Skip to content Skip to footer

Aprovados por Deus nas adversidades

FAÇA O DOWNLOAD DO ÁUDIO

Texto Base:

Salmos 119:71,72

71 Foi bom que eu tivesse sido castigado [i.e. passado por aflições, enfraquecido, humilhado], pois assim aprendi [i.e. pude ser treinado e conheci mais profundamente] os teus mandamentos. 72 A tua lei vale muito mais para mim [i.e. a Tua Palavra me é generosa, pois traz felicidade, bem-estar, satisfação e critério à minha vida] do que toda a riqueza do mundo. (Sl.119:71,72 NTLH)

Caso não houvesse erros pessoais, percalços, adversidades ou problemas, a vida não seria melhor? Sem dúvida que sim, mas nós sabemos que nas condições atuais, esse desejo é irreal. Todavia, há pessoas que passam todo o tempo cultivando esse desejo em suas mentes, tornam-se amarguradas e, por isso, não demonstram evoluções, tanto em seu desempenho espiritual como no caráter ou personalidade. Elas permanecem infantis e birrentas face às contrariedades da vida.

Nós não devemos duvidar de que Deus, em todas as oportunidades, usa as adversidades para o nosso próprio bem, a fim de nos ensinar que certos incômodos são oportunidades para crescermos na graça e no conhecimento de Cristo, o nosso SENHOR. Infelizmente, nós pensamos e imaginamos que se passamos por situações incômodas é porque não estamos sendo abençoados por Deus.

O SENHOR está sempre trabalhando para fortalecer a nossa fé (fidelidade, confiança e obediência) Nele e, por isso, permitirá que passemos por certos momentos de aflições, a fim de que, sendo dirigidos por Ele, saiamos dessas provas ou testes amadurecidos e aprovados, tanto espiritual como moralmente falando.

Deus usa as adversidades:

1. Para que Seus filhos se alegrem no Seu amor e na Sua salvação

Entendamos algo muito importante: sem as adversidades, ficaríamos estagnados e não nos movimentaríamos. Deus usa os problemas e faz com que eles se tornem instrumentos para mudar a conduta daqueles que buscam viver pela fé. Então, Deus permite que enfrentemos dificuldades e as usa para que aprendamos a depender Dele, confiar Nele e fazer a Sua vontade em circunstâncias adversas.

Davi, certa vez, sentiu-se esquecido por Deus, cheio de dúvidas e perdido em seus dias turbulentos e cheios de escuridão. Contudo, ele tomou a decisão de confiar no amor do SENHOR e declarou que se alegraria na salvação divina.

Eu confio no teu amor. O meu coração ficará alegre, pois tu me salvarás. (Salmos 13:5 NTLH)

2. Para que Seus filhos sejam testados e aprendam a ter paciência

Nós só conhecemos o sabor de um chá quando ele é colocado em água fervente. Comparemos as adversidades à água em seu estado de ebulição, pois é nela que descobrimos quem realmente nós somos.

É dentro dos momentos de lutas que demonstramos o nosso espírito de confiança em Deus e, como o chá, liberamos o aroma da Sua Glória. As adversidades nos revelam (nos fazem enxergar) muitas coisas acerca de Deus, a nosso respeito e sobre o que ainda precisaremos aprender. Tiago disse:

2 Meus irmãos, sintam-se felizes [i.e. sintam-se alegres por estarem sendo dirigidos e usados por Deus] quando passarem por todo tipo de aflições. 3 Pois vocês sabem [i.e. não é estranho a vocês] que, quando a sua fé vence essas provações [i.e. quando são capazes de fazer a vontade de Deus nesses momentos em que a fidelidade de vocês é testada] , ela [i.e. a fé] produz perseverança. [i.e. paciência, estabilidade e confiança na vida de quem não se desvia dos propósitos divinos] (Tiago 1:2-3 NTLH)

3. Para purificar Seus filhos do mal e lhes dar formação moral elevada

Entenda que, no Reino de Deus, o Senhor prioriza mais o seu caráter do que o seu conforto. Por quê? Porque a nossa comunhão com Deus deve gerar um caráter aprovado por Ele, o qual nos conduzirá à Eternidade. Gostemos ou não, Deus sempre trabalhará nesta área de nossas vidas e usará diferentes meios para quebrar o nosso orgulho e egoísmo, os quais são a base para os nossos desejos terrenos ou mundanos.

