O Firmando Passos existe para amar a Deus, fazer das crianças e juniores seguidores de Cristo, através de relacionamentos saudáveis, contagiando suas famílias na visão da igreja.
🕮 Ele me pôs seguro em cima de uma rocha e firmou os meus passos. (Salmo 40:2b)
No livro de Mateus, Jesus disse que o Reino de Deus pertence àqueles que são semelhantes às crianças (Mt. 19:14), pois a fragilidade e dependência natural delas refletem a necessidade de serem amadas, protegidas e alimentadas espiritualmente, fisicamente e emocionalmente.
Uma das características mais marcantes das crianças é a capacidade que elas têm de absorver o que está à sua volta. Elas estão prontas para aprender e moldar suas crenças e comportamentos com base no ambiente em que crescem. Por isso, é essencial que estejam cercadas de princípios e valores bíblicos.
Quando uma criança é ensinada sobre Deus, ela desenvolve um caráter íntegro, encontra a verdadeira felicidade e experimenta uma vida com propósitos eternos. Esses ensinamentos não só moldam seu futuro, mas ajudam-na a crescer em um ambiente que reflita o amor de Cristo.
Por isso, com ensino criativo e relevante, o FIP busca alcançar o universo das crianças e juniores, impactando suas vidas diárias. Também oferece suporte aos pais e responsáveis a fim que continuem em casa o trabalho feito na igreja, de modo que as crianças sejam educadas por princípios e valores do Reino.
Além das atividades regulares nos horários de culto e reuniões ministeriais, o Firmando Passos promove encontros com pais e eventos especiais, fortalecendo os laços familiares e a comunhão entre irmãos em Cristo. O propósito é mostrar às crianças que Deus é a base para uma vida plena e abundante.
O ministério atua com base nos seguintes princípios:
Ensino centrado nas crianças e juniores: Ensinar sobre o amor de Deus de maneira significativa e envolvente (1 Co.9:22; Mt.18:12-14);
Lugar de segurança: Acolher as crianças e seus familiares em um ambiente seguro (Mc.10:13);
Ensino relevante: Ensinar a Palavra de Deus de forma prática, mostrando os ensinamentos bíblicos são valiosos para o dia a dia (Mt.18:5-6; Sl.119:11);
Criatividade: Ensinar a Bíblia de maneira criativa, envolvente e inspiradora, de forma que os corações das crianças e juniores sejam atraídos a Deus (2 Timóteo 3:15-16; Êxodo 31:2-6);
Pastoreio intencional: Investir em relacionamentos genuínos, ensinando o amor de Cristo através do exemplo (1 Pedro 5:2);
Divertimento e alegria: Transformar cada encontro em um momento de aprendizado, diversão e alegria contagiante! (Sl. 122:1)