Texto base:
João 12:24-26
24 Eu afirmo a vocês que isto é verdade: se um grão de trigo não for jogado na terra e não morrer, ele continuará a ser apenas um grão. Mas, se morrer, dará muito trigo. 25 “Quem ama a sua vida não terá a vida verdadeira; mas quem não se apega à sua vida, neste mundo, ganhará para sempre a vida verdadeira.” 26 “Quem quiser me servir siga-me; e, onde eu estiver, ali também estará esse meu servo. E o meu Pai honrará todos os que me servem.” (Jo.12:24-26 NTLH)
Após ter criado o homem, veio o sétimo dia e, depois desse dia, ao lermos as páginas das Sagradas Escrituras, Deus continuou realizando as Suas obras sobre a Terra, contando sempre com a cooperação humana. (Gênesis 1:1-2:3) Por meio de Cristo, Deus nos chamou para sermos dedicados a Ele, assim como Seus cooperadores.
Na Sua Soberania, o Eterno deu ao homem a liberdade para escolher ou decidir por uma vida de cooperação com Ele ou não. O que Deus faz é procurar persuadir a mente humana a seguir Suas orientações, mas Ele nunca a obrigará a aceitá-las. Isso é evidente no caso de Caim, antes de matar Abel, o seu irmão. (Gênesis 4:7)
1. Aceite os conselhos de Deus e não pratique o que é mal, pois o próprio mal poderá se voltar contra você
1.1. A experiência de Davi ao observar os maus e em relação aos seus inimigos
14 Vejam como os maus imaginam maldades. Eles planejam desgraças e vivem mentindo. 15 Armam armadilhas para pegarem os outros, mas eles mesmos caem nelas. 16 Assim eles são castigados pela sua própria maldade, são feridos pela sua própria violência. (Salmos 7:14-16 NTLH)
Davi também disse:
6 Os meus inimigos armaram uma armadilha para me pegar, e eu fiquei muito aflito. Fizeram uma cova no meu caminho, mas eles mesmos caíram nela. 7 “O meu coração está firme, ó Deus, bem firme [o meu coração está sendo corretamente guiado por Ti]; eu cantarei hinos em teu louvor.” (Salmos 57:6,7 NTLH)
1.2. A experiência de Jesus com Judas, o traidor
Assim como dizemos a Deus: “Seja feito conforme a Tua vontade”, o Eterno responde do mesmo modo às nossas escolhas, ainda que elas se inclinem à maldade. Lembremo-nos do que Jesus disse a Judas, o traidor:
E assim que Judas recebeu o pão, Satanás entrou nele [Judas abriu plenamente o seu coração a Satanás, agindo em parceria com ele]. Então Jesus disse a Judas: — O que você vai fazer faça logo! (Jo. 13:27 NTLH – vd. 13:2; Mateus 26:14-16)
Jesus, apesar de ser Deus e o Soberano, não possuía o controle da mente de Judas, mas manteve tanto o momento como a Si mesmo sob o controle do Seu plano redentor. Ele transformaria todo aquele mal em bem, para a alegria de Deus. (comp. Gênesis 50:20) Judas vinha sendo assediado pelo Diabo e, naquela ocasião, ele ofereceu a sua mente a Satanás, escolhendo a quem iria se entregar e quem cooperaria com ele.
Jesus sempre amou aos Seus discípulos e não poderia ter repreendido Judas? Em certa ocasião, Jesus repreendeu a Pedro, quando este era influenciado por Satanás. (Mateus 16:21-23) Na Sua presciência, Jesus viu que Pedro se humilharia e seria transformado, mas, no caso de Judas, Ele previu que nada poderia ser feito ou mudado.
Jesus sabia que deveria sofrer e ser condenado à morte, mas que no terceiro dia, ressuscitaria! (Mateus 17:22,23) O mal, planejado por Judas, também o faria sofrer, conduziria-no à culpa, a um falso arrependimento que o condenaria à desgraça eterna. Não havia cura para o seu coração. Judas, envolvido em sua própria trama de enganos, acabou cedendo à influência e ao poder de Satanás, que fortaleceu as mentiras da sua alma. Então, ele caiu na armadilha que ele mesmo criou. (Mateus 27:3-5)
2. Você decide a quem o teu coração se apegará e cooperará
Nossas escolhas são como sementes, as quais podem ser semeadas no terreno de Deus ou no campo dos nossos interesses e prazeres pessoais. (Gálatas 5:15; 6:7-10) Quando semeadas nos próprios desejos da natureza humana, elas gerarão a morte; porém, quando semeadas para os propósitos de Deus, as sementes gerarão a “Vida” verdadeira e eterna. Jesus disse:
24 [Neste verso, Jesus fala sobre Si. Ele instrui e chama a atenção dos Seus discípulos para que O observem como exemplo] Eu afirmo a vocês que isto é verdade: se um grão de trigo não for jogado na terra [não vier do “Lugar mais Alto”, a fim de pairar por sobre este terreno de horrores] e não morrer, ele continuará a ser apenas um grão. Mas, se morrer, dará muito trigo [o “trigo”, na Bíblia, representa a humanidade e o povo de Deus – vd. Mateus 13:24-30]. 25 [Agora, Jesus instrui os Seus do seguinte modo:] “Quem ama a sua vida [Quem se apaixona por si mesmo e vive somente para subsistir no mundo] não terá a vida verdadeira; mas quem não se apega à sua vida, neste mundo [quem sente nojo do sistema mundano de vida e decide não se associar ou se dedicar a ele], ganhará para sempre a vida verdadeira.” 26 “Quem quiser me servir siga-me [junte-se a Mim, esteja unido Comigo]; e, onde eu estiver, ali também estará esse meu servo. E o meu Pai honrará todos os que me servem.” (Jo.12:24-26 NTLH)
A minha esperança é que, pela fé, declaremos:
Em Deus, encontramos paz e luz,
É pelo Seu amor e força que Ele nos conduz.
Apeguemo-nos a Ele para mantermos a eterna esperança,
Em Cristo e, dedicados a Ele, no Céu, desfrutemos da eterna bonança!
Que Deus nos abençoe!