Observemos as palavras da Sabedoria:

Os castigos curam a maldade [i.e. nos purifica da malignidade] da gente e melhoram o nosso caráter [i.e. servem como remédio à nossa formação moral, ao nosso juízo, entendimento e avaliações]. (Provérbios 20:30 NTLH)

Cuidado com o modo como você lida com os seus problemas, pois poderá agir tanto segundo a vontade divina quanto por seus interesses pessoais. Quando você enfrenta as suas dificuldades corretamente, sairá mais forte e mais preparado para outras situações.

4. Para abençoar Seus filhos e torná-los uma bênção, auxiliando outras pessoas

É verdade que vocês planejaram aquela maldade contra mim, mas Deus mudou o mal em bem para fazer o que hoje estamos vendo, isto é, salvar a vida de muita gente. (Gênesis 50:20 NTLH)

Existirão momentos nos quais seremos gravemente tolhidos ou prejudicados e nos parecerá que fomos jogados para dentro do fundo de um poço escuro, mas se não perdermos a confiança em Deus e continuarmos sendo fiéis a Ele com humildade, no momento certo, perceberemos que o SENHOR reverterá o mal que sofremos em bem. (vd. 1 Pe.5:6)

O texto que acabamos de ler são as palavras de José aos seus irmãos, àqueles que pretendiam matá-lo e, desistindo deste intento, o venderam a uma caravana que ia para o Egito, a fim de serem livres dele. Entretanto, José nunca duvidou da bondade divina e foi tremendamente abençoado por Deus, perdoou seus irmãos, compartilhou o que recebeu de Deus com a sua família, melhorou a qualidade de vida egípcia por meio da sua administração e salvou muitas pessoas da fome que se abateu sobre o mundo, devido à grande seca.

José, como um político sério, pensou no povo porque amava a Deus de verdade. Ele não agiu para benefícios próprios, não pensou em ganhos pessoais, na preservação do cargo, mas foi obediente aos planos de Deus e escreveu com a sua vida uma história inapagável, a qual expressou a Glória do Todo-Poderoso! Que exemplo de vida!

Eu ouço e vejo muitas pessoas testemunharem sobre o que Deus fez em suas vidas, isto é, como elas foram abençoadas por Ele. Embora abençoadas, não se tornam uma bênção para outras pessoas, pois não sabem dar ao próximo o mesmo que receberam de Deus! Elas, talvez, nunca foram ensinadas, ou não leram as palavras do apóstolo Paulo:

3 Louvado seja o Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai bondoso, o Deus de quem todos recebem ajuda! 4 Ele nos auxilia em todas as nossas aflições para podermos ajudar os que têm as mesmas aflições que nós temos. E nós damos aos outros a mesma ajuda que recebemos de Deus. (2 Co.1:3,4 NTLH)

Saiba que Deus está no controle da sua vida, mesmo quando você não O reconhece nem O entende. Entretanto, ainda que não seja fácil, coopere com Deus, honre o Pai Eterno, tenha esperança Nele, seja perseverante, não desista e aprenda a ser paciente nas horas mais amargas da sua vida.

3 E também nos alegramos nos sofrimentos, pois sabemos que os sofrimentos produzem a paciência, 4 a paciência traz a aprovação de Deus, e essa aprovação cria a esperança. (Romanos 5:3-4 NTLH)

A minha esperança é que guardemos a verdade: os sofrimentos permitidos por Deus produzem a paciência; esta, traz a aprovação de Deus e essa validação divina cria em cada um de nós uma esperança viva da salvação plena, pois, por meio de Cristo, deixamos de ser inimigos para sermos amigos do Eterno Pai, o Todo-Poderoso!

Que Deus nos abençoe!

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação