Os recursos de Deus são para hoje (Walter de Lima Filho – 27.04.14)
SE PREFIRIR FAÇA DOWNLOAD:
Mateus 6:34
Como o nosso mundo está cheio de dificuldades! Os problemas estão em todas as áreas de nossas vidas, não é? A principal marca da existência de muitos é uma vida de incertezas, sem esperança e sempre estão tremendamente preocupados com o dia de amanhã.
Não só os adultos, mas também as crianças se tornaram cada vez mais inquietas e ansiosas. O acesso rápido às informações, às transformações do mundo, às novidades, faz nascer um desejo interior que se expressa dessa maneira: “Um dia eu vou ter isso!”
Então, essa pessoa não vai mais às reuniões da sua igreja local para conhecer mais a Deus e a Sua Palavra, mas para conseguir algum milagre ou solução imediata para os seus problemas materiais e emocionais. Por isso, tanto Deus como a Igreja, têm se tornado em instrumentos mágicos ou místicos, através dos quais se consiga obter vitórias nesta vida.
1. Cuidado para não transformar o Evangelho em sua “tábua de salvação”!
Em nome da ansiedade e da preocupação, nós mudamos o Evangelho de Jesus e passamos a acreditar que todos aqueles que comparecem às reuniões alcançarão o que querem.
1.1. Tome cuidado para não se tornar em um instrumento de marketing dos aproveitadores.
Outro dia, eu vi uma pessoa dizendo na TV assim: “Eu não tinha isso, mas agora tenho, porque sou da igreja “tal” (uma denominação específica)!” Eu fiquei pasmo! Eu não acredito que pessoas assim, possam pensar que são cristãs! Na verdade, elas estão sendo usadas, devido à sua ignorância das Escrituras e do próprio Deus.
Quer dizer que se eu for àquela determinada igreja e fizer uma campanha específica para o meu problema, eu conseguirei o que quero? Parece que sim, segundo eles! É isso no que o Evangelho está se tornando: uma fonte que jorra felicidade e felicidade terrenas!
1.2. O Evangelho de Jesus celebra o Reino e a vontade de Deus.
Os mais experientes no Evangelho sabem que isso não é verdade. Eles têm a consciência de que é errado dizer: “Venha a nós o ‘nosso reino’ e seja feita a ‘nossa vontade’, pois já determinamos pela fé que seja feita!” Pelo que eu sei, Jesus ensinou diferente: “Venha o teu Reino. Que a tua vontade seja feita aqui na terra como é feita no céu!” (Mt.6:10 NTLH)
1.3. O Evangelho de Jesus combate o nosso espírito de ansiedade.
Reparemos como o nosso verso base começa:
Por isso, não fiquem preocupados (ansiosos ou inquietos)…
Ao usar essa locução, Jesus está concluindo um assunto anterior, que trata sobre a ansiedade que o ser humano tem para sobreviver.
Leia Mateus 6:24-32 e tente responder a estas perguntas sobre o texto:
- O que Jesus fala sobre a atitude de um escravo que tenta servir a dois senhores? (6:24ª,b)
- Que conselho Ele dá no final do verso? (6:24c)
- Que reflexão Jesus pede que eles façam? (6:25)
- O que os discípulos de Jesus devem aprender, ao observarem as aves? (6:26)
- O que Jesus fala sobre a inutilidade da preocupação? (6:27)
- Que outra observação, Jesus pede a eles que façam? (6:28-30)
- Qual é a proposta que Jesus faz aos Seus discípulos e por quê? Os pagãos, ou seja, os que não adoram ao Deus Verdadeiro, é que têm esse hábito. (6:31-32a)
- Que verdade Jesus queria que eles aprendessem sobre Deus? (6:32b)
2. O seu futuro depende de como você vive o seu presente sob o Governo de Deus.
Então, Jesus ensina sobre o que os Seus seguidores verdadeiros devem fazer:
Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas. (Mt.6:33 NTLH)
2.1. Cuidado, pois a ansiedade pode fechar os seus olhos para a Verdade de Deus.
Jesus não está reprovando a necessidade de se ter dinheiro, mas a escravidão a ele e pelo motivo da ansiedade. A nossa ansiedade com o dia de amanhã nos impede que aceitemos essa verdade.
Quando a nossa preocupação com o futuro é demasiada, nós nos esquecemos do presente. Nós podemos esquecer- nos de toda a ajuda que temos recebido de Deus como da Sua intenção em nos capacitar a planejar nossas vidas no presente, dentro dos princípios do Seu Governo e planos eternos.
