Skip to content Skip to footer

Seja o Senhor a nossa força, ajuda e proteção!

FAÇA O DOWNLOAD DO ÁUDIO

Isaías 41:10

Texto Base:

Não fiquem com medo [não fiquem desanimados, aterrorizados e tremendo de medo], pois estou com vocês; não se apavorem [não se deixem levar pelas suas considerações pessoais], pois eu sou o seu Deus. Eu lhes dou forças e os ajudo; eu os protejo com a minha forte mão.” (Is.41:10 NTLH)

Isaías profetiza (i.e., ele prega, transmite por inspiração divina) o fim do cativeiro do povo judeu na Babilônia. Esta Escritura é dirigida, em especial, aos judeus exilados durante seu longo e doloroso cativeiro na Babilônia. A ideia é: aqueles que foram selecionados por Deus para ser o seu povo não tinham nada a temer.

Porém, essa palavra pode ser aplicada a todo o Seu povo em circunstâncias semelhantes, e ela é tão verdadeira para o nosso tempo, assim como foi àqueles a quem Deus escolheu e ordenou que não temessem.

Deus estava pedindo ao Seu povo para que confiasse Nele e, em vez de fazer considerações acerca de tudo ao redor, que procurasse conhecê-Lo, o Seu caráter e, mais precisamente, Quem Ele é. Ele disse aos Seus filhos: “EU SOU o Seu Deus”. Em outras palavras, Deus estava dizendo a eles: “Se começarem a considerar o que está acontecendo ao redor, vocês serão guiados pelas suas observações, pois elas criam em suas mentes fortes emoções, sentimentos e pensamentos de terror. Porém, peço que se lembrem de que “Eu Sou o Seu Deus” e, portanto, Sou Eu Quem os guia e não se deixem levar pelo pavor que procura se abrigar em seus sentimentos e pensamentos”.

Nós estamos vivendo tempos de angústia e incertezas, sociais, políticas e econômicas, porém, esses sentimentos de agonia ou aflição têm afligido também aos cristãos e a Igreja. O mundo está assustado, assim como muitos cristãos também estão apavorados com o momento.

A pergunta que muitos fazem é: “A partir de agora, o que acontecerá? Onde está Deus em tudo isso? O que Ele está fazendo?” A única resposta que posso dar todos é que confiem em Deus, pois Ele é a nossa força, ajuda e proteção em todas as situações! (vd. Sl.46:1-8)

Há três coisas que quero destacar, sendo que duas se referem a Deus, e a terceira, ao homem:

  • Deus está cumprindo tudo o que diz em Sua Palavra. Ele quer que percebamos isso e confiemos Nele.
  • Deus está mostrando sinais, os quais revelam o final do fim dos tempos. Ele quer que reconheçamos “os tempos” que ele pré-determinou, tanto para a história do homem quanto do planeta em que vivemos.
  • Nós devemos saber como viver para Ele neste “tempo”, mediante a tudo o que temos lido e aprendido na Palavra Deus.

1. Confie em Deus e procure aprender Quem Ele é por meio das Escrituras Sagradas.

Por mais que especulemos, os planos do SENHOR e o que Ele está fazendo vão muito além do que imaginamos. Porém, a certeza que temos é que tudo o que estamos presenciando são sinais (entre outros) indicativos de que o final dos últimos dias se aproxima. (vd. Lc.21:11) Tudo o que está escrito na Bíblia sobre os últimos dias está acontecendo e, portanto, creia que a Palavra de Deus é verdadeira e confiável.

Se o mundo, assim como muitos cristãos estão apavorados com os relatos diários sobre tudo o que está acontecendo no mundo, imagine como estarão com o que ainda virá! Então, tenhamos a convicção de que Deus está alertando os cristãos e, por meio deles o mundo, acerca de um acontecimento futuro e muito glorioso, ou seja, o retorno de Jesus para buscar (arrebatar) a Sua verdadeira Igreja! Não duvidemos disso! Não sabemos o dia nem a hora, mas os sinais indicam que as profecias bíblicas são verdadeiras!

Portanto, “neste momento”, Deus está cumprindo a Sua Palavra, pois Ele vigia sobre tudo o que diz para que se cumpra. (vd. Jr.1:11) Perceba como o nosso mundo está se desgastando, corroendo, enfraquecendo e envelhecendo. Então, esta Terra onde vivemos, da qual retiramos o nosso sustento e encontramos prazeres quase infindáveis, não durará para sempre! Veja o que está escrito na Palavra de Deus:

A terra e o céu vão acabar, mas tu viverás para sempre. A terra e o céu se gastarão como roupas. Tu os trocarás como se troca de roupa, e eles serão jogados fora. (Sl.102:26 NTLH – veja ainda: Hb.1:10-12; 2 Pe.3:2-7)

Deus criou todas as coisas para expressar a Sua grandeza, e o Seu objetivo era abençoar a humanidade, tanto por meio dela como por meio de tudo que criou. Porém, somente o homem se afastou do Seu Criador e se inclinou à pratica de pecados, maldades, perversidade, crimes, incredulidade e infidelidade, porque não quis saber de Deus, a fim de se tornar o “deus de si mesmo”. Ele não quer ser dirigido ou guiado por Deus.

Tanto o homem comum como os cristãos pouco refletem ou meditam sobre o que aconteceu na “época (tempo) de Noé”. A construção “lenta” da arca servia como um sinal acerca de algo que aconteceria no futuro. A construção daquele enorme barco alvoroçava ou desassossegava o raciocínio de todos, e não tenho dúvidas de que Noé foi chamado de louco e fanático pelos que ouviam as suas explicações e pregações.

Porém, Deus o descreve como um pregador da justiça, um mensageiro dos caminhos corretos do Senhor, pois ele anunciava a todos sobre o que Deus estava perto de realizar. (vd. 2 Pe.2:5) Quem deu ouvidos à sua pregação? Então, depois de “cento e vinte anos”, o mundo foi condenado à destruição pelo Dilúvio (menos Noé e sua família) e esse julgamento divino se deu devido à intensidade dos pecados cometidos ou praticados pela humanidade.

Jesus também falou sobre a destruição da Terra, afirmando o seguinte:

O céu e a terra desaparecerão, mas as minhas palavras ficarão para sempre. (Lc.21:33 NTLH)

Jesus (simbolicamente) é a nossa “Arca” que nunca envelhecerá nem apodrecerá. Ele vive para sempre e os que são trazidos por Deus a Ele (vd. Jo.6:44) e Nele vivem, também viverão eternamente, libertando-se da “divina ira vindoura” (vd. 1 Ts.1:10) que se abaterá sobre este mundo, o qual será destruído não por um dilúvio, mas pelo fogo. (vd. 2 Pe.3:7) Todavia, para nós, cristãos, tentarmos especular, neste momento, sobre o que Deus está fazendo não é o mais importante, pois já conhecemos os Seus planos futuros. Porém, o mais importante é nos acalmarmos, confiarmos Nele e procurarmos aprender sobre “Quem Deus é”!

Entretanto, nós só podemos conhecer Quem Deus realmente é por meio de Cristo. Jesus disse a Felipe que todo aquele que O via, poderia “ver” (conhecer e entender através Dele) o Pai. (vd. Jo.14:9; Jo.12:44,45; Lc.10:22) Por que somente por meio de Jesus é que nós podemos ir a Deus? Porque o Próprio Jesus afirmou essa verdade. (cf. Jo.14:6) Portanto, quanto mais conhecemos a Cristo, mais conheceremos a Deus, o Pai.

É importante saber que o conhecimento de Deus, isto é, a respeito do Seu caráter e dos Seus planos futuros, nos acalma! Infelizmente, quando os cristãos estão sofrendo, passam a correr atrás de alguma promessa bíblica e, muitas vezes, a citam fora dos seus contextos e sem conhecerem as épocas divinas nas quais estão vivendo. Eles deveriam se agarrar às promessas concretas, as quais são dadas a todos e, de fato, se cumprirão na vida de todos.

As promessas concretas são as eternas, porém, todas as promessas que Deus fez a Israel não significam que se realizarão em nossas vidas aqui, pois precisamos aprender como viver corretamente dentro das épocas ou tempos que o SENHOR pré-determinou.

2. Preste muita atenção aos sinais divinos desta época e viva para alcançar as promessas eternas.

Certa vez, Jesus disse a uma multidão que O ouvia:

54 Jesus disse também ao povo [às multidões]: — Quando vocês veem uma nuvem subindo no oeste, dizem logo: “Vai chover.” E, de fato, chove. 55 E, quando sentem o vento sul soprando, dizem: “Vai fazer calor.” E faz mesmo. 56 Hipócritas! Vocês sabem explicar os sinais da terra e do céu. Então por que não sabem explicar o que querem dizer os sinais desta época? 57 E Jesus terminou, dizendo: — Por que é que vocês mesmos não decidem qual é a maneira certa de agir? (Lc.12:54-57 NTLH)

Eles reconheciam os sinais acerca do tempo, mas não verificavam (ou não reconheciam) os sinais das épocas de Deus; será que não temos a mesma falta de percepção? Repare o que Jesus diz no verso 57, em outras palavras: “Por que vocês se recusam a ver por si mesmos o modo correto de viver neste tempo que Deus pré-determinou?

Além do que eu já disse, os cristãos cometem outro grave erro: tentam se preparar para as provações quando estão nelas, em vez de se prepararem antecipadamente para elas. Todos nós gostamos de dias ensolarados e calmos, mas sabemos que as adversidades virão, e com elas, as aflições. O livro de Eclesiastes diz o seguinte:

“Quando as coisas correrem bem, fique contente; quando as dificuldades chegarem, lembre disto: é Deus quem manda tanto a felicidade como as dificuldades, e a gente nunca sabe o que vai acontecer amanhã.” (Ec.7:14 NTLH)

Nós, os cristãos, somos alertados que passaremos por aflições e escassez; entretanto, quando esses dias chegam, a alegria, a felicidade e a confiança que tínhamos em Deus, geralmente se perdem! Porém, a Bíblia diz que nós deveríamos nos sentir felizes em Deus, quando passássemos pelas várias provações (vd. Tg.1:2; Fp.4:12,13), porque sabemos “Quem o SENHOR é” e temos a convicção de que a Sua Palavra sempre está se cumprindo.

Todavia, eu não estou tentando impor a ideia de uma alegria hipócrita ou falsa, pois é natural que, em uma situação adversa, surja em nós um sentimento de tristeza, mas ele não deve e não pode perdurar, pois temos o conhecimento do caráter Deus. (vd. 1 Pe.1:6; 5:10)

Portanto, cultivemos a mente de Cristo, antes que as épocas das provações cheguem. Quando aprendermos a pensar os pensamentos de Jesus, nós encontraremos o caminho de Deus em todas as situações, ainda que Ele não nos revele plenamente as razões de tudo. Nele encontraremos força e encorajamento.

Biblicamente, nós já sabemos o que Deus está fazendo, tanto no mundo como na história da humanidade, pois temos consciência de que Ele é Fiel, Santo e Justo e, independentemente do que esteja permitindo ou realizando, tudo terminará bem aos que têm compromisso com Ele e que confiam Nele. Mantenhamos sempre a confiança de que Deus faz o que é melhor para o Seu povo, por meio de Jesus, o nosso SENHOR e Salvador.

O apóstolo Paulo ensinou aos cristãos de Roma o seguinte:

Pois sabemos que todas as coisas trabalham juntas para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles a quem ele chamou de acordo com o seu plano. (Rm.8:28 NTLH)

Paulo está dizendo que todas as situações cooperam, ou estão em harmonia, a tudo o que Ele já planejou. Os que foram chamados por Ele devem amá-Lo e viver de acordo com o Seu plano, à semelhança de Jesus. Os que amam a Deus são os que observam as Escrituras, guardam os Seus ensinamentos no coração, e assim, provam que amam a Deus.

3. Este tempo exige que retornemos à Palavra de Deus e confiemos em tudo o que Ele diz.

Não cometamos o erro de querermos desvendar o futuro, pois já temos o conhecimento dele. Deus já nos tem mostrado, por meio das Escrituras, tudo o que irá acontecer. Porém, que nos preparemos para todas as coisas que ainda estão por vir. Aquele que não se enraíza em Deus no presente, como desfrutará do futuro que Ele já planejou aos Seus? Será impossível!

Após quarenta dias de jejum no deserto da Judeia e com fome, Satanás, dissimuladamente, pede que Jesus transforme as pedras em pães, e assim, matasse a Sua fome. Então, Ele lhe disse:

As Escrituras Sagradas afirmam: “O ser humano não vive só de pão, mas vive de tudo o que Deus diz.” (Mt.4:4 NTLH)

O “pão” (o alimento diário) pode nos dar a força física que precisamos para subsistirmos em qualquer tempo (bom ou mal) e a continuarmos a buscar os nossos interesses. Entretanto, a Palavra de Deus nos dá a sabedoria e a coragem divina para sabermos como viver em tempos calmos ou de crises com dignidade e fé.

Todavia, nem sempre os que se fartam de “pão” vivem dignamente, pois, em qualquer tempo, continuam malandros (os que vivem em busca dos prazeres e diversões), perversos (os que se enchem de maldades), corruptos (corrompidos, apodrecidos e depravados), egoístas (os que pensam somente em si mesmos) e afastados de Deus.

Jesus não questionou sobre a não necessidade do “pão”, mas afirmou que a Palavra de Deus é essencial à saúde da mente humana. O “pão” nos dá força para seguirmos alguns metros à frente, mas a Palavra de Deus, quando observada e guardada no coração, nos leva à Vida Eterna!

Muitos cristãos têm deixado de lado a Palavra de Deus e vão às várias reuniões de igrejas locais onde se oferece o “pão” (a solução para as nossas necessidades terrenas). Digo com tristeza que eles não têm buscado o Reino de Deus em primeiro lugar como Jesus ordenou. (vd. Mt.6:33)

Reparemos como a ordem de Jesus é inversa à nossa:

10 [PRIMEIRO O REINO OU GOVERNO DE DEUS DEVE SER BUSCADO] Venha o teu Reino. Que a tua vontade seja feita aqui na terra como é feita no céu! 11 [EM SEGUNDO LUGAR, AS NOSSAS NECESSIDADES] Dá-nos hoje o alimento que precisamos. (Mt.6:10,11 NLH)

Onde podemos conhecer a vontade de Deus para as nossas vidas senão na Palavra de Deus? Então, que retornemos a ela enquanto a temos diante de nossos olhos!

Que nós procuremos não ter medo e nem fiquemos apavorados em momentos de crise. Nós sabemos que o nosso Deus dará força, ajuda e proteção a todo aquele que permite ser educado por Ele, mediante a Sua Palavra. Quem verdadeiramente O segue, verá a Sua forte mão, não só mantendo tudo o que já pré-determinou, mas também sustentando a vida e dando firmeza àqueles que foram escolhidos para estarem com Ele nesta vida e na Vida Eterna!

Eu olho com atenção para este tempo e me entristeço com o número de pessoas doentes e morrendo. Porém, dói-me o coração quando ouço notícias de cristãos sendo assassinados por causa da mesma fé que tenho em Cristo! É triste ver famílias cristãs que só se preocupam com o “pão” e não com a Palavra de Deus – não a divulgam e não a compartilham entre os seus membros. É doloroso ver que o mundo não anseia por Jesus, mas por um governo único e mundial, para que todos os seus problemas solucionados. O mundo quer a Terra, mas os cristãos deveriam desejar o Céu!

Lamento que a Igreja (os cristãos) não enxergue o que deveria enxergar e que não se prepare para o retorno de Jesus, a fim de buscar os que se mantêm no “primeiro amor” para com Ele, isto é, que O amam do mesmo modo e intensidade como O amaram no início da sua caminhada com Ele. (vs. Ap.2:4)

A minha esperança é que saibamos olhar para “este tempo”, a fim de entendê-lo como um dos sinais de Deus, de que tudo está chegando ao seu limite, como aconteceu nos dias de Noé, o nosso antigo irmão na fé. Que nos alegremos por entendermos esses sinais divinos como também uma chamada divina a uma vida mais séria, honesta e próxima de Deus e da Sua Palavra.

Se Deus está provando nossas vidas e a nossa igreja, por que ficarmos apavorados? Confiemos Nele, pois todos nós estamos em Suas mãos! Portanto, todo aquele que tem ouvidos para ouvir, que ouça e guarde no coração, tanto a mensagem como os alertas de Deus! (vd. Mt.13:9; Ap.2:11) Que o SENHOR seja a nossa força, ajuda e proteção!

Que sejamos guiados por Ele e não pelos nossos sentimentos e pensamentos.

Que Deus nos abençoe!

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação