Skip to content Skip to footer

Viva Pela Fé e espere em Deus!

 

(Walter de Lima Filho – Domingo – 11/08/2013)

Se preferir faça o download:

Habacuque 2:1-5

Como eu posso agir numa sociedade que se diz cristã e que a cada dia, se torna mais violenta, criminosa e corrupta? Como eu posso pensar no amor de Deus, ao ver tantas guerras, fome, doenças, mortes e injustiças? Como acreditar em um Deus, que é Pai, se Ele não responde a muitos de meus clamores? Onde está a justiça de Deus? Onde está Deus? Vale a pena buscar a Deus? Deus é complacente com tudo, é injusto, brutal e corrupto? Por que Ele permite todo esse tipo de comportamento?

Ainda que Deus não aja do modo como queremos, Seus atos sempre serão a favor dos que confiam e vivem pela fé Nele. Habacuque foi um profeta que viveu e profetizou na mesma de época de dois outros profetas – Jeremias e Sofonias. Profeta era uma pessoa escolhida divinamente, a fim de mostrar às pessoas de sua época os pensamentos, planos e os juízos de Deus.

1. A condição política mundial, nacional e social nos dias de Habacuque.

A condição política mundial. Na época de Habacuque, o grande império conquistador sobre a Terra era a Babilônia, governada pelo grande rei Nabucodonosor. Ele havia derrotado o poderoso Egito e agora marchava contra o povo de Israel. Você pode ter uma noção de como era o povo, cavaleiros e soldados babilônios, lendo Habacuque 2:6-11.

A condição política nacional. Jeoaquim era um rei em Judá, que não seguiu os passos de seu pai. Ele oprimia o povo e só se preocupava com os seus desejos e construção de palácios. (Je.22:13-19)

A condição social. (Hc.1:1-4) A sociedade na qual Habacuque vivia estava quase que totalmente corrompida e mergulhada na maldade. Ele orava, clamando a Deus pedindo ajuda, mas nenhuma resposta lhe era dada. (cf. Hc.1:1-4)

Jeremias, que era contemporâneo de Habacuque, disse: Ó SENHOR Deus, se eu discutisse esse meu caso Contigo, Tu provarias que estás com a razão. Mas eu preciso Te fazer algumas perguntas sobre a Tua justiça. Por que os maus ficam ricos? Por que os desonestos conseguem sucesso? (Je.12:1 NTLH) Esse não tem sido o questionamento de muitos em nossos dias?

“Parece que Deus está com os olhos fechados para todo tipo de maldade, injustiça e corrupção”, é o pensamento de muitos! Diante de tal pensamento, muitos se afastam de Deus, se tornam amargos no coração e com esse sentimento venenoso, transformam-se em pessoas vingativas, sem respeito às leis, violentas, corruptas e até criminosas.

2. Habacuque assume a posição de um “vigia e espera” pela resposta de Deus às suas queixas. (2:1)

Em vez de mergulhar em um espírito de amargura, Habacuque decide confiar em Deus e que Dele, receberia respostas para toda aquela situação. Todos nós devemos saber que Deus pode revelar Seus segredos ou não, pois Ele é SENHOR!

Eu já ouvi pregadores dizendo, que Deus “é obrigado” a revelar todos os Seus segredos, pois Ele não deixa ninguém em confusão. Eu reconheço que “Deus não é Deus de confusão”, mas o que isso tem a ver com o fato Dele revelar ou não Seus segredos? Quando a bíblia diz que o nosso Senhor não é Deus de confusão, significa que Ele não aceita a nossa desordem, inclusive teológica!

A Bíblia diz: Há coisas que não sabemos, e elas pertencem ao SENHOR, nosso Deus; mas o que Ele revelou, isto é, a Sua Lei, é para nós e para os nossos descendentes, para sempre. Ele fez isso a fim de que obedecêssemos a todas as suas leis. (Dt.29:29 NTLH) Se nós confiamos em Deus, não fiquemos preocupados com o que Ele não nos revela, no entanto, preocupemo-nos em obedecer àquilo que Ele já nos deixou – Sua Palavra escrita!

3. Deus pede a Habacuque, atenção e obediência. (2:3,4)

Deus pede a Habacuque, que escrevesse a Sua mensagem com clareza, para que ela pudesse ser lida com facilidade. Deus pede que ele fosse paciente e para “esperar” o cumprimento das Suas palavras.

A raiz do verbo “esperar” no hebraico dá a idéia de “perfurar algo, no sentido de esculpir”. Por quê? Porque quando a pessoa está esculpindo algo, ela está se detendo fixamente em um modelo ou mensagem, apresentado e produzindo uma cópia. Isso requer atenção, fixação, pois na medida em que você entalha tudo vai tomando forma e ficando muito claro. O idioma hebraico é composto por letras retas e ele foi assim elaborado, para ser facilmente entalhados em pedras.

Portanto, muitos dizem que estão esperando no Senhor, mas continuam infrutíferos, teimosos e desobedientes à Sua Palavra. Aqueles que esperam no Senhor, vão se fortalecendo, pois o Senhor vai lhes mostrando pouco a pouco o que Ele está fazendo. Isaías disse: (…) aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. (…) (Is.40:31 NVI) O salmista diz: Confie no SENHOR. Tenha fé e coragem. Confie em Deus, o SENHOR. (Sl.27:14 NTLH)

4. Habacuque recebe a mensagem de Deus, na qual ele deve crer de todo o coração. (2:4,5)

Habacuque esperava receber de Deus uma visão, no entanto, ele recebe uma mensagem, uma revelação. Deus pede que ele observe o que Deus irá lhe mostrar:

• Os maus não têm segurança. Eles tentam se sentir seguros alcançando riquezas. (4)

• A riqueza conseguida por meio da maldade e corrupção é enganosa, pois torna o enriquecido em uma pessoa orgulhosa, desafiadoras da justiça Divina. (5)

• Os orgulhosos não têm sossego, são gananciosos, pois sempre querem mais. (5)

• As pessoas que andam com Deus, devem viver pela fé. (4)

Ao permitir que a Babilônia invadisse o Egito, Deus o estava punindo pelas suas crueldades, mas iria punir do mesmo modo, a própria Babilônia. Antes disso, Deus usaria o exército babilônio para punir os infiéis e teimosos de Seu próprio povo, permitindo que eles invadissem a Terra Prometida, que tomassem os judeus como prisioneiro
s e escravos, saqueassem tudo, inclusive os utensílios do Senhor que estavam no Templo e que este fosse totalmente destruído!

Como Deus permitiu que pagãos destruíssem o Templo, que O representava sobre a Terra, em meio ao Seu povo? Você se lembra quando os discípulos pediram a Jesus, que observasse as grandes pedras do Templo em Jerusalém? Qual foi a resposta do Senhor a eles? Que não ficaria pedra sobre pedra! O Templo de Herodes seria destruído!

Por qual finalidade, Deus permitiria permanecer em pé, algo que já estava destruído no coração de Seus filhos? Antes dos babilônios destruírem o Templo do Senhor, ele estava em ruínas na vida judaica. Você deve lembrar-se do que Paulo ensinou aos cristãos de Corinto ao dizer, que eles eram o Templo do Espírito Santo e que Deus destruiria aquele que o destruísse.

Você não lê que os egípcios foram levados como escravos para a Babilônia e sim, os judeus. Por quê? Porque eles foram rebeldes e destruíram uma vida de fé, a qual eles deveriam ter conservado de todo o coração. A morte da fé era a morte do Templo e eles deveriam ser punidos! Os babilônios seriam punidos pela destruição do Templo do Senhor como por suas crueldades, mas isso só se daria, quando houvesse uma reforma religiosa no seio do povo de Deus.

Todo pregador deveria saber, que se ele não conduz o povo de Deus pelo caminho da Verdade, ele será destruído ou disciplinado seriamente, pelo fato de estar destruindo o Templo de Deus, que é a Igreja. O mesmo se dá a uma igreja local, que teima em não aceitar as admoestações do Senhor Jesus a ela.

Enquanto Habacuque escreve a mensagem do Senhor, a visão vai ficando clara em sua mente. Muitos pedem que Deus lhes dê visões e sonhos, mas nem sempre Deus irá atender a esse tipo de pedidos. Na maioria das situações, Deus pede que se observe o que já está escrito na Sua Palavra, pois na medida em que a pessoa a obedece, ele percebe com mais clareza o que Deus está fazendo.

O homem de fé sempre se preocupa acerca do seu relacionamento com as Escrituras Sagradas e com o Seu Autor. Nós, cristãos, conhecemos bem a justiça que merecíamos pelo modo como andávamos antes de termos conhecido a Cristo. Graças damos a Deus, que Ele, Cristo, pela Sua morte e ressurreição, nos deu uma grande oportunidade de nos reconciliarmos com o Pai. Nós sabemos que o Pai exige de nós uma vida de obediência, atitude esta, que o rebelde não gosta e prefere dizer que Deus não existe!

O homem mau não se importa com Deus; por causa do seu orgulho ele pensa assim: “Para mim, Deus não tem importância. (Sl.10:4 NTLH) Em outras palavras: “O homem pecador, cheio de orgulho, não procura a Deus, nem se interessa por Ele. Todos os seus pensamentos se limitam ao seguinte: Não existe Deus!

Habacuque não ficou muito feliz com tudo o que estava escrevendo e com a visão, que estava se formando em sua mente, mas em vez de alimentar-se com a tristeza, ele decide ser um homem de fé.

5. Habacuque estremece diante da mensagem de Deus, mas expressa a sua fé no Altíssimo! (3:16-19)

A mensagem não era o que o que Habacuque gostaria de ouvir e ele ficou alarmado! O sofrimento aumentaria e o pior viria e questão é: “Como viver e suportar tudo isso?” Só havia uma saída: Viver pela fé! (…) o justo pela sua fé viverá. (Hc.2:4 ACF)

Habacuque diz, que mesmo que as coisas não saiam do seu jeito, ele reconhece e declara que Deus está no controle de tudo e isso é o suficiente para ele. A verdadeira fé é aquela, que ama a Deus e O obedece, mesmo em meio às adversidades! A fé bíblica significa fidelidade.

Nos versos 16 ao 19, Habacuque fala do seu medo, que esperará pela justiça Divina. Ele decide continuar sendo um escravo de Deus e confiando nos planos do Senhor para a Sua vida, como para todos aqueles que se arrependessem na escravatura babilônica.

Habacuque decide celebrar a Deus e finaliza o seu poema no estilo judaico, com palavras de fé, de confiança em Deus, no sentido de que ele dirigiria sua vida e lhe daria forças, que o capacitaria a andar a cima da normalidade.

Conclusão.

Como é triste observarmos que algo que foi criado para ser poderoso e tão belo, perde a força e a sua boa influência. Nós vivemos dias difíceis, parecidos aos de Habacuque, cheios de violência, imoralidade, sensualidade mostrada livremente, criminalidade, desrespeito às leis e até por parte dos próprios legisladores, corrupção política, e tantas outras coisas, que me levam a perguntar: “Como serão os próximos dias? Por acaso serão melhores que os de hoje?

Jesus falou dos últimos dias como se fossem as primeiras dores de parto:

• Muitos cristãos serão presos, maltratados e mortos.

• Eles serão odiados pelas nações.

• Muitos abandonarão a fé, trairão e odiarão uns aos outros.

• Falsos pregadores aparecerão para enganar muitas pessoas com suas mentiras de um mundo melhor.

A maldade vai se espalhar tanto, que o amor de muitos esfriará; mas quem ficar firme até o fim será salvo. (Mt.24:12,13 NTLH)

Entendamos que:

• Deus não nos pune quando nos queixarmos, pelos fatos que não entendermos.

• No entanto, cuidado para não se tornar uma pessoa amargurada.

• Em momentos de crise não se afaste de Deus, mas confie na Sua direção.

• Guarde a Palavra de Deus no coração e seja em tudo obediente a Ele.

• As pessoas só verão o Deus que nós, cristãos, estamos vendo e obedecendo.

• Deus nem sempre irá lhe dizer o que você gostaria de ouvir.

• Não culpe a Deus pela maldade que se espalha, mas assuma a sua culpa.

Há situações que não mudarão; então, seja obediente a Deus e viva pela fé!

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação