Skip to content Skip to footer

A Ponto de estourar. Parte 3

(Walter de Lima Filho – Domingo – 20/07/2014)

 

SE PREFERIR FAÇA DOWNLOAD:

 

mp3 pdf  

 

 

 2 Conrintios 1:8

É um erro pensar que um cristão verdadeiro não fica abalado emocionalmente, diante de situações de grande pressão. No entanto, ele conhece os princípios que a Palavra de Deus lhe oferece, a fim de enfrentar e superar essas pressões.

Ele sabe também, que quando suas emoções pendem para um comportamento negativo, ou seja, quando elas não refletem a Verdade Divina, como a coragem, prudência, sabedoria e amor, ele precisa cuidar dos seus sentimentos rapidamente, pois, se não fizer isso logo, ocorre a possibilidade de que eles se tornem hábitos fortes em sua vida.

Quando nós não trabalhamos rapidamente contra as atitudes que desagradam a Deus, corremos o risco de perdermos as Suas ricas bênçãos. Além do mais, perdemos a chance de nos tornarmos pessoas dignas e estáveis nesta vida.

Nós sabemos que nesta vida, não estamos livres dos momentos de pressão, pois não controlamos as circunstâncias e pessoas. No entanto, nós podemos administrar nossas emoções com a ajuda do Espírito Santo de Deus.

Eu tenho compartilhado com vocês nas últimas duas semanas, que diante das pressões provocadas por circunstâncias ou pessoas, devemos encarar os acontecimentos de modo bíblico ou Divino, pois toda pressão ou estresse, quando não encarado corretamente, gera desapontamentos ou frustrações. As frustrações ou desapontamentos podem suscitar a amargura, e esta, o isolamento. Vamos fazer uma breve recapitulação do que vimos até agora.

Que diante das pressões, “SEJA VERDADEIRO QUANTO AOS SEUS DESAPONTAMENTOS”.

Como nós podemos ser verdadeiros?

Aceitemos as pressões como parte da vida.
Saibamos que quando a pressão é exagerada, ela pode gerar dor e frustração.
Enfrentemos as emoções negativas com coragem, e não mascaremos a situação.
Confiemos na presença de Deus, pois Ele sempre está perto para nos oferecer ajuda.
É muito importante praticarmos essas atitudes, pois os desapontamentos podem gerar dentro de nós um espírito de amargura, o qual na Bíblia é dito como um veneno para a nossa mente. Portanto, uma pessoa amargurada é como alguém que carrega um veneno, o qual pode infectar outras pessoas!

É por isso que nós meditamos na semana passada sobre o seguinte princípio:

Diante dos desapontamentos: “REJEITE O ESPÍRITO DA AMARGURA”. Como nós podemos rejeitar que a amargura se instale em nossas vidas?

Nós sempre iremos nos machucar nesta vida. (cf. Jo.16:33)
Tome cuidado para não ser dependente emocional de outra pessoa.
Procure não levantar barreiras, por medo de ser machucado novamente.
Seja prudente, pois você não pode controlar todas as circunstâncias. (cf. Pv.4:23)

Ser prudente é ser reflexivo, ou seja, pense muito antes de agir.
Decida por ações que Deus aprova, e você experimentará a felicidade.
Saiba que a felicidade não depende de uma boa circunstância, mas da sua obediência a Deus em qualquer situação. (cf. Mt.5:5)
Lute contra o espírito da amargura, pois ele tem o poder de não somente você, mas também outras pessoas. (cf. Hb.12:15)

Desenvolva um espírito de gratidão a Deus. (cf. 1 Ts.5:16-18)

Em meio a pressões, encontre razões para agradecê-Lo.
Procure lembrar-se das bênçãos que Deus já lhe deu e agradeça-O por elas.
O terceiro princípio que eu quero compartilhar com vocês, a fim de que enfrentemos os momentos de pressão é:

APRENDA A RECEBER AJUDA DOS OUTROS

Quando estamos sob pressão, podemos ficar desapontados, pois não gostamos desse tipo de circunstância. Então, os desapontamentos podem gerar amargura e esta procura nos induzir ao isolamento.

1. Gostemos ou não, nós precisamos de pessoas.

O Livro de Provérbios diz:

icon biblia O amigo ama sempre e na desgraça ele se torna um irmão. (Pv.17:17 NTLH)

Como amigos leais são importantes, pois nos momentos de adversidades, eles se tornam mais que amigos, passam a ser como irmãos!

Procurar por isolamento significa que não queremos ninguém em nossas vidas e isso é um grande erro. Quando estamos a ponto de estourar, além do Pai, o que mais precisamos é de pessoas de Deus.

Nós precisamos de pessoas que possam enxergar o que sob pressão, desapontamento e amargura, não enxergamos. Nós precisamos de pessoas que nos deem apoio, força, e acima de tudo, perspectiva.

2. Sozinhos, a nossa perspectiva se torna limitada.

Saiba que quando nós estamos sob pressão, dificilmente vemos o quadro todo, pois a nossa perspectiva ou visão se torna limitada, e é nesse momento que nós precisamos de pessoas piedosas que nos ajudem. Esta é a razão de o Novo Testamento enfatizar que precisamos ser membros da igreja local, para onde o próprio Deus nos encaminha.

Nós precisamos construir amizades com cristãos piedosos, que conheçam a Bíblia e que orem juntamente conosco. Deus sempre levanta alguém que O respeita para estar ao nosso lado. Em momentos de crise, como nós precisamos de verdadeiros amigos que tenham a disposição de caminhar conosco, lado a lado!

icon biblia Algumas amizades não duram nada, mas um verdadeiro amigo é mais chegado que um irmão. (Pv.18:24 NTLH)

No entanto, nós não podemos esperar que a crise chegue, a fim de corrermos atrás de pessoas. É necessário conhecer pessoas honestas e tementes a Deus, antes que qualquer crise chegue.

Uma das coisas que sempre sugiro é que você participe de um pequeno grupo, a fim de desenvolver amizades com as quais, um dia, você poderá contar. Quantas pessoas apenas frequentam a nossa igreja, entrando e saindo aos domingos, sem desejarem ser notadas? Grande parte dessas pessoas sofreu algum tipo de desapontamento, ficou amargurada, e o medo levou essas pessoas ao desejo de procurarem o isolamento.

Pense: foi Deus Quem os trouxe aqui? Mas, se por alguma razão pessoal, vocês não querem construir relacionamentos, qual é a razão? É melhor ter algumas pessoas em torno de suas vidas, porque sozinhos, você poderá perder o controle emocional e se encaminhar para o fundo do poço! Todos nós precisamos receber ajuda de outros.

3. Recebermos ajuda é importante, mas que nós compartilhemos com outros a mesma ajuda que recebemos do Senhor.

Paulo ensina o seguinte:

icon biblia 3 Louvado seja o Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai bondoso, o Deus de quem todos recebem ajuda! 4 Ele nos auxilia em todas as nossas aflições para podermos ajudar os que têm as mesmas aflições que
nós temos. E nós damos aos outros a mesma ajuda que recebemos de Deus. (2 Co.1:3,4 NTLH)

Uma igreja não é composta por “assistentes”, mas por membros que se preocupam com a saúde espiritual e psicológica dos que dela fazem parte. Você percebe que Deus não quer que fiquemos isolados, mas que estejamos envolvidos em fortalecer vidas.

Por isso é importante aprendermos sempre a Palavra de Deus, para que através do conhecimento constante das Sagradas Escrituras, nós possamos dar continuidade ao ministério de Cristo. Nós sempre podemos compartilhar porções da Bíblia com outras pessoas e a Palavra de Deus as edificará.

Há muitas pessoas feridas que se encontram em nosso meio, mas quando você se propõe a ajudá-las, verá que a cura para suas próprias feridas virão das mãos do Senhor. Afinal, nós temos aprendido na Palavra de Deus o seguinte:

icon biblia Quem é generoso progride na vida; quem ajuda será ajudado. (Pv.11:25 NTLH)

A verdade que está neste verso é que a pessoa abençoada por Deus será ainda mais abençoada nesta vida por Ele quando ajuda pessoas, ou seja, quando ela derramar sobre os outros as bênçãos que tiver recebido de Deus.

O apóstolo Paulo nos dá o seguinte conselho:

icon biblia Portanto, animem e ajudem uns aos outros, como vocês têm feito até agora. (1 Ts.5:11 NTLH)

Paulo está dizendo que o cristão verdadeiro deve procurar permanecer perto das pessoas que precisam ser animadas e edificadas na sabedoria e no poder de Cristo Jesus. Quando agimos dessa maneira, nós estamos compartilhando força com o nosso próximo, e assim, cumprimos a lei de Cristo.

icon biblia Ajudem uns aos outros e assim vocês estarão obedecendo à lei de Cristo. (Gl.6:2 NTLH) Qual é a lei de Cristo?

icon biblia 37 Jesus respondeu: “Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma e com toda a mente.” 38 Este é o maior mandamento e o mais importante. 39 E o segundo mais importante é parecido com o primeiro: “Ame os outros como você ama a você mesmo.” (Mt.22:37-39 NTLH)

Eu gostaria de terminar esta meditação, lendo com vocês o que está escrito na Carta aos Hebreus:

icon biblia 24 Pensemos uns nos outros a fim de ajudarmos todos a terem mais amor e a fazerem o bem. 25 Não abandonemos, como alguns estão fazendo, o costume de assistir às nossas reuniões. Pelo contrário, animemos uns aos outros e ainda mais agora que vocês vêem que o dia está chegando. (Hb.10:24,25 NTLH)

 

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação