cristo, que nós descobrimos o mal que estamos fazendo a nós mesmos, à família em geral como a terceiros. É por meio de Cristo, que nós podemos experimentar toda a graça ou bondade de Deus e enfrentarmos qualquer situação, pelo fato de estarmos sob o Seu tremendo poder!
É em Cristo, que nós aprendemos a nos relacionar com o Pai.
2.c. Somente Jesus pode mostrar ou revelar, Quem o Pai é.
Quando você vai a Cristo, o Filho de Deus, Ele o atrai ao Pai. Você aprende que seu relacionamento com Deus, não é com um “velhinho de barbas compridas”, mas com o “Pai”. Jesus, em todas as Suas orações, tratava a Deus como Pai. As pessoas sempre procuram buscar a Deus como uma “figura mística”, inatingível, uma força que surge de algum lugar, especialmente das alturas.
No entanto, Jesus veio mostrar às pessoas que elas poderiam se relacionar com Deus, tendo- O como Pai. Ele veio mostrar que o Pai nunca está distante de Seus filhos. Ele veio mostrar que o Pai espera que Seus filhos sejam obedientes e confiem Nele.
Portanto, só o Pai pode mostrar quem é o Filho e só o Filho, pode mostrar quem é o Pai.
2.d. Jesus tem o poder para decidir a quem Ele revelará o Pai.
Assim como Deus teve o prazer de ocultar o Filho de muitos, o Filho pode ter o prazer de ocultar o Pai de muitos que se acham sábios e entendidos na religião.
3. Jesus dá um mandamento seguido de uma promessa. (11:28)
Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso. (Mt.11:28 NTLH)
• “Venham a Mim!” Esta expressão exprime um sentimento violento e esperançoso, uma ordem com uma profunda emoção. Seria assim: “Vocês não estão vendo que o caminho que estão seguindo é errado? Então, venham a Mim!
• Jesus chama os “cansados”. São pessoas que estão cansadas com a dureza da vida, que estão aborrecidas e fatigadas. Além do mais, elas estavam cansadas da religião, que coloca uma carga sem sentido sobre elas. Elas eram como um navio recebendo carga, mas sem saber o destino.
• “Jesus dá descanso” Ele se refere acerca do Seu poder de bloquear ou impedir que essas cargas continuem sendo colocadas, a fim de que a pessoa recupere ou recomponha as energias. Jesus dá uma nova expectativa de vida, mesmo em meio ao caos!
4. Jesus dá mais duas ordens.
Sejam meus seguidores e aprendam comigo (…). (Mt.11:29a NTLH)
• “Sejam meus seguidores”. Significa ter uma atitude de submissão, para seguir um determinado caminho. É ser como o boi que aceita a canga ou jugo, para seguir um caminho determinado pelo seu condutor. O sentido é de uma pessoa que abandona um determinado jugo ou canga e o substitui por outro – os de Jesus.
• “Aprendam comigo”. Significa aprender pelo Seu exemplo, a fim de que o conhecimento se torne um hábito ou costume habitual. A pessoa ouve, vê e avalia a si mesma por meio de Cristo e corrige a sua vida perante o Pai.
• O jugo de Cristo é baseado sobre a bondade (Sua Divindade) e a humildade (Sua humanidade). Os ensinamentos de Cristo intervêm tanto na vida espiritual como na vida física do homem.
5. Jesus é a revelação de Deus como o Instrutor Divino.
(…) porque sou bondoso e tenho um coração humilde; e vocês encontrarão descanso. (Mt.11:29b NTLH)
• “Bondoso”. Jesus é Bom, porque só Deus é Bom – Jesus é Deus. Portanto, quando diz ser “bondoso”, Ele está dizendo que o homem precisa aprender a confiar e a desfrutar da Sua bondade como saber que Ele possui o controle, sobre qualquer situação. A Sua bondade ou graça, nos leva a aceitar a forma de Deus lidar conosco como sendo a melhor. Não foi isso que Paulo disse em Romanos 8:28?
• “Humilde”. Jesus foi totalmente dependente de Deus, Ele servia a Deus e as pessoas aprenderiam com o Seu exemplo a servirem a Deus em um espírito submisso e dependente do Pai.
• A bondade e a humildade são opostas à arrogância e ao egoísmo humano, que desafia o Governo e a vontade Deus. Instrução sem revelação é peso ou morte. Pensar que se pode ter uma revelação sem instrução é loucura. Para Jesus, a revelação deve levar ser humano à instrução, ao discipul
ado e isso faz com que ele se satisfaça em Deus, ou seja, obtenha descanso.
• A revelação mostra quem Jesus é e a instrução, mostra como nós devemos agir diante do que o Pai está fazendo como entender a razão de Suas ações ou permissões.
6. Os mandamentos de Jesus demonstram a inspiração Divina, trazem esperança e cura à alma.
Os deveres que eu exijo de vocês são fáceis, e a carga que eu ponho sobre vocês é leve. (Mt.11:30 NTLH)
• O que a religião repleta de regras e rituais faz? Ela incentiva os seus seguidores a fugirem do confronto circunstancial, pessoal e com terceiros, por meio de dinheiro e imposições. Muito oram assim: “Pastor, ore para a situação mudar”, “Pastor, ore para que eu mude”, “Pastor, ore para meu cônjuge mudar!”, “Pastor, eu darei uma grande oferta, se Deus me atender!”, “E então Deus? Onde está o Teu poder? Eu determino que me atenda agora!”. Quanta tolice!
• Quando a situação é amenizada, logo as coisas voltam a ser como antes, ou até piores!
• Você não precisa esperar o dia de ir à igreja para buscar a direção Divina.
• Você deve aprender a praticar os mandamentos de Jesus e saber, que eles são aplicáveis em cada situação ou circunstância do nosso dia a dia e por isso, são inspiradores e desafiantes!
Pois bem, os versos 25 ao 26, falam de revelação. O verso 27, fala da revelação. Os versos 28 ao 30, falam da instrução. Saiba que é na educação ou na instrução Divina, que a pessoa encontra entendimento, ânimo e novas forças para viver. A Bíblia ensina o seguinte:
Apegue-se à instrução, não a abandone; guarde-a bem, pois dela depende a sua vida. (Pv.4:13 NVI)
Em outras palavras:
“Ponha para dentro de você o meu ensino e não o deixe do lado de fora da sua vida, ou seja, nunca o abandone! Ele dará sentido e razão aos seus dias. Por meio dele, você entenderá a sua vida.”
A instrução de Cristo é um processo contínuo, que possibilita aos cristãos alcançarem a plenitude de suas potencialidades cristãs, ao longo da vida.
A ação educativa da Palavra de Deus ou do Evangelho, tem como principio básico a formação integral, harmoniosa dos cristãos e como um de seus objetivos, o desenvolvimento do espírito reflexivo, preparando-os para a construção da consciência crítica, para que ele aprenda a ser, a conviver no Reino de Deus ou na Igreja como sujeito consciente, participativo, sabendo discernir o bem do mal, aplaudir o correto e abominar e repudiar o incorreto.
O que Jesus espera de você?
1. Que você vá a Ele pela revelação de Deus, pois só Ele pode lhe mostrar quem Jesus é.
2. Que você creia na autoridade de Jesus sobre a sua vida.
3. Que somente Jesus lhe ensina como se relacionar com Deus como Pai.
4. Que indo a Ele, tenha um forte desejo de ser instruído na essência do Seu Evangelho.
5. Que você se satisfaça no trabalho de Deus em sua vida.
6. Que você aplique Suas verdades no dia a dia.