Skip to content Skip to footer

Nos dias difíceis – Parte 2: Em dias ruins, sujeite-se a Deus!

FAÇA O DOWNLOAD DO ÁUDIO

1 Pedro 5:6-9

Texto Base:

6 Portanto, sejam humildes debaixo da poderosa mão de Deus para que ele os honre no tempo certo. 7 Entreguem todas as suas preocupações a Deus, pois ele cuida de vocês. 8 Estejam alertas e fiquem vigiando porque o inimigo de vocês, o Diabo, anda por aí como um leão que ruge, procurando alguém para devorar. 9 Fiquem firmes na fé e enfrentem o Diabo porque vocês sabem que no mundo inteiro os seus irmãos na fé estão passando pelos mesmos sofrimentos. (1 Pe.5:6-9 NTLH)

Dias e tempos ruins também acontecem na vida dos filhos de Deus e, portanto, eles não estão isentos de infortúnios. Pensamentos positivos não aperfeiçoam a vida, pois eles podem nos separar de Deus e nos tornar inúteis ao Seu Reino. Nos dias ruins, a nossa luta é travada em três áreas: contra a nossa ansiedade, a independência de Deus e o Diabo. Essa luta exige que nos sujeitemos a Deus e, para isso, é necessário ter coragem.

Jesus disse que no mundo, os Seus seguidores teriam aflições (dias ruins), que o bom ânimo (perseverança, coragem) é necessário e para que O tivéssemos como exemplo. (Jo.16:33) Nós, cristãos, não estamos isentos de aflições, perdas e de todo tipo de infortúnios.

Que nós não sejamos enganados pelos discursos inverídicos daqueles que usam a Bíblia de modo distorcido, retirando os textos de seus contextos e afirmando que o sofrimento na vida do cristão é um sinal de que ele está longe de Deus e que não está sendo abençoado por Ele.

O poder de Deus na sua vida não se caracteriza pela “quantidade de coisas” que você possui ou consegue neste mundo, mas pela sua “qualidade de vida”. (2 Co.5:17; Mt.6:31-34) Lembre que é a sua qualidade de vida, tendo Cristo como Exemplo, que o conduzirá à Eternidade. Práticas que não o ajudam a seguir a mente e o exemplo de Jesus, devem sempre ser rejeitadas pelos cristãos sinceros.

1. Cuidado com as práticas que podem afastá-lo de uma vida sujeita e útil a Deus

Há muitos que, ao enfrentarem seus dias difíceis, se tornam anormais, brutalizados ou violentos. Entre estes, não são poucos os que buscam na filosofia positivista um caminho que os leve a acreditar que, seguindo ou repetindo determinadas práticas verbais ou corporais, tudo melhorará.

Muitos se apegam a pensamentos como estes: “Nos dias ruins, seja igual à Fênix: renasça e levante a cabeça, pois dias melhores estão por vir!”, ou: “Hoje o dia está ruim? Amanhã será melhor, e a partir daí, dias melhores virão!”. Ainda: “Eu sou otimista e espero pelo melhor. Eu confio que saberei lidar com o pior.” Eu não poderia deixar passar este: “Repita três vezes ao dia: Hei de vencer! Hei de vencer!” Hei de vencer!

Há aqueles que se apegam a mantras, sílabas ou frases sagradas, às quais são atribuídas um poder espiritual. O intuito dos mantras é instaurar a positividade e, consequentemente, a felicidade para o seu dia a dia. Como exemplo: “Eu me amo… Repita esta frase até conseguir se amar!”, ou: “Eu sou um imã para coisas boas! Repita muitas vezes com confiança e coisas boas virão a você!

Repare que essas práticas são puro egoísmo e não trazem nada de propósito ou sentido, bem como qualidade espiritual e moral à vida. A ideia é o positivismo para vencer, conquistar e se satisfazer! É puro egoísmo!

Na igreja de nossos dias, nada é diferente! Os jargões “gospel” estão por toda parte! “Eu sou filho do Rei!”; “Deus é por mim!”; “Eu sou mais que vencedor!”; “Eu piso a cabeça da Serpente!”. São tantos, que nem dá para enumerar! Esse é o evangelho pagão! Esse tipo de cristão pensa estar agradando a Deus ao proferir essas frases. Ele acha que, ao pronunciá-las, se torna mais espiritual, atraindo sobre si o poder de Deus.

A sua vida se resume sobre o quê? Há muitos que, ao chegarem ao final dos seus dias, dirão: “Hoje, sou o resto dos dias em que fui feliz. A vida passou e agora há apenas o gosto amargo do café em mim!

Os recursos que o ser humano emprega para sobrepujar os dias ruins são efêmeros ou de curta duração. Ele vive sobre o processo das tentativas. Infelizmente, muitos cristãos vivem desse modo e é fácil perceber quando os ouvimos declarar: “Nesta igreja, eu não consegui as bênçãos que eu queria; então, vou tentar numa outra!

Qual a diferença entre esse tipo de cristão e os que são positivistas? O que ambos pretendem alcançar? O que dirige suas vidas? Serão os desejos terrenos? Eu penso que sim, pois os valores eternos sequer são lembrados, mencionados e buscados! O apóstolo Paulo disse:

Pensem [i.e. procurem refletir sobre, encham suas mentes com, busquem o entendimento e a importância de] nas coisas lá do alto e não nas que são aqui da terra [i.e. as paixões carnais e influências terrenas]. (Cl.3:2 NTLH)

Deus pede que você pense sobre a qualidade dos valores espirituais e morais que estão preenchendo sua mente e dirigindo a sua vida. Você tem vivido de modo compassivo, autopiedoso (sempre se fazendo de vítima), insatisfeito com o que tem, com propósito definido, ou sem discernimento acerca do sentido ou razão da sua vida neste mundo?

Deus pede que nós não imitemos a conduta e os costumes deste mundo, mas que sejamos pessoas diferentes, devido à renovação sadia da nossa maneira de pensar, por meio de Cristo Jesus. (Rm.12:2) Por causa dessa renovação, nós conhecemos a vontade e os propósitos de Deus, ou seja, aquilo que é bom, perfeito e agradável a Ele. (Rm.12:3)

Uma pessoa com a mente renovada por Deus conhece o Seu poder, Suas intenções e todo o Seu cuidado para com ela. Além do mais, ela sabe que o Diabo está sempre articulando estratégias para desvinculá-la da sua vida de comunhão com o SENHOR e, sabendo disso, ela se manterá firme na fé, numa vida de fidelidade a Deus.

Nós sabemos que este mundo experimentará dias cada vez mais difíceis, pois o que estamos assistindo é apenas o começo do mal que se abaterá sobre a humanidade. Talvez, nós estejamos vivendo os dias preparatórios ou, quem sabe, inaugurando o que Jesus chamou de “princípio das dores”. (Mt.24:6-8)

O mundo está sofrendo. Cristãos estão sendo perseguidos e assassinados como em nenhum momento da história. Mais de 350 milhões de cristãos estão sendo perseguidos no nosso mundo de hoje! Portanto, é necessário ter coragem para se sujeitar a Deus e se declarar como seguidor e discípulo de Cristo Jesus!

Hoje, nós celebramos a “Ceia” em memória de Jesus e, nesta data, devemos reafirmar publicamente que nos mantemos sob a aliança divina, que a nós foi oferecida por meio de Jesus. Deixamos de ser inimigos de Deus para sermos amigos, filhos e cooperadores Dele!

O mundo não melhorará, mas quando confiamos em Deus e no que Ele nos pede, a nossa vida muda, ela se transforma!

Vamos ler novamente o nosso texto base:

6 Portanto, sejam humildes debaixo da poderosa mão de Deus para que ele os honre no tempo certo. 7 Entreguem todas as suas preocupações a Deus, pois ele cuida de vocês. 8 Estejam alertas e fiquem vigiando porque o inimigo de vocês, o Diabo, anda por aí como um leão que ruge, procurando alguém para devorar. 9 Fiquem firmes na fé e enfrentem o Diabo porque vocês sabem que no mundo inteiro os seus irmãos na fé estão passando pelos mesmos sofrimentos. (1 Pe.5:6-9 NTLH)

Portanto,

2. Que nós nos sujeitemos sob a mão poderosa de Deus, Todo-Poderoso

Foi com a Sua mão poderosa que Ele libertou os hebreus da opressão de Faraó, no Egito. (Sl.136:12; Dt.26:8) Foi com o Seu poder que o mar se abriu, fontes, em um deserto árido, jorraram para matar a sede de Seus filhos. Foi com o Seu poder que alimentou Seus filhos com o maná, enquanto os guiava pelo deserto do Sinai, rumo à Terra Prometida. Por mais que tentem, ninguém poderá negar a verdade da história de Israel e seu Deus poderoso!

Por mais que tentem, ninguém pode negar a intervenção de Deus em nossas vidas. Ela é real! Ela é verdadeira! Sabemos que teremos muitas lutas e preocupações, mas se chegamos até aqui é porque a mão poderosa de Deus nos sustentou e nos protegeu. (1 Sm.7:12) Ele tem cuidado de cada um de nós e precisamos aprender a enxergar as Suas intervenções a nosso favor, as quais aconteceram no tempo determinado por Ele. Ele sempre honrará aquele que é humilde ou sujeito ao Seu poder!

Portanto, neste dia em que comemoramos a morte e a ressurreição de Jesus, reafirmemos o desejo de estarmos sujeitos à mão poderosa de Deus, confiando na Sua direção e cuidado.

3. Que nós aprendamos entregar a Deus as nossas preocupações

Entregar a Deus as nossas preocupações não é apenas dizer a Ele que estamos preocupados, mas é colocar, com humildade e coragem nas Suas mãos, as nossas ansiedades, enquanto praticamos o que Dele aprendemos em todas as áreas de nossas vidas.

4 Deleite-se no Senhor, e ele atenderá aos desejos do seu coração. 5 Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá. (Sl.37:4,5 NTLH)

Deus deve ser o nosso deleite e, enquanto fazemos a Sua vontade com prazer, sabemos que Ele abastecerá a nossa mente com o Seu conhecimento e sabedoria, a fim de que saibamos como agir em meio às nossas ansiedades. Sabemos que Ele agirá em cada situação por meio de nós, pois confiamos Nele quando Lhe entregamos o nosso caminho.

Portanto, reafirmemos a nossa sujeição e confiança em Deus, na Sua direção e no cuidado que Ele tem tido por nós.

4. Que nós sejamos vigilantes às astúcias do Diabo por meio da Palavra de Deus

O Diabo age pela implantação do medo em nossas mentes, a fim de que corramos para a direção errada. O cristão medroso morre várias vezes ao dia, mas o corajoso sabe que morrerá uma só vez! (Hb.9:27) O cão late porque tem medo, e não por valentia. Satanás urra “como um leão” e, depois, ataca aquele que demonstra fraqueza, tanto na Palavra como na sua confiança no Deus Todo-Poderoso.

A nossa vigilância não é somente em relação à presença do Diabo, mas, principalmente, ao que a Palavra de Deus nos diz, isto é, como devemos agir no dia ou no momento ruim, de acordo com ela? Como eu devo agir, segundo os princípios apresentados na Bíblia – o Livro de Deus?

Nós temos somente uma chance de provar que queremos a Eternidade e, por isso, não renunciamos uma vida de fidelidade a Deus e ao Evangelho de Cristo Jesus, pois sabemos que é esse estilo de vida que vence o Maligno.

Não são mantras ou frases positivas que nos darão um futuro melhor. Este mundo está condenado ao caos! Porém, a alegria e a felicidade estarão na vida dos que fazem a vontade Deus!

O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre. (1 Jo.2:17 NTLH)

Reafirmemos o desejo de aprendermos a Palavra de Deus e de permanecermos nela, a fim de vivermos uma vida de fidelidade a Ele e, desse modo, vencermos o Diabo e todas as suas mentiras, por meio da Verdade. Nada pode nos separar do amor de Deus, a menos que nos dias ruins, não nos sujeitemos a Ele.

Que Deus nos abençoe!

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação