Skip to content Skip to footer

Sejamos fortes e corajosos!

FAÇA O DOWNLOAD DO ÁUDIO

Josué 1:9

Texto Base:

Lembre da minha ordem: “Seja forte e corajoso! Não fique desanimado, nem tenha medo, porque eu, o SENHOR, seu Deus, estarei com você em qualquer lugar para onde você for!” (Js.1:9 NTLH)

O que lhe provoca tanto medo neste mundo? Para alguns, a escuridão, e para outros, um simples ruído. Há pessoas que morrem de medo de cães, gatos e insetos. Entretanto, há outras situações que provocam o medo, como o fato de vir a adoecer, empobrecer e morrer. Nos nossos dias, muitos estão amedrontados quanto ao futuro.

Na verdade, há inúmeras situações e coisas que podem despertar o medo ou o terror na vida das pessoas. O corajoso resiste ao medo e procura dominá-lo, mas ele sabe que o tal sentimento nunca está ausente. Todos os homens têm medo de alguma coisa. Quem não tem medo não pode dizer que é uma pessoa normal, e isso nada tem a ver com a coragem.

Você conhece a história de Jó, o qual viveu bem antes de Josué. Ele era um homem temente a Deus, cheio de fé e elogiado pelo Altíssimo e, mesmo assim, observamos nas suas palavras que ele não escondeu o sentimento do medo em seu interior. Jó disse:

Aquilo que eu temia [i.e. a desgraça, o pavor, o medo, o terror] foi o que aconteceu, e o que mais me dava medo [i.e. receio] me atingiu [i.e. veio para dentro da minha vida]. (Jó:3:25 NTLH)

Jó não disse: “O mal que me aconteceu se deu em função de eu temê-lo.” Jó não está dizendo que por ter tido medo de “tal coisa”, esta lhe aconteceu. Muitos pregadores afirmam aos seus ouvintes o seguinte: “Caso tenha medo de uma determinada doença, você a contrairá. Se você tiver medo da pobreza, pobre ficará. Quem crê em Jesus não tem medo de nada, pois a fé e o medo não coexistem na vida da pessoa de fé!

Eles afirmam que o que dizem se trata de uma lei espiritual, a qual eu não entendo desse modo, pois não encontro fundamentos sólidos na Bíblia para tornar esse pensamento em uma doutrina.

O apóstolo Paulo estava na cidade de Corinto e ele teve uma visão, na qual Jesus lhe disse:

Certa noite Paulo teve uma visão, e nela o Senhor disse: — Não tenha medo, continue falando e não se cale. (At.18:9 NTLH)

Temos aprendido nas Escrituras que Deus é Onisciente e nos conhece plenamente. Então, por qual razão Paulo precisaria ouvir do SENHOR para que não tivesse medo? Simples, ele estava com medo ou receoso com a situação ao redor!

Porém, voltando à vida de Jó, ele não perdeu tudo o que possuía por causa do medo, mas porque Deus, em uma conversa com Satanás, decidiu provar a vida do patriarca e deixar registrado nas Escrituras, que um homem de fé não deixa de amá-Lo, mesmo se vendo em ruínas. Jó é um livro que mostra a vida de um homem submisso à soberania divina, que crê na Sua bondade e em Seus planos eternos, mesmo passando por adversidades.

Quando Deus nos pede para termos coragem é porque precisamos confrontar os nossos temores. O medo é uma emoção incapacitante. Jesus sempre ensinou aos Seus seguidores que aprendessem a não temer tanto o presente como o futuro e, embora, às vezes, possamos sentir medo, não devemos permitir que ele nos controle.

1. Tome para si os conselhos de Deus a Josué.

Lembre da minha ordem: “Seja forte e corajoso! Não fique desanimado, nem tenha medo, porque eu, o SENHOR, seu Deus, estarei com você em qualquer lugar para onde você for!” (Js.1:9 NTLH)

Deus deu quatro conselhos a Josué:

  • Lembre da minha ordem…
  • Seja forte e corajoso!
  • Não fique desanimado…
  • Nem tenha medo.

2. Observe sempre o que Deus lhe diz, a fim de se manter sob as Suas promessas.

A observação dos conselhos que lemos garantia a Josué a presença de Deus em sua vida:

Lembre da minha ordem: “Seja forte e corajoso! Não fique desanimado, nem tenha medo, porque eu, o SENHOR, seu Deus, estarei com você em qualquer lugar para onde você for!” (Js.1:9 NTLH)

Por ora, eu penso em duas razões para sermos fortes e corajosos:

  • Seja corajoso para enfrentar a oposição, sem desanimar

Josué precisava ser corajoso para enfrentar o espírito de antagonismo ou oposição. Josué viu como o povo sempre se rebelava contra Moisés, o líder a quem ele estava substituindo, mas nunca viu o servo do SENHOR desistir ou ficar desanimado.

Quando você se dispõe a fazer a vontade de Deus, logo perceberá o rosnar e a ferocidade da oposição, em todos os ambientes ou áreas da sua vida. Quando isso ocorre, poderemos nos sentir fragilizados, amedrontados e desanimados; entretanto, nós precisamos nos manter firmes na Palavra de Deus.

Seja forte e muito corajoso. Tome cuidado e viva de acordo com toda a Lei que o meu servo Moisés lhe deu. Não se desvie dela em nada e você terá sucesso em qualquer lugar para onde for. (Js.1:8 NTLH)

Lembre-se que aquele que faz a vontade Deus não procura prejudicar a vida do próximo, mas antes, o abençoa. Todavia, a prática dos princípios bíblicos pode gerar animosidade, porém, nesses momentos, não se vingue e não procure exercer qualquer justiça própria, mas faça o bem (ações divinas ou bíblicas) e confie no amor, na proteção, nos planos e na justiça divina.

  • Seja corajoso para desfrutar da presença de Deus

Josué viu seu grande líder Moisés desfrutar da presença de Deus em todo o tempo, pois era corajoso para confiar Nele. É preciso muita coragem para continuar crendo na soberania divina e, principalmente, nas situações mais complexas.

O apóstolo Paulo deu um conselho ao seu discípulo Timóteo, no qual disse:

Pois o Espírito que Deus nos deu não nos torna medrosos [i.e. covardes ou tímidos]; pelo contrário, o Espírito nos enche de poder [i.e. a força da presença divina ou Sua excelência espiritual e moral para influenciar pessoas] e de amor [i.e. generosidade, ações divinas em favor das pessoas] e nos torna prudentes [i.e. moderados, equilibrados ou com autocontrole]. (2 Tm.1:7 NTLH)

A razão de Paulo lhe dar o conselho que acabamos de ler é que Timóteo se sentia temeroso diante dos falsos mestres que começaram a se infiltrar na Igreja, trazendo doutrinas erradas. Então, Paulo pede que o seu discípulo reflita tanto sobre a presença do Espírito de Deus na sua vida como acerca dos resultados do Seu trabalho poderoso em seu interior.

3. Você nunca estará livre de problemas e crises profundas, mas o SENHOR é a Sua Força.

Pense no que a Bíblia diz:

Quem é fraco numa crise [i.e. quem se afunda em desespero ao enfrentar problemas] é realmente fraco [i.e. é um pobre coitado]. (Pv.24:10 NTLH)

Deus nos tem chamado para enfrentarmos nossos momentos de crise com firmeza, equilíbrio e sem deixarmos de praticar atos de grandeza (ações divinas), os quais são provenientes do “amor divino” que inunda os nossos corações.

Você poderá se encher de ânimo e vir a dizer que a partir deste momento, agirá com coragem, mas lembre-se: ainda assim, sentirá medo! Saiba que Deus não agirá a partir das suas declarações ou recursos pessoais, mas sim da sua obediência.

Quando você O obedece com coragem, saiba que os “recursos divinos” surgirão. Então, não olhe para si mesmo como um “pobre coitado”, como alguém perseguido, abandonado ou sem muitas chances na vida. Coloque-se ao lado de Deus e confie na Sua bondade.

Deus disse a Josué para ter coragem e confiar na Sua Palavra, pois esse era o caminho para que ele obtivesse uma vida bem-sucedida. Ele não deveria se desviar da Palavra de Deus, mas deveria viver de acordo com o que ela diz. Além do mais, Josué deveria falar dela em todo o tempo e estudá-la (meditar nela) dia e noite.

4. Procure não ser guiado por vozes místicas, mas confie na Palavra de Deus.

O salmista disse:

A tua palavra é lâmpada para guiar os meus passos, é luz que ilumina o meu caminho. (Sl.119:105 NTLH)

Eu não sei do seu momento, mas se estiver enfrentando alguma dor ou crise, procure transformar essa situação em uma ponte de conexão com Deus. Não tome atitudes arrogantes e não faça nada para que não venha a se envergonhar posteriormente. Lembre-se de que a coragem que Deus lhe pede é a confiança e a disposição para confiar Nele e pôr em prática o que Ele lhe pede, por meio da Sua Palavra (Escrituras Sagradas).

Pense em como Jesus enfrentou os Seus dias, adversários, sofrimentos e a morte com ânimo e coragem, porque a Sua vida era dirigida pela Palavra e pelos propósitos de Deus. A morte não O deteve! Jesus, a Palavra Viva de Deus, habita em nós, a fim de que vivamos com a mesma força e coragem que Ele exibiu a este mundo.

Por meio da graça de Jesus Cristo, acredite que a bondade divina está sobre você. Proponha-se a obedecer a Deus e confie que os recursos necessários lhes serão dados em momentos oportunos.

Que aprendamos a confiar no SENHOR, a fim de sermos fortes e corajosos!

Confie no SENHOR. Tenha fé e coragem. Confie em Deus, o SENHOR. (Sl.27:14 NTLH)

Que Deus nos abençoe!

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação