(Walter de Lima Filho – Terça – 28/05/2013)
Lucas 19:1-10
Os Evangelhos nos revelam uma classe de pessoas odiada pelos judeus chamada de “publicanos” –, nome dado aos coletores de impostos nas províncias do Império Romano. Muitas vezes envolviam-se em corrupção, cobrando das pessoas além do que deveriam. E sofriam um grande repúdio do partido religioso dos fariseus. Zaqueu era publicano! (19:2)
1. Examinemos a circunstância.
Jesus estivera pregando na Galiléia por algum tempo e está a caminho de Jerusalém (onde iria morrer) e entra em Jericó. (19:1) Jesus estava em Jericó para cumprir a Sua missão – buscar e salvar quem está perdido. (19:10)
Jesus ressuscitara Lázaro, há não muito tempo, e Sua fama se espalhou, fazendo com que pessoas curiosas de Jericó se esforçassem para conhecê-lo. Além disso, muitas outras pessoas peregrinas estavam com Jesus, a fim de celebrar a Páscoa em Jerusalém. Jericó estava em alvoroço e a pergunta que todos faziam poderia ser esta: “Seria Ele o Messias que veio para dominar, libertar Israel dos romanos e estabelecer o Seu Reino sobre a terra?”
Jericó era uma encruzilhada internacional, onde as principais estradas do norte, sul, leste e oeste se encontravam. Por essa razão, ali estava estabelecida a alfândega, onde se coletavam impostos; portanto, era um lugar muito movimentado. Zaqueu, possivelmente, era o responsável por toda a coleta de impostos em Jericó.
2. Por que Zaqueu buscou Jesus?
Pode parecer que foi Zaqueu quem estava procurando por Jesus, mas de acordo com o que sabemos de Deus, não é bem assim. De acordo com Paulo, nós aprendemos que Não há ninguém que tenha juízo; não há ninguém que adore a Deus. (Rm.3:11 NTLH) Paulo diz que ninguém neste mundo segue o caminho ou princípios de Deus e não há neste mundo quem deseje ter Deus como seu Deus!
A Bíblia ensina que em nosso estado natural estamos espiritualmente mortos. (…) por terem desobedecido a Deus e por terem cometido pecados, vocês estavam espiritualmente mortos. (Ef.2:1 NTLH) A Bíblia diz a razão de os homens estarem espiritualmente mortos antes de se renderem a Cristo: A mente deles está na escuridão. Eles não têm parte na vida que Deus dá porque são completamente ignorantes e teimosos. (Ef.4:18 NTLH) Portanto, não há no homem natural o menor desejo de buscar a Deus.
No entanto, nós só buscamos a Deus, porque Ele nos buscou primeiro. Jesus ensinou isso: Só poderão vir a Mim aqueles que forem trazidos pelo Pai, que Me enviou, (…) (Jo.6:44 NTLH) Da mesma forma, nós só conseguimos praticar o amor de Deus, porque Ele nos amou primeiro. Nós amamos porque Deus nos amou primeiro. (1 Jo.4:19 NTLH) Então, quando uma pessoa busca a Deus – e que estejamos certos disso –, é porque essa busca é um estímulo Divino que a procura.
3. O esforço ou insistência de Zaqueu para ver Jesus.
Zaqueu não conseguia ver Jesus, devido à sua estatura. (19:3) Ele não podia perceber, mas dentro dele havia um chamado Divino, que o fazia se esforçar tanto e não desistir de ver o Salvador. Era curiosidade? Problemas de consciência? Para dizer a verdade, era mais que tudo isso: era o Espírito Santo movendo o seu coração.
Por que Zaqueu iria se arriscar a entrar em meio a uma multidão que o odiava e sofrer, quem sabe, um empurrão, um chute ou uma facada pelas costas de um estranho? Por que ele persistiu? Por que ele não se deixou levar pelos seus temores e sequer preocupou-se com sua dignidade? Só há uma resposta – Deus!
Havia uma voz dentro dele que lhe dizia para ver Jesus a qualquer custo e o que ele fez? (19:4) O sicômoro ou figueira brava, não é uma árvore difícil de subir, mas não era o lugar mais digno para um “publicano rico” como Zaqueu.
Quando Deus está agindo no interior de uma pessoa para ter o seu encontro com Cristo, nada a impedirá de tê-lo. O coração fica “inflamado” e desejoso por essa descoberta. Jeremias disse: Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração. (Je.29:13 NVI) Sendo buscado e atraído por Deus, Zaqueu O estava buscando!
4. Zaqueu é achado!
Zaqueu deve ter ficado abalado com o que lhe acontece em seguida. (19:5) Jesus não foi nada sutil, mas foi direto em Sua abordagem:
• Jesus lhe dá uma ordem – “Desça depressa…”
• Jesus lhe mostra qual era a Sua vontade – “… hoje preciso ficar na sua casa.”
Jesus conhecia Zaqueu? Será que já ouvira alguém falar dele? Era a Sua onisciência operando naquele momento? Eu não saberia dar a resposta, mas sei que Deus determinou aquele dia, para que Zaqueu tivesse um encontro com o SENHOR e Salvador, que causaria um impacto em sua vida corrupta e pecadora.
Zaqueu queria tanto ver Jesus, mas não fazia a menor idéia de que Jesus desejava vê-lo. O que Zaqueu fez? “Obedeceu” e “recebeu Jesus com muita alegria” em sua casa! (19:6) Zaqueu agiu de acordo com o que Jesus havia ensinado: (…) quem me recebe está recebendo Aquele que me enviou. (Mt.10:40 NTLH) O verbo “receber”, significa “dar boas-vindas com muita prontidão e alegria Àquele que está entrando em sua casa”.
5. O início dos problemas! (19:7)
As pessoas religiosas daquela época criam que entrar na casa de um proscrito, significava tornar-se impuro, e que comer com essa pessoa, era a p
ior contaminação possível. Assim são aqueles que não se preocupam com a alma das pessoas, mas só com a sua autojustiça. Ao não perceberem que Jesus viera para buscar e salvar pecadores, e ao condená-Lo, condenaram a si mesmos!
Seria impossível para Jesus apresentar o Seu Evangelho em meio àquele alvoroço a Zaqueu e o que eles conversaram dentro da casa, nós não sabemos. O que Jesus disse para que Zaqueu fosse salvo de seus atos pecaminosos, nós também não sabemos.
Nós devemos saber que a salvação é um milagre Divino e que não há fórmulas que possam produzi-lo ou explicá-lo. Nenhum plano de salvação ou oração pré-fabricada pode garantir a salvação de uma alma. Porém, quando estudarmos as atitudes de Zaqueu, nós poderemos supor que Jesus confrontou os pecados dele.
Que eu:
• Permita o trabalhar do Espírito Santo em meu ser, para buscar a Deus de coração.
• Creia que só o Espírito Santo pode me revelar Jesus como Salvador.
• Seja prontamente obediente ao Senhor.
• Seja a pessoa mais feliz da face da Terra, pela razão de Jesus estar em minha vida.