Texto base:
Mateus 8:28-34
28 Quando Jesus chegou à região de Gadara, no lado leste do lago da Galileia, foram se encontrar com ele dois homens que estavam dominados por demônios. Eles vinham do cemitério, onde estavam morando. Eram tão violentos e perigosos, que ninguém se arriscava a passar por aquele caminho. 29 Eles começaram a gritar: — Filho de Deus, o que o senhor quer de nós? O senhor veio aqui para nos castigar antes do tempo? 30 Acontece que perto dali estavam muitos porcos comendo. 31 E os demônios pediram a Jesus com insistência: — Se o senhor vai nos expulsar, nos mande entrar naqueles porcos! 32 — Pois vão! — disse Jesus. Os demônios foram e entraram nos porcos, e estes se atiraram morro abaixo, para dentro do lago, e se afogaram. 33 Os homens que tomavam conta dos porcos fugiram e chegaram até a cidade. Lá contaram tudo isso e também o que havia acontecido com os dois homens que estavam dominados por demônios. 34 “Então todos os moradores daquela cidade saíram para se encontrar com Jesus; e, quando o encontraram, pediram com insistência que fosse embora da terra deles.” (Mt.8:28-34 NTLH)
Jesus, para muitos, é o Grande Libertador dos mais diferentes males que afligem a vida humana. Contudo, não basta que tenham experimentado uma grande libertação do Poderoso Mestre, mas que O escolham, tanto para serem salvos dos poderes satânicos, do mundanismo (não da presença deles) como para serem dirigidos por Ele. Saiba que Deus sempre nos provará e respeitará as nossas escolhas e, portanto, podemos escolher entre Jesus ou porcos!
Várias pessoas perguntam sobre a razão de os demônios terem escolhido a vara de porcos como sua habitação, ao saberem que seriam expulsos por Jesus dos dois homens por eles possuídos.
Jesus é SENHOR, pois foi Ele, por meio Dele e para Ele que todas as coisas foram criadas. Tudo o que Deus destruiu ou preservou neste mundo serviu aos Seus propósitos. Deus pode fazer o que quiser sobre a Terra; no entanto, Ele usa a Sua soberania de modo proposital e nunca acidental. O SENHOR conhece todas as coisas por antecipação e, por isso, Ele nunca reage, mas agirá e usará cada situação para abrir os olhos dos que Ele escolhe para serem Seus filhos, acerca de verdades espirituais e morais.
1. Jesus é SENHOR e a Sua soberania é exercida com propósitos
29 Eles [i.e. os demônios] começaram a gritar: — Filho de Deus, o que o senhor quer de nós? O senhor veio aqui para nos castigar [i.e. para nos torturar, para nos lançar no Inferno] antes do tempo? (NTLH)
Os demônios sabem que Jesus tem o poder absoluto sobre eles e que, por Sua decisão, pode querer ou não expulsá-los como também decidir para onde devem ir. O texto não tem o sentido de uma negociação, o que nós veremos mais à frente. Porém, é importante que creiamos na verdade de que Jesus é o SENHOR e os demônios sabem disso.
Além do mais, Satanás e seus demônios sabem que, no futuro, serão lançados no Inferno (no lago de fogo ardente – Ap.20:10), juntamente com as pessoas que se deixaram enganar por eles. Esta é a razão de eles terem questionado a missão de Jesus naquele lugar, no final do verso 29! Eles sabem que o grande julgamento virá depois do aparecimento do Anticristo e do Reino Milenar de Cristo sobre a Terra. (Ap.20:7-9)
Jesus não foi àquela região para encerrar aqueles demônios em prisões eternas como fará no futuro, mas usou aquela situação para ensinar verdades (o Evangelho) às pessoas. Jesus é Deus e, portanto, o SENHOR, o Soberano, e usa a Sua soberania com propósitos na história humana e em todo o Universo.
2. Todas as raças e culturas precisam conhecer Jesus
30 Acontece que perto dali estavam muitos porcos comendo. (NTLH)
A Lei Mosaica proibia os judeus de se alimentarem da carne do porco (Dt.14:8) e, por isso, os judeus não criavam esse animal para lhes servir de alimento. O importante é sabermos que Jesus veio não somente para os judeus, mas para todos os povos da Terra, a fim de libertá-los do Mal e de seus influenciadores. Jesus veio para destruir as obras do Diabo. (1 Jo.3:8)
3. Todo ser dominado ou influenciado por espíritos malignos promove o terror e o caos
28 Quando Jesus chegou à região de Gadara, no lado leste do lago da Galileia, foram se encontrar com ele dois homens que estavam dominados [i.e. destronados da razão, do domínio próprio, da sobriedade] por demônios. Eles [i.e. os homens] vinham do cemitério, onde estavam morando. Eram tão [i.e. excessivamente] violentos e perigosos, que ninguém se arriscava a passar por aquele caminho. (NTLH)
Mateus não menciona o número de porcos, mas em Marcos 5:13 é mencionado que se tratava de quase 2000 porcos! Os demônios faziam que aqueles dois homens morassem em um cemitério, no lugar da morte, entre os mortos, no lugar mais deprimente à vida humana – no pó!
Como qualquer outro ser humano, eles foram criados à imagem e semelhança de Deus – para refletirem a grandeza ou a Glória divina; entretanto, por comportamentos desaprovados por Deus, ambos se encontravam naquela triste e ultrajante condição. Infelizmente, afastadas de Deus, milhões e milhões de pessoas estão vivendo influenciadas por demônios e de braços dados com a desgraça (longe da graça divina).
O fato de os demônios implorarem para serem enviados aos porcos, nos mostra o quanto eles odeiam vagar pelo mundo sem qualquer habitação. O mal que eles provocam nos seres que habitam é a infâmia, a destruição (espiritual e moral) e a morte (afastamento de Deus)!
Portanto, aqueles que estão afastados de Deus (espiritualmente mortos) expressam a falta de sobriedade, da razão, do propósito divino para a vida, imoralidade, violência, criminalidade e uma vida cheia de rebeldia e pecados (sentimentos, pensamentos e ações não aprovadas por Deus).
4. Todo aquele que serve de abrigo para o Maligno e seus influenciadores será destruído
31 E os demônios pediram a Jesus com insistência: — Se o senhor vai nos expulsar, nos mande entrar naqueles porcos! 32 — Pois vão! — disse Jesus. Os demônios foram e entraram nos porcos, e estes se atiraram morro abaixo, para dentro do lago, e se afogaram. (NTLH)
Os demônios não poderiam ter visto que a sua nova habitação (os porcos), de repente, correria morro abaixo e se afogariam no mar, porque se pudessem ter visto isso, não teriam feito tal pedido. Somente Jesus sabia antecipadamente o que aconteceria, pois Ele é Onisciente.
Jesus estava mostrando a todos sobre o que acontece àqueles que são habitados, dominados ou influenciados por demônios – serão destruídos! Os que vivem afastados de Deus vivem para motivar a violência, crimes, danos espirituais, morais, a miséria e, no tempo determinado por Deus, todos eles serão destruídos. Os porcos representavam o lucro àquela sociedade, mas, longe de Deus, o lucro não representa o ganho! (Lc.12:16-21 – “A parábola do homem rico”)
5. Deus dá ao homem o direito de escolha: aceitar Jesus ou rejeitá-Lo
33 Os homens que tomavam conta dos porcos fugiram e chegaram até a cidade. Lá contaram tudo isso e também o que havia acontecido com os dois homens que estavam dominados por demônios. 34 “Então todos os moradores daquela cidade saíram para se encontrar com Jesus; e, quando o encontraram, pediram com insistência [i.e. procuraram instruir a Jesus com rogo insistente] que fosse embora da terra deles.” (NTLH)
É bem possível que tenha havido uma assembleia com todos os moradores da cidade de Gadara. Eles decidiram por unanimidade que seria “melhor” para a região que Jesus saísse de lá, pois Ele representava uma ameaça aos costumes e à economia local.
Muitos creem que não podem rejeitar a escolha de Deus pelas suas vidas, a fim de receberem a salvação eterna, mas que nos assuntos do dia a dia estão livres para fazerem suas escolhas pessoais. No entanto, o texto deixa bem claro que podemos rejeitar toda a escolha divina.
Jesus, soberanamente decidiu ir a Gadara para levar o Evangelho aos seus habitantes, a fim de serem salvos dos poderes malignos que os atormentavam. Então, todos os habitantes estavam sob a escolha divina. Não encontramos no texto uma pessoa orando a Deus, para que Ele enviasse àquele lugar alguma ação libertadora divina; no entanto, pela soberania divina, aquele povoado havia sido escolhido por Deus para receber a mensagem do Evangelho pela Pessoa do Próprio Jesus, mas todos os seus habitantes O rejeitaram.
Antes de terminarmos, eu gostaria de mencionar um detalhe da vida do grande patriarca Jó: Satanás pede permissão para afligi-lo e Deus atendeu ao seu pedido. Jó teria que escolher amar a Deus e confiar Nele, ou poderia amar mais os seus bens, sua família, sua saúde e amaldiçoar o SENHOR, por ter tirado dele todas as coisas que amava. Em outras palavras, Deus usou Satanás para testar a fé de Jó.
Parece-me que é mais ou menos isso o que aconteceu em Gadara: Jesus foi àquela cidade, venceu o Diabo e libertou dois prisioneiros do “Mal”. Ele Se apresentou como o Grande Libertador, capaz de restaurar a vida e a esperança. Mas Ele também faz com que um rebanho de porcos se perca, o qual representava o sustento e a riqueza de alguns membros da comunidade. Então, Jesus força os habitantes de Gadara a fazerem uma escolha entre:
- O amor e a prosperidade;
- Jesus e o dinheiro;
- A fé na provisão divina e os recursos humanos;
- O poder, a graça de Jesus para dar uma vida cheia de esperança e o amor pelas posses ou riquezas terrenas.
Para o nosso espanto absoluto, mas não para Deus, eles imploram a Jesus, o Doador da vida, o Destruidor das obras do Diabo e o Criador da verdadeira esperança, que deixasse sua região.
Os que cuidavam dos porcos ouviram quando os demônios declararam por meio de gritos: “Eles começaram a gritar [i.e. chorar alto e com berros]: — Filho de Deus, o que o SENHOR quer de nós? O SENHOR veio aqui para nos castigar antes do tempo?” (NTLH)
Deus sempre nos colocará em alguma situação, na qual teremos de escolher entre Ele e os nossos “porcos”, entre os planos de Deus e os nossos desejos e interesses pessoais! Eles, os habitantes de Gadara, falharam no teste. Não quiseram confiar em Deus, mas eu penso que na esperança das bênçãos eternas, nós não falharemos! Deus respeita as nossas escolhas. Portanto, que escolhamos nos manter e confiar Nele até a Vida Eterna!
Que Deus nos abençoe!