Skip to content Skip to footer

Que eu considere o caminho do vale escuro

FAZER O DOWNLOAD DO ÁUDIO

Salmos 23

Texto base:

1 O SENHOR é o meu pastor: nada me faltará. 2 Ele me faz descansar em pastos verdes e me leva a águas tranquilas. 3 O SENHOR renova as minhas forças e me guia por caminhos certos, como ele mesmo prometeu. 4 “Ainda que eu ande por um vale escuro como a morte, não terei medo de nada. Pois tu, ó SENHOR Deus, estás comigo; tu me proteges e me diriges.” 5 Preparas um banquete para mim, onde os meus inimigos me podem ver. Tu me recebes como convidado de honra e enches o meu copo até derramar. 6 Certamente a tua bondade e o teu amor ficarão comigo enquanto eu viver. E na tua casa, ó SENHOR, morarei todos os dias da minha vida. (Sl.23:1-6 NTLH)

Quando lemos o Salmo 23, é fácil notar o quanto os cristãos o tem transformado em um jargão ou clichê evangélico, principalmente, os versos um e quatro. É muito comum ouvirmos e citarmos esses dois versículos em situações de crise.

Contudo, nós, como cristãos, deixamos de observar certos detalhes neste belo Salmo! O verso 1 diz: & “O SENHOR é o meu pastor: nada me faltará”. (NTLH) Quando lemos estas palavras de Davi, nós pensamos muito pouco sobre os momentos em que elas devem ser aplicadas e, como já disse anteriormente, temos transformado essa declaração do salmista em um clichê, em uma frase repetitiva e que nos leva a pensar pouquíssimo nas suas implicações. Portanto:

  • Quando é que Deus tem sido o meu Pastor? Em quais “momentos” (bons ou ruins) da minha vida Ele tem sido o meu Pastor e como Ele tem me guiado e suprido as minhas reais necessidades?

Quando lemos esse belo e famoso Salmo, a nossa mente se fixa sobre o que é mais amigável às nossas aspirações e sentimentos; porém, eu o convido a considerarmos juntos sobre os “caminhos” que Deus nos conduz. Davi disse:

1 O SENHOR é o meu pastor: nada me faltará. 2 Ele me faz descansar em pastos verdes e me leva a águas tranquilas. 3 O SENHOR renova as minhas forças e me guia por caminhos certos (???), como ele mesmo prometeu.

No início do Salmo, observemos que o salmista declara a sua fé em Deus, sabendo que nada lhe faltará, e isso quer dizer o seguinte: tudo o que ele precisar nas diferentes condições da sua vida, Deus lhe dará os recursos necessários.

A seguir, o salmista diz que os recursos implicam em descansar em pastos verdes, saciar a sede para refrigerar a mente e a liderança divina por “caminhos certos” (caminhos justos e de correção, disciplina) como o Pastor prometeu.

Então, no verso 6, dizemos que o amor e a bondade de Deus sempre estarão conosco em todo o tempo, mas não especificamos os momentos (bons e ruins). Por fim, pensamos que, pelo fato de estarmos na Igreja, iremos todos morar no Céu.

  1. Você tem considerado o caminho que Deus lhe deu, no qual deve andar nesta vida?

Você deve ter reparado que eu coloquei no verso 3 três pontos de interrogação dentro de colchetes. Por quê? Porque essa é uma parte que observamos com pouca atenção e profundidade no Salmo. Além do mais, o caminho certo sempre nos levará ao lugar (Eternidade) ou à “Pessoa” certa (Jesus). Veja o que Davi disse:

4 “Ainda que eu ande por um vale escuro como a morte, não terei medo de nada. Pois tu, ó SENHOR Deus, estás comigo; tu me proteges e me diriges.” 5 Preparas um banquete para mim, onde os meus inimigos me podem ver. Tu me recebes como convidado de honra e enches o meu copo até derramar. (NTLH)

Nós temos transformado o verso 4 em um clichê evangélico e, basta estarmos dentro de uma crise para o citamos até “pelos cotovelos”; no entanto, pouco pensamos nas atitudes que devemos tomar.

Este é o vale da escuridão profunda, do momento aterrorizante. É o vale que esconde os bandidos, predadores e todos os tipos de males às nossas almas. Um vale onde os inimigos se escondem e a escuridão zomba da nossa imaginação. Esse lugar ou momento não é ideal para relaxarmos e tomarmos algumas xícaras de café ou de chá! Ele surge repentinamente e invade o estado confortável em que a nossa mente se encontra, trazendo calafrios.

Você não escolheu estar na situação em que está (no vale escuro) – a não ser que esteja desobedecendo aos princípios divinos –, mas foi conduzido para dentro dela. Então, o que eu tenho a lhe dizer é: confie no Seu Pastor Eterno! Ele está no controle de tudo o que está acontecendo.

2. Você tem considerado sobre “Quem” o leva para dentro desse vale escuro?

Esse não é o local nem o caminho que você escolhe por decisão pessoal, mas é Deus, o SENHOR, o Pastor que o conduz para ele! As ovelhas preferem não andar, voluntariamente, por lugares não iluminados. Elas não são como “um leão” ou “um lobo”, que andam por caminhos “escuros”, se escondendo para atacar suas presas. Os caminhos escuros são onde as ovelhas morrem, após serem atacadas.

O apóstolo Pedro disse:

Estejam alertas e fiquem vigiando porque o inimigo de vocês, o Diabo, anda por aí como um leão que ruge, procurando alguém para devorar. (1 Pe.5:8 NTLH)

Quando Jesus enviou os Seus discípulos para que pregassem os Seus ensinamentos, disse a eles:

Vão! Eu estou mandando vocês como ovelhas para o meio de lobos. (Lc.10:3 NTLH)

Davi, o autor deste Salmo, sabia que era o SENHOR que poderia conduzi-lo a passar por momentos sombrios e como é importante que percebamos isso! Quando dizemos que somos de Deus, começamos a imaginar e até a acreditar que se fôssemos realmente Dele, nunca viveríamos tais momentos, ou estaríamos em tais lugares ou situações.

Todavia, Davi declara:

4 “Ainda que eu ande por um vale escuro como a morte, não terei medo de nada. Pois tu, ó SENHOR Deus, estás comigo; tu me proteges e me diriges.” (NTLH)

Davi não vê o seu “Pastor” coçando a cabeça, imaginando sobre o que deu errado, mas confia que Ele já havia planejado o caminho a ser percorrido.

Então, Davi diz:

5 Preparas um banquete [i.e., as águas tranquilas, o pasto verdejante, forças renovadas e a direção divina] para mim, onde [i.e., dentro do vale escuro, onde…] os meus inimigos me podem ver. Tu me recebes como convidado de honra e enches o meu copo até derramar [ie., supre-me abundantemente com os Seus recursos]. (NTLH)

Davi está dizendo que o Pastor Eterno fará com que o inimigo (seja quem ou o que for) veja como o SENHOR ajuda e abastece os Seus filhos com recursos abundantes! Mesmo dentro de uma circunstância negativa, todos nós somos convidados a nos sentarmos à mesa com o Pastor e, portanto, que aceitemos o Seu convite, pois o inimigo precisa ver que nos deleitamos no SENHOR, isto é, que temos prazer verdadeiro e confiamos inteiramente Nele!

3. Você tem considerado o fato de que Deus, o Seu Pastor, sempre está pronto para defendê-lo?

Davi, “a ovelha vulnerável”, vendo o seu Pastor armado, canta: “Pois tu, ó SENHOR Deus, estás comigo; tu me proteges e me diriges.” Davi não podia ver todos os perigos que o espreitavam, mas seus olhos, cheios de fé, viam “Aquele” que estava com ele e o protegia. Por essa razão, Davi disse: “Não terei medo de nada”!

4. Você tem considerado que todos os caminhos, nos quais Deus o conduz, são caminhos corretos?

Há uma finalidade para andarmos nos caminhos que o próprio Deus escolhe: aprendermos a confiar plenamente Nele e nos tornar mais parecidos com Jesus no nosso modo de agir. Às vezes, descansamos em pastos verdes; em outras vezes, saciamos a nossa sede em águas tranquilas; e ainda em outras, aprendemos a segui-Lo em meio à escuridão ou sombras densas.

A verdade é que em todos os Seus caminhos, Ele visa o nosso “bem eterno”, revelar a Sua glória e nos aperfeiçoar em uma vida de confiança e obediência aos Seus princípios orientadores.

5. Você tem considerado que os caminhos dentro dos vales são passageiros?

Davi diz: “Ainda que eu ande por um vale escuro como a morte…”. O Pastor nos conduz ao vale escuro, mas esse lugar não é o nosso destino final. A escuridão profunda não era o local de descanso de Davi e nem deve ser o nosso. O caminho dentro do vale escuro era um corredor que o levaria e que nos deve levar para outro lugar. Ele sabia que estava cercado por perigos, inimigos e incertezas, mas possuía a convicção de que conseguiria atravessá-lo com a ajuda do poder e da orientação divina.

6. Você tem considerado para “Quem” o caminho do vale sombrio o conduz?

Sadraque, Mesaque e Abede-Nego viram Jesus dentro da fornalha, e Daniel O viu na cova dos leões. Muitas vezes, o Pastor decide que fiquemos “ilesos” (inatingidos, intocados) nesses vales sombrios, mas noutras oportunidades, temos que enfrentar tragédias, perseguições, e às vezes, a própria morte. Mesmo assim, ainda que muitos tenham de enfrentar esses tipos de vales, é bíblico crermos que o Pastor sempre está no comando e que sabe muito bem o que está fazendo!

Jesus, o Grande Pastor, conduziu Estevão, o primeiro mártir, através do “vale sombrio” da própria morte na direção que todos os Seus caminhos conduzem: para Si mesmo (Jesus). Estevão disse aos seus algozes, em alta voz: “Olhem! Eu estou vendo o céu aberto e o Filho do Homem em pé, ao lado direito de Deus.” (cf. At.7:56 NTLH)

No caminho do vale sombrio, sabemos que muitos cristãos morrerão (física e espiritualmente), enquanto outros passarão por ele intactos e sem ferimentos; porém, todos eles alcançarão o objetivo divino: estar na presença de Jesus – seja no Céu ou na Terra! Davi disse:

6 Certamente a tua bondade e o teu amor ficarão comigo enquanto eu viver. E na tua casa, ó SENHOR, morarei todos os dias da minha vida. (NTLH)

O Próprio SENHOR é o final da nossa jornada! Mesmo que o “vale das sombras da morte” seja mais do que sombras ou escuridão, ele sempre será um caminho, escolhido por Deus, que nos leva a Jesus e ao nosso lar eterno – à presença da Glória de Deus!

Não tenha medo deste momento! Se neste momento escuro e sombrio pelo qual estamos passando não conseguimos ver Jesus, algo de errado está acontecendo com a nossa fé! Se isso acontece é porque estamos andando por uma via, a qual foi criada por nós mesmos e, por isso, o seu realce é o pavor ou o terror. Saiba que Deus sempre nos conduz por caminhos que nos levam a esperar por Jesus e, um dia, vê-Lo e permanecer Nele na Eternidade.

Que eu não aceite a crença de que todos os caminhos nos conduzem a Deus. Essa ideia não é verdadeira! O único caminho que nos conduz a Jesus pode estar em momentos de refrigério, em tempos de abundância e até dentro da mais densa escuridão (do terror ou do medo), desde que seja o caminho determinado por Deus, o SENHOR e o nosso Pastor Eterno!

Que todos nós consideremos atentamente o caminho que estamos percorrendo, dentro desse “vale escuro como a morte”! Que Jesus seja sempre notado ou reconhecido, admirado e exaltado por todos nós!

Que Deus nos abençoe!

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação