Texto Base:
Filipenses 4:4-7
4 Tenham sempre alegria, unidos com o Senhor! Repito: tenham alegria! 5 Sejam amáveis com todos. O Senhor virá logo. 6 Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido. 7 E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus. (Fp.4:4-7 NTLH)
As emoções nos influenciam tremendamente. Elas são dons de Deus para que tenhamos precauções e desfrutemos de todas as áreas de nossas vidas com prazer no Senhor. No entanto, nós podemos expressá-las de modo benéfico ou prejudicial. Há uma verdade sobre as emoções: caso não saibamos como controlá-las, nós seremos controlados por elas.
A sabedoria divina ensina o seguinte:
Quem não sabe se controlar [i.e. quem não se esforça para controlar seus pensamentos e emoções] é tão sem defesa como uma cidade sem muralhas [i.e. é como uma cidade derrubada e sem muros]. (Pv.25:28 NTLH)
A emoção mais evidente em nossos dias é a ansiedade (ou a preocupação). Ter ansiedade não é pecado, contudo, ela poderá fazer com que pequemos contra Deus se formos controlados por ela. Por essa razão, Deus não deseja que sejamos dominados por um estado de constante incerteza e aflição.
Na Bíblia, a ansiedade é descrita como o cuidado ou a preocupação excessiva pela busca dos nossos interesses pessoais. Essa atitude pode nos afastar de Deus, devido ao estado de apreensão, inquietação e incerteza que ela provoca em nossas mentes.
A ansiedade é uma “sensação aflitiva”, que ocorre pelo fato de não podermos ter o controle sobre uma determinada situação, ou de nos sentirmos vulneráveis a eventos decorrentes do passado, do presente e das incertezas futuras.
Jesus disse:
33 Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas. 34 Por isso, não fiquem preocupados com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã trará as suas próprias preocupações. Para cada dia bastam as suas próprias dificuldades. (Mt.6:33,34 NTLH)
Além do mais, o rei Davi ensinou:
Entregue os seus problemas ao SENHOR, e ele o ajudará; ele nunca deixa que fracasse a pessoa que lhe obedece. (Sl.55:22 NTLH)
1. A ansiedade afeta ou prejudica sensivelmente nossas vidas
- Quando não nos preparamos adequadamente para uma determinada situação, a ansiedade produz ações de nervosismo, descontrole, fúria, ódio, raiva e ressentimentos profundos.
- Quando não conseguimos ou não alcançamos o que queremos, a ansiedade produz fraqueza e desânimo.
- Quando nós não lidamos corretamente com a causa da nossa ansiedade, podemos sofrer problemas físicos e emocionais.
- Ela divide nossas mentes e nos afasta do que realmente é mais importante.
- A ansiedade diminui a nossa produtividade.
- A ansiedade afeta nossos relacionamentos, pois nos sobrecarregamos com os medos e traumas diante dos que de nós se aproximam.
- A ansiedade nos prejudica em nossas decisões e faz com que sejamos precipitados.
- A ansiedade rouba a nossa alegria e nos conduz à depressão.
- A ansiedade afeta a nossa energia, roubando todas as nossas forças.
Tendo ciência de tudo o que foi mencionado e, em vez de procurarmos alívio rápido e temporário (paliativo), por que não lutar contra a ansiedade, com a ajuda e dependência de Deus?
2. Tenhamos coragem para seguirmos os conselhos de Jesus
Os ensinamentos de Jesus nos advertem que não seremos melhores, caso sejamos dominados pela ansiedade e a adotemos como nosso estilo de vida.
“Eu digo isso para que, por estarem unidos comigo, vocês tenham paz [i.e. amizade e comunhão com Deus]. No mundo vocês vão sofrer [i.e. passarão por angústias, aflições, pressões, dúvidas]; mas tenham coragem [i.e. tenham bom ânimo]. Eu venci o mundo.” (Jo.16:33 NTLH)
Deixo com vocês a paz [i.e. a amizade e a intimidade com Deus, por meio dos Seus termos]. É a minha paz [i.e. o meu modo ou exemplo de vida com Deus] que eu lhes dou; não lhes dou a paz como o mundo a dá [i.e. por meio de filosofias, prazer, fama, riquezas, coisas que procuram emudecer a voz da consciência, a fim impedir a reconciliação com Deus]. Não fiquem aflitos [i.e. inquietos, impacientes, ansiosos], nem tenham medo [i.e. não sejam tímidos, covardes, acanhados]. (Jo.14:27 NTLH)
3. Tenhamos prazer no SENHOR e na Sua Palavra, a fim de superarmos nossas ansiedades
4 Tenham sempre alegria, unidos com o Senhor! Repito: tenham alegria! 5 Sejam amáveis com todos. O Senhor virá logo. 6 Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido. 7 E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus. (Fp.4:4-7 NTLH)
- Alegre-se por pertencer a Deus e desfrute da força que Ele dá. (Fp.4:4) A Bíblia diz: A alegria que o SENHOR dá fará com que vocês fiquem fortes. (Ne.8:10 NTLH)
- Aprenda a ser amável e paciente para com as pessoas. (Fp.4:5) A sabedoria divina diz: As preocupações roubam a felicidade da gente, mas as palavras amáveis nos alegram. (Pv.12:25 NTLH)
- Em vez de se afligir, peça a Deus o que você precisa e seja agradecido pela Sua resposta. (Fp.4:6) O salmista disse: Que a sua felicidade esteja no SENHOR [e. viva para se deleitar em Deus]! Ele lhe dará o que o seu coração deseja [i.e. o necessário para se sentir feliz em Deus e desfrutar dos Seus recursos]. (Sl.37:4 NTLH)
- A mente humana não consegue entender esses princípios e, por isso, todos nós precisamos da ajuda do Espírito Santo para sermos convencidos sobre as verdades divinas. (Fp.4:7) Jesus disse: Mas o Auxiliador, o Espírito Santo, que o Pai vai enviar em meu nome, ensinará a vocês todas as coisas e fará com que lembrem de tudo o que eu disse a vocês. (Jo.14:26 NTLH)
Lembre-se de que ninguém necessita viver surrado pela ansiedade ou por preocupações. Liberdade e paz esperam por aqueles que colocam nas mãos de Deus as suas preocupações.
A Bíblia diz:
Ponha a sua vida nas mãos do SENHOR, confie nele, e ele o ajudará. (Sl.37:5 NTLH)
Que Deus nos abençoe!