Skip to content Skip to footer

O julgo do evagelho – Parte III

(Walter de Lima Filho – Terça – 30/07/2013)

Se preferir faça o download:

Mateus 11:28-30

Vimos que o ministério de Jesus estava entrando em declínio na Galiléia e é por isso, que Ele lamentou sobre as importantes cidades de Corazim, Betsaida e Cafarnaum. (11:20-25) Naquela ocasião, Jesus faz uma oração em voz alta, reconhecendo o trabalho e a soberania do Pai. (11:25,26) Jesus revelou a Sua autoridade em revelar o Pai, a quem Ele quisesse. (11:27) A seguir, Jesus convida as pessoas para que venham a Ele, a fim de serem salvas. (11:28-30)

Ao lermos a oração pública de Jesus, percebamos o que Ele disse: Eu Te louvo, Pai, Senhor dos céus e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e cultos, e as revelaste aos pequeninos. (Mt.11:25 NVI) Jesus falou sobre os “humildes” que receberam uma “revelação” e foi sobre esses dois elementos, que nós meditamos na semana passada.

Os “humildes” são os que se fazem como crianças para aprenderem algo, pois sinceramente reconhecem suas limitações. O termo “revelação” tem a ver com o que Jesus disse a seguir: Todas as coisas me foram entregues por Meu Pai. Ninguém conhece o Filho a não ser o Pai, e ninguém conhece o Pai a não ser o Filho e aqueles a quem o Filho O quiser revelar. (Mt.11:27 NVI) O Pai revela quem é o Filho e Este, revela quem é o Pai.

Sem “humildade e revelação”, ninguém poderá ir a Jesus e nem a Deus, o Pai; portanto, sem esses dois elementos, ninguém conseguirá receber o Evangelho de Jesus Cristo. O Evangelho não é um convite para curas, milagres e soluções de problemas, mas, um chamado Divino a uma missão através de Cristo.

1. O Reino dos Céus é para os que anseiam por uma “REVIRAVOLTA” em suas vidas.

Jesus disse: Venham a Mim… (Mt.11:28 NTLH) Ao examinarmos o contexto, “ir a Jesus” representa “uma mudança completa de direção”. Lembre que as pessoas estavam se afastando Dele.

O convite é feito para as pessoas que não têm respostas e que não conseguiram ter comunhão com Deus, por meio de seus esforços pessoais. O convite se aplica somente àqueles, que chegaram ao fim dos seus recursos, ou seja, aos que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas – cansados e sobrecarregados.

Ao se referir aos “cansados”, Jesus está falando das pessoas que estavam tristes com um determinado trabalho muito pesado. Então, Ele cita os “sobrecarregados”, referindo-se às pessoas que eram “obrigadas e oprimidas” a carregar uma carga “insuportável e incompreensível” de regras religiosas!

Jesus não estava falando do trabalho comum dos homens, mas do religioso, que era imposto pelos líderes fariseus às pessoas na época de Jesus. Esse trabalho consistia em obedecer às “minúcias” da Lei. Certa vez, Jesus denunciou os fariseus dizendo: Quanto a vocês, peritos na lei, disse Jesus, ai de vocês também! porque sobrecarregam os homens com fardos que dificilmente eles podem carregar, e vocês mesmos não levantam nem um dedo para ajudá-los. (Lc.11:46 NVI)

2. O Reino dos Céus é para os que têm “FÉ”.

Quando Jesus disse “Venham a Mim”, Ele estava na verdade dizendo, “creiam em Mim”. Como uma moeda tem dois lados, a fé é o outro lado do arrependimento. Enquanto o arrependimento fala de ir para longe do pecado, a fé fala de ir para perto do Salvador.

Jesus disse: Todo o que o Pai me der virá a Mim, e quem vier a Mim eu jamais rejeitarei. (Jo.6:37 NVI) Quando Jesus diz “virá a Mim”, no original significa “ir para ter intimidade e tornar-se seguidor”. Jesus diz também, que todo o que busca comunhão com Ele, não será rejeitado; isto é, “não será expulso ou não será privado do Seu poder e influência”.

O alvo da fé salvadora não é um credo, um conjunto de rituais ou cerimônias, mas um compromisso com a Pessoa de Jesus e Seus propósitos. A pessoa se humilha perante Cristo, pois lhe é revelado que Ele é o Salvador. Ela se arrepende de uma vida afastada da comunhão com Deus e abraça a Jesus com a Sua causa.

3. O Reino dos Céus é para os que se “SUBMETEM”.

Jesus disse: Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Os deveres que eu exijo de vocês são fáceis, e a carga que eu ponho sobre vocês é leve. (Mt.11:29,30 NVI)

Jesus pede obediência aos que vão a Ele: “Que tomem o Seu jugo e aprendam Dele”. “Tomar o jugo” é submeter-se ao Seu senhorio e “aprender”, significa tornar-se Seu discípulo. Na época de Jesus, quando um aluno se submetia a um professor, dizia-se que ele tomava o jugo do mestre. Seria como: “Coloque o seu pescoço sob o jugo e deixe que a sua alma receba a instrução”.

Uma das coisas mais desprezadas dentro de nossas igrejas é a instrução. Nós não queremos aprender! É certo, que muito se ensina sobre as histórias da Bíblia, mas não enfatizamos a obediência e nem a meditação ao que aprendemos. Nós não queremos aprender como viver para o Senhor; em vez disso, nós nos satisfazemos em aprender a Bíblia teoricamente.

O jugo de Jesus é suave porque Ele é manso e humilde de coração. Ele não deseja oprimir aos que são Dele com cargas pesadas, incompreensíveis e que não produzem frutos para a glória e o Reino de Deus.

Toda vez que um cristão se torna rebelde e infrutífero, nós podemos ter a certeza, de que ele não está sob o jugo de Cri
sto e por opção pessoal! Portanto, é por meio do jugo do Evangelho, que nos convertemos a Cristo, começamos e nos mantemos em uma vida de comunhão com Deus.

Jesus apresentou o Seu jugo: humildade, revelação, arrependimento, fé e submissão. Sem esses elementos, jamais haverá uma conversão verdadeira, comunhão com Deus e salvação!

Portanto,

• Que nós sejamos humildes diante de Deus.

• Que aceitemos a Verdade que Ele nos apresenta.

• Que desejemos uma vida dedicada a Deus e longe do pecado.

• Que nós creiamos de todo o coração em nosso Senhor e Salvador Jesus.

• Que tenhamos uma disposição sincera para obedecer a Deus, por meio de Cristo e no poder do Espírito Santo.

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação