Skip to content Skip to footer

O Coronavírus, o cristão e a Bíblia

FAÇA O DOWNLOAD DO ÁUDIO

Tiago 5:7,8

Texto Base:

7 (…), irmãos, tenham paciência até que o Senhor venha. Vejam como o lavrador espera com paciência que a sua terra dê colheitas preciosas. Ele espera pacientemente pelas chuvas do outono e da primavera. 8 Vocês também precisam ter paciência. Não desanimem, pois o Senhor virá logo. (Tg.5:7,8 NTLH)

Até a última sexta-feira, o Novo Coronavírus tinha ultrapassado a marca de 100.000, segundo um levantamento da agência Reuters. O cálculo leva em conta os relatórios divulgados pelos ministérios da Saúde nacionais e demais autoridades de cada país.

No mundo, a China lidera com 81.667 casos registrados, seguida da Coreia do Sul, com 6.593 contágios. O Irã, no Oriente Médio, também viu o número de infecções explodir nas últimas semanas. A Itália, maior epicentro de Covid-19 na Europa, tem 3.296 casos. (fonte: O Globo – sexta-feira – 13/03/2020)

Em virtude dessas notícias e, diante de muita especulação em andamento, os mercados mundiais estão caindo, as bolsas continuam em queda nesta semana e isso promove paralisações internacionais, interrompendo importações, exportações e o comércio global.

Qual tem sido a resposta da Igreja para este momento histórico? Várias igrejas locais continuaram com as suas reuniões de domingo, mas com precauções adicionais, enquanto outras suspenderam as reuniões por completo. Alguns pastores, em suas preleções, dizem: “Se você é cristão verdadeiro, Deus não permitirá que o vírus o toque!” Outros dizem: “Este é o julgamento de Deus sobre cidades pecadoras e nações arrogantes”. Já ouvi “pentecostais” dizendo: “Cadê a fé pentecostal na cura divina?

Todo ministro que ensina a Palavra de Deus deve estar preparado para explicar aos cristãos sobre duas situações, à luz da Bíblia:

  1. Ele precisa preparar as pessoas sobre como elas devem enfrentar o sofrimento. A Bíblia ensina que o cristão sofre e tenho ensinado muito sobre isso.
  2. Ele precisa ensinar as pessoas sobre como enfrentar e superar suas emoções no seu momento de sofrimento. A Bíblia também ensina muito sobre isso, pois, nesse momento, muitas pessoas estão sofrendo e morrendo!

1. Você conhece alguém mais poderoso do que Jesus?

Você se lembra do grande tsunami que ocorreu no Oceano Índico em 2004? Ele matou mais de 200.000 pessoas! Você sabia que igrejas estavam reunidas em adoração, cantando louvores a Deus e ouvindo os ensinamentos da Bíblia, quando foram atingidas pelas ondas gigantescas e seus membros perderam suas vidas?

Há uma passagem nos Evangelhos, na qual aprendemos que Jesus acalmou e dissipou uma tempestade que atingia o barco em que os Seus discípulos estavam. Então, eles disseram o seguinte:

E os discípulos, cheios de medo, diziam uns aos outros: — Que homem é este que manda até no vento e nas ondas?! [Como Esse Homem é poderoso! Ele é divino!] (Mc.4:41 NTLH)

O Jesus que estava no Mar da Galileia é o mesmo que está em nosso meio e que, pelo Espírito de Deus, está vivo e ativo em nossos dias. Ele não muda e nunca mudou! (v. Hb.13:8) Todavia, Ele não poderia ter feito com que aquela catástrofe (o tsunami) não acontecesse? Sim, Ele poderia, mas não o fez por propósitos divinos. Ele viu a formação daquelas ondas gigantescas, mas não as fez cessar!

Por que Jesus não ressuscitou milhares de pessoas naquela tragédia, assim como levantou da morte várias pessoas nos Seus dias sobre a Terra? Não seriam esses grandes sinais para as pessoas reconhecerem o Seu poder?

Entretanto, quando você lê o Evangelho de João (capítulo 6), no texto que trata da multiplicação dos pães, as pessoas viram e reconheceram o Seu poder, mas o que fizeram? Elas queriam proclamá-Lo como Rei, um líder político que as libertaria da tirania romana. Na verdade, esse é o tipo de Jesus que as pessoas procuram: alguém que as liberte dos seus maiores problemas e, depois, que lhes garanta uma boa vida.

Retomando o nosso assunto, assim como Jesus viu aquele tsunami se formando, Ele também viu a proliferação do COVID-19! Jesus tem todo o conhecimento e toda a autoridade sobre qualquer força natural e sobrenatural sobre este mundo. Ele sabe exatamente onde o vírus começou e para onde ele seguirá. Ele tem o poder para impedi-lo, mas por que não o faz?

A questão não é se Jesus está supervisionando, limitando, guiando, governando todos os desastres, todas as doenças do mundo, o crescimento da maldade e as ações satânicas. A questão é: você, sendo um cristão, sabe olhar para essa situação com a Bíblia aberta diante dos seus olhos e encontrar um sentido divino para tudo o que está acontecendo? Como você pode encontrar esse entendimento pela Palavra de Deus?

2. Como você enxerga o mundo? Ele tem se tornado sério ou cada vez mais corrupto e insignificante?

Desde que o pecado ingressou no mundo (Universo), por meio de Adão e Eva, Deus decretou que as pessoas, as quais foram criadas à Sua imagem e semelhança (capazes de refletir a Sua grandeza e poder), passassem a experimentar a dor, o cansaço, o gemido, as doenças, os flagelos e a morte.

Os cristãos, segundo o apóstolo Paulo, mesmo sendo salvos por meio do Evangelho da Graça de Deus, não escapam desses tormentos e da morte física.

20 Pois o Universo se tornou inútil [destituído da Verdade, perverso, depravado e frágil], não pela sua própria vontade, mas porque Deus quis que fosse assim. Porém existe esta esperança: 21 Um dia o próprio Universo ficará livre do poder destruidor que o mantém escravo e tomará parte na gloriosa liberdade dos filhos de Deus. 22 Pois sabemos que até agora o Universo todo geme e sofre como uma mulher que está em trabalho de parto. 23 E não somente o Universo, mas nós, que temos o Espírito Santo como o primeiro presente que recebemos de Deus, nós também gememos [vivemos em apertos e sofrimentos] dentro de nós mesmos enquanto esperamos que Deus faça com que sejamos seus filhos e nos liberte completamente [na eternidade]. (Rm.8:20-23 NTLH)

O “Dia” em que toda a criação será libertada de sua escravidão a doenças, desastres e morte, para herdar na Glória de Deus a sua plena liberdade está chegando. Até então, segundo Paulo, os cristãos viverão gemendo com toda a criação, terão que conviver com a corrupção, a futilidade, as doenças, os desastres e a morte, enquanto esperam, com gemidos, pela redenção de seus corpos (pela ressurreição).

Os que estão em Cristo sabem que serão afetados por várias doenças e morrerão como qualquer outro ser humano, por causa do pecado que se instalou neste mundo, mas ao deixarem este mundo, os seus gemidos se extinguirão na presença do SENHOR, pois nunca mais nenhum mal os atingirá! (v. Ap.21:1-4)

3. Como você enxerga a dor e as doenças à luz da Bíblia?

Enquanto a dor para os que estão longe de Cristo é um peso sem medida, para aqueles que seguem a Jesus, ela é um instrumento purificador, disciplinador e que conduz à salvação eterna! Jesus permite a dor sobre a vida de Seus filhos e discípulos para corrigi-los e discipliná-los a dependerem da Sua graça.

Um exemplo do que estou falando é o de Paulo. Ele pediu três vezes para que Jesus o libertasse de uma doença, à qual ele (o apóstolo) se referiu como um “espinho na sua carne” e, portanto, um instrumento que lhe causava muita dor. Após três petições, Paulo ouviu a voz do SENHOR. Veja o texto:

8 Três vezes orei ao Senhor, pedindo que ele me tirasse esse sofrimento. 9 Mas ele me respondeu: “A minha graça é tudo o que você precisa, pois o meu poder é mais forte quando você está fraco.” Portanto, eu me sinto muito feliz em me gabar das minhas fraquezas, para que assim a proteção do poder de Cristo esteja comigo. 10 Eu me alegro também com as fraquezas, os insultos, os sofrimentos, as perseguições e as dificuldades pelos quais passo por causa de Cristo. Porque, quando perco toda a minha força, então tenho a força de Cristo em mim. (2 Co.12:8-10 NTLH)

Paulo entendeu que Jesus estava traçando um limite entre a sua força e a dependência total do poder e dos propósitos divinos à sua vida. Além do mais, compreendeu que estava sendo disciplinado em relação ao seu sentimento de orgulho pessoal. Paulo, humildemente, aceitou o trabalho divino sobre a sua vida, pois era esse trabalho que o mantinha de pé para que cumprisse a sua missão neste mundo.

A doença não destruiu a vida de Paulo; pelo contrário, ela o fortaleceu. Há muito, aprendemos que não somos nada, mas criaturas insignificantes, devido ao pecado e imoralidades. O mundo entra em pleno histerismo, mas o cristão que confia na Bíblia (no que ela diz), sabe que Deus, soberanamente, está no controle de todas as coisas e mostrando que a glória do homem é efêmera.

4. Você crê que Deus pode usar a dor e as doenças para julgar os que rejeitam a Sua graça e misericórdia?

Às vezes, Deus usa a doença para julgar aqueles que O rejeitam e se entregam ao pecado da arrogância. O apóstolo Paulo diz o seguinte:

Do céu Deus revela a sua ira [Seu desprezo, Sua rejeição, Seu abandono] contra todos os pecados e todas as maldades das pessoas que, por meio das suas más ações, não deixam que os outros conheçam a verdade a respeito de Deus. (Rm.1:18 NTLH)

Neste momento, a Igreja não pode se calar! Ela não deve entrar na histeria mundial, mas precisa anunciar os juízos divinos, pois o ser humano precisa descer de seus patamares de arrogância e perceber que é frágil e insignificante.

5. Você crê em um alerta divino, através de todas essas tragédias mundiais? O que Ele está falando?

Todos os desastres naturais, sejam inundações, fomes, gafanhotos, tsunamis ou doenças representam a voz divina a um julgamento muito mais sério que ainda virá. Deus está chamando todas as pessoas de todos os lugares a se arrependerem e realinharem suas vidas com Deus e à Sua Verdade.

Você sabia que as autoridades chinesas não prestam especial atenção à mensagem de Deus no seu país? Elas (tão elogiadas hoje em dia por inúmeros políticos) têm se tornado cada vez mais severas e repressivas aos seguidores de Cristo nestes últimos meses!

Deus está transmitindo a Sua mensagem ao mundo, acerca da sua fragilidade espiritual, moral e física. Deus está dizendo o quanto a sociedade é insegura, cheia de pecados e que precisa se arrepender. Mas quando as igrejas fecham suas portas e os cristãos se calam, por não saberem entender esse momento, quem crerá?

Paulo diz:

13 Como dizem as Escrituras Sagradas: “Todos os que pedirem a ajuda do Senhor serão salvos.” 14 Mas como é que as pessoas irão pedir, se não crerem nele? E como poderão crer, se não ouvirem a mensagem? E como poderão ouvir, se a mensagem não for anunciada? (Rm.10:13,14 NTLH)

Nós sabemos o que está acontecendo! Os cristãos sabem que Jesus nunca perderá o Seu poder e que Ele o manifesta de muitas maneiras. Por meio de tantas catástrofes, guerras e epidemias, Ele está anunciando a Sua vinda! Ele mesmo disse:

9 Não tenham medo quando ouvirem falar de guerras e de revoluções. Pois é preciso que essas coisas aconteçam primeiro. Mas isso não quer dizer que o fim esteja perto. 10 E continuou: — Uma nação vai guerrear contra outra, e um país atacará outro. 11 Em vários lugares haverá grandes tremores de terra, falta de alimentos e epidemias. Acontecerão coisas terríveis [coisas que espalham o terror], e grandes sinais serão vistos no céu [sinais que ultrapassam o curso natural da natureza]. (Lc.21:9-11 NTLH)

O que para muitos é uma porta de entrada para muitos flagelos e tragédias, para o cristão, tudo o que está acontecendo é uma luz que se projeta para um grande acontecimento no futuro – o retorno do nosso Amado Mestre e Salvador Jesus!

Portanto,

  • Que nós não percamos a esperança no poder de Jesus para nos proteger da incredulidade e da maldade.
  • Que nós, mesmo gemendo neste mundo, não tiremos os olhos da Eternidade.
  • Que nós aceitemos o trabalho divino em nossas vidas, o qual visa o nosso aperfeiçoamento espiritual e moral, a fim de dependermos somente da Sua Graça.
  • Que nós não nos deixemos ser absorvidos pelas histerias que afetam o nosso mundo, mas que sejamos sóbrios e conscientes sobre o tempo que estamos vivendo.
  • Que nós não nos acovardemos e não nos calemos, mas que saibamos explicar às pessoas a mensagem de Deus.

A Bíblia ensina ao cristão que o Covid-19 (o Novo Coronavírus) é mais um sinal, dentre outros que ainda virão, para alertar a humanidade que o fim de uma era está próximo! A Bíblia ensina o cristão sobre o princípio de não ter medo de tudo o que está acontecendo, pois essas coisas são sinais de que Deus está no controle de todas as coisas! Portanto, que nós preguemos e ensinemos a Sua Palavra em tempo e fora de tempo!

A minha esperança é que nós saibamos que nascemos no tempo certo e determinado por Deus, para fazermos a Sua vontade com muita sede e fome. Se assim o fizermos, o SENHOR nos deixará completamente satisfeitos! (cf. Mt.5:6)

Que Deus nos abençoe!

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação