(Walter de Lima Filho – Domingo – 09/12/2012)
SE PREFERIR FAÇA DOWNLOAD:
Efésios 3:13-20
Em sua maior parte, o texto que lemos é uma oração que Paulo fez pelos cristãos da cidade de Éfeso, para que não desanimassem. Qual é a maior causa do nosso desânimo? O que ele causa? Que conselhos o apóstolo Paulo dá para que nós nos mantenhamos animados na fé?
A maior causa do desânimo é o “medo”. A pessoa teme não achar recursos internos e externos para enfrentar suas dificuldades. Para os cristãos de Éfeso, Paulo que estava preso em Roma, era o seu maior motivador e eles se sentiam incapacitados de seguirem em frente sozinhos.
O desânimo pode causar muitos malefícios às nossas vidas como: Depressão, comodismo, desvalorização pessoal, revolver os reveses do passado, perda do foco e alvos na vida. A pessoa simplesmente pára e passa a viver no fel da amargura. O efeito mais funesto do desânimo é que aquele que nele cai, não o reconhece como uma tentação ao pecado.
• O desânimo é uma das ciladas mais perigosas que Satanás pode armar para um filho de Deus. Em outras tentações nós podemos ver claramente a cilada e a cara do “inimigo”, mas no desânimo, vemo-nos a nós mesmos como derrotados. O inimigo se esconde e zomba, enquanto nós somos destruídos interiormente!
• Jesus veio para reativar a nossa fé, esperança, coragem e amor em um Deus maravilhoso! Jesus escolheu homens para serem valentes e um deles foi Paulo, que nos deixou um legado de confiança em um Deus que sempre sabe o que está fazendo!
Vença o desânimo, reconhecendo o seu estado atual e o que poderá vir a ser, ao seguir o modelo bíblico de uma vida vitoriosa. Paulo dá aos efésios conselhos de confiança e coragem em Deus, por meio da fé em Cristo Jesus. A Bíblia diz que: (…) o Espírito que Deus nos deu não nos torna medrosos. (…) (2 Tm.1:7 NTLH) O conselho Divino através do apóstolo Paulo:
1. Seja espiritualmente forte, valente e animado! (v.16) Essa força vem da riqueza e bondade de Deus, por meio do Espírito Santo. Ela não vem de um esforço mental positivo. Então, como nós podemos ser mais fortes espiritualmente? A Bíblia diz: (…) tornem-se cada vez mais fortes, vivendo unidos com o Senhor e recebendo a força do seu grande poder. (Ef.6:10 NTLH)
2. Que Cristo viva no seu coração pela fé! (v.17A) Como você adquire fé? (…) a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem vem por meio da pregação a respeito de Cristo. (Rm.10:17 NTLH) Qual é o próximo passo, após adquirir fé? Não se enganem; não sejam apenas ouvintes dessa mensagem, mas a ponham em prática. (Tg.1:22 NTLH)
3. Esteja enraizado e alicerçado em Cristo. (v.17B) Portanto, já que vocês aceitaram Cristo Jesus como Senhor, vivam unidos com ele. Estejam enraizados nele, construam a sua vida sobre ele e se tornem mais fortes na fé. (…) (Cl.2:6,7 NTLH) Jesus ensinou que: Quem ouve esses meus ensinamentos e vive de acordo com eles é como um homem sábio que construiu a sua casa na rocha. (Mt.7:24 NTLH)
4. Creia no amor de Cristo que vai além das suas limitações humanas. (v.18) A Bíblia diz: Mas o amor de Deus, o SENHOR, por aqueles que O temem (amam e respeitam) dura para sempre. (…) (Sl.103:17 NTLH)
5. Vivencie o amor de Cristo, pois isso fará com que você fique repleto do próprio Deus! (v.19) A Bíblia diz: Porque todos nós temos sido abençoados com as riquezas do seu amor, com bênçãos e mais bênçãos. (Jo1:16 NTLH)
6. Confie no poder de Deus que age em você! (v.20) Você pode não entender o seu momento, mas confie em Deus, pois Ele está fazendo algo muito mais além do que você pode pedir ou até pensar! Recordemos o que Deus disse a Abraão: Quando Abrão tinha noventa e nove anos, o SENHOR Deus apareceu a ele e disse: Eu sou o Deus Todo-Poderoso. Viva uma vida de comunhão comigo e seja obediente a mim em tudo. (Gên 17:1 NTLH) Apesar da idade avançada, Abraão se tornou pai de Isaque por promessa Divina, através de uma vida de comunhão e obediência a Deus. Ele não desanimou, mas animou-se pela fé em Deus! Faça o mesmo praticando o conselho Divino que foi dado por Paulo, o apóstolo do Senhor.