Skip to content Skip to footer

FAÇA O DOWNLOAD DO ÁUDIO

I Reis 21:2-3

Nas últimas oito semanas, Deus tem nos ensinado a como lutar para preservarmos a fé que temos. Porém, normalmente fracassamos nessa luta pelo fato de usarmos a lógica e o oportunismo em situações nas quais deveríamos usar a fé e o conhecimento que temos de Deus. Como consequência disso, caímos e perdemos a fé sem percebermos que isso está acontecendo, pois acreditamos que Deus está nos aprovando.

2Certo dia Acabe disse a Nabote: — Dê-me a sua plantação de uvas. Ela fica perto do meu palácio, e eu quero aproveitar o terreno para fazer uma horta. Em troca, eu lhe darei uma plantação de uvas melhor do que a sua ou, se você preferir, eu pagarei um preço justo por ela. 3— Esta plantação de uvas é uma herança dos meus antepassados! — respondeu Nabote. — Que o Senhor Deus me livre de entregá-la ao senhor! (I Reis 21:2-3 NTLH)

1. O inimigo sempre tem as melhores propostas

Certo dia Acabe disse a Nabote: — Dê-me a sua plantação de uvas. Ela fica perto do meu palácio, e eu quero aproveitar o terreno para fazer uma horta. Em troca, eu lhe darei uma plantação de uvas melhor do que a sua ou, se você preferir, eu pagarei um preço justo por ela. (I Reis 21:2 NTLH)

Quando lemos esse texto, podemos constatar que Nabote recebeu uma oferta muito boa da parte de Acabe. Era uma oportunidade que muitos estariam esperando para mudar de vida; bastava ele dizer o que desejava que tudo estaria resolvido, e de quebra ainda cairia nas graças do rei, o que lhe proporcionaria mais benefícios. Além do mais, os motivos que Acabe tinha para querer a propriedade pareciam bem justos.

A exemplo de Nabote, com muita frequência observamos cristãos recebendo aquela “oferta de emprego, mas…”, “aquela promoção, mas…”, “aquele negócio irrecusável, mas…”, “aquela oportunidade ministerial, mas…”, etc..

5Aí o Diabo levou Jesus para o alto, mostrou-lhe num instante todos os reinos do mundo 6e disse: — Eu lhe darei todo este poder e toda esta riqueza, pois tudo isto me foi dado, e posso dar a quem eu quiser. 7Isto tudo será seu se você se ajoelhar diante de mim e me adorar. 8Jesus respondeu: — As Escrituras Sagradas afirmam: “Adore o Senhor, seu Deus, e sirva somente a ele.” (Lucas 4:5-8 NTLH)

A maneira como Satanás fez a oferta para Jesus é exatamente a mesma que o rei Acabe fez para Nabote. Satanás não falou nenhuma mentira e a oferta era verdadeira, porém a um preço bem alto, o qual Jesus tinha conhecimento. Por isso, em sua resposta, Ele desmontou os argumentos de Satanás, assim como Nabote fez com Acabe.

2. Tenha consciência do que Deus lhe deu

— Esta plantação de uvas é uma herança dos meus antepassados! (I Reis 21:3a NTLH)

Nabote prontamente negou a proposta e explicou o motivo pelo qual não aceitaria, que era a forma como tinha conseguido aquela propriedade. No entanto, muitos cristãos da atualidade teriam uma atitude bem mais “espiritual” do que Nabote; eles não aceitariam e nem negariam a proposta de imediato, mas pediriam um tempo para orar e obterem uma resposta de Deus.

Sobre isso, temos duas questões importantes: a primeira é que existem alguns detalhes que precisam ser observados quando recebemos uma proposta, os quais são determinantes para saber se devemos abortar o assunto imediatamente ou não. A segunda questão é que se ignorarmos esses detalhes, nossas orações serão tendenciosas e acabaremos aceitando a proposta, acreditando que Deus está aprovando a decisão.

O termo que aqui é traduzido como “dos meus antepassados”, em outras versões da Bíblia aparece “dos seus pais”. Na verdade, é um termo mais amplo, que significa “herdado de Deus”. Se a propriedade pertencia à família, significa que ela fazia parte das terras que pertenciam a Deus e a família simplesmente administrava aquilo que graciosamente tinha recebido Dele ao entrar na Terra Prometida (cf. Êx 19:3-8; Lv 25:23; Nm 14:8; 35:34; Dt 1:8).

Isso significa que a vinha de Nabote era uma herança sagrada que o Senhor havia dado à sua família. Portanto, era proibido negociar e entregar de modo permanente a titularidade de terras familiares. Se Nabote aceitasse vender sua vinha, ele acabaria por deserdar seus próprios descendentes (Lv 25:23; Nm 27:1-11; 36:1-12).

Portanto, a plantação de uvas para Nabote representava algo valioso que Deus tinha colocado aos seus cuidados – na cultura judaica, a vinha representava o próprio Israel que foi plantado e regado pelo Senhor, e que não poderia mudar de finalidade ou utilidade (Sl 80:8-18) – por isso, não poderia cair nas mãos de um pagão transvertido de uma pessoa temente a Deus.

Nabote simplesmente se recusou a entregar o que Deus lhe tinha dado (não só as terras, mas também o seu povo), e não quis entrar em desacordo com Deus e prejudicar os seus. Por isso, ele nem sequer precisou orar a respeito, pois estava explícito que aquilo seria um erro.

3. Você é o que é por causa do que Deus lhe deu

O nome Nabote normalmente é traduzido como “frutos”. Algumas literaturas também traduzem como “palavras”, “profecias” e “testemunho”. Isso ocorre pelo fato do termo hebraico fazer alusão à “força da Palavra Divina”. Portanto, sem a plantação de uvas, Nabote não era nada, como também a plantação de uvas sem ele também não produzia nada.

Nós somos o resultado daquilo que Deus colocou aos nossos cuidados, e o que Deus colocou aos nossos cuidados só será o que deve ser se estivermos cuidando, ou seja, só seremos quem devemos ser se cumprirmos o ministério que Deus colocou em nossas mãos, como também o nosso ministério só crescerá e será frutífero se estiver sendo cuidado por nós.

1Jesus disse: — Eu sou a videira verdadeira, e o meu Pai é o lavrador. 2Todos os ramos que não dão uvas ele corta, embora eles estejam em mim. Mas os ramos que dão uvas ele poda a fim de que fiquem limpos e deem mais uvas ainda. 3Vocês já estão limpos por meio dos ensinamentos que eu lhes tenho dado. 4Continuem unidos comigo, e eu continuarei unido com vocês. Pois, assim como o ramo só dá uvas quando está unido com a planta, assim também vocês só podem dar fruto se ficarem unidos comigo. (João 15:1-4 NTLH)

4. Peça ajuda para Deus a fim de resistir e não ser oportunista

Que o Senhor Deus me livre de entregá-la ao senhor! (I Reis 21: 3b NTLH)

Nessa simples frase, Nabote não só pede ajuda para Deus a fim de permanecer debaixo da Sua vontade, como também declarou para Acabe que ele estava em conformidade com Deus e que pretendia permanecer assim.

De igual forma, quando estamos diante de situações como essa, precisamos nos voltar para Deus a fim de resistirmos à tentação do oportunismo e permanecermos debaixo da Sua vontade, como também nos posicionarmos publicamente em conformidade com a vontade de Deus, a fim de sermos exemplo aos mais fracos e apresentar Cristo para aqueles que não O conhecem.

8Jesus disse ainda: — Eu digo a vocês que, se alguém afirmar publicamente que é meu, então o Filho do Homem também afirmará, diante dos anjos de Deus, que essa pessoa é dele. 9Mas aquele que disser publicamente que não é meu, o Filho do Homem também dirá diante dos anjos de Deus que essa pessoa não é dele. (Lucas 12:8-9 NTLH)

5. Perder não significa de fato que perdeu

Então, diante do povo, os dois homens de mau caráter acusaram Nabote de haver amaldiçoado a Deus e ao rei. E assim ele foi levado para fora da cidade e morto a pedradas. (I Reis 21:13 NTLH)

O verso que acabamos de ler é o fechamento da história entre Acabe e Nabote, onde Jezabel (esposa de Acabe) elaborou uma trama para matar Nabote e Acabe ficar com as terras, sem parecer algo injusto, a fim de não criar nenhum tipo de revolta popular.

Ao ler esta história, alguém mais desatento ou com um coração terreno pode pensar: “O que adiantou?” “O que adiantou eu me posicionar de acordo com os princípios divinos e perder o emprego?” “Perder a promoção?” “Perder o (a) pretendente?” e etc..

Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem obedecer aos meus ensinamentos não morrerá nunca. (João 8:51 NTLH)

Esse verso deixa bem claro que o Senhor Jesus em nenhum momento está preocupado com o nosso bem estar e qualidade de vida nesta terra, mas Seus olhos sempre estão na eternidade e naqueles que estarão com Ele lá, que são aqueles que vivem de acordo com o Seu modelo e cumprem os Seus mandamentos.

Portanto, precisamos ter conhecimento de quem nós somos em Deus, como também do que Ele tem colocado em nossas mãos para cuidarmos, a fim de que tenhamos a capacidade de resistir ao oportunismo e não negociarmos a missão, mas que a cumpramos de acordo com o esperado por Ele, ainda que isso represente muitas perdas nesta terra.

25Então Jesus afirmou: — Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; 26e quem vive e crê em mim nunca morrerá. Você acredita nisso? (João 11:25-26 NTLH)

Que Deus nos abençoe!

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação