Ouse andar pelos pensamentos de Deus (Walter de Lima Filho – 16.03.2014)
SE PREFIRIR FAÇA DOWNLOAD:
Provérbios 4:23
Pensar os pensamentos de Deus pode alterar o curso de nossas vidas em todos os aspectos. Além do mais, ter o desejo de andar pelos pensamentos de Deus prova que nós queremos andar na Sua presença e respeitá-lo como Deus. O verso que acabamos de ler, nos mostra “um conselho” e “uma verdade”:
Conselho: Tenha cuidado com o que você pensa.
Verdade: A sua vida é dirigida pelos seus pensamentos.
1. Os nossos pensamentos podem interferir na nossa fé.
O que os nossos pensamentos têm a ver com a fé? Eles têm muito a ver, pois o modo como pensamos pode arruinar ou construir nossas vidas para melhor ou pior. Os nossos pensamentos podem permitir ou impedir que Deus nos abençoe abundantemente.
1.1. O chamado de Deus envolve mudança de pensamento e conduta.
Infelizmente, nós somos portadores de crenças negativas que moldam nossas emoções e atitudes. Muitos dos que estão em Cristo não conseguiram se desvencilhar ainda de ideias erradas, que vêm da tradição familiar e muito menos, da religião que sustentavam. Quem vai a Deus deve saber que o Seu chamado envolve mudança de pensamento e conduta.
A Bíblia diz:
Os meus pensamentos não são como os seus pensamentos, e eu não ajo como vocês. (Is. 55:8 NTLH)
Quando Deus fala sobre os Seus pensamentos no verso que acabamos de ler, a Sua intenção é mostrar ao ser humano como Ele “considera ou descreve” a vida. A Sua consideração sobre a vida é demonstrada por Suas ações, assim como a nossa conduta revela os nossos pensamentos como a consideração que fazemos da vida.
1.2. Que nós tenhamos coragem para agirmos como filhos de Deus.
Eu não sei o que você está enfrentando neste momento e como são os seus pensamentos. Como você irá agir ou reagir diante da situação em que está? Saiba que suas ações dependem dos seus pensamentos. William Shakespeare disse: “Todo mundo é capaz de dominar uma dor, exceto quem a sente”.
A Bíblia nos diz que as pessoas que pensaram os pensamentos de Deus e andaram na Sua presença conseguiram superar suas dores, mesmo diante de martírios. Ora, se você sabe que pessoas que viveram pela fé superaram a si mesmas, então você também é capaz de ser mais forte neste momento do que é. Com a ajuda de Deus, você deixa de ser a “exceção shakespeariana” para agir como um filho de Deus.
Os pensamentos de Deus estão repletos de boas direções e bondade. Ele quer compartilhar “uma nova trajetória”, um novo rumo para a sua vida “sobre e sob” a Sua bondade. Isto é a graça de Deus querendo agir a seu favor.
2. Aceitemos Jesus como a expressão dos pensamentos e ações de Deus.
Como nós podemos pensar os pensamentos de Deus? Decorando a Bíblia? Claro que não, mas meditando nela todos os dias e procurando encontrar nas suas histórias e ensinamentos, verdades e atitudes que se assemelham a Jesus. Ele é o “Modelo” de uma vida dedicada a Deus que deve ser seguido.
Para conhecer e pensar como Deus é necessário ir a Ele, mas por nós mesmos isso é impossível. Nós precisamos da Sua ajuda e o Espírito Santo deseja nos ajudar nesse propósito: ir a Deus para conhecermos Seu Filho Jesus e é a partir de Cristo que passamos a conhecer a Deus. Então, Jesus é o “Caminho” que nos conduz a Deus.
Jesus disse:
Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim. (Jo.14:6 NTLH)
2.1. Jesus é o “Caminho”.
A palavra “caminho” significa “uma forma de conduta”, que influencia o nosso de pensar, sentir e decidir. Quando uma pessoa conhece a Cristo a partir do próprio Deus, ela adquire uma revelação tão grande acerca do Filho de Deus, que o seu “eu” se dobra diante de tanta glória, santidade e da realidade da presença de Deus.
No entanto, de pouco adianta conhecermos os ensinamentos de Jesus se não nos dispusermos a andar neles. Os ensinamentos de Cristo são o resultado da “Sua forma de conduta” irrepreensível diante de Deus. Jesus respeitava a Deus e nos ensina a temê-Lo. (cf. Mt.10:28)
2.2. Jesus é a “Verdade”.
Então, aceitar a Cristo como “a Verdade” significa viver uma vida sem simulação, falsidade, engano, livre de paixão pessoal e com sinceridade de mente, a fim de fazermos a Sua vontade. Isso é temer a Deus.
Uma pessoa que está diante de Deus sabe que Ele é “Onisciente”, e Ele, por Sua vez, sabe quando essa pessoa é dissimulada ou mentirosa. No mesmo instante, Deus a acusa de ser falsa e se ela teme a Deus, se arrependerá e interromperá a sua conduta enganosa, mas se ela não teme ao Senhor, continuará no erro.
2.3. Jesus é a “Vida”.
No entanto, quando nós aceitamos “a forma de conduta” que Jesus demonstrou, aceitamos a realidade de estarmos na presença de Deus, em um espírito de respeito ou temor e recebemos ações da Sua graça. Essas ações da graça são a própria vida de Jesus agindo dentro daqueles que aceitaram o Seu modo de viver, ou seja, uma vida verdadeira e dedicada a Deus. A estes, ele dá a Sua vida poderosa.
3. Mantenhamos nossas mentes cheias da graça de Deus.
O que acontece quando nós vivemos com a mente cheia da graça de Deus? A Bíblia diz:
Certamente a tua bondade e o teu amor ficarão comigo enquanto eu viver. E na tua casa, ó SENHOR, morarei todos os dias da minha vida. (Sl. 23:6 NTLH)
Nós não conseguimos escapar do amor e da bondade de Deus! Isso não é maravilhoso? Não importa a situação em que nos encontremos; nós cremos que mudanças estão acontecendo dentro de nós e ao nosso redor, porque estamos com Deus e Ele está conosco!
Quando nós sabemos que Deus está sempre compartilhando a Sua bondade e amor para conosco, também desejamos oferecer a Ele nossas vidas diariamente!
3.1. Três exemplos de pessoas que ousaram a crer na bondade de Deus.
Apresento três exemplos de pessoas que passaram por grandes adversidades, mas que tiveram suas vidas mudadas por perseverarem na graça e na bondade de Deus, em um espírito de obediência:
3.1.a. Noé, no período do dilúvio.
A terra e seus habitantes estavam prestes a serem destruídos, porém Noé alegrava a Deus com a sua atitude de fé. Ele não se deixava levar pela incre
dulidade de seu tempo.
Porém Noé achou graça diante do SENHOR. (Gn. 6:8 RA)
3.2.b. Rute, no campo de Boaz.
Ela estava quase morta de fome, mas confiou no Deus de sua sogra Noemi.
(…) se inclinou e, prostrada rosto em terra, exclamou: “Por que achei favor [i.e. graça] a seus olhos, a ponto de o senhor se importar comigo, uma estrangeira?” (Rt. 2:10 NVI)
Porque Rute perseverou em seu compromisso de seguir a Deus, Ele a salvou da morte e a abençoou.
3.2.c. José, na cadeia egípcia.
Injustamente preso, José continuou mantendo sua mente cheia da graça de Deus e foi abençoado.
5 (…) por causa de José, o SENHOR abençoou o lar do egípcio e também tudo o que ele tinha em casa e no campo. [depois ele foi preso injustamente] 21 Mas o SENHOR estava com ele e o abençoou, de modo que ele conquistou a simpatia do carcereiro. 22 Este pôs José como encarregado de todos os outros presos, e era ele quem mandava em tudo o que se fazia na cadeia. (Gn. 39:5,21,22 NTLH)
José, mesmo injustiçado, se manteve cheio com a graça de Deus e o Senhor honrou sua vida.
Nós mencionamos apenas três exemplos e em todos eles, a adversidade foi marcante. No entanto, eles demonstraram uma atitude de compromisso, obediência aos princípios Divinos, confiança inabalável em Deus e na Sua abundante graça.
Concluindo.
Nos momentos difíceis da sua vida, mesmo que a situação lhe pareça intransponível, ouse pensar como Deus pensa e mantenha uma atitude de fé e afirme: “Eu tenho a graça de Deus. Vou confiar no amor de Deus e no Seu poder. Não vou desanimar! Vou obedecê-lo e vencer essa barreira. Vou continuar andando com Deus e na Sua preciosa graça em qualquer situação!”
Fuja do espírito da amargura! Não dê trela ou liberdade a ele! Paulo diz aos cristãos da cidade de Tessalônica:
16 Que o próprio Senhor Jesus Cristo e Deus nosso Pai, que nos amou e nos deu eterna consolação e boa esperança pela graça, 17 dê ânimo aos seus corações e os fortaleça para fazerem sempre o bem, tanto em atos como em palavras. (2 Ts.2:16,17 NVI)
Deus nos ama. Ele nos dá um espírito de coragem que não se acaba e uma esperança firme. Entretanto, você precisa tomar decisões: Anime-se, encha o seu coração com a graça de Deus e pensamentos de Deus. A situação é contrária? Mesmo assim, agrade a Deus fazendo o que é certo, o melhor, o que é bom em atitudes e palavras.
Viva para glorificar a Deus. Resista ao espírito de incredulidade, mantenha-se cheio com a graça de Deus e espere pelas Suas ações, isto é, pelas mudanças que Ele realizará na sua vida! Tenha coragem para pensar como Deus pensa, a fim de agir de um modo que O agrade.