Skip to content Skip to footer

Em tempos de escuridão – Parte 3

FAÇA O DOWNLOAD DO ÁUDIO

Isaías 50:10

Texto Base:

10 Escutem, vocês que temem o SENHOR e obedecem às ordens do seu servo: se o caminho em que andam é escuro, sem nenhum raio de luz, confiem no SENHOR, ponham a sua esperança no seu Deus. (Is.50:10 NTLH)

Na semana passada, eu comentei com você sobre a importância de temermos a Deus. Eu procurei lhe mostrar que Deus não é um tirano, um ser cruel e desonesto, porém, Ele deve ser temido. Nós não tememos a Deus pelo medo de sermos castigados por Ele. Não!

O temor a Ele nasce pelo fato de O conhecermos cada vez mais e O admirarmos. Quanto mais conhecemos a Sua grandeza ou glória, mais O admiramos e, por conseguinte, mais O tememos e confiamos Nele.

Deus é Bondoso, Misericordioso e os Seus planos são poderosos, elevados e abençoam o homem que O obedece e confia Nele. Nós não O obedecemos por uma atitude de barganha, mas, após conhecermos o Seu caráter e a Sua vontade que nos mostram como os Seus planos são maravilhosos e eternos, o prazer de sermos Seus cooperadores cresce dentro de nós!

Nem sempre Ele nos dirá as razões de estarmos onde estamos, isto é, nem sempre saberemos sobre as Suas razões de nos colocar em determinadas situações que, para nós, são desconfortáveis e que no nosso juízo, parecem imerecidas, como por exemplo, o caso de Jó e dos que O temem, conforme nos é dito no texto base (Is.50:10).

Nesses momentos e, antes de entendermos as Suas razões de nos fazer passar por “caminhos escuros”, Deus pede que O obedeçamos, que confiemos e que coloquemos a nossa esperança Nele. Por quê?

À medida que O obedecemos e confiamos Nele, as razões de estarmos em meio a alguma adversidade vão se revelando diante aos nossos olhos e dentro de nossas mentes. Nós crescemos e ficamos mais maduros na fé. Nós somos transformados e somos, por Ele, transformados em agentes transformadores. Descobriremos que, em cooperação com Ele, somos instrumentos para abrir os olhos para que os que Dele se afastaram passem a admirá-Lo como nós O admiramos e aprendam as razões de temê-Lo ou respeitá-Lo.

Então, o que nós precisamos aprender é que quando enfrentamos momentos de infortúnios ou escuros, não devemos pressupor que eles nos acontecem como sendo castigos divinos, pelo fato de termos cometido algum pecado contra Deus. Se tememos a Ele e nos esforçamos para obedecê-Lo, nós poderemos ser divinamente colocados nesses caminhos escuros para cumprirmos Seus propósitos.

1. A lista dos sofrimentos de Paulo, o apóstolo, em seus caminhos escuros

23 […] tenho estado mais vezes na cadeia. Tenho sido chicoteado muito mais do que eles e muitas vezes estive em perigo de morte. 24 Em cinco ocasiões os judeus me deram trinta e nove chicotadas. 25 Três vezes os romanos me bateram com porretes, e uma vez fui apedrejado. Três vezes o navio em que eu estava viajando afundou, e numa dessas vezes passei vinte e quatro horas boiando no mar. 26 “Nas muitas viagens que fiz, tenho estado em perigos de inundações e de ladrões; em perigos causados pelos meus patrícios, os judeus, e também pelos não-judeus. Tenho estado no meio de perigos nas cidades, nos desertos e em alto mar; e também em perigos causados por falsos irmãos.” 27 “Tenho tido trabalhos e canseiras. Muitas vezes tenho ficado sem dormir. Tenho passado fome e sede; têm me faltado casa, comida e roupas.” 28 Além dessas e de outras coisas, ainda pesa diariamente sobre mim a preocupação que tenho por todas as igrejas. 29 “Quando alguém está fraco, eu também me sinto fraco; e, quando alguém cai em pecado, eu fico muito aflito.” (2 Co.11:23-29 NTLH)

Garanto que nenhum de nós tem sofrido como Paulo sofreu. De acordo com as pregações que temos nas TVs e nas rádios, Paulo não poderia ser um homem abençoado por Deus! Conforme as teses dos pregadores positivistas, Deus não quer que você sofra, pois este não é o plano Dele para a sua vida. Afirmam ainda que, nas campanhas promovidas por eles, Deus livrará de todos os sofrimentos, caso aqueles que delas participem, façam doações generosas!

Nos seus caminhos escuros, Paulo tinha uma grande preocupação – as igrejas, a família de Deus. Ele sentia muita tristeza por aqueles que abraçavam uma vida de pecados e ardentemente procurava ensiná-los e ajudá-los a voltar tanto à graça divina como à missão cristã.

Quando lemos o Velho Testamento, nós vemos como as pessoas que temeram a Deus e O obedeceram, sofreram! (Hb.11:32-38) Como sofreram os apóstolos, os que os sucederam (os pais da Igreja), os reformadores, os puritanos e até os pregadores sinceros até os dias atuais! O mundo sob o poder satânico os odiou! O mundo queria fazê-los calar! Por quê?

Eles, em meio aos sofrimentos, entenderam o tempo em que estavam vivendo, não deixaram de respeitar e de obedecer a Deus. Eles não perderam a confiança e a esperança Nele! Eles não deixaram de ensinar o Evangelho de Jesus, que faz com que muitos abandonem os caminhos escuros da falsa espiritualidade e imoralidades.

Você diz: “Eu não sou pregador, pastor ou líder religioso! Então, o peso de me afligir para com a Família de Deus deve recair sobre mim?” A sua família (esposo, esposa, filhos, pais) não é a Família de Deus? Você ama e deseja a ordem e a decência? (1 Co.14:40) Você não quer que familiares e amigos se vejam livres das garras dos poderes satânicos e mundanos? Se este peso está em sua alma, você está sofrendo os sofrimentos de Cristo!

Você é a Igreja e, o que eu disse há pouco, resume a missão divina à sua vida. Ao cumpri-la, você sabe que enfrentará rejeições, “caras feias”, zombarias, injúrias, abandonos e até o emprego da força! Você persevera na sua missão cristã, porque teme a Deus e O obedece, por confiar e não perder a esperança Nele!

2. Com a ajuda de Deus, o nosso exemplo de vida nos nossos momentos escuros, abre os olhos de muitos para Jesus, a “Luz do mundo”

Deus sempre usa os Seus filhos para realizar a Sua obra sobrenatural. Esta semana eu li novamente a comissão que Jesus deu ao apóstolo Paulo e, novamente, senti no meu coração o desejo ardente para ser usado por Ele, conforme as palavras de Jesus ao Seu servo Paulo:

17 Vou livrar você dos judeus e também dos não-judeus, a quem vou enviá-lo. 18 Você vai abrir os olhos deles a fim de que eles saiam da escuridão para a luz e do poder de Satanás para Deus. Então, por meio da fé em mim, eles serão perdoados dos seus pecados e passarão a ser parte do povo escolhido de Deus. (At.26:17-18 NTLH)

Infelizmente, por anos, nós temos aprendido que as obras sobrenaturais divinas correspondem às curas e milagres de Deus. Claro que são, mas fixar-nos nessas ações divinas pode nos manter somente na esfera de que “Deus pode fazer e fará todas as coisas por nós” e nada pensamos “nas razões” de Ele nos abençoar com atos tão poderosos.

Saber que Deus pode abrir o mar, deter as águas do fluxo de um rio em plena época da cheia, fazer com que caia pão do céu, retirar água potável de uma rocha, parar a rotação da Terra e tantos outros milagres, não lhe dá o conhecimento de que precisa se arrepender dos seus pecados, a fim de se tornar membro do Seu povo escolhido.

Os milagres atestam que estamos sob as mãos de Quem tem todo o poder no Céu e na Terra, mas entendermos as razões dos mesmos nos fará sair da condição da fragilidade espiritual e emocional em que nos encontramos.

Jesus também espera de nós a missão que Ele deu a Paulo, pois somos edificados sobre os ensinamentos dos apóstolos. Eu não conheço todos os seus problemas, aflições e lágrimas, mas, nos seus caminhos escuros, confie em Deus e mantenha acesa a sua esperança Nele.

Prepare-se e permita que Deus use a sua vida para que pessoas:

  • Tenham seus olhos abertos e se voltem das trevas para a luz.
  • Fiquem livres do poder de Satanás e se unam a Deus.
  • Recebam o perdão dos seus pecados.
  • Encontrem o seu lugar entre aqueles que se dedicam a Deus.
  • Vejam a sua aflição pela salvação de suas almas, por meio de Jesus.

No escuro, não há nem como saber o que está no seu armário, o que está pronto para usar e o que precisa ser passado a ferro. No escuro, sequer sabemos o que está limpo ou sujo. No escuro, às vezes, escolhemos o que pode ser usado para o mal. A mensagem Daquele que é a “Luz do mundo”, ou seja, Jesus (Jo.8:12), sempre nos dirá como podemos viver de modo aprovado por Deus.

Cumpra a missão dada por Deus e logo entenderá as razões divinas de estar no momento em que está. O meu desejo é terminar a minha vida cumprindo a missão que a mim foi confiada por Jesus e ter alertado a Igreja a respeito dela.

Mas vocês são a raça escolhida, os sacerdotes do Rei, a nação completamente dedicada a Deus, o povo que pertence a ele. Vocês foram escolhidos para anunciar os atos poderosos de Deus, que os chamou da escuridão para a sua maravilhosa luz.  (1 Pe.2:9 NTLH)

Que Deus nos abençoe!

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação