Skip to content Skip to footer

Seja uma bênção, enquanto é abençoado por Deus – Parte 1: A proposta divina

FAÇA O DOWNLOAD DO ÁUDIO

Gênesis 12:1-2

Texto Base:

1 Certo dia o SENHOR Deus disse a Abrão: — Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa do seu pai e vá para uma terra que eu lhe mostrarei. 2 Os seus descendentes vão formar uma grande nação. Eu o abençoarei, o seu nome será famoso, e você será uma bênção para os outros. (Gn.12:1,2 NTLH)

A Igreja tem um grande problema! Muitos cristãos buscam as bênçãos de Deus e se esquecem de que o objetivo divino para eles é o de serem “canais de bênçãos” para outras pessoas. Aos olhos de Deus, há uma grande diferença entre “ser abençoado” por Ele e, entre as pessoas, “ser uma bênção” para elas. A base para este argumento está no “Grande Mandamento” citado por Jesus – amar a Deus ao próximo. (vd. Mt.22:37,38)

Muitas reuniões cristãs seguem a seguinte estratégia: os presentes precisam crer que Deus lhes dará toda a ajuda ou bênçãos de que precisam neste mundo, caso tenham fé. O objetivo dos que promovem tais eventos é procurar fazer com que as pessoas permaneçam em suas reuniões, acreditando que, aos poucos, os frequentadores aprenderão sobre o verdadeiro padrão e o objetivo de vida exigido por Deus.

Essa estratégia é comumente chamada, hoje em dia, de “evangelismo”, isto é, inundar a pessoa com esperanças terrenas e, enquanto persevera em receber o que deseja, aprenderá a amar a Deus e entenderá como deve viver para Ele. Entretanto, esse tipo de ação, desde o seu início, decepa ou omite as razões do verdadeiro objetivo acerca do chamado divino às pessoas. Elas perseveram no que querem e não no que Deus lhes propõe.

1. A proposta de Deus em Sua reunião com Abraão

1 Certo dia o SENHOR Deus disse a Abrão: — Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa do seu pai [i.e. mova-se para fora dos hábitos, da maneira de viver, do estilo de vida familiar e cultural] e [i.e. inicie uma caminhada] para uma terra que eu lhe mostrarei [i.e. Eu mesmo farei com que dê atenção]. 2 Os seus descendentes vão formar uma grande nação. Eu o abençoarei, o seu nome será famoso [i.e. Eu lhe darei todos os recursos para que desempenhe ações à minha semelhança], e você será uma bênção [i.e. uma fonte de bênção, de louvor ou de engrandecimento a Deus] para os outros. (Gn.12:1,2 NTLH)

A proposta de Deus a Abraão consistia no seguinte:

  • Que abandonasse os hábitos familiares e culturais da sua terra;
  • Que, pela fé, ele andasse para uma terra desconhecida, a qual seria determinada pelo Próprio Deus;
  • Que, nessa terra, ele e seus descendentes seriam abençoados, ou seja, receberiam todos os recursos divinos necessários;
  • Que ele fosse uma bênção, ou que agisse à semelhança do caráter divino nessa terra, a fim de ser uma fonte de bênção para os outros.

O objetivo divino era, em Sua reunião com Abraão, transformar o seu caráter, livrando-o de um estilo cultural de vida mundano e pagão, arrogante e egoísta, a fim de que vivesse uma vida aprovada por Deus e, cumprindo os Seus propósitos, fosse uma fonte de bênçãos para outras pessoas. Tendo isso em mente, Deus o ajudaria e lhe daria tudo o que fosse necessário.

2. A proposta de Jesus em Sua primeira reunião com a multidão que veio até Ele

Em Sua reunião com uma multidão, chamada de “o sermão da montanha”, em um certo momento das Suas orientações, Jesus propôs aos Seus ouvintes que abandonassem os costumes pagãos, que confiassem Deus e que atentassem no seguinte:

31 Portanto, não fiquem preocupados, perguntando: “Onde é que vamos arranjar comida?” ou “Onde é que vamos arranjar bebida?” ou “Onde é que vamos arranjar roupas?” 32 Pois os pagãos é que estão sempre procurando essas coisas. O Pai de vocês, que está no céu, sabe que vocês precisam de tudo isso. 33 Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas. (Mt.6:31-33 NTLH)

Deus sempre nos dará o que necessitamos quando procuramos fazer a Sua vontade, pelo fato de estarmos colocando o Seu Governo (Seu Reino, Sua direção) em primeiro lugar em tudo o que fizermos. Diferentemente dos pagãos, que são orgulhosos e egoístas, nós cremos, andamos pela fé (confiamos, andamos em fidelidade) e, pela razão de vivermos para Ele (vd. At.17:28), recebemos os Seus recursos e nos tornamos fontes de bênçãos para outras pessoas.

3. Ser uma bênção é ser uma pessoa feliz com Deus e com o que Ele pede

Para muitos cristãos, ser abençoado por Deus significa receber Dele tudo o que desejam e sonham, para que possam se sentir felizes com uma vida de bem-estar neste mundo. Para eles, tudo o que atende aos seus interesses pessoais são as verdadeiras bênçãos de Deus e, portanto, são as suas “felicidades”!

Muitos se dizem abençoados pelo fato de desfrutarem de certas coisas que atendem aos seus interesses pessoais, como o bem-estar familiar, sucesso nos negócios, aquisição de bens materiais e saúde. Todavia, não é incomum vermos que muitos se afastam de Deus após experimentarem coisas boas em suas vidas.

Essas pessoas não são felizes com Deus e com o que Ele lhes pede, mas esperam ser felizes com o que Ele pode lhes dar; por isso, elas não buscam os Seus objetivos ou propósitos de vida. Elas não desejam ser uma bênção! Portanto, o recebimento dos recursos divinos não faz com que você, segundo Deus, seja uma pessoa plenamente abençoada, ou uma bênção.

  • O exemplo de Judas

Judas recebeu a graça divina ao conhecer a Jesus, andou com Ele, recebeu poder para curar enfermos e expulsar demônios, participou dos Seus milagres, foi sustentado pelo Seu Ministério, comeu da Sua comida, mas O traiu por 30 moedas de prata! Judas se tornou “o filho da perdição”. (vd. Jo.13:18; 17:12; Mt.26:23-25; Lc.22:21)

Na última ceia que os discípulos tiveram com Jesus, Judas recebeu das mãos do Mestre o “pão”, o qual “simbolizava” a Sua morte e a doação de Si mesmo após a crucificação. Em vez de se manter feliz com Jesus e ser uma bênção, ele preferiu traí-Lo e satisfazer-se com o seu “outro mestre”.

E assim que Judas recebeu o pão, Satanás entrou nele. Então Jesus disse a Judas: — O que você vai fazer faça logo! (Jo.13:27 NTLH)

  • O exemplo do paralítico curado por Jesus no Tanque de Betesda

O que Jesus disse ao homem paralítico, o qual foi curado por Ele no tanque de Betesda? Ao se encontrarem no Templo, após a sua cura, Jesus lhe disse:

Mais tarde Jesus o encontrou no templo e lhe disse: “Olhe [i.e. “preste atenção!”], você está curado. Não volte a pecar [i.e. não volte a violar a Palavra e a vontade de Deus], para que algo pior não lhe aconteça” [i.e. algo de natureza perversa, maligna, diabólica se instale na sua vida]. (Jo.5:14 NTLH)

4. Seja uma bênção, pois esta é a proposta de Deus à sua vida, em Cristo

Deus nos chamou para sermos uma “verdadeira” fonte de bênçãos aos outros (seu cônjuge, filhos, parentes, amigos, colegas e irmãos na fé), por meio de Cristo. Então, cada um de nós precisa se questionar:

  • Que tipo de pessoa eu estou sendo para os que me cercam, ou aos que convivem comigo?
  • Que exemplo de Cristo eu estou dando a eles?
  • Eles me veem como alguém que ama a Deus, que deseja aproximá-los Dele e não das minhas opiniões ou ideias pessoais?
  • Que princípios e valores da Verdade divina ou da Palavra de Deus eu estou compartilhando com eles?
  • Eu estou sendo verdadeiro e demonstro frutos da minha vida comprometida com os propósitos de Deus?
  • Eu tenho sido uma fonte de bênçãos aos que me cercam?

A minha esperança é que eu seja uma bênção entre vocês! Que por meio do poder do Espírito Santo, eu possa inspirá-los a buscar Jesus, “a Verdadeira Fonte” que nos oferece “Rios de Água Viva” – uma vida cheia do Espírito Santo, a fim de que cada um de vocês seja uma bênção neste mundo, para a alegria de Deus!

37 O último dia da festa [dos Tabernáculos] era o mais importante. Naquele dia Jesus se pôs de pé e disse bem alto: — Se alguém tem sede, venha a mim e beba. 38 Como dizem as Escrituras Sagradas: “Rios de água viva vão jorrar do coração de quem crê em mim”. (Jo.7:37,38 NTLH)

Que Deus nos abençoe!

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação