Provérbios 27:17
Texto Base:
As pessoas aprendem umas com as outras, assim como o ferro afia o próprio ferro. (Pv.27:17 NTLH)
A falta de amigos faz com que a pessoa seja solitária e torna sua caminhada um deserto. Portanto, contente-se com o amigo verdadeiro, pois é essa amizade que o guardará de amigos tolos ou idiotas. É melhor termos amigos que nos ensinem a colocarmos nossos pés no chão, do que aqueles que insistem em nos dizer que podemos voar.
A boa amizade sempre fará com que a sua vida neste mundo tenha sentido e utilidade, tanto para Deus como para o próximo. O verdadeiro amigo, em certo momento, poderá não estar perto de você nos momentos mais difíceis, mas as suas palavras sábias o acompanharão. Infelizmente, muitos descobrirão que falsos amigos machucam mais do que a Verdade divina. A Palavra de Deus, às vezes nos fere, mas os falsos amigos machucam muito mais!
Tristemente, este mundo está cheio de pecados e perversidades; portanto, tome cuidado com pessoas questionáveis, irascíveis, egoístas e instáveis, pois elas são sérias candidatas a serem amizades falsas. É uma bênção de Deus quando usufruímos de uma amizade verdadeira, mas se ela for falsa, teremos ao nosso lado um instrumento destruidor.
Atentemos a esta advertência divina:
7 Afaste-se das pessoas sem juízo [i.e. arrogantes, orgulhosas, sem modéstia, soberbas] porque gente assim não tem nada para ensinar [i.e. não discerne nada por falta de conhecimento dos planos de Deus]. (Pv.14:7 NTLH)
Diante desta advertência, que ações podem ser tomadas?
1. Preocupe-se em ter um amigo verdadeiro e que lhe seja como um irmão
O maior castigo para aquele que só se preocupa em ter muitos amigos é sentir-se sozinho. A sabedoria divina nos ensina o seguinte:
Algumas amizades não duram nada, mas um verdadeiro amigo é mais chegado que um irmão. (Pv.18:24 NTLH)
O sentido deste verso é que, em meio a muitos amigos, há sempre os que são falsos. Quando estivermos com eles, que nós sejamos prudentes! A prudência não é sinal de hipocrisia para com o outro, mas de cuidado, pois devemos ser mais amigos da Verdade divina do que depositar plena confiança em ser humano. (vd. Jr.17:5)
Entretanto, que nós saibamos valorizar aquele que se mostra mais próximo do que um irmão. Muitas vezes, em várias famílias, constata-se a falta de apreço, o descaso, a “frieza” e, às vezes, até a inimizade entre irmãos. Contudo, aquele que é cristão, ainda que desprezado, atue conforme os ensinamentos de Jesus. (Mt.5:44)
Mesmo sabendo que teremos dissabores em nossas amizades, Deus sempre colocará em nosso caminho alguém que nos ajudará em nossas fragilidades, porque existirá uma relação de confiança sobre bases bíblicas. Mas, de qualquer modo, tenha cuidado, pois o Próprio Jesus vivia rodeado de pessoas, mas Ele escolheu apenas 12 pessoas para que fossem Seus amigos.
2. Tome muito cuidado ao selecionar os seus amigos
Alguém disse: “Aprendi a selecionar meus diamantes… pedaços de vidro já não me enganam mais!” Nós sabemos muito bem que as más companhias destroem os bons costumes. (vd. 1 Co.15:33)
Nós passamos muito tempo fazendo nossas escolhas, de acordo com as nossas preferências. Escolhemos roupas, cursos, livros, equipamentos eletrônicos, empregos, carro e, antes de adquirirmos qualquer um desses itens, nós pesquisamos muito bem. Todavia, em relação às amizades, não agimos do mesmo modo, e nem sequer observamos suas atitudes segundo os critérios divinos, mas as escolhemos de acordo com as nossas conveniências (vantagens, lucros, interesses).
A sabedoria divina nos diz:
24 “Não faça amizade [i.e. não se associe, não tenha aliança] com pessoas grosseiras ou violentas;” 25 você poderá pegar os seus maus costumes [i.e. hábitos nocivos, não aprovados por Deus, que não correspondem aos Seus propósitos] e depois não conseguirá livrar-se deles. (Pv.22:24,25 NTLH)
Deus não está dizendo que devemos evitar essas pessoas nem tratá-las mal, mas que devemos ser instrumentos divinos para encorajá-las a se aproximarem Dele, a fim de que elas andem no Seu “Caminho” (Jesus – Jo.14:6), pois esta é a nossa missão cristã.
3. Seja esperto entre os seus amigos, mas nunca maldoso
Nós vivemos em um mundo que foi desvirtuado da sua originalidade e corrompido pelo pecado. Por esta razão, convivemos com pessoas parecidas a “lobos”, as quais são oportunistas e trazem consigo o cheiro da morte em suas ideias perniciosas. Jesus disse:
Escutem! Eu estou mandando vocês como ovelhas para o meio de lobos. Sejam espertos como as cobras [i.e. divinamente inteligentes, prudentes] e sem maldade como as pombas [i.e. não se portem com malícias e perversidades, mas sejam simples e puros]. (Mt.10:16 NTLH)
Jesus não está pedindo que enganemos as pessoas, ou que demonstremos “segundas intenções”, mas que estejamos atentos àqueles que de nós se aproximam, pois Satanás tem muitos esquemas pelos quais tenta nos seduzir a abandonarmos o ensinamento que nos leva a temer a Deus e a não cooperarmos com Ele, a fim de que os Seus propósitos não se realizem para o bem do próximo.
Jesus está pedindo que olhemos atentamente para as pessoas que surgem no nosso caminho e que aprendamos a nos “distanciar” emocionalmente dos que demonstram intenções espirituais e morais tóxicas ou malignas.
4. Observe atentamente como os seus amigos tratam os outros
Uma das melhores estratégias para conhecer uma pessoa é ver como ela se comporta em relação aos outros. Por exemplo: se você conhece alguém que passa a vida falando sobre a vida dos outros, provavelmente essa pessoa falará da sua vida com outras.
Do mesmo modo, se a pessoa sente ódio e deslealdade por outras que discordam das suas opiniões e conduta, dela receberá todo o seu ódio, desprezo e rejeição.
5 Sejam sábios na sua maneira de agir com os que não creem e aproveitem bem o tempo que passarem com eles. 6 Que as suas conversas sejam sempre agradáveis e de bom gosto, e que vocês saibam também como responder a cada pessoa! (Cl.4:5,6 NTLH)
Avaliemos bem as pessoas com quem conversamos e andamos, assim como o nosso comportamento quando estamos com elas. Que nos mantenhamos firmes em Deus, na Sua Verdade, que é Cristo, porém gentis, respeitosos, mas sábios e prudentes. Que nós sejamos como o ferro que afia o ferro, para que as pessoas saibam que amamos a Deus e aprendam conosco como amá-Lo.
As pessoas aprendem umas com as outras, assim como o ferro afia o próprio ferro. (Pv.27:17 NTLH)
Que Deus nos abençoe!