Salmos 77:1-10
Texto Base:
1 Eu grito bem alto para Deus; grito, e ele me ouve.” 2 “Nas horas de aflição eu oro ao Senhor; durante a noite, levanto as mãos em oração, porém não encontro consolo.” 3 “Penso em Deus e começo a gemer; começo a pensar e fico desanimado.” 4 Deus não me deixa dormir. Estou tão preocupado, que não posso falar. 5 Penso nos dias que já passaram e nos anos que se foram há muito tempo. 6 Gasto as noites em pensamentos profundos, começo a meditar e a mim mesmo faço estas perguntas: 7 “Será que o Senhor vai nos rejeitar para sempre? Será que ele nunca mais vai ficar contente conosco? 8 Será que deixou de nos amar? Será que a sua promessa não tem mais valor? 9 Será que Deus esqueceu de ser bondoso? Será que a ira tomou o lugar da sua compaixão?”10 Então eu disse assim: “O pior de tudo é que o Deus Altíssimo não quer nos ajudar mais como antes.” (Sl.77:1-10 NTLH)
A desesperança tem sido um tema constante na vida de muitos e falar sobre o futuro é uma perda de tempo.
A reunião na igreja estava para ter o seu início, quando o pastor recebe uma notícia: seu filho acabara de sofrer um acidente de trânsito e de falecer no local. Esse pastor havia perdido a sua filha meses antes devido a um câncer e, agora, o seu filho que estava vindo com a família à reunião também estava morto, e a sua família, levada para o hospital!
Como pastor, ele havia ajudado muitas pessoas a superarem suas crises, mas, agora, ele se encontrava abalado, sem forças, desanimado e, nos dias que se seguiram, incapaz de dormir. A perda foi demais para ele!
1. Sentir-se triste e desanimado não significa ausência de crença em Deus
Há pessoas que sofreram muitas perdas como as que estão enfrentando o mesmo neste exato momento! Todas elas estão convivendo com uma dor interior intensa, a qual esmaga a alma. Essa dor é como uma corda bem apertada em volta do pescoço que vai asfixiando, e o pensamento é de que ela nunca irá afrouxar.
Viver desanimado ou deprimido é o mesmo que se sentir prostrado, depressivo e desalentado o tempo todo. Infelizmente, muitos cristãos negam esse estado de alma, pensando que, se fossem espiritualmente maduros, nunca enfrentariam tal condição psicológica. Qual é a razão desse pensamento?
Em algumas igrejas locais, é vergonhoso se sentir triste ou deprimido, pois o veredito é que a pessoa está vivendo em pecado. Essa é uma suposição enganosa e sutilmente diabólica. Esses pensamentos simplistas (ingênuos, sem uma base real) fazem com que pessoas deprimidas escondam os seus verdadeiros sentimentos, em vez de aprenderem a andar na Verdade e na Luz que é Jesus.
A verdade é que muitos, ao longo da vida, experimentarão várias crises emocionais profundas, devido às adversidades que a vida impõe. Quando a condição espiritual dessas pessoas se encontra prejudicada ou fraca, elas terão grandes dificuldades para lidar com esse “monstro interior” e se vergarão aos efeitos de suas desconfianças ou suspeitas.
2. Na luta contra o desânimo, o foco deve estar na causa e não nos efeitos
O desânimo ou a depressão é um distúrbio ou desordem de nossa disposição emocional. O efeito desse distúrbio é visível pela tristeza persistente, opressão ou sentimentos de vazio e que vêm acompanhados por pensamentos de desespero, desamparo e até de suicídio. A ideia que esse estado de alma imprime sobre a vida é a de que ela é má e sempre será assim.
Tudo o que eu disse acima não é a causa do desânimo, mas os sintomas. Infelizmente, muitos procuram nas igrejas a libertação para os sintomas e não se preocupam com a causa dos mesmos. Na melhor das hipóteses, o alívio será temporário!
Ao lidarmos com o desânimo, nós devemos focar na causa e não no efeito. Muitos, ao desprezarem a causa do seu desânimo, se prendem aos efeitos e demonstram sintomas graves como:
- FÍSICOS: a queda do nível de energia, distúrbios do sono, queda do nível de atividade, queixas somáticas (de dores pelo corpo), perda do apetite.
- MENTAIS E EMOCIONAIS: tristeza, desespero, irritabilidade, baixa tolerância à frustração ou insucessos, isolamento, padrões negativos de pensamento, pensamentos de morte e suicídio.
Muitos vão às igrejas locais e pedem orações, a fim de se livrarem dos efeitos do desânimo. Ao receberem orações, essas pessoas se sentem psicologicamente aliviadas e, por não se fortalecerem espiritualmente, o estado seguinte será pior que o anterior.
Portanto, não basta lutarmos contra os efeitos da depressão ou do desânimo, mas é necessário que enfrentemos a causa desses sintomas. Entretanto, como nós enfrentaremos a causa que nos deprime com uma fé prejudicada ou fragilizada?
3. Acreditar em Deus não basta para lutar contra o desânimo ou a depressão
O nosso texto base fala de Asafe, um homem que pede socorro a Deus por se sentir deprimido e que não consegue dormir. Ele é um exemplo de alguém que acredita em Deus, mas que está enfraquecido na fé e, por essa razão, não consegue enfrentar a causa da sua condição emocional com atitudes corretas.
- Ele afirma que Deus o ouve. (v.1)
1 Eu grito bem alto para Deus; grito, e ele me ouve.” (NTLH)
- A seguir, ele passa a caminhar por suposições. Primeiro, ele diz que a causa da sua insônia é a ajuda divina que não lhe é dada. (v.2-4)
2 “Nas horas de aflição eu oro ao Senhor; durante a noite, levanto as mãos em oração, porém não encontro consolo.” 3 “Penso em Deus e começo a gemer; começo a pensar e fico desanimado.” 4 Deus não me deixa dormir. Estou tão preocupado, que não posso falar. (NTLH)
- Em seguida, ele enche a sua mente com as coisas do seu passado e passa a duvidar ou questionar tanto a compaixão como a misericórdia de Deus. (vs.5-10)
5 Penso nos dias que já passaram e nos anos que se foram há muito tempo. 6 Gasto as noites em pensamentos profundos, começo a meditar e a mim mesmo faço estas perguntas: 7 “Será que o Senhor vai nos rejeitar para sempre? Será que ele nunca mais vai ficar contente conosco? 8 Será que deixou de nos amar? Será que a sua promessa não tem mais valor? 9 Será que Deus esqueceu de ser bondoso? Será que a ira tomou o lugar da sua compaixão?”10 Então eu disse assim: “O pior de tudo é que o Deus Altíssimo não quer nos ajudar mais como antes.” (NTLH)
4. Deus é a Esperança para todos os que Nele confiam e dependem Dele
Eu não sei se você está vivendo ou não em uma situação adversa, mas, caso esteja, como responderá a ela? O homem é espírito, alma e corpo. O corpo sempre expressa o conteúdo da alma (mente), e esta, o que está no espírito humano. Deus é Espírito e, por ser esta a Sua natureza, Ele habitará no espírito de quem Nele crê e deseja obedecê-Lo. Quando o cristão anula a ação de Deus em seu espírito, não é porque deixou de acreditar Nele, mas deixará de viver pela fé, porque se rende aos seus anseios psicológicos. Então, o corpo expressará esses anseios.
Quando procuramos viver pela ajuda divina (Cristo em nós) que está no nosso espírito, a alma será alimentada pela mente de Deus e nossas atitudes corporais expressarão o poder da força divina. Vamos ler as palavras de Paulo:
7 […] nós que temos esse tesouro espiritual somos como potes de barro para que fique claro que o poder supremo pertence a Deus e não a nós. 8 Muitas vezes ficamos aflitos, mas não somos derrotados. Algumas vezes ficamos em dúvida, mas nunca ficamos desesperados. 9 Temos muitos inimigos, mas nunca nos falta um amigo. Às vezes somos gravemente feridos, mas não somos destruídos. (2 Co.4:7-9 NTLH)
O meu desejo é que todos nós busquemos a vontade de Deus e que tenhamos atitudes que revelem a nossa obediência a Ele. Somente Nele e por Ele é que poderemos vencer a causa e os efeitos do nosso desânimo ou depressão.
Ó SENHOR Deus, ensina-me o que queres que eu faça, e eu te obedecerei fielmente! Ensina-me a te servir com toda a devoção. (Sl.86:11 NTLH)
Que Deus nos abençoe!