Skip to content Skip to footer

A Igreja do lado avesso da Vida – Parte 6: Eu desejo os desejos do Teu coração

FAÇA O DOWNLOAD DO ÁUDIO

Apocalipse 3:18

Texto Base:

Portanto, aconselho que comprem de mim ouro puro para que sejam, de fato, ricos. E comprem roupas brancas para se vestir e cobrir a sua nudez vergonhosa. Comprem também colírio para os olhos a fim de que possam ver. (Ap.3:18 NTLH)

Apocalipse 3:14-22 é uma carta de Jesus para a liderança e os cristãos da igreja em Laodiceia. Jesus deu a João uma visão, cujo propósito era o de salvá-los do estado de mornidão e futura destruição. Jesus reprova o espírito de indiferença, tanto da liderança como da própria Igreja.

É uma mensagem que toda igreja precisa ouvir em todo o tempo e, especialmente, nos dias atuais. As palavras de Jesus são conselhos sérios, mas cheios de amor à liderança como também à igreja, as quais estão contentes consigo mesmas, com a sensação de que já possuem tudo e de que não precisam de mais nada. Elas se tornaram indiferentes a Jesus e à causa do Evangelho.

Os versículos 15 e 16 expressam a acusação de Jesus à igreja de Laodiceia e a adverte:

15 Eu sei o que vocês têm feito. Sei que não são nem frios nem quentes. Como gostaria que fossem uma coisa ou outra! 16 Mas, porque são apenas mornos, nem frios nem quentes, vou logo vomitá-los da minha boca. (Ap.3:15,16 NTLH)

1. A fé que conduz à Eternidade não tem como característica a indiferença, a frieza e o desânimo

A acusação do SENHOR aos laodicenses é que eles se portavam de modo indiferente à sua comunhão e obediência a Jesus, pois lhes faltavam o fervor, o calor e o zelo dos verdadeiros seguidores de Cristo. Eles não eram totalmente incrédulos, rejeitando plenamente a Jesus, mas, ao mesmo tempo, fingiam ter fé Nele ou uma vida comprometida e fiel a Ele.

Eles demonstram uma condição de estarem no meio do caminho, pelo fato de aceitarem uma influência moderada de Cristo às suas vidas. Eles não permitiam ser inteiramente influenciados pelo SENHOR em tudo o que faziam e nem se entusiasmavam com o Criador de tudo.

O lema oculto desse tipo de igreja é o da “falsa moderação”. É uma igreja que não arde pelo desejo de ter mais de Deus, não escancaram a porta para receber a Cristo nos lugares mais íntimos de suas emoções e, em vez disso, mantêm-No do lado de fora da porta e negociam com Ele de modo frio e distante, como se a Sua mensagem viesse por meio de um “sedex”!

Geralmente, nós somos indiferentes para com aqueles que achamos não oferecer o que gostaríamos de obter e perdemos o medo do mal que podem nos causar. Então, buscamos outras pessoas ou fontes de alegrias! Então, em vez de Cristo, buscamos valores mundanos!

A ameaça de Jesus a uma igreja morna é que Ele a vomitará da Sua boca. Esta é a imagem de alguém que leva o copo com alguma bebida à boca e a cospe por não suportar o seu sabor. Ao cuspir, a pessoa julga a bebida inaceitável para si. Jesus está salientando o destino que dará a esse tipo de igreja, caso ela não mude o seu comportamento para com Deus.

2. A essência daquele que é morno na fé é a sua sensação de se sentir satisfeito

Vocês dizem: “Somos ricos, estamos bem de vida e temos tudo o que precisamos.” Mas não sabem que são miseráveis, infelizes, pobres, nus e cegos. (Ap.3:17 NTLH)

Para medir a temperatura da mornidão é necessário não olhar para a mente, ou seja, para o que se crê a respeito de Cristo, mas observar a carência da Sua presença, da vida devocional e obras. Permita-me detalhar melhor este assunto:

Como você se vê? Como uma pessoa que busca constantemente a companhia de Cristo, falando com Ele e meditando nos Seus objetivos, a fim de se tornar mais fervoroso e ousado no seu testemunho em prol do Seu Reino? Para ter uma alegria mais doce no Espírito Santo, para uma tristeza mais profunda pelo pecado e uma compaixão mais calorosa pelos perdidos? Por mais poder divino para amar?

As palavras de Jesus querem dizer o seguinte:

Vocês são incapazes de perceber que a sua condição revela que estão em um estado de desgraça, sem a graça divina! Deus não é a real alegria nas suas celebrações, vocês não são ricos para Deus e suas vestes espirituais não refletem a pureza dos Céus, pois elas não os diferem do mundo. A sua cegueira é própria à dos incrédulos, os quais são cegados por Satanás para que não vejam a grandeza de Cristo.

Caso aqueles cristãos não começassem a fazer algo para mudar a sua condição, Jesus acabaria vomitando-os da Sua boca!

3. Negociar com Deus não envolve dinheiro, mas o desejo pessoal e ardente por Ele

Portanto, aconselho que comprem de mim ouro puro para que sejam, de fato, ricos. E comprem roupas brancas para se vestir e cobrir a sua nudez vergonhosa. Comprem também colírio para os olhos a fim de que possam ver. (Ap.3:18 NTLH)

O que se fala mais nas igrejas atualmente é acerca de dinheiro, sucesso, felicidade e prosperidade neste mundo. Muitos cristãos são incapazes de perceber que Satanás os está desviando do foco das riquezas eternas para as “felicidades temporais”.

Jesus aconselhou que a Igreja tivesse o desejo de comprar Dele ouro puro, a fim de que fossem ricos para Deus. Que comprassem roupas brancas para cobrir o seu estado de nudez vergonhosa e o colírio que traria a cura para a sua cegueira. Mas como comprariam essas coisas, se a condição em que estavam era de profunda miséria?

O pagamento deveria ser feito pelo “desejo de verem as coisas como realmente são e de escaparem do mundo dos sonhos da autossatisfação”, isto é, a pessoa se sente relativamente satisfeita sobre as suas realizações, obtenções e ao seu comportamento.

Certa vez, algumas pessoas falavam ao SENHOR sobre a suntuosidade e as pedras do Templo, mas Jesus lhes disse que o edifício se transformaria num amontoado de pedras. (Lucas 21:5,6) Isso quer dizer que todo o ouro e as riquezas do Templo seriam saqueados com violência e só sobraria o entulho! Esteja sempre contente com o que Deus tem lhe dado, mas muito feliz com a presença Dele e as Suas promessas eternas! Deus é a nossa riqueza!

Muitos se apresentam travestidos de cristãos, mas o que os cobre não consegue disfarçar a sua nudez, isto é, a falta das vestes da pureza espiritual e moral. A Igreja de hoje em dia se veste para não ofender o mundo, mas, em contrapartida, desagrada o SENHOR por não se vestir de Cristo, por não falar a Verdade e não praticar a verdadeira adoração. (Mateus 15:8,9) As vestes do Cristão é a Pessoa de Cristo!

Autossatisfeitos com seus feitos e com a roupagem de seus eventos e adoração miserável, que só servem para satisfazer as emoções dos que delas participam, deixa clara a cegueira que nos encontramos! Confundimos o tempo todo um relativo sentimento com a plena satisfação divina. Agradamos a nós mesmos e deixamos de dar prazer a Deus! A Palavra de Deus diz:

O SENHOR diz ao seu povo: — Eu odeio [i.e. “abomino, sinto repulsa”], eu detesto [i.e. “não participo, pois desprezo”] as suas festas religiosas; não tolero as suas reuniões solenes [i.e. seus ajuntamentos ou reuniões]. (Amós 5:21 NTLH)

Sem o desejo pelas riquezas dos “Céus”, seremos mais pobres e miseráveis do que o mundo afastado de Deus! Sem o desejo por uma vida cheia do Espírito Santo e da Palavra de Deus, nós seremos incapazes de enfrentar os dias maus, Satanás e o mundo! Cegos e sem o desejo de enxergar a glória de Deus, nós não conseguiremos nos aventurar pelo caminho da sabedoria divina e não discerniremos a realidade dos nossos dias em relação à volta de Cristo! O Espírito Santo e a Palavra de Deus são o colírio que curam nossos olhos de toda a cegueira!

Essas coisas não se compram com dinheiro, mas como o desejo mais profundo de uma alma que anseia pela presença de Jesus! Ele está à porta! (Apocalipse 3:20) Ele grita: “Escutem-me!” Aceitem o que eu já lhes falei! Aceitem o meu conselho, antes que seja tarde demais! Negociem Comigo! Se alguém me entendeu, que abra a porta da minha casa, a fim de que eu nela entre! Confiem nas minhas promessas, e juntos, comemoremos a alegria da salvação eterna agora!

Jesus, Aquele que é o “Amém como a Testemunha Fiel e Verdadeira, não Se sacrificou para permanecer na varanda da Sua casa, enquanto o Seu povo que, em nome da religião, diverte-se, procura esperanças falsas e a autossatisfação! Ele morreu por aquele que se dispõe a morrer Nele e a fazer a vontade de Deus!

As bênçãos eternas de Deus não são compradas com dinheiro, mas com o desejo de sair da cova tanto de um passado como do presente tenebroso, a fim de glorificar a Deus com uma vida correta, digna em Cristo, confiar nas Suas promessas e desfrutar da Vida Eterna ao Seu lado!

SENHOR, dá-nos a inspiração pelo Espírito Santo, a fim de aprendermos a Te amar e Te desejar cada vez mais! Ajuda-nos a não estarmos no lado avesso da Vida, mas em Cristo, até a Eternidade!

Que Deus nos abençoe!

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação