Provérbios 4:23
Texto base:
Tenha cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos. (Pv.4:23 NTLH)
Muitos pregadores usam este verso das Escrituras Sagradas para ensinar que você não deve abrigar em sua mente pensamentos negativos, mas positivos. Caso cultive pensamentos negativos, você experimentará somente derrotas. Então, cabe ao filho de Deus encher a sua mente com coisas boas e positivas (mas eles não as explicam nem as definem), pois é somente desse modo que ele obterá uma vida próspera e vitoriosa sobre a Terra.
Como cristão, você terá que decidir se deseja ser dirigido por Deus ou pelos seus desejos pessoais.
1. Cuide dos seus pensamentos para que eles não o afastem da Palavra de Deus
Quando Deus diz para tomarmos cuidado com o que pensamos, Ele está dizendo para termos uma postura como a de um cão de guarda, pois os nossos pensamentos criam torrentes de sentimentos e o grande perigo é que nossas vidas sejam dirigidas por elas e emoções tolas. O contexto deste verso fala para ouvirmos a Palavra de Deus com muita atenção e para que não nos afastemos dela. Que fujamos da mentira e das palavras perversas! Que pensemos bem sobre as nossas ações, que evitemos o mal e que não nos desviemos do caminho certo! (Pv.4:21,22,24-27)
Então, que nós observemos atentamente o conselho divino, a fim de que nossas vidas sejam dirigidas pelos princípios da Palavra de Deus, por meio da nossa fé em Cristo, e não por ideias fantasiosas.
2. Seja um cristão sábio e construa a sua vida sobre “Bases Sólidas” – Jesus e Seus ensinamentos
Mas o que a fé tem a ver com os nossos pensamentos? Jesus alertou aos Seus seguidores nos Seus dias sobre a Terra para que “ouvissem” os Seus ensinamentos e para que “vivessem de acordo com eles” como homens sábios (Mt.7:24-27), ou seja, que fossem capazes de observar e pensar na vida pela perspectiva de Deus.
O cristão sábio, “por meio da sua vida de obediência”, entende os seus dias de acordo com os planos de Deus e, por isso, descobre a maneira exata de andar na presença do SENHOR, cooperar com os Seus planos e glorificá-Lo com a sua vida. Por essa razão, Ele constrói a sua vida sobre a “Rocha” e não sobre a areia, pois sabe que intempéries virão, mas fundado no que é “Sólido”, ele resistirá às adversidades, sobreviverá e perseverará para a eternidade.
Portanto, cabe a nós a decisão de construirmos nossas vidas sobre a “Rocha” ou sobre a areia! Todavia, saibamos que ao passarmos pelas adversidades ou intempéries, o nosso comportamento ou atitudes dirão onde nos enraizamos – na “Rocha” (em Jesus e nos Seus ensinamentos) ou na areia.
Por isso, que nós avaliemos com muito cuidado as nossas escolhas, pois elas afetarão o nosso caráter e a nossa conduta neste mundo. Jesus, certa vez, ensinou que onde estivesse o seu tesouro, ali estaria o seu coração, ou seja, os seus desejos, sentimentos e prazer. (Mt.6:21) Cabe a nós escolhermos o tipo de pessoa que desejamos ser e o que queremos para as nossas vidas.
Para que consiga tudo o que quer neste mundo e de acordo com ele, você terá que conhecer e seguir os princípios mundanos, a fim de poder chegar onde deseja. Do mesmo modo, se você quer ser alguém abençoado por Deus, terá que viver segundo a Sua vontade. Então, você escolhe o caminho de Deus pelo amor a Ele, e o do mundo, pelo egoísmo e interesses pessoais. Para que você sinta prazer em ser dirigido por Deus é necessário conhecer os Seus pensamentos e para onde eles podem conduzi-lo.
3. Tenha a disposição de assimilar e entender os pensamentos de Deus
Então, todo cristão que deseja andar em comunhão com Deus e ser abençoado por Ele, deverá aceitar o desafio de lutar para rejeitar as crenças mundanas, de modo que estas sejam substituídas pelos pensamentos e verdades de Deus.
O profeta Isaías disse:
[Deus inspirou o profeta Isaías a dizer] Os meus pensamentos [i.e. planos, ideias, propósitos] não são como os seus pensamentos, e eu não ajo [i.e. Eu não atuo, não faço as coisas ou não procedo] como vocês. (Is.55:8 NTLH)
Os pensamentos de Deus estão repletos de propósitos eternos, cheios de bondade e com boas direções. Por essa razão, o Senhor deseja compartilhar “uma nova trajetória” ou um novo caminho para a vida que confia na Sua bondade (na Sua Graça, favor, recursos). Todo aquele que se propõe andar com Deus precisa aprender e conhecer os Seus planos ou propósitos para a época em que está vivendo.
Eu gostaria de mencionar dois exemplos bíblicos de pessoas que passaram por grandes adversidades, mas que confiaram na soberania divina, nos Seus planos e propósitos. Como consequência disso, eles tiveram suas vidas transformadas, perseveraram e desfrutaram da Graça ou da bondade de Deus.
Muitas vezes, Deus não revela tudo o que está por fazer, porém, Ele pede que sejamos obedientes a determinadas ações específicas, pois é por meio dessas atitudes que conheceremos, em tempo oportuno, o que Ele pretendia realizar em um âmbito maior quando nos chamou.
O exemplo de Noé
No período do dilúvio.
A terra e seus habitantes estavam prestes a serem destruídos, pois a conduta das pessoas não era aprovada por Deus. Entretanto, Noé achou graça aos olhos de Deus.
Mas o SENHOR Deus aprovava o que Noé fazia [i.e. o comportamento de Noé dava prazer a Deus, O glorificava e, por isso, ele foi aceito, encontrou Graça, ajuda ou favores do SENHOR]. (Gn.6:8 NTLH)
Noé foi uma pessoa profundamente comprometida com Deus e Seus propósitos. A prova disso é que ele não se deixou seduzir pelos pensamentos da sua época (Gn.6:5). Noé não permitiu que a cultura infiel a Deus do seu tempo o moldasse e o fizesse desviar dos caminhos de Deus. (Rm.12:2; 1 Jo.2:15) Noé cuidava dos seus pensamentos e atitudes e, desse modo, agiu sempre de acordo com a vontade de Deus.
Noé tinha prazer em Deus e alegrou o coração do SENHOR com a sua atitude de fé ou fidelidade. Ele foi obediente ao Eterno, pois cuidou de construir seus pensamentos e sentimentos sobre os propósitos de Deus no seu tempo e, por isso, colocou tanto os seus sentimentos como os seus desejos pessoais em segundo plano.
Durante 120 anos (período em que compartilhou a sua fé e construiu a arca), as pessoas viram Noé colocando o Reino de Deus em primeiro lugar na sua vida (Mt.6:33), mas não lhe deram ouvidos. A humanidade preferiu a incredulidade ao invés de crer em Deus.
Noé não permitiu que a sua mente fosse influenciada pelo espírito mundano da sua época, mas decidiu confiar em Deus. Resistindo a si mesmo e a todos, escolheu agir pelos pensamentos de Deus e conheceu os Seus planos para a sua época. Obedecendo ao Todo-Poderoso, ele e a sua família foram abençoados e, pela bondade ou Graça divina, cooperaram com o Criador e foram salvos de um mundo condenado.
O exemplo de José
José na cadeia egípcia.
Injustamente preso, continuou mantendo a sua mente cheia da graça de Deus e foi divinamente abençoado.
5 Dali em diante, por causa de José, o SENHOR abençoou o lar do egípcio e também tudo o que ele tinha em casa e no campo. 21 Mas o SENHOR estava com ele e o abençoou, de modo que ele conquistou a simpatia do carcereiro. 22 Este pôs José como encarregado de todos os outros presos, e era ele quem mandava em tudo o que se fazia na cadeia. (Gn.39:5,21,22 NTLH)
José, mesmo injustiçado, se manteve sob a graça de Deus, e o Senhor honrou a sua vida. José, ao longo dos seus dias, não desprezou os ensinamentos que recebeu de seu pai acerca de Deus. O coração de José estava inundado com os pensamentos divinos e, por glorificar a Deus, ele foi tremendamente abençoado. Por demonstrar firmeza em Deus, José se tornou o grande líder entre os egípcios, atingindo uma posição política de grande autoridade – o Governador de todo o Egito! (Gn.41)
É triste pensar que milhares de pessoas buscam ser abençoadas por Deus, porém, sem o menor anseio de querer fazer a Sua vontade e glorificá-Lo. Essas pessoas sequer se preocupam em conhecer os propósitos de Deus para a sua época e, por isso, elas se tornam amarguradas, desorientadas, buscando milagres em todo lugar onde são fartamente oferecidos e se mostram como pessoas de mentes vazias e, portanto, inúteis à causa do Reino de Deus sobre a Terra.
Nós mencionamos apenas dois exemplos de personagens bíblicos bem conhecidos e podemos notar que a adversidade foi marcante na vida de ambos. No entanto, eles demonstraram uma atitude de confiança inabalável em Deus e na Sua graça.
Nos momentos difíceis da sua vida, mesmo que a situação lhe pareça intransponível, mantenha uma atitude de fé e afirme: “Eu tenho a graça de Deus. Vou confiar no amor de Deus e no Seu poder. Não vou desanimar! Vou obedecê-lo e enfrentar essa barreira. Vou continuar andando com Deus, pois nada disso estaria acontecendo comigo sem a Sua permissão! SENHOR, ajuda-me a Te glorificar e me ensine a viver segundo os Teus planos, a fim de que a minha vida Lhe seja útil e Lhe dê prazer. Eu não sei o que o SENHOR pretende realizar, porém, eu estou aqui! Use a minha vida!”
Fuja do espírito da amargura! Não dê trela ou liberdade a ele! Paulo diz aos cristãos da cidade de Tessalônica:
16 Que o próprio Jesus Cristo, o nosso Senhor, e Deus, o nosso Pai, que nos ama e que na sua bondade [i.e. pelos recursos da Sua Graça] nos dá uma [i.e. peculiar, distinta, privativa] coragem que não acaba [i.e. de eterno encorajamento] e uma esperança firme, 17 encham o coração de vocês de ânimo e os tornem fortes para fazerem e dizerem tudo o que é bom! (2 Ts.2:16,17 NTLH)
Deus nos ama! Ele nos dá um espírito de coragem que não se acaba e uma esperança firme. Entretanto, cabe a você tomar as decisões corretas. Anime-se, encha o seu coração com a graça de Deus! A situação é contrária? Mesmo assim, agrade a Deus fazendo o que é certo, o melhor, o que é útil em atitudes e em palavras. Resista ao espírito de incredulidade, mantenha-se sob a graça de Deus e espere pela Sua recompensa, isto é, pelas mudanças que Ele realizará na sua vida e ao seu redor!
Que Deus nos abençoe!