(Walter de Lima Filho – Domingo – 22/07/2012)
SE PREFERIR FAÇA DOWNLOAD:
Colossenses 1:9
Toda vez que prosperamos na vida, seja espiritual, mental ou materialmente, tomemos cuidado com determinadas influências. Por quê? Porque somos seres humanos, falíveis e influenciáveis. A má influência pode destruir rapidamente, tudo o que de bom demorou muito tempo para ser construído.
O verso que acabamos de ler inicia com uma expressão “por esse motivo”. Ao que o apóstolo Paulo se refere? Ao exemplo dos cristãos da cidade de Colossos e qual foi ele?
• Demonstravam fé sólida e amor, ou seja, o desejo de ajudar pessoas. (v.4)
• Demonstravam uma fé que lhes fazia pensar na eternidade. (v.5)
• Demonstraram disposição para ouvir e aprender sobre a graça de Deus em toda a verdade. (v.5)
• Demonstravam um amor verdadeiro que vinha do Espírito Santo. (v.6)
As notícias que Epafras trouxe a Paulo (vs.7,8), o inspirou a orar e pedir a Deus que:
• Eles fossem cheios com o conhecimento da vontade de Deus. (v.9)
• Eles se enchessem com a sabedoria e conhecimento que o Espírito Santo dá. (v.9)
A expectativa da oração de Paulo com relação a eles era: Que eles vivessem do modo como Deus quer e fizessem coisas que agradassem a Deus. Essas atitudes gerariam frutos procedentes de suas boas ações e um conhecimento maior de Deus seria alcançado.
Entretanto, qual é a razão de todas essas palavras do apóstolo? Haviam pessoas infiltradas na igreja com pensamentos estranhos, que diziam “conhecer” de fato a Deus e que as coisas não eram como eles pensavam. Eles ensinavam que o que se fizesse com o corpo, não interferiria no espírito ou no relacionamento com Deus.
Certa vez Jesus ensinou uma verdade de modo metafórico: Se a sua mão direita faz com que você peque, corte-a e jogue-a fora. Pois é melhor perder uma parte do seu corpo do que o corpo inteiro ir para o inferno. (Mt. 5:30 NTLH) A Bíblia ainda diz: Não se enganem: ninguém zomba de Deus. O que uma pessoa plantar, é isso mesmo que colherá. (Gl.6:7 NTLH)
Paulo, como um pai que procura aconselhar a seu filho, age como Deus, o Pai que sempre nos aconselha no que é elevado. Paulo mostrou as qualidades excelentes que eles haviam conseguido com muito esforço e estas não deveriam se perder por causa de más influências.
Todo tipo de perversão, nada mais é do que uma zombaria aos valores eternos de Deus. É tratar com desdém o que de fato nos leva a uma vida digna e abençoada. A Bíblia diz: Para o malvado, fazer o mal é divertimento, mas a pessoa sensata encontra prazer na sabedoria. (Pv.10:23 NTLH) Veja ainda: O homem sensato sempre pensa antes de agir, mas o tolo anuncia a sua ignorância. (Pv. 13:16 NTLH)
Quando você destrói seus valores cristãos, você destrói sua mente. Destruindo sua mente, você passa a contaminar o seu corpo com tudo o que Deus chama de imoral. O resultado é a perda da paz interior, da fé e da alegria no Espírito Santo. A felicidade não está na licenciosidade da carne, mas em fazer a vontade de Deus no poder do Espírito Santo e no nome de Jesus!
A felicidade é o resultado da fé praticada pelo amor que nos é dado pelo Espírito Santo, quando abençoamos de algum modo a outras pessoas. A lei do Evangelho de Cristo é que quando abençoamos os outros, nós somos abençoados. Jesus disse: Felizes as pessoas que têm misericórdia dos outros, pois Deus terá misericórdia delas. (Mt.5:7 NTLH)
Quando você pratica atos que agradam a Deus e estes se multiplicam, você será a pessoa mais feliz e abençoada da face da terra! Jesus ensinou: Felizes as pessoas que têm fome e sede de fazer a vontade de Deus, pois Ele as deixará completamente satisfeitas. (Mt.5:6 NTLH)
A insatisfação, a paz e o vazio interior, são marcas registradas das pessoas afastadas de Deus. São pessoas que pensando ser religiosas, vivem um drama interior pela falta da abundante graça de Deus. Se o Evangelho não o satisfaz, as más influências também não o farão! Mantenha-se longe do tolo, pois você não achará conhecimento no que ele falar. (Pv.14:7 NVI)