Skip to content Skip to footer

Jesus, Nicodemos e o Evangelho – Parte III

(Walter de Lima Filho – Terça – 12/02/2013)

Se preferir faça o download:

João 3:5-10

Em sua conversa com Nicodemos, Jesus censurou duas coisas que têm muito a ver com os nossos dias: Primeiro: A “influência danosa” da religião, que com suas regras ou leis humanas, afastou as pessoas de Deus. Segundo: O “conhecimento bíblico limitado” da liderança, que fazia com que os próprios líderes não entendessem e pervertessem os planos de Deus para o Seu povo através de seus ensinamentos.

1. Jesus ensina sobre a ação do Espírito Santo.

Jesus ensina a Nicodemos, sobre o trabalho do Espírito Santo no “Novo Nascimento”. Na semana passada eu procurei explicar que Jesus se referiu à Palavra de Deus como água purificadora e ao Espírito Santo como “Agente” da Palavra, para que a pessoa possa “ver” o Reino ou Governo de Deus e “entrar” para dentro do mesmo. (3:5)

Para que o “Novo Nascimento” aconteça, uma atitude de submissão ou humildade à Palavra de Deus e ao Espírito Santo é necessária. Portanto, se a Palavra de Deus não é ensinada, todo o trabalho do Espírito Santo ficará despercebido e a implicação é que as pessoas não conseguirão ver e nem entrar no Reino de Deus. O pior, é que muitos ficam presos às maquinações de falsos líderes, em vez de aprenderem a ser dirigidos pelo Espírito e pela Palavra de Deus.

Jesus fala a Nicodemos sobre o nascimento biológico e o espiritual, que é efetuado pelo Espírito Santo. (3:6) Então, educadamente, Jesus procura fazer com que Nicodemos perceba que ele nunca havia nascido de Deus e para Deus! Essa declaração deve ter chocado terrivelmente o “líder e o mestre” da religião. (3:7)

A seguir, Jesus faz uma comparação entre a ação do vento e o trabalho do Espírito Santo. (3:8) Este verso é terrível para aqueles que acreditam que por serem “bonzinhos”, por “cumprirem hábitos religiosos” e por praticarem “atos caridosos”, ganham pontos com Deus. Procurarei com todo respeito à Palavra de Deus, traduzir o verso 8 numa linguagem mais informal:

• Você pode perceber o Espírito Santo (vento), mas por si mesmo, nunca poderá dizer o que Ele faz, o que deve fazer e o que Ele fará. Não é um método ou o esforço religioso que garante a concessão da Vida elevada que Deus dá, isso é uma decisão do próprio Espírito.

2. Atitudes que revelam a nossa submissão ao Espírito Santo no Novo Nascimento.

Por trás destas palavras há algumas atitudes:

Revelação. Você percebe a presença do Espírito Santo de Deus e crê em Jesus.

Humildade. Você reconhece a Sua presença e sabe que Ele quer realizar algo.

Mansidão. Você entrega seus direitos a Ele, pois Ele é o SENHOR.

Confiança Integral Nele. É o Espírito Santo que decide quando, onde e em quem a Sua obra será feita.

Obediência. Você coopera com Ele, pois o Espírito Santo é o Seu método e o coração da sua religião – O Espírito Santo é Deus!

Eu me preocupo com certas placas nas fachadas das igrejas, determinando que em cada dia da semana Deus fará algo diferente. Quando dizemos que Deus quer fazer ou fará tal coisa, é necessário ter muita certeza de que o Espírito está realmente dirigindo nossas palavras, pois caso contrário, nós estaremos cometendo grave pecado; isto é, impedimos que Deus atue do Seu modo e que Ele seja submisso às nossas crenças!

• Às vezes Deus quer, mas não pode devido à falta de fé.

• Noutras vezes Ele pode, mas não quer.

• Quando eu O percebo e ouço com atenção o que Deus quer, confio e obedeço, reconheço que nada é impossível para Ele. É isso o que a religião não oferece.

Nicodemos fica espantado com tais declarações, faz um comentário e recebe de Jesus um questionamento. (3:9,10) A pergunta de Jesus faz com que Nicodemos se cale completamente; pois, a sua religião e salvação já haviam sido contestadas e agora, a sua função de “mestre”! Jesus está praticamente lhe dizendo, o quão Nicodemos era limitado nas Escrituras Sagradas! Você deve se lembrar que na semana passada, nós vimos como Jesus citou a Nicodemos o Livro do profeta Ezequiel 36:25-27. Esse foi um golpe muito dolorido!

3. Tanto o Velho como o Novo Testamento dizem a mesma coisa acerca da salvação.

Muitos têm “a mania” de dizer de que no Velho Testamento, não há nada que ensine sobre o caminho da salvação. Paulo escrevendo a seu discípulo Timóteo escreveu: E, desde menino, você conhece as Escrituras Sagradas, as quais lhe podem dar a sabedoria que leva à salvação, por meio da fé em Cristo Jesus. (2 Tm.3:15 NTLH)

A que Sagradas Escrituras Paulo se refere, se não o Velho Testamento? Lembre-se que o Novo Testamento ainda não estava escrito e as Escrituras que Timóteo estudava era o Antigo Testamento. Então, toda a Escritura é uma inspiração de Deus e deve ser ensinada. Além do mais, a “salvação” em nosso período não é diferente da “salvação” apresentada no período da Lei de Moisés e dos profetas. Jesus disse: Não pensem que eu vim para acabar com a Lei de Moisés ou com os ensinamentos dos Profetas. Não vim para acabar com eles, mas para dar o seu sentido completo. (Mt.5:17 NTLH)

O “Novo Nascimento” não é resultado do que podemos fazer para Deus, mas é um dom Divino a um ser que se arrepende de seus erros como de seu afastamento da Verdade de Deus. O “Novo Nascimento” significa um recomeço espiritual, um renascimento de Deus e para Deus, a quebra dos laços com a “natureza pecaminosa” que procura exercer domínio e voltar-se para Deus de coração.

Garanto que Nicodemos conhecia muito bem o Livro de Isaías, quando Deus chama o Seu povo para uma conversa franca: Lavem-se! Limpem-se! Removam suas más obras para longe da minha vista! Parem de fazer o mal, “Venham, vamos refletir juntos”, diz o Senhor. “Embora os seus pecados sejam vermelhos como escarlate, eles se tornarão brancos como a neve; embora sejam rubros como púrpura, como a lã se tornarão. (Is.1:16,18 NVI)

O que Deus está mostrando em Isaías? Uma transformação pela Sua graça. Nicodemos, o “mestre” em Israel, professor das Sagradas Escrituras para o seu povo,
nunca entendeu a graça e o perdão de Deus, tão evidentes no Velho Testamento. Eles enfatizavam o fazer coisas antes de se converterem ao SENHOR!

Tão ocupados estavam em alcançar uma justiça própria, que os religiosos não repararam a verdade maravilhosa de Habacuque: (…) Os maus não terão segurança, mas as pessoas corretas viverão por serem fiéis a Deus. (Hc.2:4 NTLH) A preocupação em encontrar leis para serem obedecidas era tão grande, que suas vidas não saíam do lugar e nem para irem na direção a Deus!

Nesta parte da conversa com Nicodemos, Jesus mostra que ele era um guia cego, um instrutor de ignorantes e que era carente da salvação de Deus. Jesus deixa claro que Nicodemos tinha um conhecimento limitado das Escrituras. A partir daí, Nicodemos se calou!

Concluindo:

A loucura por manipular pessoas, tem feito com que muitos líderes se descuidem da simplicidade, da clareza da graça de Deus e acabam formando seitas. Para justificar seu comportamento e suas maquinações religiosas, eles corrompem o Evangelho como é apresentado em toda a Palavra de Deus. Paulo disse: Aqueles homens são apóstolos falsos e não verdadeiros. Eles mentem a respeito dos seus trabalhos e se disfarçam, apresentando-se como verdadeiros apóstolos de Cristo. E isso não é de admirar, pois até Satanás pode se disfarçar e ficar parecendo um anjo de luz. (2 Co.11:13,14 NTLH)

Uma seita sempre diz ter os meios e esses, os mais estranhos, para se conseguir mais e mais as bênçãos de Deus. Na verdade todas elas agem de igual modo: Substituem a fé genuína por artifícios humanos, visando a manipulação de pessoas, arrecadações financeiras, fama e poder.

Que nós fujamos daqueles que torcem as Escrituras e entristecem a Deus, mas que celebremos o cristianismo que influencia as pessoas a se submeterem a Cristo, como conhecerem o plano, a mente e o coração de Deus pela Sua Palavra.

Deus diz por meio do profeta Oséias: Meu povo foi destruído por falta de conhecimento. Uma vez que vocês rejeitaram o conhecimento, eu também os rejeito como meus sacerdotes; uma vez que vocês ignoraram a lei do seu Deus, eu também ignorarei seus filhos. (Os.4:6 NVI)

Todo estudo e conhecimento bíblico devem nos levar a Jesus, porque é para Ele que “nascemos de novo” e é vivendo Nele e segundo Ele, que nós temos a vida eterna! Jesus disse: Vocês estudam as Escrituras Sagradas porque pensam que vão encontrar nelas a vida eterna. E são elas mesmas que dão testemunho a meu favor. (Jo.5:39 NTLH)

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação