SE PREFERIR FAÇA DOWNLOAD:
Salmos 37:22
Para obtermos as bênçãos de Deus, nós precisamos estar dispostos a satisfazer as condições que o SENHOR impõe. Nós podemos dividir as bênçãos de Deus em três dimensões:
1. As que vêm imediatamente à conversão. Exemplos: fé para ser aceito por Deus, o Espírito Santo, perdão, novo nascimento, filiação, o batismo no Corpo ou Igreja, uma família espiritual. Você não as pede, pois Deus as dá imediatamente.
2. As que iremos desfrutar após a volta de Jesus. Exemplos: a perfeição mental e moral, a glorificação de nossos corpos, a finalização da imagem Divina em nossa personalidade, a visualização do Altíssimo, a cura perfeita, a libertação eterna da morte física e de nossas dores. Não adianta pedir por elas, pois as mesmas não são para este nosso tempo.
3. As que exigem esforço pessoal ou diligência para possuí-las. Exemplos: Uma vida cheia do Espírito Santo, o fluir espiritual, libertação dos pecados da carne, vitória sobre o ego, frutificação no serviço cristão, consciência da presença de Deus, crescimento no conhecimento da graça e de Jesus Cristo, comunhão com Deus, com os irmãos, amor pela família espiritual, entrega e dedicação, como manter um espírito sincero na vida de adoração. Nós deveríamos buscá-las, mas infelizmente, poucos as procuram.
A procura por essas bênçãos torna as pessoas que as buscam em bênçãos, pois demonstram estar buscando o Reino de Deus e dão condições a Ele de estabelecer o Seu Governo. Jesus disse: Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça (i.e. uma vida que agrada a Deus), e todas essas coisas (i.e. sustento e provisões) lhes serão acrescentadas. (Mt.6:33 NVI)
Quais devem ser nossas atitudes ao buscarmos as bênçãos de Deus para sermos uma bênção?
1. Se não as buscarmos, não as conseguiremos. É como Josué que lutou pela Terra Prometida. São coisas que não virão se não formos em direção a elas. É necessário renúncia aos prazeres do mundo e sacrifício pessoal. (cf. Rm.12:1,2) Haverá alegrias, sofrimentos, esperanças, como tristezas proveniente da nossa imperfeição humana.
2. Nós somente as teremos, na medida em que tivermos coragem de entrarmos na dimensão do Espírito Santo. Deus disse a Josué após a morte de Moisés: (…) Agora, pois, você e todo este povo, preparem-se para atravessar o rio Jordão e entrar na terra que eu estou para dar aos israelitas. Como prometi a Moisés, todo lugar onde puserem os pés eu darei a vocês. (Js.1:2,3 NVI) Quando nossos pedidos são de natureza que honram a Deus, as respostas de Deus são transbordantes! A bênção do SENHOR Deus traz prosperidade, e nenhum esforço pode substituí-la. (Pv.10:22 NTLH)
3. Quando nos satisfazemos com o pouco, sempre teremos pouco. Nós não nos tornamos mais espirituais ou plenos da vida de Deus, mais do que queremos ser. Deus nunca nos forçará a nada. Caso nos contentemos com uma vida derrotada, nunca seremos forçados a uma vida vitoriosa. Aquele que se satisfaz em seguir a Jesus de longe, poderá ver algumas coisas, mas muito pouco experimentará! Se vocês ficarem unidos comigo, e as minhas palavras continuarem em vocês, vocês receberão tudo o que pedirem. (Jo.15:7 NTLH) Quem não se empenha a uma vida de compromisso e frutos, não há razões para estar no Céu ao lado de Jesus. Quem não ficar unido comigo será jogado fora e secará; será como os ramos secos que são juntados e jogados no fogo, onde são queimados. (Jo.15:6 NTLH)
4. Nós só podemos ter o que realmente queremos ter. Felizes (i.e. abençoadas) as pessoas que têm fome e sede de fazer a vontade de Deus, pois ele as deixará completamente satisfeitas. (Mt.5:6 NTLH) Isto é uma verdade eterna! Não há uma pessoa que ao fazer a vontade de Deus não seja feliz e satisfeita; isto é, que não receba de Deus sustento e provisões.
A felicidade não está nos nossos interesses pessoais, como coisas, pessoas, lugares, finanças, prazeres, fama e poder, mas na compreensão de quem somos para Deus. Jesus ensinou o seguinte: Quem procura os seus próprios interesses nunca terá a vida verdadeira; mas quem esquece a si mesmo, porque é meu seguidor, terá a vida verdadeira. (Mt.10:39 NTLH)
Antes de qualquer outro lugar, só existe um onde nós podemos ser abençoados: Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo. (Ef.1:3 NVI) O lugar é em Cristo, na Sua dimensão espiritual. Se não somos abençoados e felizes Nele, o resto é vazio, destruição e maldição.