2.2. Assim como Deus sustentou o Seu povo no deserto do Sinai, Ele nos sustenta a cada dia em Cristo.
O termo “maná”, em hebraico, significa “o que é isso?”. (cf. Êx.16:31; Nm.11:7-9) Há quem diga que o maná ainda cai com certa frequência na península do Sinai. Ora, há quanto tempo os israelitas moraram no Egito? Eles deveriam saber sobre o “maná”, mas ao se depararem com “o que é isso?” (maná), não souberam descrevê-lo e isso denota um milagre Divino! Eu mesmo já fui ao Sinai várias vezes e em nenhuma conversa com as pessoas de lá, ouvi falar que o maná cai do céu.
2.3. Aprenda a ter prazer sobre o que Deus já lhe deu, e confie nas Suas provisões futuras.
Deus sempre cuidou do Seu povo de maneira muito especial e Ele sabe qual deve ser a verdadeira provisão para este momento. Só Deus sabe a razão de ter dado mais a alguns e menos para outros neste momento. Todavia, tendo nossas necessidades básicas atendidas, deveríamos estar contentes com Deus. O apóstolo Paulo diz:
Portanto, se temos comida e roupas, fiquemos contentes com isso. (1 Tm.6:8 NTLH)
2.4. Abraão teve prazer em Deus, não lhe faltaram recursos e ele se tornou o pai na fé de muitos.
O nome “Abraão” é composto por duas palavras que dão o sentido de alguém que foi “levantado para ser pai”. Abraão foi quem gerou o povo de Israel e aqueles que vivem pela fé em Deus. Abraão tinha prazer em Deus e também no que Ele lhe pedia e lhe dava. Ainda que possuidor de uma promessa futura, Abraão vivia satisfeito com Deus no seu dia a dia. Por exemplo:
- Abraão se alegrou com a visão que Deus lhe deu, a ponto de deixar sua terra e parentes.
- Abraão se alegrou com Deus no deserto e não perdeu tudo na falsa prosperidade de Sodoma e Gomorra.
- Abraão tinha prazer em confiar em Deus, mesmo quando Lhe pediu Isaque em sacrifício, ele O obedeceu e
declarou que Deus é Aquele que provê! - Eu não sei o que você está enfrentando agora, mas viva com alegria para a glória de Deus e Ele, por Sua vez, continuará suprindo a suas necessidades. Para alguns, Ele dará mais; para outros, menos, porém, Ele é o Deus que supre as nossas necessidades hoje! Você crê nessa Verdade? Jesus disse:
Dá-nos hoje o alimento que precisamos. (Mt.6:11 NTLH)
Esse alimento é a misericórdia de Deus, é a vida de Jesus agindo dentro de nós, a fim de nos dar recursos sobrenaturais que nos ajudarão a sermos homens de Deus em qualquer situação. Sempre que Deus nos dá recursos, significa que, com eles, Ele nos dá a fé de que amanhã receberemos mais da Sua parte.
Eu não preciso sair por aí como um louco, atrás de quem pode oferecer uma solução mágica aos problemas que enfrento. Eu não preciso me iludir com promessas falsas, sejam elas de que tipo for. Eu preciso confiar no que Jesus disse no nosso texto base:
… Pois o dia de amanhã trará as suas próprias preocupações. Para cada dia bastam as suas próprias dificuldades.
Amanhã eu terei dificuldades, assim como hoje as tive, em grande ou pouca porcentagem. O que importa é que amanhã Deus me dará os recursos necessários para lidar com as minhas dificuldades. Assim como Deus dava o “maná” aos israelitas no deserto, Jesus dará de Si mesmo a mim a cada dia!
Em vez de desanimar por estar passando por alguma necessidade, pense e ore a Deus:
- “Onde estou errando?
- “Deus está me disciplinando, a fim de que eu reorganize minha vida sob Seus padrões?”
- “O que Deus está tentando me ensinar?”
- “O que eu devo sustentar e o que devo me devo liberar?”
- “Para onde Ele está me conduzindo?”
- “Será que Ele está trazendo pessoas para me ajudar, a fim de que aprendam a ter misericórdia?”
- “O modo como estou reagindo a esta circunstância está fortalecendo a fé de outras pessoas?”
- “Eu estou buscando o Seu Governo, ou seja, a Sua direção em oração, enquanto passo por este vale?”
- “Eu estou buscando a Sua vontade ou a amargura de alma?”
- “Eu posso ver o suprimento ou os recursos de Deus em meio às minhas lutas?”
2.5. A cada dia, confie na grande fidelidade de Deus.
22 O amor do SENHOR Deus não se acaba, e a sua bondade não tem fim. 23 Esse amor e essa bondade são novos todas as manhãs; e como é grande a fidelidade do SENHOR! (Lm.3:22,23 NTLH)
Assim como o Seu amor e bondade se renovam a cada manhã, os recursos que eu preciso para o dia de amanhã serão dados por Deus, pois os recursos de Dele sempre são para hoje.