(Walter de Lima Filho – Terça – 29/01/2013)
João 3:1,2
Jesus nunca barateou a graça, não pregou uma fé fácil e nem um evangelho distorcido, que arruína a genuinidade da Igreja. Jesus sempre falou para o coração das pessoas, fazendo-as com que pensassem sobre o seu relacionamento com Deus.
Jesus nunca abrigou e nem abriga no Seu coração, aqueles cuja doutrina é suspeita ou cujo comportamento denota rebeldia contra a Verdade de Deus. Por isso que desde o início do Seu ministério nesta terra, Ele evitou adesões rápidas, fáceis ou superficiais. Não duvide disso, pois se você observar bem, Jesus sofreu mais rejeições do que aceitação entre os Seus ouvintes. Jesus nunca proclamou palavras que dessem a qualquer pessoa uma falsa esperança.
Outra coisa que noto ao estudar a vida e o ministério de Jesus, é que mesmo quando Suas palavras eram voltadas para as necessidades do indivíduo, Ele nunca deixou de pôr à mostra as segundas intenções daquele que O ouvia. Jesus nunca deixou de alertar quanto a uma fé falsa ou a um compromisso superficial.
Jesus, citando o profeta Isaías, declarou o seguinte: Hipócritas! Isaías estava certo quando disse a respeito de vocês o seguinte: Deus disse: Este povo com a sua boca diz que me respeita, mas na verdade o seu coração está longe de mim. A adoração deste povo é inútil, pois eles ensinam leis humanas como se fossem meus mandamentos. (Mt.15:7-9 NTLH)
Jesus dizia em seus dias que os religiosos eram fingidos (hipócritas) e que a sua dedicação a Deus, se resumia apenas em palavras. Será que não está ocorrendo o mesmo em nossos dias? Nem todo aquele que se diz cristão o é realmente. Hoje em dia, nós vemos incrédulos fazendo falsas profissões de fé em Cristo e iludidos por falsas promessas, pensam estar trilhando no Evangelho de Cristo.
O encontro que Jesus teve com Nicodemos, trata-se do primeiro encontro evangelístico pessoal de Jesus registrado nos Evangelhos. Nicodemos não era uma pessoa qualquer, mas tratava-se de um “mestre”, um professor das Sagradas Escrituras. Jesus não o recebeu calorosamente, procurando interpretar a sua atitude como sendo algo positivo, proveniente de uma profissão de fé genuína.
Jesus conhecia a sua incredulidade como a sua autojustiça farisaica, que existiam em seu coração e o tratou como um incrédulo! Alguns, ao lerem esta passagem declaram de como é fácil crer em Jesus Cristo. No entanto, você verá que Jesus não facilitou tanto as coisas! Jesus pede desse homem algumas atitudes:
1. Que Nicodemos nascesse de novo para Deus.
• Que ele não sabia como ver e entrar em comunhão com o Reino de Deus!
2. Que ele reconhecesse a insignificância da sua religião.
• Que a sua religião não passava de rudimentos sem vida Divina.
3. Que ele entendesse e interpretasse melhor as Escrituras.
• Que ele não conhecia as Escrituras que falavam do Messias.
4. Que ele reconhecesse a necessidade de ser regenerado por Deus.
• Que ele era mais um incrédulo como tantos outros e que precisava ser salvo!
5. Imagine Jesus falando dessa forma a alguém que era um mestre religioso!
Jesus questionou tudo o que era vital para aquele homem: a sua fé falsa, sua religião baseada em guardar mandamentos sobre mandamentos, sua retidão farisaica, sua falta de conhecimento bíblico e lhe mostrou que não era um homem aceito por Deus, pelo fato de não ser revivificado pela Palavra de Deus e pelo Espírito Santo! Nicodemos ficou chocado!
Por que Jesus falou com tanta sinceridade com aquele homem? Jesus era Deus e percebia que as pessoas apoiavam a sua fé sobre bases erradas. Para entendermos isso, precisamos voltar ao capítulo 2, durante a Festa da Páscoa. Quando Jesus estava em Jerusalém, durante a Festa da Páscoa, muitos creram nele porque viram os milagres que ele fazia. Mas Jesus não confiava neles, pois os conhecia muito bem. (Jo.2:23,24 NTLH) O encontro com Nicodemos prova a Onisciência de Deus, como confirma a divindade de Jesus – Ele é Deus!
Nicodemos é uma ilustração do que seja uma fé falsa. A sua mente, até certo ponto, aceitava a verdade de Cristo, porém o seu coração permanecia irregenerado! Assim é, com todos aqueles que só vão atrás de milagres e sinais.
Leiamos atentamente as palavras de Nicodemos no verso 2: Rabi, nós sabemos que o senhor é um mestre que Deus enviou, pois ninguém pode fazer esses milagres se Deus não estiver com ele. Sendo um líder, Nicodemos estava intrigado com Cristo e manifestou interesse em conhecê-lo melhor. Afinal, durante 400 anos nenhum profeta poderoso surgiu em Israel e quem sabe não era Ele?
No entanto, qualquer pessoa pode se maravilhar com os milagres de Jesus, mas nunca conseguirá “vê-Lo” quem Ele de fato é e nem “entrar” em comunhão com Ele! Repare atentamente à resposta de Jesus: Jesus respondeu: Eu afirmo ao senhor que isto é verdade: ninguém pode ver o Reino de Deus se não nascer de novo. Jesus disse: Eu afirmo ao senhor que isto é verdade: ninguém pode entrar no Reino de Deus se não nascer da água e do Espírito. (Jo.3:3,5 NTLH) O Evangelho e o Reino de Deus é Jesus! (cf. Mc.1:1; Ap.19:16)
As palavras de Jesus chocaram Nicodemos, a ponto dele dizer: (…) Como pode ser isso? (…). (Jo.3:9 NTLH) Nicodemos não podia entender que ele não estava diante de um “colega” professor, mas diante Daquele que é o Caminho, a Verdade e a Vida e que ninguém pode ir a Deus a não ser por Ele, Cristo Jesus! (cf. Jo.14:6)
Nós cremos nos milagres de Jesus e que Ele ainda os realiza como também cura pessoas doentes. Mas, eu creio que a nossa fé não está fundamentada nos Seus milagres e sim, em quem Ele é – o SENHOR e SALVADOR!
Lembre-se que nos últimos dias, (…) aparecerão falsos profetas e falsos messias, que farão milagres e maravilhas para enganar
, se possível, até o povo escolhido de Deus. (Mc.13:22 NTLH) Volto a dizer que os milagres e curas de Jesus nos deixam maravilhados. Essas maravilhas fazem parte do Evangelho de Cristo; entretanto, a essência do Evangelho é Jesus Cristo, o SENHOR e SALVADOR de todo aquele que Nele crê.
Jesus disse: Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem ouve as minhas palavras e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não será julgado, mas já passou da morte para a vida. (Jo.5:24 NTLH)